Dúvida em brasão
This topic is classified in rooms: Famílias | Heráldica
Dúvida em brasão
Boa tarde
Estou a desenvolver um trabalho de inventário numa colecção do estado que tem alguns objectos pertencentes (hipoteticamente) à família Mello Mexia (Arraiolos).
Neste link* está um brasão, gravado num prato de estanho, que tenho dúvidas se pertence à da família. Alguém me pode ajudar?
Cumprimentos
JM
* www.flickr.com/photos/sertorius/6938250057/in/photostream
Direct link:
RE: Dúvida em brasão
Caro Jorge,
Desculpe o tratamento, mas não sei o seu apelido.
Como se trata de uma gravação em estanho, não é possível ver as cores e metais representados, o que implica que um determinado desenho possa corresponder a várias famílias. Quando assim é, a única forma de decifrar o brasão é recorrendo à genealogia.
Só conheço um título de Arroios, Conde de Arroios, que pertence à Casa de Bragança. Por isso, julgo que só é possível ajudá-lo se puder fornecer mais elementos sobre a família Mello Mexia a que se refere.
O 2º e 3º quarteis, embora mal representado, podem referir-se à família Mexia, mas quanto aos 1º e 4º não me arriscaria dar um "palpite" sem, como lhe disse, um conhecimento mais completo da genealogia em causa.
Com os melhores cumprimentos
José Adolfo Azevedo
Direct link:
RE: Dúvida em brasão
Boa tarde
Obrigado pela sua resposta. Neste momento não tenho mais informações sobre a origem da peça ou da genealogia da família em causa. Espero dentro em breve ter mais dados.
Cordiais cumprimentos
Jorge Moleirinho
Direct link:
RE: Dúvida em brasão
Bom dia e, julgando que se trata de participante no inventário da arquidiocese de évora, os meus parabéns pelo trabalho realizado, de que já muito aproveitei.
Em relação ao que pergunta, sugiro a consulta de Vasconcelos, António Luiz de T. C. Pestana de, “Famílias do Alentejo I: Cardoso de Almeida do Vale Mexia, Morgados de Arraiolos e em Campo Maior”, Genealogia & Heráldica, Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família/Universidade Moderna do Porto, n.º 5/6, tomo 1, pp. 393-442, em especial pp. 435-436.
Os 1.º e 4.º quartéis são as armas dos “de Campo”, de Campo Maior. Este mesmo esquartelado foi usado por D. Martim Afonso Mexia, Bispo-Conde de Coimbra (veja-se em http://purl.pt/23583) . Na sua nota 169, diz Pestana de Vasconcelos que estas armas se encontram em casa de Arraiolos desta família, tendo também sido usadas em “peças de prata e estanho”.
Espero que lhe seja útil.
Cordiais cumprimentos,
João Portugal
Direct link:
RE: Dúvida em brasão
Bom dia
Antes de mais as minhas sinceras desculpas pelo atraso no agradecimento, mas só hoje me apercebi da sua mensagem, a qual agradeço. Vou tentar consultar a bibliografia que refere ainda hoje.
Efectivamente trabalho no Inventário da Arquidiocese de Évora. É bom saber que o labor da equipa é útil e provoca interesse. Sempre que precisar de algo disponha.
Cordiais cumprimentos
Jorge Moleirinho
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 25 dic 2024, 15:46