Interpretacao do Timbre do Brazao dos Condes de Vimioso

This topic is classified in rooms: Heráldica | Títulos

Interpretacao do Timbre do Brazao dos Condes de Vimioso

#254632 | Oportugal | 13 mag 2010 06:45

Caros Colisteiros,
Pedindo ajuda novamente; gostaria de saber o significado, ou simbolismo, do dizer:..."ferido de tres lancadas no pescoco,vertendo sangue". Este eh uma descricao do Timbre do brazao de varios titulares portugueses como os Duques de Lafoes, os Condes de Vimioso etc.
Pesquisei aqui na Australia, mas nada consegui! A descricao completa do Timbre eh: "um cavalo sainte e enfreado de ouro, bridado de vermelho, as rédeas de ouro, ferido de três lançadas no pescoço, vertendo sangue".
Atenciosamente,
Afonso Portugal
Sydney - Australia

Reply

Direct link:

RE: Interpretacao do Timbre do Brazao dos Condes de Vimioso

#254637 | A. Luciano | 13 mag 2010 09:33 | In reply to: #254632

Caro Afonso Portugal,

Não sei esclarecê-lo mas posso alargar o seu campo de pesquisa. As Casas que citou, Vimioso e Lafões, provém dos Bragança, e estes, tais como os Cadaval e os Faro e não sei se outros usam um pescoço e cabeça de cavalo de vermelho, bridado de ouro, timbre este também comum aos Tavares.
Parece-me assim haver alguma probabilidade de Lafões e Vimiosos terem, na origem alterado o timbre mantendo embora o cavalo como símbolo. Isto porque, de facto, há muito poucas linhagens com cavalos nos timbres.
Quanto ao timbre que descreveu, parece-me uma corrupção do antigo timbre "dos que descendem de Jorge Dias Cabral" - Pescoço e cabeça de cavalo de prata, bridado de vermelho e oiro, com quatro lançadas em sangue que também goteja da boca - mas não o posso ajudar mais porque nem sei quem foi Jorge Dias Cabral nem se há alguma ligação genealógica deste último aos Bragança (não será possível outra ligação genealógica para os Vimioso pois, como saberá, as linhas femininas estão excluídas).
Como nota final, além das que referi, Portocarrero e Severim são as outras linhagens que me ocorrem com cavalos no timbre.

A. Luciano

Reply

Direct link:

RE: Interpretacao do Timbre do Brazao dos Condes de Vimioso

#254851 | Oportugal | 18 mag 2010 05:35 | In reply to: #254637

Caro A.Luciano,

Obrigado por responder ao meu email e pelas informacoes nele contidas. Entretanto, o que mais me interessava era saber o significado ou, melhor diria, o simbolismo (esoterico?) do Timbre; isto eh, um cavalo com lancadas no pescoco vertendo sangue. Um colega Ingles, daqui da Australia, me disse que talvez o simbolismo seja relacionado com as Cruzadas ('morto em batalha contra os Infieis?). Como voce disse, o brazao foi herdado do Primeiro Duque de Braganca, atraves do seu filho primogenito, o Primeiro Marquez de Valenca; o neto deste ultimo foi quem recebeu o titulo de Conde de Vimioso.
De qualquer forma, fico-lhe muito agradecido pela gentileza em me responder.

Atenciosamente,
Afonso Portugal
Sydney - Australia

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 mag 2024, 08:25

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen