Local de inumação

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

Local de inumação

#261007 | filipeclix | 25 ago 2010 14:42

Boas a todos,

Como poderei saber em qual cemitério está sepultado um familiar?

Cumprimentos
LF Guimarães

Reply

Direct link:

RE: Local de inumação

#261056 | jvnapoles | 25 ago 2010 22:47 | In reply to: #261007

Caro LF Guimarães,

Dependendo da informação de que dispõe, assim deverá orientar a sua pesquisa.
Em princípio, se tiver acesso ao registo do óbito do seu familiar, deverá conseguir identificar o cemitério onde o mesmo foi sepultado. Em alternativa, sabendo a data do óbito e a localidade onde ocorreu, poderá tentar obter confirmação nos serviços administrativos do(s) cemitério(s) dessa mesma localidade.

Com os melhores cumprimentos,
Jorge Vaz Nápoles

Reply

Direct link:

RE: Local de inumação

#261061 | filipeclix | 25 ago 2010 23:17 | In reply to: #261056

Caro Jorge Vaz Nápoles,

Meu Visavô de nome Clemente Joaquim Guimarães Sobrinho, nasceu na cidade do Porto, freguesia de Cedofeita, em 12-09-1877 e faleceu em 22/12/1931 com 54 anos de idade, a familia possui 5 Jazigos no Cemitério Privado da Ordem do Carmo na Cidade do Porto no qual tenho já a lista de todos os inumados nesses jazigos de familia oitocentistas, num dos quais repousa até, uma de suas filhas, ninguém da familia viva sabe onde se encontra inumado.

Já efectuei pesquisas nos Cemitérios de Agramonte, Ramalde, Prado do Repouso todos eles na cidade do Porto e efectuei hoje mesmo pesquisas no livros do cemitério de Ermesinde onde viveu e faleceu, infelizmente também não encontrei.

Como o poderei encontrar??

Melhores cumprimentos
Luís Guimarães

Reply

Direct link:

RE: Local de inumação

#261075 | MCNN | 26 ago 2010 00:40 | In reply to: #261061

Caro Luis Guimarães

Talvez essa informação que procura possa ser obtida no obituário de um qualquer jornal do Porto.



Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Local de inumação

#261141 | jvnapoles | 26 ago 2010 23:10 | In reply to: #261061

Caro Luis Guimarães,

Procure consultar o registo de óbito do seu familiar na conservatória do registo civil que contenha os registos de Ermesinde; nele deverá constar o local onde foi sepultado.

Com os melhores cumprimentos,
Jorge Vaz Nápoles

Reply

Direct link:

RE: Local de inumação

#261146 | filipeclix | 26 ago 2010 23:50 | In reply to: #261141

Caro Jorge Vaz,

O registo civil só existe desde 1910, o critério de busca nas conservatórias para certidões mesmo que seja de óbito
é sempre pelo registro de nascimento, como meu vizavô nasceu bem antes de 1910 não é possivel.

Cumprimentos
Luís Guimarães

Reply

Direct link:

RE: Local de inumação

#261151 | MCNN | 27 ago 2010 00:35 | In reply to: #261146

Boa noite

Tenho vários antepassados que nasceram no século XIX e que faleceram depois de 1910, e não tive nenhuma dificuldade em obter o respectivo assento de óbito junto da Conservatória do Registo Civil.

Bastou-me fornecer-lhes a data do óbito e o nome do falecido.

Em nenhum dos casos me solicitaram o assento de nascimento.

Isto passou-se em diversas Conservatórias do Registo Civil de Lisboa, na de Cascais e na de Oeiras.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Local de inumação

#261170 | filipeclix | 27 ago 2010 11:18 | In reply to: #261151

Caro Mário César Navarro

Tentei fazer o pedido através da página Portal do Cidadão, Registos e Notariados, completei todos os passos e ao validar aparece uma mensagem que diz passo a citar "Data do Nascimento teá que ser posterior a 1910".


Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Reply

Direct link:

RE: Local de inumação

#261174 | MMSA | 27 ago 2010 12:04 | In reply to: #261170

Se for directamente à rua Visconde de Setúbal onde se situa o Arquivo Central do Porto e por 50 cêntimos obtém uma fotocópia simples - não certidão- do registo de óbito. O problema que refere quanto à data de nascimento deve ser apenas em relação a certidões.
Se precisar , eu moro perto do Arquivo Central do Porto e trato-lhe disso.
Cumprimentos
Manuela

Reply

Direct link:

RE: Local de inumação

#261209 | MCNN | 28 ago 2010 01:17 | In reply to: #261170

Caro Luís Carvalho Guimarães

Eu nunca pedi certidões pelo portal do cidadão, pelo que nunca fui confrontado com a situação que descreve.

Fui ao Portal do Cidadão e tentei pedir uma certidão de óbito, tendo sido confrontado com a mensagem que referiu.

Trata-se, com toda a certeza, de uma anomalia informática, pois para os óbitos não faz qualquer sentido exigir uma data de nascimento superior a 1910.

O referido formulário exige igualmente o preenchimento de diversos campos (nome do pai, da mãe, etc) que, à partida, não deveriam ser obrigatórios.

Falei com uma pessoa conhecida que me informou que existia uma linha de apoio para ultrapassar dificuldades na obtenção de certidões online, e que o atendimento nessa linha era excelente.

O número é o que está indicado no portal, e é o 21 721 55 23/4.

Talvez fosse de experimentar ligar para este número e expor a situação. Quem sabe se colocando uma data de nascimento fictícia superior a 1910 e introduzindo, no campo que é destinado a fornecer indicações à conservatória, uma observação esclarecendo que a data de nascimento inserida não é verdadeira, se consiga resolver o problema.

De qualquer forma, irá pagar o valor de uma certidão, o que presumo que poderia evitar porque uma cópia não autenticada do assento que pretende é muitissimo mais barata e contém a mesma informação.

Pode contactar por telefone, mail ou faz a Conservatória de Ermesinde e pedir-lhes a cópia não autenticada do assento

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Local de inumação

#261210 | filipeclix | 28 ago 2010 01:21 | In reply to: #261174

Srª Manuela,

Aproveitando sua generosidade vou aceitar, diga-me que dados precisa.


Cumprimentos
Luís Guimarães

Reply

Direct link:

RE: Local de inumação

#261220 | MMSA | 28 ago 2010 07:42 | In reply to: #261210

Bom Dia
Numa mensagem anterior já deu os dados que eu suponho suficientes mas não se perde nada em indicar também a filiação; ao sábado o Arquivo está fechado mas vou lá segunda feira. Normalmente demoram 2 dias. Depois posso scanear e mandar-lhe por mail ou pelo correio e então preciso dos seus dados para isso.
Cumprimentos
Manuela

Reply

Direct link:

RE: Local de inumação

#261226 | filipeclix | 28 ago 2010 14:09 | In reply to: #261220

Carissima Manuela,

Filiação:

JACINTO JOAQUIM GUIMARÃES - NASC. A 16-12-1844
ROSA CANDIDA GUIMARÃES - NASC. A 22-05-1844

Quanto a forma como me vai enviar faça como lhe der menos trabalho, pf se assim o entender me facultar seu e-mail pessoal para filipeguimaraes1@gmail.com


Melhores Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 lug 2024, 09:21

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen