Casa da Trapa

This topic is classified in rooms: Famílias | Património | Regiões

CASA da TRAPA

#294522 | rafael | 12 gen 2012 01:13

Caros Confrades e Parentes

Desejo que vão gozando uma boa noite.

Ao consultar a Monografia de Castanheira de Pera,de Kalidás Barreto-ed.da CM.-1989,reli na pág.na 45 o seguinte:

......"São da Gestosa Cimeira dois padres,um do século XVIII,José Dinis Pereira,filho de Manuel Dinis e M.ª Joaquina, ordenado em 1793 e outro do século XIX ,João Dinis Pereira ,filho de José Dinis Pereira e de Luisa Maria ,em 1806.

"O primeiro deve pertencer à casa que fundou a capela de Santa Luzia da Gestosa Cimeira que se presume ser do século XVII.A capela é referida em documentos de 1758."

"Aliàs este Manuel Dinis pai do primeiro padre referido deveria ser o dono da QUINTA da CASA da TRAPA que pertenceu à família Gouveia ."

Suponho que não de ser Gouveia,mas sim ALMEIDA Serra. Aliàs,em Pera está ?(estava há anos,quando a fotografei ) a pedra de armas do brasão esquartelado de 1ºAlmeida 2ºSerra 3ºPereira 4ºSimões,que são armas usadas por José Xavier Dinis Pereira de Almeida Serra (concedidas a 6-3-1733),neto materno do capitão Dionísio João Pereira e de sua segunda mulher e prima em 3º grau de consanguinidade Natália Nunes,ambos da Mouta,mesma freguesia de São Domingos da Castanheira .

Estou convencido que são dos meus Dinis Pereira daqui,porque foram meus 5ºs avós o alferes Manuel Francisco Pereira e sua mulher Águeda Maria Álvares,e interessante que na"outorga da freg.da Mouta a8-12-1502,já aparece o apelido Álvares,na pessoa de Pedro Álvares.

Vem a propósito referir que destes meus 5.ºs avós descende, entre outras de Elvas Estremoz e Monforte,a família Torres de Carvalho,de Elvas,proveniente do casamento do meu tio-trisavô António José de Carvalho que casou com D.Guiomar Liberata de Sousa Zuzarte Maldonado,de Veiros-Estremoz,Senhora ilustre pela sua ascendência fidalga e de grandes prop.rurais.Julgo,mas não tenho o alvará respectivo, que é este meu tio-trisavô,o que teve o foro de Fidalgo da Casa Real e que mereceu a estima pessoal de Suas Magestades El-Rei D.Pedro V e D.Luís. (árv.de costados nº91 -com lapso ,na ascª do meu tio-trisavô)- Costados Alentejanos-de António Pestana de Vasconcellos.

Mas vou ao assunto principal que me trouxe aqui:

Agradeço informação onde se situa(va) a Quinta da Casa da Trapa, quem lhe deu origem e seus legítimos possuidores por heriditariedade.

Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 19 set 2024, 16:29

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen