Ajuda em Santos.
This topic is classified in rooms: Brasil
Ajuda em Santos.
caros amigos.
Já escrevi em outro tópico como este sítio tem me ajudado e meesclarecido sobre várias questões.Sendo assim,se alguém necessitar de alguma ajuda em relação a certidõesnos cartórios de Santos,podem pedir, que tentarei ajudar.
Um abraço
Rosana
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Cara Rosana:
Agradeço a oferta. Tenho dados muito incompletos de um ramo familiar de Santos. Se tiver possibilidades de saber mais alguma informação fico grata.
Décio Maria dos Santos Stauart Rinaldi, faleceu solteiro, muito conhecido no Brasil, e muito comentado na imprensa brasileira: tenho a data do seu nascoimento, mas não o dia de seu falecimento. Era filho de Joaquim da Costa Braga e de Maia Stuart dos Santos. Sua mãe ao ficar viúva casou segunda vez com o Dr. Francisco de Negreiros Rimaldi, que foi o pai adoptivo de Décio. Este neto paterno de Albano dos Santos e Silva, português e de Emília Moreira de Lima, brasileira (não tenho informção nenhuma desta senhora).
D. Emília Moreira de Lima ao casar com Albano dos Santos e Silva era viúva de José de Assis do Vale.
Albano dos Santos e Silva teve mais duas filhas
Maria Emília dos Santos e Albano dos Santos. este casou com geração.
O Décio, bailarino legou a sua colecção de antiguidades ao Museu de Santos. Há algum tempo um seu amigo ofereceu a uma instituição o espólio fotográfico de Décio.
Desculpe, mas pode ser que deste ramo possa informar-me de mais alguma data.
Cumprimentos
Nelita
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Em Santos, temos dois cartórios de Registro Civil, e dependendo do bairro em que a pessoa nasce ou falece, é registrado, ou em um ou em outro. Se puder me dar esses dados,fica fáci lfazer essa pesquisa.
Estou às ordens.
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Cara Rosana:
Não sei o bairro em que morava, mas agradeço que coloque a pergunta aí com o nome do Décio Stuart, que alguém responde. Se escrever o nome dele no Google, aparece muita informação relativa à sua vida profissinal. Eu resido em Portugal e é muito difícil saber dos ramos familiares que emigraram para o Brasil e que foram muitos.
Mais uma vez obrigada. Se precisar alguma informação de Portugal estou ao Dispôr.
Cumprimentos
Nelita
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Jornal Baixada Santista via Google:
Publicado quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007
Fundação Arquivo e Memória recebe fotos e material do coreógrafo Décio Stuart em Santos
Entretenimento em Santos -Fotos do coreógrafo e bailarino Décio Stuart, pioneiro do balé em Santos, falecido em 1990 aos 97 anos de idade, agora integram o acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos. O material, que inclui o programa de um espetáculo de bailado em benefício da construção da Casa da Esperança, apresentado em maio de 1955 no Teatro Coliseu, condecorações por ele recebidas e imagens do artista com amigos e em solenidades, foi doado na terça-feira (6) por Germano Marceles Solis, herdeiro legal do acervo. Há inclusive fotos artísticas feitas em estúdio de Lisboa.
Durante vários anos, Germano guardou parte da história de Décio Santos Rinaldi, nascido em 2 de março de 1907 em Ibaté, interior de São Paulo, e que ainda no início da carreira adotou artisticamente o sobrenome da mãe, Maria, com o qual se tornou nacionalmente conhecido. "Ao saber do trabalho da Fundação, resolvi fazer a doação, já que Décio faz parte da história cultural de Santos e sua memória precisa ser preservada", comentou.
Solista da Primeira Escola Oficial de Bailado do Rio de Janeiro, Décio aperfeiçoou sua técnica, durante quatro anos, no estúdio da célebre Egorowa, na França. De retorno ao Brasil, tornou-se o primeiro bailarino do Teatro Municipal de São Paulo e da Escola Oficial de Bailado de Porto Alegre. O compositor Heitor Villa-Lobos escolheu-o para criar a coreografia da obra Uirapuru, que consagrou o talento do artista.
Fixando residência em Santos, Décio construiu moderno estúdio em 1950, passando a ministrar aulas. Maria Gisela De Lamare, Gilda Leite Barbosa, Maria Cecília Botto de Barros e Maria Cecília Harding estão entre as centenas de alunos que passaram por sua escola.
As imagens serão higienizadas e reproduzidas digitalmente pelo setor iconográfico da Fundação, para serem então integradas ao acervo, hoje com cerca de 350 mil imagens de Santos e região, desde a segunda metade do século XIX.
Luis Figueira
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Caro Luís Figueira:
Embora saiba bastante da vida artistica de meu primo Décio agradeço. Gostava da ligação e dados dos seus pais e padrasto, pois tenho os seus ascendentes por parte do seu avô materno. Das suas irmãs nada sei, mas conheci bem o Décio nos meus tempos de menina. Ele gostava de ´viajar por Portugal e de passar férias por terras do Douro.
Cumprimentos
Nelita
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Olá Rosanna, agradeço imenso a sua oferta e aproveito para dizer que quem precisar de ajuda na cidade de Leiria, posso ajudar, dentro da minha disponibilidade.
O meu caso, Rosanna, como já escrevi antes, é do eu bisavô (José Bernardino dos Santos) e do pai dele (Bernardo dos Santos ou Bernardo da Graça), naturais do lugar da Fonte do Oleiro, Boavista, freguesia de Pousos, Leiria.
O meu trisavô Bernardo foi para Santos lá para 1910 e em 1923, a propósito do registo militar do filho, consta que já teria falecido.
O meu bisavô, por sua vez, foi para Santos entre 1929 e 1930 e não existe data de morte. Para além de haver notícia de que terá sido um condutor de bonde, nunca mais ninguém soube nada dele, nem da sua morte. Nenhum deles voltou a Portugal.
Se puder trazer mais informações, agradecia imenso.
Pedro Augusto
Direct link:
Ajuda em Santos.
Cara Nelita,
Aparentemente Décio não faleceu em Santos pois telefonei aos dois cartórios e eles nada acharam. Mas não posso afirmar posto que não encomendei a pesquisa. Eles o fizeram informalmente.
Lourval
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Caro Lourval:
Obrigada. Não tenho a certeza se o Décio faleceu. Se fosse possível contactar o amigo do Décio que é referido na oferta do seu espólio fotográfico era o ideal, pois deve ter muita informação.
Agradeço qualquer colaboração.
Cumprimentos
Nelita
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Caro Lourval:
Coloque Décio Stuart ou Décio Stuart dos Santos no google e aparece muita informação e também essa. Será mais fácil e talvez chegue a mais conclusões.
Cumprimentos
Nelita
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Caro Pedro Augusto
Desculpe-me a demora na resposta, mas infelizmente não tive disponibilidade de responder-lhe e somente hoje, consegui me desincumbir das atividades e lhe mandar uma resposta.
Se entendi bem, seu trisavô José Bernardino dos Santos faleceu em Santos entre 1911 e 1923. Posso dar uma busca no cartório e ver se encontro o atestado de óbito.
Já o seu avô, as datas são muito dilatadas e se você conseguir algo que minimize este período tão longo (1930 a ?) talvez possa ser mais fácil de conseguir algo.
Em Santos, existiam somente dois cartórios de Registro Civil, então, creio que não será dificil de encontrar .
Até
Rosanna
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Olá Rosanna... Não tem problema na demora da resposta.. Só tenho a agradecer :)
A pessoa à qual se refere é o meu trisavô, que faleceu entre 1911 e 1923, em Santos, de nome Bernardo dos Santos ou Bernardo da Graça.
Ele residia na Fonte do Oleiro, Boavista, freguesia de Pousos, Leiria, Portugal.
