Ascendência da pintora Paula Rêgo

This topic is classified in rooms: Famílias

Ascendência da pintora Paula Rêgo

#285076 | Gonçalo Frutuoso | 19 ago 2011 12:51

Boa tarde,

Gostaria de obter informações sobre a ascendência da pintora Paula Figueiroa Rego, nomeadamente a sua ligação aos Figueiroa Rego de Torres Vedras. Segundo a base de dados, a pintora é filha de José Fernandes de Figueiroa Rego e de Maria de São José Avanti de Quaresma Paiva, e neta paterna de José Figueiroa Rêgo e de Gertrudes Fernandes. No entanto, não constam dados sobre a sua naturalidade, o que me impede de pesquisar.

Algum dos confrades sabe, pelo menos, a naturalidade do pai, ou do avô da pintora? Segundo uma prima minha, também descendente da família Figueiroa Rego de Torres Vedras, a pintora descende destes Figueiroa Rego.

Agora gostaria de saber de qual ramo?!

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Ascendência da pintora Paula Rêgo

#286413 | j.lilaia | 04 set 2011 00:40 | In reply to: #285076

Caro Gonçalo,

Lendo esta sua mensagem, também eu fiquei curioso acerca da ascendência "Figueiroa Rego" da Pintora Paula Rego de que, sinceramente, nunca me tinha apercebido.

Uma possibilidade (e é apenas uma possibilidade) é a de que o Avô Paterno seja o José de Figueiroa Rego que indiquei no Tópico dos "Figueiroa Rego" aqui: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=286407

Fiz uma pesquisa rápida pelo que está disponivel online e, estranhamente, apesar de ser recorrente a menção à importância que os Avós tiveram na vida e obra da Pintora, não consegui encontrar nenhum texto onde constem os nomes dos Avós tanto paternos como maternos.

São mencionados os nomes dos Pais (sendo que o Pai por vezes aparece apenas como "José Fernandes"). Fala-se no nivel social da familia da Mãe mas não me deparei com a respectiva filiação e é também referido o facto de o Avô ter sido um dos Co-Fundadores do Sport Lisboa e Benfica mas sem indicação do seu nome.
Estranho também é o facto de da lista oficial de 24 Fundadores do Benfica não constar nenhum nome que ostente um apelido que se possa enquadrar na ascendência que consta aqui na BD do Geneall.

Apesar destas dúvidas, que esperemos algum Confrade ajude a esclarecer, descobri uma outra pista que talvez possa contribuir para que alguém nos esclareça:

Na informação que consta online no site do Arquivo Distrital de Leiria aparece um Registo de Passaporte de "João Lopes Quaresma Paiva" de 27 anos (em 1904), natural e residente em Figueiró dos Vinhos, filho de João Lopes de Paiva e Silva e de Maria de São José Quaresma Paiva.

A coincidência de apelidos e, principalmente, do nome feminino com o que consta aqui na BD relativamente à ascendência materna, fazem-me pensar que estes nomes talvez sejam o do Avô ou de um Tio Avô Materno e Bisavós da Pintora.

É só um palpite (e vale o que vale...) mas pode ser que ajude.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Reply

Direct link:

RE: Ascendência da pintora Paula Rêgo

#286419 | Gonçalo Frutuoso | 04 set 2011 10:16 | In reply to: #286413

Caro João,

A pista que indica pode ser o caminho certo, mas vamos esperar que algum confrade se manifeste. A minha prima Maria Teresa Nobre Soares, descendente dos Figueiroa Rego, é que me falou destes parentesco com a pintora Paula Rego, e agora quero tentar perceber se também ela se encaixa nos Morgados do Grilo.

Também fiz uma pesquisa rápida pela net, e tal como aconteceu consigo, não encontrei dados sobre os avós. Apenas fiquei a saber que a pintora passava grandes temporadas na casa dos avós paternos, mas sem nunca existir uma referência sobre a identidade dos mesmos.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Ascendência da pintora Paula Rêgo

#286428 | f4b2 | 04 set 2011 14:56 | In reply to: #286419

Caro Gonçalo Frutuoso

Estive a ver o Anuário de 1909,vi estes nomes em Figueiró dos Vinhos,que podem não acrescentar nada,mas cito:

- MANOEL LOPES do RÊGO - Chefe de Conservação de Obras Públicas em Figueiró dos Vinhos e Lavrador ou Agricultor em Aguda(Figueiró dos Vinhos)

- ANTÓNIO QUARESMA - Fábrica de Cortumes em Figueiró dos Vinhos

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

Ascendência da pintora Paula Rêgo

#377371 | PBH | 26 gen 2017 18:29 | In reply to: #286428

Caros Confrades,

A ascendência da pintora Paula Rego está mais completa agora na BD do Geneall.
Confirma-se que o apelido Figueiroa Rego é de facto de Torres Vedras.

Melhores cumprimentos!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 04 giu 2024, 02:38

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen