Ducado de Tolosa - Alguma informação sob actual representação?

This topic is classified in rooms: Direito | Famílias | Pessoas | Títulos

Ducado de Tolosa - Alguma informação sob actual representação?

#256324 | Conde de Granada | 11 giu 2010 01:25

Existe algum titular?

Reply

Direct link:

RE: Ducado de Tolosa - Alguma informação sobre actual representação?

#257441 | Conde de Granada | 28 giu 2010 19:36 | In reply to: #256324

Renovo o tópico.

Reply

Direct link:

RE: Ducado de Tolosa - Alguma informação sobre actual representação?

#257594 | JFMenéndez | 30 giu 2010 21:37 | In reply to: #257441

Meu Caro

Peço-lhe desculpa da minha ignorância, mas a qual das terras com esse mesmo nome se refere?

À povoação do concelho de Nisa?
À cidade espanhola do País Basco?
Ou à grande metrópole francesa da região do Midi-Pyrénées?

Eu, de facto, só conheço referências a titulares desta última, aos condes soberanos de Toulouse.

Aqui na BD do Geneall, a sucessão dos últimos condes está incompleta e não se percebe a transmissão do condado e a sua incorporação no Reino de França.
Aqui, Raymond VII, conde de Toulouse, duque de Narbonne e marquês da Provence (* c. 1180 + 27.09.1249; o nascimento terá sido em Beaucaire, em julho de 1197), aparece sem descendência, quando, na verdade, foi obrigado, pelas circunstâncias decorrentes da cruzada contra os Albigenses, consignadas no Tratado de Meaux, 1229, a casar a sua filha Jeanne de Toulouse (aqui apresentada sem filiação) com Alphonse de Poitiers, irmão de São Luís, rei de França.

Quanto a ducado, repito, não tenho qualquer ideia, mas pode ser desconhecimento meu.

Cumprimentos,

Filipe Menéndez

Reply

Direct link:

RE: Ducado de Tolosa - Alguma informação sobre actual representação?

#257597 | Conde de Granada | 30 giu 2010 22:27 | In reply to: #257594

Caro confrade,

Há muitas dúvidas quanto à origem, pois, ao mesmo tempo, parece ser basca e francesa. Paradoxal, não?

Vou tentar explicar.

Chegaram-me às mãos algumas cópias de preciocíssimos documentos pertencentes à família dum amigo espanhol que, por sua vez, os recebeu com o espólio de uma tia. Além das dezenas e dezenas de cartas, títulos de propriedade e livros seculares, encontrou-se uma carta, com data de 19 de julho de 1935, possivelmente de D. Alfonso Carlos de Bourbon e Habsburgo-Este, duque de San Jaime, rei carlista, prometendo a titulação da família dum certo Pedro de Alcántara Sanchéz-Nuñez de Mora y López de Begoencha, casado com Louise Victoire de Barras.

Ambos, enfim, o casal (ao que parece, estranho à família deste amigo), são citados nominalmente na carta, mas não fica claro a quem seria destinado o título de "Duc de Toulouse", já que a carta está em francês. Mas, eis aí um grande problema, uma vez que não consigo saber se o título foi de fato concedido e, se o foi, por meio de qual pariato. Ora, sabemos que, além de pretender o trono espanhol, Alfonso Carlos (se é que a carta é verdadeira, pois pairam não poucas dúvidas) pretendia o francês, como legitimista, enfim, herdeiro e sucessor do Conde de Chambord.

São as únicas informações que possuo e, através de pesquisas e contato com colegas genealogistas, ao que parece tal título (se foi de fato criado) não consta enunciado em nenhuma lista dos conhecidos títulos carlistas, mas, ainda paira essa dúvida. Postei a mensagem na quase que impossível esperança de alguém saber alguma coisa sobre, pois, até agora, só aumentaram as dúvidas.

Assim, fico feliz e muito agradecido pela sua ajuda.

Saudações,

Granada

Reply

Direct link:

RE: Ducado de Tolosa - Alguma informação sobre actual representação?

#257611 | JFMenéndez | 01 lug 2010 01:29 | In reply to: #257597

Caro confrade

Sou eu que lhe agradeço a explicação acima, lamentando não lhe poder acrescentar qualquer informação suplementar. Uma coisa é, no entanto, certa - a cidade constante desse presumivel título seria a cidade espanhola de Tolosa, na província da Guipúzcoa, no País Basco.

Melhores cumprimentos,

Filipe Menéndez

Reply

Direct link:

RE: Ducado de Tolosa - Alguma informação sobre actual representação?

#257643 | Conde de Granada | 01 lug 2010 14:59 | In reply to: #257611

Caro,

De qualquer forma, fico-lhe muito agradecido.

Respeitosa e cordialmente,

Granada

Reply

Direct link:

RE: Ducado de Tolosa - Alguma informação sobre actual representação?

#257754 | Conde de Granada | 02 lug 2010 21:41 | In reply to: #257611

Confrade,

Apenas para acrescentar, conseguimos descobrir a paternidade de Pedro de Alcántara Sanchéz-Nuñez de Mora y López de Begoencha. Seu pai era Tirso Domingo Sánchez-Nuñez de Mora y de Rubio e sua mãe Maria Blanca López de Begoencha y Pérez de Azpeitia. Falta, agora, as datas.

Saudações,

Granada

Reply

Direct link:

RE: Ducado de Tolosa - Alguma informação sobre actual representação?

#257756 | Conde de Granada | 02 lug 2010 21:43 | In reply to: #257754

O Azpeitia já indica, de fato, serem de origem basca.

Reply

Direct link:

RE: Ducado de Tolosa - Alguma informação sobre actual representação?

#258159 | Conde de Granada | 07 lug 2010 22:18 | In reply to: #257756

Por meio de outra carta, chegou-se à conclusão de que Louise Victoire de Barras é filha de François Joseph de Barras e de Hélenè de Maistre, bem como irmã de um certo Charles Armand de Barras.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 17 set 2024, 00:11

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen