Estabelecimento Humanitario do Barão de Nova Cintra
Admnistrado pela Santa Casa da Misericórdia e está na rua do mesmo nome, que desemboca na rua do Heroísmo. O seu fim é receber, alojar, alimentar e educar rapazes e raparigas entre os sete e quinze anos de idade, que pertençam a famílias pobres ou estejam ao desamparo.
...Foi seu fundador José Joaquim Leite Guimarães, Barão de Nova Cintra, que tendo destinado aquele terreno e barracões, onde hoje está o Asilo, para fábrica de sedas, quando a pebrina invadiu as casaleiras, abandonou a fiação e consagrou-a a estabelecimento de correcção de vadios. Entregou-o à administração da Santa Casa da Misericórdia, foi transformado em casa de ensino para crianças de ambos os sexos excluídos os vadios.
O benemérito Barão de Nova Cintra faleceu a 3 de Junho de 1870..
Outros estabecimentos semelhants como a Oficina de S. José e o Asilo do Terço, fundações em que se distinguiram o Reverendo Padre Sebastião Leite de Vasconcelos e o snr. Delfim de Lima...Actualmente há três alunos que frequentam cursos superiores com o legado do benemérito Bruno Alves Nobre, que é administrado pela Escola Médico-Cirurgica.
Artigo do Conde de Samudães