Família Godinho

This topic is classified in rooms: Famílias

Família Godinho

#256399 | Ana Boturão | 12 giu 2010 18:44

Li no Fórum o sobrenome Godinho. Minha avó chama-se Anna Augusta Godinho e nasceu em Ansião, provavelmente, em 28 de abril de 1881. Casou-se com Francisco André Boturão, nascido em Ovar, passando a chamar-se Anna Augusta Godinho Boturão e juntos emigraram para o Brasil. Gostaria de ter notícias de minha avó e sua família. Se houver alguma notícia a seu respeito, gostaria muito de recebê-la.
Agradeço antecipadamente.

Reply

Direct link:

RE: Família Godinho

#256436 | silvestre | 13 giu 2010 17:48 | In reply to: #256399

Ana
Descendo dos Godinho de Ovar e desconfio que a sua avó terá lá origens, visto que casou com alguém de Ovar. Como em breve vou consultar os livros de Ansião, procurá-la-ei. Esperemos que tenha o averbamento do casamento no registo de baptismo.
Vera
juzarte.vera @ gmail.com

Reply

Direct link:

RE: Família Godinho

#256450 | Ana Boturão | 13 giu 2010 22:37 | In reply to: #256436

Vera
Agradeço muito sua atenção, vou aguardar ansiosamente sua consulta aos livros de Ansião.
Ana

Reply

Direct link:

RE: Família Godinho

#256479 | silvestre | 14 giu 2010 06:45 | In reply to: #256436

Ana
Sabe se a Freguesia é exactamente Ansião?
Vera

Reply

Direct link:

RE: Família Godinho

#256541 | Ana Boturão | 15 giu 2010 02:19 | In reply to: #256479

Acredito que sim, pois minha avó sempre disse que havia nascido em Ansião, porém nunca vi seu registo de nascimento.

Reply

Direct link:

Ana Augusta Godinho

#256558 | silvestre | 15 giu 2010 11:39 | In reply to: #256541

Ana
Procurei em todos os registos de baptismo das freguesias de Ansião entre 1881 e 82 e não encontrei a Ana Augusta. Noutra ocasião procurarei apenas na freguesia de Ansião noutros anos, pois pode ter sido baptizada muito depois do nascimento.
Consultei também os livros extremos de casamentos, 1896,97 onde o casamento dela não poderia estar. Porém, encontrei dois casamentos que podem ser de parentes:
em 3.6.1897, António Godinho, de 24 anos, natural da Cumeeira, Penela, casou com Maria de Jesus. António Godinho é filho de José Godinho, de Cabeça Redonda, Penela e de Joaquina Maria, de Ansião.
em 1896, João Godinho de Matos, de 46 anos, morador em Lisboa, filho de Joaquim Godinho de Matos, casou com sua parente Maximina Augusta da Conceição, de 26 anos, filha de José Godinho e Maria da Conceição de Jesus, todos de Ansião.
Por curiosidade, veja este link de um Godinho de Ansião cujo pai é de Cumeeira: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=609007
Vera Videira

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#256636 | Ana Boturão | 16 giu 2010 21:44 | In reply to: #256558

Vera
Maximina Augusta Godinho era irmã de minha avó.
Consegui, através de contatos com minha família descobrir que me enganei com relação ao ano de seu nascimento, ela nasceu em 28 de abril de 1884. Também fiquei sabendo por minha mãe, hoje com 94 anos e que casou com um filho de Ana Augusta, que ela, minha avó, foi criada por uma irmã mais velha chamada Maximina.
Dei uma olhada no link que me enviou e acho que existe alguma semelhança com pessoas da minha família, achei muito interessante.

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#256644 | henrdias | 16 giu 2010 22:31 | In reply to: #256558

Cara Vera Videira,

tenho alguma ascendência em Ansião, cujos registos paroquiais tardam em ficar on.line.
Por esse motivo pouco tenho avançado nesses ramos, pois só de longe a longe, consigo deslocar-me a Leiria.
Por isso fiquei curioso em saber aonde tem acesso aos referidos livros?

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#256669 | silvestre | 17 giu 2010 06:41 | In reply to: #256636

Ana
Ainda bem, deve ser a mesma Maximina. Quando puder verei o baptismo de Ana.
Vera

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#256670 | silvestre | 17 giu 2010 06:42 | In reply to: #256644

Caro Henrique
Consulto-os no Arquivo de Leiria.
Vera

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#256746 | henrdias | 17 giu 2010 22:23 | In reply to: #256670

Cara Vera Videira,

agradeço a sua resposta. Pensei que fosse nos microfilmes dos centros de história da família.

