necessito registro de nascimento entre 1893 a 1895

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

necessito registro de nascimento entre 1893 a 1895

#261395 | denise coimbra | 01 set 2010 15:01

Prezados Sr(a)s.
Sou brasileira, residente no Brasil. Necessito localizar o registro de nascimento de meu avô e tio-avós para fins de nacionalidade portuguesa. Em documentos emitidos no Brasil encontramos: Francisco: 25 de agosto de 1895; José: 23 de dezembro de 1893; Almiro: 28 de outubro de 1893(?). Filhos de José Gonçalves Coimbra e Margarida de Jesus de S. João.
Familiares mencionam que Almiro, o meu avô teria nascido próximo ou no dia de uma santa importante, possivelmente entre janeiro a março de 1893. Todavia, em sua caderneta de trabalho expedida no Brasil, consta seu nascimento em 28/10/1893 (apenas 2 meses antes de seu irmão José e que teria inventado esta data), filho de José Gonçalves Coimbra e Margarida de Jesus Simões*.
Os únicos documentos emitidos em Portugal os quais disponho são:
- fotocópia passaporte de meu bisavô, dado em Vizeu no dia 12/11/1895 - 3ª repartição nº 2344, registrado no livro 34 a fl.179. Seu nome: José Gonçalves Coimbra, casado, jornaleiro, do lugar de Ribeiro, Freguesia do Mosteiro, concelho de Tondella, com destino à Província de Minas Gerais, pela barra de Lisboa, como simples passageiro;
- fotocópia passaporte de minha bisavó, dado em Vizeu no dia 03/03/1896 , 3ª repartição nº 333 registrado no livro 35 a fl. 110. Seu nome: Margarida de Jesus de S. João, casada, jornaleira, natural de Ribeiro, freguesia de Mosteiro de Fraguas, concelho de Tondella, para o Brasil com destino ao Rio de Janeiro, seguindo para a província de Minas Gerais, pela barra de Lisboa, levando seus filhos Almiro de 3 anos, José de 2 anos e Francisco de 6 meses os quais se dirigem para a companhia de seu marido e pai.
Segundo relatos da família, meu bisavô exercia a profissão de alfaiate e minha bisavó dizia “acordar de madrugada para pegar água, ainda em Portugal, com finalidade de regar roça de milho”. Mencionavam terem vindo da região de Trás-os-Montes.
*Vieram antes para o Brasil, primos seus, com nome SIMÕES e BARBOSA para a província (estado) de Minas Gerais. Fixaram-se na localidade de Oliveira Fortes, próximo ao município de Palmira, hoje Santos Dumont. Na época, região de expansão da estrada de ferro (antiga ESTRADA REAL, por onde escoava ouro e pedras preciosas para o Rio de Janeiro, no século XVIII).
A quem possa colaborar, agradeço antecipadamente

Reply

Direct link:

RE: necessito registro de nascimento entre 1893 a 1895

#261402 | JCC | 01 set 2010 17:04 | In reply to: #261395

Cara Denise Coimbra

Penso que, no seu caso, tem tudo bastante facilitado. No texto que envia encontra-se, provavelmente, tudo o que necessita para obter a tal certidão de nascimento. Vejamos:

Seu bisavô chamava-se José Gonçalves Coimbra, casado, jornaleiro, era natural do lugar de Ribeiro, Freguesia do Mosteiro, concelho de Tondela.

Sua bisavó chamava-se Margarida de Jesus de S. João, casada, jornaleira, natural de Ribeiro, freguesia de Mosteiro de Fraguas, concelho de Tondela

O seu avô e tios avós terão nascido, de acordo com os dados do passaporte da sua bisavó (emitido em 03/03/1896) em:
Almiro em 1893 (de 3 anos)
José em 1894 (de 2 anos)
e Francisco em 1895 (de 6 meses).

Tendo em conta que ambos os pais são do Concelho de Tondela e que os passaporte são emitidos em Viseu (sede do Distrito a que pertence o Concelho de Tondela) eu diria que eles residiriam nesse concelho. Falta apenas identificar a freguesia para poder pedir os assentos de baptismo (nestas datas são os assentos de baptismo que têm o valor legal do assento de nascimento).

Pesquisando na Net apenas encontrei uma freguesia com “Mosteiro” no nome, no concelho de Tondela. É a freguesia do Mosteiro de Fráguas, como aliás é referido para o nascimento de sua bisavó.

Tendo em conta que as datas de nascimento têm mais de cem anos os livros respectivos já deverão ter sido recolhidos no Arquivo Distrital de Viseu. Será aí que deverá dirigir-se pedindo as respectivas certidões de nascimento. Para tal deve mencionar os nomes de cada um dos seus avô e tios avós, bem como o nome dos pais, a freguesia provável do nascimento (Mosteiro de Fráguas) e ainda a data estimada do nascimento (não se preocupe com o dia refira apenas o ano provável e indique que se baseou no passaporte da mãe deles (pode mandar a referência do passaporte para ajudar).

Penso que com estes dados conseguirá que lhe mandem as certidões.

Os contactos do Arquivo Distrital de Viseu são os seguintes:
Director: Mª das Dores Henriques
dores.henriques@advis.dgarq.gov.pt

Endereço: Largo de Santa Cristina, 3500-181 VISEU

Tel: +351 232 430 380 | Fax: +351 232 421 800

Mail geral: mail@advis.dgarq.gov.pt
Sítio web: http://www.ad-viseu.com

Horário
Dias úteis, das 9h às 12:30h - 14h às 17:30h (para estar certa da diferença horária em Portugal consulte este site que lhe dá a hora legal em Portugal http://www.oal.ul.pt/hora.php)

No site do arquivo existe um local para fazer pedidos on-line mas não estou seguro que se trate de certidões, o melhor será contactar por email ou telefone.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: necessito registro de nascimento entre 1893 a 1895

#261405 | denise coimbra | 01 set 2010 17:38 | In reply to: #261402

Prezado JCC,

Agradeço a presteza da resposta e orientações.
Esclareço que as possíveis datas de nascimento foram atribuídas aqui no Brasil, não constantes no passaporte, sendo que existem conflitos entre a data atribuída a Almiro e José.

Redigirei o texto conforme suas orientações para enviá-lo aos endereços informados. Retornarei contato assim que obtenha novidades sobre o assunto.

Cinceros agradecimentos

Denise Coimbra

Reply

Direct link:

RE: necessito registro de nascimento entre 1893 a 1895

#262852 | denise coimbra | 25 set 2010 04:41 | In reply to: #261405

Caríssimo JCC,

Conforme suas valiosas orientações, obtive recentemente a confirmação de localização do registro de batismo de meu avô e tio-avós, solicitação prontamente respondida pela digníssima Diretora do Arquivo Distrital de Viseu.

O próximo passo será a organizacão dos documentos para a aquisição da nacionalidade portuguêsa, começando pela solicitação da CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO dos mesmos. Este tema ainda cabe neste "ASSUNTO" do forum?

Como se diz por aqui, "valeu a dica".

Agradecida,

Denise

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 01 ott 2024, 03:35

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen