Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

This topic is classified in rooms: Famílias

Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#283334 | Sara Sousa | 30 lug 2011 17:05

Boa tarde,

Gostaria de saber como posso conseguir mais informações sobre um antepassado meu que foi padre na freguesia de Espariz concelho de Tabua. O seu nome era Eusebio Correia de Sousa e viveu na Quinta da Ribeira da Varzea em Sinde (Tabua).

Obrigada pela ajuda.

Melhores cumprimentos,

Sara de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#283376 | JCALD | 31 lug 2011 02:12 | In reply to: #283334

Cara Sara de Sousa:

Possuo alguns elementos sobre esse seu antepassado, meu parente afastado.

Padre Eusébio Correia de Sousa nasceu a 24-3-1835 em Espariz e viveu aí e na Quinta da Ribeira da Várzea. Foi Prior de Covelo, Tábua, e depois de Espariz de 1876 a 1878 (Carta de Pároco de Espariz em 30-4-1876, TT, Ch. de D. Luís, L.º 29, f.ª 274-v.).
Era o 4.º filho dos 11 do casal: Bernardo António Correia de Sousa n. na Quinta da Ribeira da Várzea (casados em Sinde a 16-7-1828) e de D. Maria Joaquina Cândida Antunes Castanheira, n. no Covelo de Cima, Covelo, neto paterno de António Dinis Correia (meu parente pelos Correias), n. na sua Quinta da Ribeira da Várzea em Sinde, e de D. Bernarda Venância de Sousa Coutinho de Figueiredo, natural das Medas, Coja, e materno deAntónio Antunes (ou João) e de Águeda Lourenço Antunes. Moradores na Quinta do Salgueirinho em Espariz.
Os irmãos do Padre Eusébio foram Guilhermina Augusta, António, Aires, José, Augusto, Cipriano, Bernardo, Maria Urbana, Ricardo e Severo. O Aires, o José e o Augusto casaram e tiveram descendência. A Maria Urbana também casou mas ignoro se teve descendência. Se procurar por Aires Correia de Sousa na base de dados deste site, encontra a sua descendência até à actualidade.

Não tinha conhecimento que o padre Eusébio tinha descendência. Continuaram a viver em Espariz?

Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#283918 | JCALD | 05 ago 2011 00:36 | In reply to: #283334

Cara Sara de Sousa:

Não sei se foi notificada da minha resposta.
Gostava de saber se os elementos que enviei na minha outra mensagem correspondiam ao seu pedido de informações.

Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#284067 | Sara Sousa | 06 ago 2011 18:40 | In reply to: #283918

Boa tarde Sr. José Caldeira,

Obrigada pela sua resposta. Alguns dos detalhes que me indicou eu já conhecia, mas veio acrescentar alguns dados novos dos quais não tinha conhecimento.

O Padre Eusébio Correia de Sousa é meu trisavô por parte do meu pai, teve 2 filhas fruto de uma relação com Maria da Luz natural do Covelo, Angelina das Dores (minha bisavó) nascida no Covelo a 24-01-1882 e Maria da Paixão nascida também no Covelo a 26-12-1885.

A minha bisavó casou com António Borges Castanheira de Paiva em Sinde possivelmente a 25-01-1905. A Maria da Paixão casou com José Miguel da Fonseca a 22-06-1904 também em Sinde. Ambas tiveram descendência.

A Quinta da Ribeira da Varzea ainda pertence à minha familia.

Melhores cumprimentos,

Sara de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#284603 | Sara Sousa | 13 ago 2011 10:59 | In reply to: #284067

Bom dia Sr. José Caldeira,

Gostaria de saber se tens mais informações para além das que me enviou e se me consegue informar onde eu consigo encontrar mais dados sobre a minha trisavó Maria da Luz, pois tenho apenas a indicação de que será natural do Covelo.

Melhores cumprimentos,

Sara de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#284654 | JCALD | 14 ago 2011 12:35 | In reply to: #284603

Cara Prima Sara de Sousa:

Encontrei o baptizado da sua trisavó Maria da Luz.
Nasceu no Covelo de Cima a 12-12-1849.
Era filha de Filipe Duarte e de Engrácia Maria, aí moradores.
Neta paterna de Manuel Duarte e de Vitória Rodrigues, da Sanguinheda, freguesia de São Martinho da Cortiça, concelho de Arganil.
Neta materna de Manuel de Oliveira e de Maria Rodrigues, do Covelo de Cima.
Pode ver o registo neste endereço:
http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=previous&DOId=2132&NodeID=_175684

Procurei o casamento de Filipe Duarte com Engrácia Maria no Covelo, terra da noiva. Infelizmente, não há livro de casamentos para essa época, ou pelo menos não está disponível on line. Fiz uma busca na freguesia dele, mas não casaram lá, embora tenha encontrado o casamento de um irmão dele.
Como temos o nome dos avós, podemos continuar a pesquisa em São Martinho da Cortiça e no Covelo. Sem datas é mais demorado, mas, com persistência consegue-se.
Se precisar de ajuda, diga.

Tenho também a ascendência do seu trisavô Eusébio, mas está num formato que não posso colocar aqui. Se quiser que eu envie por e-mail, contacte-me para josecaldeira arroba sapo ponto pt.

Continuação de bom fim de semana!
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#284949 | Sara Sousa | 17 ago 2011 21:24 | In reply to: #284654

Boa noite Sr. José Caldeira,

Obrigada pelos dados que me enviou. Vou-lhe mandar um email para que me possa enviar-me o registo que tem do meu trisavô.

Melhores cumprimentos,

Sara de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#329280 | ritaneves | 17 mag 2013 20:24 | In reply to: #284949

Boa tarde

O meu nome é Rita Isabel Sousa Neves de Carvalho e sou neta de Ayres Corrêa de Sousa Neves, filho de Isabel Corrêa de Sousa e de Francisco. O meu avô era neto do Ayres a quem se referem e sobrinho de Urbana, Elisabeth, Julia, etç.

O meu avô Ayres Correa de Sousa Neves era natural de Angola e era médico, tendo vivido muitos anos em Moçambique. Procuro informação acerca da minha família, bem como de alguém que tenha informação sobre a quinta que julgo que ainda me pertence, a Quinta dos Salgueirinhos. Alguém tem alguma informação acerca da Quinta dos Salgueirinhos?

Tenho aqui uma árvores genealógica, feita à mão, pelo irmão do meu avô Ayres (António Corrêa de Sousa Neves, que era advogado ), mas não percebo muito disto e estou baralhada, de maneira que decidi fazer uma pesquisa aqui na net e descobri o vosso post. Pelos vistos sou vossa familiar e não sabia! Se me puderem ajudar, agradeço. O meu email é ritacarvalhopt@yahoo.com.

Obrigada,

Rita Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#329295 | ritaneves | 18 mag 2013 00:03 | In reply to: #283334

Boa noite Sara Sousa,

Enviei anteriormente uma mensagem um pouco confusa, constatei agora. Resumindo: Pelos vistos o irmão do seu trisavô era meu trisavô! O meu trisavô chamava-se Ayres ( ambos eram filhos de Bernardo Antonio Correa de Sousa e de Joaquina Candida correia de Sousa.


Procuro informações sobre a família e sobre a referida Quinta dos Salgueirinhos. O meu avô também se chamava Ayres, tinha assim o mesmo nome do avô.

A quem me puder ajudar,agradeço.

Obrigada!

Cumprimentos

Rita

Reply

Direct link:

RE: Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#329511 | JCALD | 21 mag 2013 16:15 | In reply to: #329280

Cara Rita Carvalho:

Há bastantes anos, troquei algumas mensagens aqui no Fórum com o falecido genealogista Francisco Álvares de Carvalho sobre a sua família, como poderá ver, por exemplo, neste link:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=31341#lista
Foi a propósito de uma cunhada dele, que também descende do seu trisavô Aires Correia de Sousa.
Nesse tópico poderá encontrar mais algumas mensagens com informações sobre a família Correia, de Espariz, da qual também descendo - daí o meu interesse.

Resumindo, tenho esa descendência estudada, embora com muitas lacunas.

1. Aires Correia de Sousa (* Espariz cerca de 1833) cc Maria Adelaide da Silva Marçal, filha de António Joaquim Marçal e de Maria Emília da Silva, de Vila Nova de Foz Côa.
Tiveram, pelo menos, duas filhas:

1.1. Júlia Palmira Correia de Sousa (* Moçâme
des, Angola 18-10-1883) cc Augusto Carlos Tito Gonçalves Martins (* Lisboa (Mercês) 12-2-1880), filho de Marcelino Cândido Gonçalves Martins e de Carlota Judite Martins. Filha:
1.1.1. Hermengarda de Sousa Martins (*Humpata, Angola 1903) cc Augusto Lúcio Sequeira Teixeira do Carmo (* Moçâmedes 9-10-1900), filho de Francisco Teixeira do Carmo, de Vila Nova de Portimão, e de Eulália de Almeida de Sequeira, de Lisboa. Filhas:
1.1.1.1. Maria Ivone de Sousa Martins do Carmo (* Huambo, Angola 25-8-1926) cc (Luanda 20-5-1950) Lourenço Fragata de Almeida (* Olhão, Faro 11-5-1918), filho de João Agostinho de Almeida e de Maria do Rosário Fragata. Filha:
1.1.1.1.1. Anabela Filomena Martins do Carmo de Almeida (*Benguela 13-3-1951) cc João Carlos de Carvalho Simões Álvares de Carvalho (* Luanda 4-12-1945, filho de José Vaz Álvares de Carvalho e de Maria Teresa Perdigão de Carvalho Simões. Pais de:
1.1.1.1.1.1. João Carlos do Carmo de Almeida Álvares de Carvalho (* Luanda 17-1-1974) cc Elena Nikolaevna, professora de piano, (* Moldávia 17-10-1974). Pais de:
1.1.1.1.1.1.1. Angelina Lukina Álvares de Carvalho (* Lisboa 8-1-2008).
1.1.1.1.1.2. Ana Sofia do Carmo de Almeida Álvares de Carvalho (* Oeiras 31-3-1976) cc Constantijn Leendert Marie Uitenbroek (* 14-4-1972). Pais de:
1.1.1.1.1.2.1. Caleb Constantijn Álvares de Carvalho Uitenbroek (* 4-3-2003).
1.1.1.1.1.2.2. Yasmin Sofia Álvares de Carvalho Uitenbroek (* 16-8-2005).
1.1.1.1.1.2.3. Isaac Leendert Álvares de Carvalho Uitenbroek
1.1.1.2. Maria Henriqueta de Sousa Martins do Carmo cc … Simões Raposo, moradores em Luanda, sem geração.
1.1.1.3. Maria Antonieta de Sousa Martins do Carmo
----------[Fonte para a descendência de Júlia Palmira: base de dados do Genea]

1.2. Isabel Albertina Correia de Sousa cc Major-Farmacêutico do Exército Francisco José Neves Júnior (* Luanda), filho de Francisco José das Neves e de Marcelina Aurélia de Oliveira. Pais de:
1.2.1. Bernardina Correia de Sousa Neves (*Santo Adrião, Moçâmedes, Angola 29-6-1897) e foi aluna do Instituto de Odivelas Infante Dom Afonso de 1906 a 1914, com o n.º 170.
----------[Fonte: João Manuel P. Pessoa de Amorim, Relação das Primeiras Alunas do Instituto de Odivelas in Raízes & Memórias n.º 21.]
1.2.2. Dr. Aires António Correia de Sousa Neves, médico em Moçambique, avô de Rita Isabel Sousa Neves de Carvalho.
1.2.3. Dr. … Correia de Sousa Neves, advogado, deixou uma genealogia do seu ramo familiar.

Com os melhores cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#329729 | ritaneves | 24 mag 2013 22:13 | In reply to: #329511

Boa noite,

Obrigada pela sua resposta! Vou ver melhor as outras mensagens, bem como tentar fazer a árvore genealógica da família e depois tentar colocá-la aqui no site, porque pelo que vejo está incompleta. Aproveito para acrescentar alguma informação à sua mensagem. No ponto 1.2.3. o nome do irmão do meu avô é António Correia de Sousa Neves.

Gostava também de saber se tem o contacto de alguém da minha família que ainda viva em Espariz e também gostava de saber quem mora actualmente na Quinta do Salgueirinho, uma vez que eu tenho a documentação na minha posse e a minha mãe e avó Aldina ( mulher do meu avô Aires Correia de Sousa Neves ) são herdeiras ( embora não as únicas herdeiras porque a quinta supostamente também pertence a alguns primos ). Tínhamos aliás combinado mas sempre adiado por diversos motivos, uma ida a Espariz, para ver em que estado se encontra a quinta, quem habita neste momento na quinta e passar pelas finanças, conservatória, etç. Se tiver alguma informação, agradeço.

Cumprimentos

Rita Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#330127 | JCALD | 01 giu 2013 02:12 | In reply to: #329729

Cara Rita Carvalho:

Muito obrigado pela informação do nome do seu tio-avô.
Eu conheço mal Espariz. O meu antepassado Correia saíu de lá em 1719., ainda antes da ligação com os Sousas Refóios.
Por isso, não lhe sei dizer se ainda existe a Quinta do Salgueirinho. A última vez que a vi referida como fazendo parte da freguesia de Espariz, foi na «Chorographia do Districto de Coimbra», de Agostinho Rodrigues d' Andrade, Coimbra, 1896.
Mas, é possível que ainda exista. Talves a Junta de Freguesia de Espariz lhe saiba dar essa informação.

Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#331222 | Sara Sousa | 19 giu 2013 21:53 | In reply to: #329295

Boa noite Rita,

Pelo que me diz somos primas da parte dos nossos trisavôs.

Tenho familia ainda em Espariz, mais precisamente na Quinta da Ribeira da Varzea. Sei da existência da Quinta dos Salgueirinhos por estorias de familia e porque também tenho algumas escrituras onde refere que uma irmã do meu trisavô, Maria Guilhermina Correa de Sousa, morava na Quinta do Salgueirinho.

Segundo o que sei a casa está em ruinas e rodeada de silvas. A quem pertence não sei dizer, o melhor é através das finanças tentar saber em que nome está registada, pois às vezes faziam-se as partilhas, mas os terrenos ou casas não mudavam de nome.

Melhores cumprimentos,

Sara de Sousa

Reply

Direct link:

Padre Eusebio Correia de Sousa de Sinde (Tabua)

#349277 | Sara Sousa | 15 ago 2014 12:04 | In reply to: #283334

Olá Rita,
Envie-lhe para o seu email algumas fotos da Quinta do Salguierinho, que tive oportunidade de tirar numa visita à terra do meu pai.
Melhores cumprimentos,
Sara de Sousa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 06 lug 2024, 17:46

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen