Sobre a "validade" dos títulos concedidos em exílio

This topic is classified in rooms: Direito | Famílias | Formação | Heráldica | Património

Sobre a "validade" dos títulos concedidos em exílio

#259590 | Conde de Granada | 29 lug 2010 17:14

Prezados confrades,

É-nos claro que um monarca/soberano, mesmo "de jure", enfim, o chefe de uma família ex-reinante, desde que soberana, conserva os títulos e atributos inerentes aos seus antepassados, enfim, continua a possuir o "jus majestatis" e o "jus honorum" (fonte de honras, "fons honorum"), mesmo com a ocorrência "subito la debellatio" de extinção do regime e sistemas monárquicos em favor da forma republicana. Portanto, creio ser mais do que notória a perpetuação dos direitos dinásticos em famílias depostas sem ocorrência de renúncia (com excessão da forçada, que é coação).

Assim, inquiro acerca da "validade" e ou "legitimidade" histórica, jurídica, política e social dum título concedido por um príncipe em exílio ou "fora" do trono, remetendo-me não ao direito em si, que é válido, mas ao posterior reconhecimento do mesmo. Exemplifico: um titulado por SAR D. Duarte Pio, Duque de Bragança, ou por D. Luiz de Orleans e Bragança, enfim, ou pelos Bourbon de Parma ou da Sicília, pelos Duques de Módena, pelos Grão-Duques de Toscana, pelos Grão-Duques da Rússia, pelos Príncipes da Geórgia, pelo Conde de Paris, enfim, por dinastias amplamente reconhecidas e aceites, figuraria no Gotha ou mesmo aqui no Geneall?

Agradeço se me esclarecem a questão.

Melhores e mais respeitosos cumprimentos,

Granada

Reply

Direct link:

RE: Sobre a "validade" dos títulos concedidos em exílio

#259593 | JC | 29 lug 2010 18:34 | In reply to: #259590

Caro confrade

Parece-me que está aqui um exemplo:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=47693

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Reply

Direct link:

RE: Sobre a "validade" dos títulos concedidos em exílio

#259596 | Conde de Granada | 29 lug 2010 19:16 | In reply to: #259593

Prezado confrade José de Castro Canelas,

De facto.

Mas, ainda assim, é de natureza um tanto quanto controversa (principalmente quanto às normas sucessórias - únicas, até onde vai meu humilde conhecimento acerca do assunto). Entretanto, o título ducal "ad personam" de Cadaval-Hermès é, mesmo que "sul cognome", baseado no ducado concedido por D. João IV, enfim, tem "raízes" na monarquia. Pode parecer estranho, mas, tenho a impressão de que é como se D. Diana e D. Rosalinda compartilhassem o mesmo título, mesmo que nominalmente. É, de fato, um caso estranho.

Grato pela gentil resposta e deferência, recebas os cumprimentos de,

Granada

Reply

Direct link:

RE: Sobre a "validade" dos títulos concedidos em exílio

#259729 | Conde de Granada | 31 lug 2010 17:31 | In reply to: #259590

Caríssimos confrades,

Renovo o tópico.

Fico grato pela atenção que puderem dispensar à tal questão.

Granada

Reply

Direct link:

RE: Sobre a "validade" dos títulos concedidos em exílio

#259807 | Conde de Granada | 02 ago 2010 02:50 | In reply to: #259729

Caros,

Renovo o tópico.

Reply

Direct link:

RE: Sobre a "validade" dos títulos concedidos em exílio

#259812 | chartri | 02 ago 2010 09:42 | In reply to: #259807

Cao confrade
Este tópico ja foi discutido em muitos tópicos nomeadamente em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=49294&fview=e

Não vale a pena repetir o que já foi escrito
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Sobre a "validade" dos títulos concedidos em exílio

#259828 | Conde de Granada | 02 ago 2010 17:01 | In reply to: #259812

Prezado confrade,

Eu já havia lido esse tópico, como havia lido tantos outros.

Mas, a questão "lá" não foi concluída, ou seja, debateu-se e não se chegou à uma conclusão mais acertada e definitiva. Ademais, já conhecia tais teorias-teses, mas, até hoje, apenas reuni mais dúvidas do que esclarecimentos sobre o assunto.

Os títulos, valem. Mas, não é essa a questão primordial para mim. Quero é saber se tais títulos são inscritos com igual legitimidade nos almanaques da nobreza e mesmo em obras genealógicas.

Mesmo assim, agradeço-lhe pela gentileza da resposta bem como pela ajuda.

Cordialmente,

Granada

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 ago 2024, 21:26

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen