Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
This topic is classified in rooms: Eventos | Famílias | Pessoas
Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
Antes de chegarmos ao final do ano, vamos recomeçar a "conversar" sobre C Colon
O Centro Nacional de Cultura convida para a CONFERÊNCIA
COLON E MAGALHÃES: AGENTES SECRETOS DE PORTUGAL?
pelos Engºs José Mattos e Silva e António Mattos e Silva
• 28 de Novembro | 18h30m •
CNC - Centro Nacional de Cultura – Galeria Fernando Pessoa
Largo do Picadeiro, nº 10 – 1º
(ao lado do Café No Chiado)
Mais informações: 213 466 722 • alexandra.prista@cnc.pt
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
Caros Confrades,
Ora bem, não deixar o assunto cair porque Colombo está tão ligado a Portugal como Magalhães.
S
S A S
X M Y
XPO Ferens
(S)egismundo
(S)enhorinha (A)nnes (S)á
X M Y
XpoFERENS
Direct link:
RE: Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
Caro confrade Charters d'Azevedo
Obrigado por nos ter lembrado do evento.
Lá estaremos no dia 28, à espera de que tenha havido alguns avanços nas pesquisas.
Cumprimentos
Carlos Calado
Direct link:
RE: Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
Caro Carlos Calado
Avanços houve!!! Não sei se alguma vez os irmãos Silva chegarão a descobrir verdadeiramente os avanços de Cristóvão Colombo e Fernão Magalhães, pois foram avanços muito grandes para aquela época em que se elevou o Homem do canabalismo e do esclavagismo para o Humanismo!!!
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
Caro confrade José Maria Ferreira,
Por vezes a sua conceptualização de um Cristóvão Colombo (sic) redentor choca com os registos do próprio e da época.
Porque não aparece ao vivo para estes debates? Nunca pode ou continua a preferir os monólogos?
cumprimentos
Carlos Calado
Direct link:
RE: Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
Caro confrade Eng. Carlos Calado
Choca com os registos do próprio e da época!!! Pelo contrário vai ao encontro de todos os acontecimentos que marcaram a vinda de Cristo, um novo Homem, que marcou para sempre uma Nova Era.
Uma Nova Era que a Igreja tanto oculta, como ocultou Cristóvão Colombo e o seu Santo devoto, cujo seu espírito transportou desde os cananeus até aos caribes no Novo Mundo!!!
E Cristóvão Colombo foi à procura do Grande Cão!!!
É verdade que os homens ainda hoje não compreendem Cristóvão Colombo, ele era um Ser superior que vinda da antiguidade e se transmutou desde o cão até ao Humano. Ele era, e é Cristo....
Por isso ele foi transportado do velho mundo para o Novo Mundo por um Santo cinocéfalo. Esse mesmo Santo pintado Charola Templária em Tomar, http://blog.thomar.org/2010/02/sao-cristovao-da-charola.html
a qual ordenou D. Diogo, o Templário que se transmutou em Cristóvão Colombo, para que o Mundo todo ele não fosse jamais um Mundo Cão!!! Um Mundo Cão onde infelizmente ainda hoje, com o apoio da Igreja, se comem uns aos outros, tanto pela Carne como pelo Dinheiro!!! Mas Cristóvão Colombo disse: “um dia hão-de saber quem sou”!!! Afinal ele tal como S. Bernardo tinham nascido das profundezas do Cão…. Sabiam da transmutação porque passaram para atingir o Humano, por isso lutaram pelo Humanismo, mas foram derrotados pelo Ouro e o Dinheiro que tudo corrompe…e assim aí temos o capitalismo em agonia mais dia ou menos dia….
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
Caros confrades
Portugal é o único país do mundo onde os historiadores em vez de divulgarem os feitos dos seus Heróis frequentemente os omitem. Os historiadores portugueses fazem várias e várias conferências sobre Cristóvão Colombo ou (Magalhães) e não “Ferens”, nada!!! Cristóvão Colombo é um Filho de Portugal e a sua visão do Mundo era uma visão HUMANISTA uma visão de um Oriente (terra de Can) visto como um Paraíso, repleto de monstros e riquezas, desde o tempos de Can, até à Idade Média e que Cristóvão quer transladar para Ocidente, no Novo Mundo para aí sim, construir um Paraíso onde não haja monstros e riquezas materiais, um Paraíso não na base de Cão amaldiçoado por Noé, como “servo dos servos” mas sim na base (Terra Firme) da Pomba de Noé.
Cristóvão Colombo que transportava Cristo “andava em Castela ladrando os seus descobrimentos” que tinha feito desde a Canineia do velho Mundo e fazia então segunda vez às Caraíbas do Novo Mundo. O canibalismo não vem de Caraibe mas que Canineia, a terra dos homens-cães que comiam outros homens. Não foi Cristóvão Colombo que inventou a palavra canibalismo Cristóvão Colombo transportou-a para o Novo Mundo e à terra de canibais (caribais) chamou e ficou Caraíbas!!!
Canineia ou Cananeia, Canárias e Caraíbas, terras do Can, terras por onde Cristóvão passou depois transportado Cristo, ligando a Canineia à Caribe!!!
E tal como São Bernardo, cuja mãe estando grávida dele, ouviu que em suas entranhas havia um cão que ladrava, também Cristóvão ladrou como um São Bernardo contra os maus de Can para deles livrar a Casa de Deus, e para com sua língua curar muitas Chagas deste Mundo!!!
E assim a associação dos homens de Canan, homens maus com cabeça de cão devoradores de carne humana aos Índios canibais aparece inicialmente na escrita, no diário da primeira Viagem de Cristóvão:
“…Entendeu também que longe dali [em Canan] havia homens de um olho só e outros com cara de cão, que eram antropófagos e que, quando capturavam alguém, degolavam, bebendo-lhe o sangue e decepando as partes pudendas….”
Na Segunda, 26 de novembro, novamente Colombo faz referência aos cinocéfalos:
“… Toda a gente que encontrou até hoje diz que sente o maior medo dos caniba ou canima que vivem nessa ilha de Bohio. Não queriam falar, por receio de serem comidos, e não podia tirar-lhes o medo, pois diziam que só tinham um olho e cara de cão, e cria o Almirante que mentiam, e sentia o Almirante que deviam de ser do senhorio do Grande Can, que os cativavam….”
João de Barros na Decada 1. Liv. 3. Cap. XI. diz assim: El Rei porque via ser este Christovão Colombo homem fallador e glorioso, e mais fantastico e de imaginações com sua Ilha Cypango, do que certo no que dizia, dava-lhe pouco credito. Comtudo á força de suas importunações, mandou que estivesse com D. Diogo Ortiz Bispo de Cepta, e com Mestre Rodrigo, e Mestre Joseph... e todos houverão por vaidade as palavras de Christovão Colombo, por tudo ser fundado em imaginações …e com este desengano espedido elle d'El Rei, se foi para Castella, onde tambem andou ladrando este requerimento em a Côrte d'El Rei D. Fernando, sem o querer ouvir, até que por meio do Arcebispo de Toledo D. Pero Gonçalves de Mendoça, o ouvio…
E assim a mandado de El- Rei de Portugal, lá foi Cristóvão Colombo se oferecer aos Reis Católicos para levar Cristo à terra do Grande Cão, e esperava que com a ajuda dos Reis Católicos e de Igreja pudessem vencê-lo em terra do Novo Mundo…
A 20 de Janeiro de 1486, em Alcalá de Henares, conseguiu enfim a sua primeira audiência aos Reis espanhóis, sabendo dos sonhos da Rainha, sua prima, tenta influenciá-la, e nela fala do Grande Cão das Índias que esperava missionários cristãos!!!
Infelizmente o Príncipe, Senhor dos Senhores e não escravo dos escravos,o grande HUMANISTA em quem Cristóvão podia confiar morreu, ” morreu o Homem” disseram alguns aliados de Can!!!
Mas Cristóvão Colombo não morreu, Ele era o próprio Cristo, o Cristo que o Santo Cananeu transportou ao colo e que tinha o peso do Mundo!!!
Disse Cristóvão Colombo: Comigo os cães não mais ladrarão!!! (no Novo Mundo)
Vem Cristóvão Colombo, tu que conheces melhor que ninguém os cães, vem, porque os homens-cães, os vampiros tomaram conta de Portugal, a tua Nação!!!
Ó Mulher [Canineia] que grande é a tua Fé!!!
Saudações com Ferens
Zé Maria
Direct link:
RE: Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
Caro Carlos Calado
Infelizmente não me foi possível estar presente na conferência. Ando pela Polónia, não atrás de Wladislaw III mas em trabalho. Sendo que assisti à última conferência dos irmãos Mattos e Silva, gostaria de saber o que foi abordado no dia 28 e se alguma novidade surgiu para o avanço na compreensão histórica dos factos, tanto em C.C. como em Magalhães.
Cumprimentos,
Rui Rodrigues
Direct link:
RE: Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
Caro Rui Rodrigues,
Os SS (serviços secretos) portugueses nesse início do renascimento seriam muito avançados para a época. Qual Mossad, qual carapuça…
As SS (do Príncipe Perfeito) teriam criado uma identidade falsa para C.C. (agente secreto 001). Já quanto a Magalhães (agente secreto 002) das SS (reinando o Venturoso) não se deram a esse trabalho. Por quê essa diferente atitude? O que separa o Venturoso do seu primo e antecessor?
Neste caso (agente secreto 002) a confusão foi criada por GAIO (Grupo de Acção e Intervenção Oceânico). A perspicácia dos autores da conferência demorou a levar de vencida a terrível mistificação criada por essa autêntica central de desinformação. Depois de longas discussões, lá deixaram cair o pobre escudeiro de Figueiró como putativo pai do nauta. Como quer que lhe tragam novidades sobre CC?
Cumprimentos,
António Taveira
Direct link:
Colon e agentes secretos de Portugal?
Caros Confrades,
Mais enigmas para ponderar
http://colombo-o-novo.blogspot.com/2011/11/capela-privada-dos-duques-de-veragua.html
manuel rosa
Direct link:
RE: Colon e agentes secretos de Portugal?
Caro Manuel Rosa,
Não sei se é de propósito mas porque teima na desinformação.
Se os duques de Verágua não sabiam quem eram os pais de C.C., tendo aceite a tese de Cucaro porque era mais simpática do que a dos "laneiros", como quer buscar "revelações" num brasão do século XVIII...
Não sei se é inabilidade sua se má fé intelectual, tentando tirear dividendos da ignorância alheia.
Cumprimentos,
António Taveira
Direct link:
quem andava a enganar quem!!!!! RE: Colon e agentes secretos de Portugal?
Caro António Taveira,
Deve estar a ficar louco quando diz que "os duques de Verágua não sabiam quem eram os pais de C.C., tendo aceite a tese de Cucaro porque era mais simpática do que a dos "laneiros"... Mentira. Os Duques de Verágua, tal como os outros descendentes do Almirante Colón fizeram tudo para negar que era um Colombo de Cucaro ou Génova.
Ainda pior é vir aqui dizer que eu teimo na "desinformação" quando esse é o modo de operar do António Taveira, porque não vê o ponto de interrogação no fim das frases "?" querendo dizer que são PERGUNTAS feitas e não afirmações. http://colombo-o-novo.blogspot.com/
Quanto à sua declaração que "Não sei se é inabilidade sua se má fé intelectual, tentando tirear dividendos da ignorância alheia."
Continua muito bem enganado. É o contrário. O que eu faço é tentar tirar a ignorância às pessoas com muita boa fé e gastando os meus dinheiros para o fazer.
Em breve, apenas dois meses, as coisas vão mudar. E então vamos ver quem andava a enganar quem!!!!!
Cumprimentos,
Manuel Rosa
Direct link:
O mistério de Manuel Rosa RE: a águia no brasão dos Verágua
Caro Manuel Rosa,
Como já lhe demonstrei, após o fim do processo de Verágua, no início do século XVII, os duques deste título aceitaram a tese de Cuccaro como a origem familiar de CC.
Deixe-se de ver mistérios onde não os há. Consulte um qualquer heraldista do país vizinho. Pode ser de meia tijela para baixo. A sua dúvida não precisa de mais para ser esclarecida. Ele lhe explicará a águia no brasão dos Verágua no século XVIII.
Cumprimentos,
António Taveira
Direct link:
clarinho para mágicos e contos de fadas... mistério de Manuel Rosa RE: a águia no brasão dos Verágua
Caro António Taveira,
Não se faça de mágico, ninguém aceitou que o Almirnate Colón era um nobre de Cuccaro.
"Consulte um qualquer heraldista do país vizinho. Pode ser de meia tijela para baixo. A sua dúvida não precisa de mais para ser esclarecida. Ele lhe explicará a águia no brasão dos Verágua no século XVIII."
Ah! Sim? De certo vão-me poder esclarecer a coluna nos Sás tal como as referências à Cecilia Colonna e aos Colonas feitas pelos descendentes do Sá das Gelés.
Sim senhor estó tudo clarinho para mágicos e contos de fadas.
Cumprimentos,
Manuel Rosa
Direct link:
Kaballa Maçonaria e Religião ---RE: Conferência: 28 de Novembro | 18h30m..
THE KABBALISTIC TEACHING PAINTING OF PRINCESS ANTONIA OF WÜRTTEMBERG IN BAD TEINACH
http://pamela2051.tripod.com/
Direct link:
RE: Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
Caro confrade Rui Rodrigues,
A conferência do passado dia 28 foi entretida e trouxe alguns aspectos interessantes sobre as razões que explicariam as teses de ambos os navegadores poderem ter sido agentes portugueses.
Segundo os autores, a acção de Magalhães explicar-se-ia pelo desejo de Portugal assegurar a posse das Molucas, que se julgava ficarem situadas no 'hemisfério castelhano'.
Portugal pretendia propor comprá-las a Castela, mas para tal era, primeiro, necessário que Castela ficasse a conhecer a sua existência. Magalhães teria então sido enviado para as descobrir para Castela. De seguida Portugal conseguiu comprá-las, embora mais tarde se viesse a saber que afinal estavam no hemisfério português.
Sobre Colon, os autores perseguem uma pista relacionada com o ou os irmãos, baseada em relatos que indicam que o Beato Amadeu teria (depois de ir para "Itália"), miraculosamente, conseguido que determinada senhora conseguisse ter um filho. Só que esse filho resultante do "milagre" já não era o primeiro filho da dita senhora.
Cumprimentos
Carlos Calado
Direct link:
quem andava a enganar quem!!!!! RE: Colon e agentes secretos de Portugal?
Caro Manuel Rosa
Tem razão o confrade António Taveira quando te chama a atenção para a tua desinformação perante o Fórum. Não sei se o fazes por mera ingenuidade, se o fazes para gozar com todos os restantes confrades pelos quais tu deverias ter o maior respeito, pois foram eles que te forneceram dados e elucidaram sobre tantos dos enigmas sobre Cristóvão Colombo que tu nem nunca tinha sonhado, para depois ires logo a correr publicar nos teus livros como se tu fosses o autor, ainda com a agravante de argumentares que é tua investigação cientifica. Isto tem um nome, a isto chama-se...
No que respeita à tua dúvida sobre a ÁGUIA, não há dúvida nenhuma sobre a águia que influenciava os voos de Cristóvão Colombo, era a Águia Bizantina, o símbolo do Império que dominou o Oriente precisamente até 1492, altura em que a Águia teve que ir experimentar novos voos para outras novas terras que não tivessem impregnadas do Mal, onde se pudesse construir o tão prometido Paraíso Terrestre. E tu, com historiador deves saber que as terras de Canaã estiveram sob influencia bizantina e foi lá nessas terras que nasceu e se venerava o Santo Cristóvão, um cananeu de influencia bizantina que se libertou do Mal dos seus antepassados, e que a partir das terras de Canaã tomou o sentido do Ocidente passou à Sicília, Provença, Aragão e veio até ao extremo Ocidental da Europa, que é Portugal, e aqui se preparou para dar o salto para terras do Novo Mundo!!!
http://blog.thomar.org/2010/02/sao-cristovao-da-charola.html
A Maldição de Canaã
O Príncipe Perfeito, Senhor dos Senhores e não Servo dos Servos, o grande HUMANISTA em quem Cristóvão Colombo podia confiar: pela Lei e pela Grei.
Pela Lei Divina!!!
Noé amaldiçoou o filho de Cã, Canaã, referindo-se a ele como o "servo dos servos" (Gênesis 9:25) "e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos de seus irmãos".
E assim o Príncipe Perfeito para não trair a Lei de Deus não quis ser Servos dos Servos, mas sim, Senhor dos Senhores.
Gênesis 9:20-27 explica o desdobramento da raça humana em três divisões por suas dimensões espirituais. Enquanto os Cananeus estão sob a maldição de Deus, Sem será a linhagem através da qual virá o Messias e Jafé encontrará bênção na união com a linhagem de Sem (e o descendente final, o Messias).
E assim D. João II e Cristóvão Colombo interpretaram Bem a Lei de Deus. O Messias, veria segunda vez sobre o Mundo para combater Can, para combater o Mal que os descendentes de Can espalharam pelo Mundo, pois eles partiram de Canaã e tomaram o sentido do Oriente e já chegavam então às Índias (actual América) (o Mal desloca-se no sentido do Oriente, enquanto o Bem desloca-se no sentido do Ocidente)
E assim D. João II e Cristóvão Colombo, tiveram a ordem de Deus para destruir os Cananeus, isto é, o Mal sobre o Mundo!!!
O descendente de Sem mais proeminente é Éber, o pai de Pelegue (10:25), antepassado de Abrão (cf. 11:14-26).
D. João II e Cristóvão Colombo interpretaram Bem a Lei de Deus. O Messias só poderia vir de novo através da Ibéria, a terra de Éber, que gerou Pelegue, antepassado de Abrão.
Joaquim de Fiori também já havia interpretado Bem a Lei de Deus: “que da Espanha (Ibéria) lhe seria elevado seu Santo Nome".
E que Santo melhor que São Cristóvão, o cananeu que se libertou do Mal e começou a praticar o Bem!!!
O São Cristóvão que ainda vinha do tempo dos Canibais (Caribais) era assim muito devoto de D. João II e de Cristóvão Colombo!!!
Cristóvão Colombo mandou-o pintar na Charola do seu convento em Tomar, ainda com as suas formas primitivas de homem-cão, enquanto D. João II para distrair os castelhanos mandava Diogo Cão, numa Nau São Cristóvão descobrir o caminho das Índias pelo Oriente!
O caminho que interessava a D. João II e a Cristóvão Colombo era o caminho do Ocidente porque eles sabiam que seguindo a direcção do Ocidente seguiam o Bem, seguiam o caminho de Cristo e todos os Santos para atingirem Deus!!!
E D. João atingiu Deus!!! Porque era um “Homem-cão”, sabia onde estava o Bem e o Mal!!!
E Cristóvão Colombo atingiu Deus!!! Porque ele era o Filho de “Homem-Cão” sabia onde estava o Bem, por isso apontava para o Ocidente!!!
Por isso o dividiram em dois, o Mundo do Bem e o Mundo do Mal!!!
Mas para isso Cristóvão Colombo tinha ainda de ir combater o Mal, espalhado pelo Grande Cão, para depois construir o Paraíso Terrestre nas suas Índias Ocidentais.
“…Más todavía, tengo determinado de ir a la tierra firme y a la ciudad de Quisay y dar las cartas de Vuestras Altezas al Gran Can y pedir respuesta y venir con ella…”
D. João II, já Rui Pina que foi seu embaixador, o achava um homem muito místico “um Homem-cão”!!!
«Foi el-rei D.João homem de corpo, mais grande que pequeno, mui bem feito e em todos os seus membros mui proporcionado; teve o rosto mais comprido que redondo e de barba em boa conveniência povoado. Teve os cabelos da cabeça castanhos e corredios e porém em idade de trinta e sete anos na cabeça e na barba era já MUI CÃO, de que se mostrava receber grande contentamento pela muita autoridade que à sua dignidade real suas cãs acrescentavam; e os olhos de perfeita vista e às vezes mostrava nos brancos deles umas veias e mágoas de sangue, com que nas coisas de sanha, quando era dela tocado, lhe faziam aspecto mui temeroso. E porém nas coisas de honra, prazer e gasalhado, mui alegre e de mui real e excelente graça; o nariz teve um pouco comprido e derrubado. Era em tudo mui alvo, salvo no rosto, que era corado em boa maneira. E até idade de trinta anos foi mui enxuto das carnes e depois foi nelas mais revolto. Foi príncipe de maravilhoso engenho e subida agudeza e MUI MÍSTICO para todas as coisas; e a confiança grande que disso tinha muitas vezes lhe fazia confiar mais de seu saber e creu conselhos de outrem menos do que devia. Foi de mui viva e esperta memória e teve o juízo claro e profundo; e porém suas sentenças e falas que inventava e dizia tinham sempre na invenção mais de verdade, agudeza e autoridade que de doçura nem elegância nas palavras, cuja pronunciação foi vagarosa, entoada algum tanto pelos narizes, que lhe tirava alguma graça. Foi rei de mui alto, esforçado e sofrido coração, que lhe fazia suspirar por grandes e estranhas empresas, pelo qual, conquanto seu corpo pessoalmente em seus reinos andasse para as bem reger como fazia, porém seu espírito sempre andava fora deles, com desejo de os acrescentar. Foi príncipe mui justo e mui amigo de justiça e nas execuções dela mais rigoroso e severo que piedoso, porque, sem alguma excepção de pessoas de baixa e alta condições, foi dela mui inteiro executor, cuja vara e leis nunca tirou de sua própria seda, para assentar nela sua vontade nem apetites, porque as leis que a seus vassalos condenavam nunca quis que a si mesmo absolvessem.»
(Da Crónica de D. João II, de Rui de Pina)
A Verdade é que eu, ao contrário de ti, o que eu faço é tiras-te a ignorância da tua cabeça, com muita Fé, sem teres de gastar o teu dinheiro para o fazeres!!!
Agora depende de ti, é tudo uma questão de tempo não para desviares os barcos dos castelhanos, mas para pores os barcos da mesma empresa dos Infantes D. Henrique, D. Fernando e D. Diogo, no caminho certo das Índias!!!
As Índias não atingidas por Cão, mas as Índias atingidas pela Pomba de Noé, Cristóvão Colombo!!!
É que D. João II, como era "Homem-cão"reuniu em Lisboa na mesma sala o Cão e a Pomba!!!
Posso-te garantir que Cuba é Terra-Firme!!!
Saudações fraternas
Zé Maria
Direct link:
RE: Conferência: 28 de Novembro | 18h30m • Colon e Magalhães: agentes secretos de Portugal?
Caro Carlos Calado
Muito lhe agradeço a resposta.
Sobre Magalhães, Rainer Daehnhardt no seu livro "O enigma Fernão de Magalhães" tens uns pontos interessantes e de alguma forma vão de encontro à teoria do espião.
Embora se defenda que Magalhães seria um espião de D. Manuel I, a minha opinião, e é apenas opinião, está mais de acordo com o que o Confrade José Maria diz. Magalhães saiu por causa das ideias políticas de D. Manuel, envolvendo uma "guerra" entre as Ordens de Santiago e de Cristo.
Quanto a C.C., os irmãos Mattos e Silva ficaram de revelar, após a última conferência,quem seriam os irmãos. Sempre identificaram?
O meu interesse sobre esta teoria não passa de simples curiosidade para ver como os irmãos desenrolam o novelo. O facto de a senhora ir casar com o futuro imperador tendo já três filhos, continua-me atravessado.
Cumprimentos
Rui Rodrigues
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 23 nov 2024, 18:00