Era casado com Quitéria Maria ou Quitéria de Jesus, a qual não o acompanhou para o Brasil. De facto, ela nunca mais o viu...
Obrigado mais uma vez pela sua ajuda...
Qualquer mais informação que possa precisar e que eu saiba...é só pedir.
Cumprimentos
Pedro
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Olá Rosanna. Teve sorte em alguma das suas pesquisas?
Obrigado
Pedro
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
caros confrades
Alguém que me possa dar notícia de antónio Queiroz, provavelmente já falecido, que foi chefeadministrativo do porto de Santos até á decada de sessenta, que era natural de Loivo vila Nova de Cerveira e que tinha que eu saiba descendência.
Obrigado.
Aguerreiro
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
caro Pedro augusto,
Sinto muitissimo pela demora, porém tive sérios proble mas de saude(sindrome de panico) e releguei todas as minhas obrigações. Hoje,com o tratamento, melhorei muito e retomei minhas atividades.
Fui ao cartório em santos, e infelizmente nada foi encontrado. Ele pode ter morado em alguma outra cidade da região: S Vicente, Cubatão, Guarujá ou Vicente de Carvalho. assim que puder irei a esses cartórios. Não se preocupe.
fui também ao Consulado de portugal em Santos e a atendente me informou que somente a partir de 1971 a in scrição consular era obrigatória. Também nada foi encontrado. Como voc~e disse que ele era condutor de bonde, e na época a cmtc era da prefeitura, estou tentando achar algo do registro funcional de seu avõ. Só que Santos em termos de documentação é terrivel. liguei para o arquivo e memória de Santos, falei com a funcionaria Isabeli, que me encaminhou para a Prefeitura, queme encaminhou para a Cstc (que cuida dos transportes atualmente) que me encaminhou para o Poupatempo(cuida da agilização de documentos pessoais) que me disse que ignora onde poderei achar este documento.
hoje eu vou dar o BOM JEITO BRASILEIRO, e vou conversar com um vereador da cidade para ver se com este tipo de expediente, consigamos mais informações, como por exemplo o endereço para sabermos onde se deu o óbito, pois cada cartório preenche alguns bairros e cidades da região.
PEÇO MIL DESCULPAS PELA DEMORA.
ROSANNA
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Cara Rosanna
Fico contente por se encontrar melhor. Não tem nada que me pedir desculpas pela demora... até porque me está a fazer um favor gigantesco. Já li a sua mensagem várias vezes e estou abismado com a dedicação que tem posto no meu caso. Até me sinto um pouco culpado... :) Infelizmente não possuo qualquer outra informação a acrescentar ao que já lhe tinha dito. Se houver algo com que eu possa retribuir aqui em Portugal é só dizer.
os meus sinceros cumprimentos
Pedro
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Caro pedro Augusto
Após escrever este e-mail, conversei já com o vereador em questão e ele me indicou uma pessoa de nome Carlos,que trabalha na hemeroteca da Secretaria de Cultura de Santos, que me indicou um caminho para conseguir o tal documento, na prefeitura,creio que logo teremos boas novas. Eu entrarei em contato logo, logo
Obrigada
Rosanna
Direct link:
RE: Ajuda em Santos.
Cara Rosanna,
Ficaria muito grato se você pudesse me ajudar a localizar a certidão de óbito de minha bisavó, Maria Emília Monteiro ou Maria Emília de Sousa Monteiro, natural de Arouca, Portugal. Era filha de Pedro de Sousa Monteiro e Custódia Emília de Sousa e viúva de Abel Nunes Ferreira. Acredito que ela tenha falecido em Santos, onde residiam muitos de seus filhos, e tenha sido sepultada no Cemitério da Filosofia (Saboó). Não sei ao certo a data de seu óbito, mas penso que tenha sido nas décadas de 1960 ou 1970.
Agradeço qualquer ajuda,
Andrew F. Z. Ferreira
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 25 dic 2024, 16:47