Cumprimentos,
H. Dias

Reply

Direct link:

baptismo de Ana Augusta Godinho

#256784 | silvestre | 18 giu 2010 13:28 | In reply to: #256636

Ana
A Ana e a Maximina Augusta são sem dúvida irmãs.
Ana Augusta nasceu às 3 da manhã de 28.4.1883, filha de José Godinho, trabalhador rural e Maria da Conceição que se ocupava do serviço da casa de seus pais e depois da própria, segundo os registos. Estes casaram em 2.6.1869, tendo ele 32 anos (nascido a 7.4.1837) e ela 18.
José Godinho é filho de José Godinho, da Vila de Ansião e de Ana Teresa da Conceição, do lugar das Lagoas; neto paterno de um outro José Godinho, de Ansião e Isabel de Jesus do Lugar de Além Ponte; neto materno de Francisco Lopes (este apelido em Ansião interessa-me) de Serzedelhe (?) e Mariana Teresa, de Lagoas.
Maria da Conceição é filha de Gaudêncio José da Silva e Maria Bárbara. Não encontrei o baptismo dela.
Encontrei ainda:
baptismo de Maria da Conceição a 17.3.1850 filha de José Godinho e de Ana Teresa;
baptismo de Antónia a 14.4.1850, nascida no dia 6, filha de Francisco Godinho de Matos, de além da Ponte e de Maria Teresa. Neto paterno de José Godinho e Isabel de Jesus.
Vera

Reply

Direct link:

RE: baptismo de Ana Augusta Godinho

#256794 | Ana Boturão | 18 giu 2010 15:00 | In reply to: #256784

Vera

Muito obrigada!
Fiquei muito feliz ao ler sua resposta. Como é bom ver suas raízes familiares desvendando-se à sua frente e tudo isso graças a você.
Já mandei as informações colhidas a meus familiares, também descendentes de Ana Augusta, e todos me pediram que lhe agradecesse muito.

Reply

Direct link:

RE: baptismo de Ana Augusta Godinho

#256795 | Ana Boturão | 18 giu 2010 15:01 | In reply to: #256794

Fiquei tão emocionada que até esqueci de assinar.
Me desculpe.

Ana

Reply

Direct link:

RE: baptismo de Ana Augusta Godinho

#256848 | silvestre | 19 giu 2010 08:20 | In reply to: #256795

Ana,
Ainda bem que ficou feliz.
O nome da povoação de Lagoa tem interpretações simbólicas interessantes mas isso é outra história.
Penso que a Ana adoptou o nome Augusta em homenagem à irmã mais velha (nem reparei quem era a madrinha) pois foi registada apenas como Ana e nenhuma das avós era Augusta.

Um bom fim de semana e felicidade!

Vera Videira

juzarte.vera@ gmail.com

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#275492 | vandraga | 30 apr 2011 21:08 | In reply to: #256746

Ola, sou godinho de ultimo nome, da familia mendes godinho de Tomar, sei, por tradição familiar que o meu trisavô Albano godinho era da região de pombal, casou com maria da conceição carvalho e fixaram residencia em Cem-Soldos, Tomar. seu neto João Mendes Godinho, casou com uma parente maria da conceição godinho filha de jacinto godinho da região de Alfarelos, freguesia do concelho de soure
se alguem tiver alguma informação, sobre estas gentes.....
melhores cumprimentos
Henrique Mendes Godinho

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#275611 | henrdias | 03 mag 2011 13:39 | In reply to: #275492

Caro Henrique Mendes Godinho,

estive dando uma olhada na base do Geneall, e não corresponde exactamente ao que aqui disse. Acaso o seu trisavô será este?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=478403

Eu estaria interessado em saber mais acerca dos seus Godinho, no caso de ficarem na região compreendida entre Pombal e Tomar, mais concretamente, Ansião, ou Figueiró dos Vinhos.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Dias

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#275614 | vandraga | 03 mag 2011 14:14 | In reply to: #275611

Caro Homónimo,
sim tem razão baralhei tudo, que grande disparate o meu, sim o manuel sobre o qual envia o link é meu trisavô,
na verdade não tenho muito mais informações sobre a minha familia MG anterior ao Manuel, so sabendo que seu pai de nome Albano tinha uma quinta, em cem-soldos, com uma "boa casa" celeiro, adega, e cocheira, com as iniciais dele, hoje pertencente a uma prima Mourão Sampaio e Mello. Nos Anais do municipio de Tomar, encontro num dos volumes, referencia a uma familia Mendes Godinho, no sec XVIII, cuja descrição geneologica vai até inicio do sec XIX, porem não consigo estabelecer nenhuma ligação com a minha, achando curioso, o mesmo conjunto de apelidos, numa cidade de pequena dimensão, no mesmo espaço de tempo. Sendo que esta tem relações com a "nobreza" Tomarense, e fazendo ligações aos Açores.
Sobra Ansião, dizem os mais velhos, minha Avó tem 98 anos, que descendemos desses godinhos, e embora eu tenha tentado "sacar" o maior nr de informações de todos os membros da familia, incluindo um tia-bisavó, não consegui mais do que isto.
Como calcula, adoraria, saber mais, até porque tenho nos meus outros ramos, muito avançados em termos geneologico.
Ajudarei no que for possivel para descobrir-mos estes Godinhos

atenciosamente

Henrique MG

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#275715 | carlos luiz | 04 mag 2011 18:20 | In reply to: #275611

Caro Henrique Dias

No concelho de Sertã-Castelo Branco, tenho alguns, mas nas freguesias de Nesperal-Sernache de Bomjardim e Palhais!
Cumprimentos
carlos Luiz

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#275719 | henrdias | 04 mag 2011 19:30 | In reply to: #275715

Caro Carlos Luiz,

conheço os seus Godinho através da sua página, mas não consigo estabelecer relação com os meus.

Os meus são todos da freguesia da Aguda, Figueiró dos Vinhos, e a mais recuada que tenho é uma oitava avó que deve ter nascido em meados do séc. XVII.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1193530

Com os melhores Cumprimentos,

Henrique dias

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#275733 | henrdias | 04 mag 2011 21:54 | In reply to: #275614

Caro Henrique Mendes Godinho,

para sabermos se aquilo que os mais velhos nos dizem tem fundamento, só há um caminho: é pesquisar!

Veja a resposta que dei à pouco ao confrade Carlos Luís, pois tem lá um link para os meus Godinhos. Mas para além destes, tenho muitos outros desta região, portanto se a sua pesquisa vier dar a esta zona, terei todo o gosto em ajudar no que estiver ao meu alcance.

Não sei se está a par, mas hoje em dia muita desta pesquisa já se faz, cómodamente em nossas casas.
Pode consultar os fundos que se encontram Online, através do excelente site Etombo (http://etombo.com/).

Com os melhores cumprimentos e votos de boas pesquisas,

o homónimo, Henrique.

(a propósito de homónimos, é preciso muito cuidado com eles, pois são os causadores de muitos dos problemas da genealogia)

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#275766 | vandraga | 05 mag 2011 03:21 | In reply to: #275733

Caro homónimo,
pois bem sei que é preciso pesquisar, mas são sempre uma boa dica, pelas minhas contas o meu quarto-avô Albano Godinho nasceu nasceu aprox em 1825, e soube hoje que foi casado com uma Libania, onde não sei.
estive a ver o Etombo, obrigado pela pista, e é pena que não hajam registos dessa data. estive a tentar no distrito de santarem, mas não tem o concelho de Tomar. vou fazer mais algumas pesquisas e ver se consigo chegar a alguma certeza sobre o local ao certo de onde era este Albano.

desejo-lho ba sorte na continuidade das suas pesquisas, agradeço a ajuda disponibilizada, e aceitarei assim que tiver mais alguma informação.

com os melhores cumprimentos

Henrique Mendes Godinho

Reply

Direct link:

RE: Ana Augusta Godinho

#275769 | henrdias | 05 mag 2011 09:31 | In reply to: #275766

Caro Henrique Mendes Godinho,

ficamos então assim, quando tiver mais informações, diga. Eu pela minha parte estarei atento a estes nomes, e em caso de me deparar com eles, logo lhe darei conhecimento.

Ia dizer-lhe que Libania não era um nome muito comum, pois pesquisando aqui na bd do Geneall, só me apareceram quatro. Mas vai da maneira como se pesquisa, pois eu escrevi Libanea em vez de Libania.

Seria esta Libania que tinha o apelido Mendes? É que nesta região, nomeadamente em Ansião e Chão de Couce, o Mendes é certamente o apelido que mais predomina. Pode dar-se o caso de o Albano Godinho ser de Tomar, e ela daqui.
Mas enfim, isto não passa apenas de uma conjectura que só poderá ser confirmada com a pesquisa.

É de facto uma pena não haverem mais registos para consulta online, mas é uma situação que está a melhorar de dia para dia. Há que ter paciência.

Cumprimentos,
Henrique dias

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 05 lug 2024, 16:55

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen