Trevões/ Para o João Braz e Samuel de Castro

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Trevões/ Para o João Braz e Samuel de Castro

#249670 | Nelita | 11 feb 2010 10:01

Caro João Braz:

No Geneall consta o nome de Manuel Cabral Borges, c.c. Maria de Menezes. Sem geração deste 1º casamento.

Manuel Cabral Borges, de Tarouca, casa com Maria de Menezes e Castro, natural de Tarouca. Há um filho deste casamento, de nome Bernardo de Menezes Cabral, casado com Dona Isabel Barradas Vaz Cabral, filha de João Vaz Rebello e de Dona Maria (?) Barradas, naturais de Trevões.

Gabriel de Meneses Cabral Vaz Borges, casa a (15/4/1759, na Capela de S. Lourenço de Sergude, S. José de Godim, Peso da Régua...

Pode consultar os Livros on line da freguesia de Godim, se lhe interessar seguir esta linha.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Trevões/ Para o João Braz E samuel de Castro

#249671 | Samuel C O Castro | 11 feb 2010 10:29 | In reply to: #249670

Prezada Nelita,

Muito obrigado pela informação de mais um ramo Castro a investigar. Assim que for possível consultarei on-line os livros de Godim.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Trevões/ Para o João Braz E samuel de Castro

#249716 | jaboo | 12 feb 2010 03:22 | In reply to: #249670

Cara Nelita,

Obrigado pelo dado. Eu já conhecia esse Bernardo de Menezes Cabral mas não tinha a filiação dele. Ele tinha casado em Trevões a 20/2/1721 com Isabel Barradas de Távora (e não Barradas Vaz Cabral), baptizada em Trevões a 25/5/1702 e filha de João Vaz Rebelo e Isabel de Távora Barradas, ambos de Trevões. Tenho mais ascendência para essa gente se quizer.

O Gabriel de Meneses Cabral Vaz Borges era filho do Bernardo e da Isabel?

Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Trevões/ Para o João Braz E samuel de Castro

#249718 | Nelita | 12 feb 2010 09:04 | In reply to: #249716

Caro João Braz:


Obrigada pelas informações. Na verdade na altura do casamento de seu filho o nome Távora, já havia sido priíbido e Isabel Barradas devia ter adoptado outro.

Aconselho a ler o artigo: Para quem interessar, pode encontrar alguma informação útil.

Já passou para Trevões?

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Trevões/ Para o João Braz E samuel de Castro

#249721 | Samuel C O Castro | 12 feb 2010 09:58 | In reply to: #249716

Prezado João,

Caso tiveres a ascendência da Maria de Menezes e Castro e puder me disponibilizar, fico-lhe muito grato.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Trevões/ Para o João Braz E samuel de Castro

#249757 | jaboo | 13 feb 2010 02:24 | In reply to: #249721

Caro Samuel,

A ascendência Castro não a tenho. O que tenho é a da Isabel Barradas.
Abraços
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Trevões/ Para o João Braz E samuel de Castro

#249759 | jaboo | 13 feb 2010 02:28 | In reply to: #249718

Cara Nelita,

De qual artigo está a falar?

A Trevões fui uma vez so mas não me lembro bem.
Varzeas de Trevões fui lá há 2 anos e lembro-me duma casa brasonada ao lado da igreja (da qual até tenho algumas fotografias).

Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Trevões/ Para o João Braz E samuel de Castro

#249760 | Nelita | 13 feb 2010 09:15 | In reply to: #249759

Caro João Braz:

A Casa de Várzeas era dos Azevedos de Paredes, ou melhor de Manuel de Sousa Rebelo que casou com Dona Maria Clara, de Paredes. Foram morgados de Várzeas e ela Donatária de Paredes da Beira, como sabe. Essa casa era dos pais do Dr. Manuel e sua mãe, Paula de Sequeira de Almeida, levou o morgado do Castanheiro. Tinham também Casa e bens no Castanheiro. As últimas Senhoras Azevedo, que lá residiram, retiraram-se para Casal de Loivos. A Casa foi vendida aos Francos, Também eles Azevedo e Lemos, mas já dividida. A parte da frente era dos Francos e a outra de D. Alice Cunha e seu marido sr. Calado. Hoje a parte da frente é do Sr. Aguiar, de Trevões, por compra e a outra penso pertencer ainda ao meu amigo de infância, Mário Calado,
A Casa do Castanheiro, hoje em ruínas, foi com a cerca adquirida por António Manuel de Lemos e hoje pertence a seu bisneto Aníbal Fernando Lemos Guedes.

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Trevões/ Para o João Braz E samuel de Castro

#249783 | jaboo | 13 feb 2010 21:10 | In reply to: #249760

Cara Nelita,

Agradeço as informaçoes. Sim eu sabia que aquela casa brasonada pertenceu aos Azevedos.

Estou agora a (re)ver os paroquiais de Varzeas. Se necessitar de algum dado em particular diga que eu depois tento encontrar. Esses paroquiais têm muitas falhas mas começam em 1594, o que é coisa rara!

Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Trevões/ Para o João Braz E samuel de Castro

#249788 | Nelita | 13 feb 2010 22:15 | In reply to: #249783

Caro João Braz:

Na verdade nunca soube de quem é filha uma das minhas avoengas de Várzeas, Maria da Fonseca ou Maria de Afonseca Neves, casada com Lourenço Rodrigues, este do Castanheiro. Agradeço tudo o que se referir aos Almeidas e Azevedos e quando a ligação deles à Póvoa. Já sabe do que necessito.

Cumprimentos

Nelita

Reply

Direct link:

RE: Trevões/ Para o João Braz E samuel de Castro

#291180 | MGFranco | 15 nov 2011 18:13 | In reply to: #249760

Cara Nelita

Venho por este meio ver se me consegue ajudar nisto dos antepassados... Eu sou descendente dos Azevedo e Lemos e os "Francos" que venderam a casa fui eu e a minha mãe. O meu pai é que era o descendente e como morreu muito cedo eu não tive oportunidade de ficar a conhecer a descendência pelo lado do meu pai. O meu pai era João Paulo Garção Soares da Cunha Franco, filho de José Maria Cunha Franco e Maria Júlia Garção Soares, neto paterno de Adelino Júlio Gonçalves de Azevedo Franco e Maria Amália da Cunha de Azevedo e Lemos. Do lado da minha bisavó não consigo retroceder mais pelo lado do meu bisavó consigo retroceder até ao meu tetravô Manuel Gonçalves de Azevedo (isto se não me tiver enganado no grau de parentesco). Até mim chegou um brasão que eu penso que será dos Azevedo e Lemos por ter representado uma Águia, os 7 castelos e as 5 quinas, e as 4 luas minguantes.
Não sei se fui muito clara e também não sei se me consegue ajudar a tentar retroceder mais pelo lado da minha bisavó e perceber se o brasão tem alguma coisa relacionada com os Azevedo e Lemos ou não.
Desde já muito obrigada pelo tempo que perder a ler esta mensagem.
Com os melhores cumprimentos
Maria Garrett Franco

Reply

Direct link:

RE: Trevões/ Para o João Braz E samuel de Castro

#291191 | Nelita | 15 nov 2011 19:31 | In reply to: #291180

Cara Maria:

Fico emocinada, pois conheci em criança o seu avô Zé Franco, amigo da minha família e assim tratado carinhosamente quando aparecia por terras do Douro. Conheço também a Casa, que realmente tem o brasão dos Azevedos. Essse ramo de sua avó vem dos Azevedos de Paredes da Beira, que tinham a casa de Várzeas e mais...
Ainda não tenho essas últimas ligações feitas, mas como já vem no Geneall o nome de seus avós haverá muita gente que poderá ajudar. O João Braz é um deles, pois também estuda os Azevedos, assim como o João Azevedo.
São os mesmos Azevedos também meus ascendentes, assim com os Lemos, estes de Espinhosa do Douro, no seu ramo e no meu.

O livro "A Casa da Torre das Pedras, de Alexandre de Sousa Pinto", refere muitos dos seus familiares.

Como penso estudar durante o Inverno mais alguns paroquiais de Trevões, Várzeas e Pereiro. penso conseguir as ligações.

Até breve
Nelita

Reply

Direct link:

Trevões/ Para o João Braz e Samuel de Castro

#410458 | Zinhodo68 | 14 dic 2018 10:11 | In reply to: #249670

Para informação, o Manuel Cabral Borges se casou uma 2nda vez o 26/09/1721 na Quinta de Curujais em Tarouca com Leonor Maria de Vasconcelos (com descendencia), filha de Antonio Guedes Vasconcelos (Quinta de Curujais) e de Beatriz de Coimbra.

Reply

Direct link:

Trevões/ Para o João Braz e Samuel de Castro

#410459 | Zinhodo68 | 14 dic 2018 10:23 | In reply to: #410458

Não sei como editar meu primeiro messagem mais acabou de encontrar mais um casamento do Manuel CABRAL BORGES
1ra - Maria DE MENEZES (Tarouca)
2nda - Bernarda BOTELHA (Mondim)
3ra - Leonor Maria de VASCONCELOS (Tarouca)

Ele moreu o 17/10/1727 na quinta de Curujais (Tarouca)

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 lug 2024, 17:10

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen