Travassos, de Tentúgal e Montemor-o-Velho

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Travassos, de Tentúgal e Montemor-o-Velho

#252654 | Dsousa | 03 apr 2010 19:19

Caros Senhores,

Procuro dados sobre esta(s) família(s), que sejam anteriores ao séc. XVIII.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Reply

Direct link:

RE: Travassos, de Tentúgal e Montemor-o-Velho

#252697 | Francisco Queiroz | 04 apr 2010 23:19 | In reply to: #252654

Caro Daniel
Eu também tenho um "problema" com Travassos dos séculos XVI-XVII, da região de Alcobaça - Leiria (ver tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=230045) e de Montemor-o-Velho (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=243176&fview=c#reply). Acha que os "seus" Travassos têm relação com os "meus" Travassos de Montemor-o-Velho (Abrunheira)?
Francisco

Nota: Encontrei referências as Travassos, no século XVI, em todo o Baixo Mondego, desde Coimbra a Montemor-o-Velho. Portanto, deviam existir vários ramos, ou até mesmo famílias com esse apelido e sem parentesco entre si.

Reply

Direct link:

RE: Travassos, de Tentúgal e Montemor-o-Velho

#252701 | Dsousa | 05 apr 2010 01:04 | In reply to: #252697

Caro Francisco,

Os “meus” Travassos (Travassos de Andrade e Travassos Leandro) são oriundos, julgo eu, da freguesia de São Martinho, em Montemor-o-Velho. Fixaram-se, ainda no séc. XVII, na freguesia vizinha de Alfarelos, onde deixaram larga descendência. Do mais antigo membro que conheço provêm também os apelidos Andrade e Leandro (patronímico), e talvez Noronha, usado apenas por uma sua descendente.

Creio que tem razão. Trata-se de um apelido relativamente comum na região, pelo que é possível que não haja nenhum parentesco entre as várias famílias que o usaram. Sei que muitos dos Travassos do Baixo Mondego eram cristãos-novos.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 06 lug 2024, 02:21

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen