Família Peixeiro em Albernoa
This topic is classified in rooms: Famílias
RE: Família Peixeiro em Albernoa
Caros confrades
Por não haver livros de registos da freguesia de Albernoa nos anos de 1762 a 1771, não tenho conseguido a filiação de meus´ 6ºs avós DOMINGOS DIAS E ISABEL PIXEIRO, que terão casado em Aljustrel ( ? ), onde tiveram os seguintes filhos:
JOSE PIXEIRO *Aljustrel- 27.9.1699 e casou 9.1.1731 com BARBARA GUERREIRO, filha de Domingos Guer-
reiro e Sebastiana Madeira, ambos naturais de Casével-C. Verde, de quem descende a família
Peixeiro de Albernoa.
MARIA *Aljstrel1.1.1701. Desconheço a sua descendência
ANTÓNIO *Aljustrel- 8.2.1707. Desconheço a sua descendência.
Solicitava a quem tiver alguns elementos que possa contribuir para conseguir saber a filiação daqueles nossos ascendentes.Manuel Peixeiro Espadilha.
Direct link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
Olá Manuel,boa tarde, meu nome é Luiz Fernando Peixeiro dos Santos e há muito, eu tento traçar a árvore genealógica da minha família. Segundo contam meus avós, eu descendo de Manuel Cardozo Peixeiro (não sei a região de onde ele veio) casado com Maria de Jesus. Ele veio ao Brasil no começo do século XX com seu filho, Antonio Peixeiro. No entanto, ele deixa o filho aqui e volta a Portugal, de onde ele nunca mais retorna. Você por acaso poderia me ajudar? Abs., Luiz
ReplyDirect link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
Caro Luis
. Para conseguir alguma informação terá que começar pelo registo de baptizo de seu pai. Cá em Portugal vem sempre o nome dos pais e dos avós. Quando souber dos seus avós , saberá dos bisavós e assim sucessivamente. Cá em Portugal os pedidos são feitos para os Arquivos Distritais . Tente os Distritos de Beja e Castelo Branco que é a origem de quase todos os Peixeiros. Basta indicar a freguesia do nascimento e uma data aproximada, assim como o nome dos pais. Cumprimentos. Manuel Peixeiro Espadilha.
Direct link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
Na primeira mensagem deste forum houve um lapso meu ou dos serviços da Geneall net, que alterou o sentido da mensagem. A minha dificuldade em saber a naturalidade dos meus 6ºs avós é porque no registo de casamento de José Pixeiro com Bárbara Guerreiro não constar a naturalidade de seus pais e não por não haver no AD Beja os livros de registo de baptizo.
Assim, a origem e a evolução do apelido Peixeiro em Albernoa, teve inicio em DOMINGOS DIAS e ISABEL PIXEIRO, que terão casado em Aljustrel, onde tiveram os seguintes filhos:
MARIA * 1.1.1701-Aljustrel, ( Desonheço a sua Descendência)
ANTÒNIO * 8.2.1707-Aljustrel. (Idem)
JOSÉ PIXEIRO * 27.9.1699-Aljustrel - casou no dia 9.1.1731 com BARBARA GUERREIRO, natural de Aljustrel e filha de Domingos Guerreiro e de Sebastiana Madeira, ambos naturais do extinto Concelho de Casével, hoje Castro Verde e que tiveram os seguintes filhos:
MARIA (PIXEIRO ?) * Aljustrel 13.11.1731.
ILDEFONSO PIXEIRO * Aljustrel- 14.12.1734, que terá casado em Albernoa com JOANA BATISTA, filha de Ildefonso Gomes, nat. de Quintos -Beja e de Catarina do Nascimento, natural de Albernoa e que tiveram os seguintes filhos:
ANTÓNIO PIXEIRO * ALBERNOA-BEJA 30.6.1776
JOSÉ GOMES * ALBERNOA-Beja- 25.3.1780
(Nota: Houve mais 4 filhos mas não foi possivel encontrar os registos do A.D.Beja)
Este ANTONIO PIXEIRO casou em Albernoa com com Silvestra de Jesus, nat. de Entradas-C.Verde, nasc. em27.11.1790, filha de Ignácio Martins, nat. de S. Marcos de Ataboeira e de Eleutéria de Jesus, natural de Ervidel e tiveram os seguintes filhos:
MANUEL (PIXEIRO ?) *Albernoa-Beja-1.7.1803
MARIA (PIXEIRO?) * Albernoa -Beja 30.31815
VITORIA (PIXEIRO?)* Albernoa-Beja 5.12.18l7
JOSE (PIXEIRO?) *Albernoa -Beja 21.12.1820
IGNACIO PIXEIRO *Albernoa-Beja 7.12.1828
O IGNACIO PIXEIRO (meu bisavô) casou em Albernoa com MARIA GESTRUDES, nat. de Entradas-C-VERDE, filha de António Mestre, nat. de Almodôvar e de Gestrudes Maria (CONCEIÇÃO) natural de Santa-Cruz Almodôvar, os quais tiveram os seguintes filhos:
JOAQUIM (PEIXEIRO?) * Albernoa Beja-12.9.1853
FELIZARDA PEIXEIRO *Albernoa-Beja 18.5.1855 (Casou com António Alturas)
ANTONIO* Albernoa-Beja- 11.1.l859 ( Terá fal. à nascença)
ANTONIO PEIXEIRO * Albernoa-Beja 21.3.1860 ( Fal. com mais de l00 anos. Pai de Vitória Peixeiro)
MARIA *Albernoa-Beja 6.6.1862
DANIEL (PEIXEIRO?) Albernoa-Beja 16.8.1864
FRANCISCO (PEIXEIRO?) * Albernoa-Beja 3.8.1866
BALTAZAR PEIXEIRO * Albernoa-Beja 29,8,1868
O BALTAZAR PEIXEIRO ( meu avô), casou em Albernoa no dia 14.10.1891, com JULIA MARIA COELHO, filha de José Rodrigues MAdeira e de Maria Vitoria Coelho, ambos nat. de Albernoa, onde tiveram os seguintes Filhos:
MARIA JULIA PEIXEIRO* Albernoa Beja
MANUEL PEIXEIRO* Albernoa BEja
FRANCISCA JULIA PEIXEIRO *Albernoa-Beja- 2.4.1902. Casou com José Joaquim Espadilha.
Nota. Os parentesis significa que não sabemos o apelido utilizado ao longo da vida.
O JOSE GOMES, filho de Ildefonso Pixeiro e de Joana Batista, acima referidos, não utilizou o apelido Peixeiro mas sim o Gomes de seu avô materno e casou com ESPERANÇA DE MORAIS, natural da Trindade, na Igreja de S. João Batista- Beja no dia 6.3.1801 e tiveram os seguintes filhos:
SILVERIO Trindade-Beja 23.10.1803 +1806
ANTÒNIO ESPERANÇA *Trindade-Beja 27.2.180 (4º avô de minha esposa)
MANUEL * Trindade Beja 31.1.1808 (Desconheço sua descendência)
MARIA DOS REMEDIOS * Trindade-Beja 23.1.1812 ( Desconheço seus descendentes)
JOAQUIM ANTONIO DA TRINDADE * Trindade-Beja 6.2.1814.
Direct link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
Caro Manuel Espadilha,
Antes de mais como está ?
Após ler a sua última mensagem deste tópico verifiquei que nas minhas investigações genealógicas sobre os " Cláudios " deparei-me com os Rodrigues Madeira através de um filho do meu ascendente.
*O BALTAZAR PEIXEIRO ( meu avô), casou em Albernoa no dia 14.10.1891, com JULIA MARIA COELHO, filha de José Rodrigues MAdeira e de Maria Vitoria Coelho, ambos nat. de Albernoa. - (conforme a sua mensagem)
José Maria Cláudio - filho de Manuel Maria Cláudio e de Victória Maria, neto materno de José Rodrigues Madeira e de Maria Victória. (esta Victória Maria seria portanto filha de José Rodrigues Madeira e Maria Victória)
Os meus cumprimentos
Paulo Rodrigues
Direct link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
Caro Paulo
Esta Vitória Maria era realmente filha de José Rodrigues Madeira e Vitória Maria e era conhecida como Vitória Raposo. Era irmã da minha avó Júlia Maria Coelho e era avó da Alaíde e da Clotilde que a sua avó deve conhecer. Eram 10 irmãos e num espaço curto faleceram seis , entre eles a minha avó, isto em 1904. Ficou Izidro Madeira, Manuel Madeira, Vitória Maria (Raposo) e a Encarnaçao Coelho. Este José Maria, talvez a sua avó não se lembre, era conhecido como José Maria Melão e foi morar para as Neves. Era marceneiro. Cumprimentos. Manuel Peixeiro Espadilha
Direct link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
Na última mensagem enganei-me quando afirmei que o nosso primo José Maria Claudio tinha ido para a aldeia das Neves. Foi viver para a Cabeça Gorda. o filho mais velho dele é que foi para as Neves. Manuel Espadilha
ReplyDirect link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
Caro Paulo Rodrigues
Só hoje ao reler as minhas mensagens verifiquei que me enganei no nome da minha bisavó, casadacom o meu bisavô José Rodrigues Madeira. Assim, o nome correcto é Maria Vitoria Coelho.
Não sei se já reparou que já estão as frequesias todas do Distrito de Beja digitalizadas na net. só que ainda só temos acesso à frequesia das Entradas e Concelho de Serpa. Segundo me informou o Arq. D. de Beja , só no princípio do próximo ano é que estará tudo em condições de ser consultados.
Cumprimentos. Manuel Espadillha
Direct link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
Com a digitalização dos Arquivos Distritais foi possível fazer uma pesquisa mais rigorosa da Família Peixeiro de Albernoa. Descendem de DOMINGOS DIAS e de ISABEL PEXEIRO que se radicaram em Aljustrel nos finais do século XV11.
Não foi possível encontrar o seu casamento , nem a sua origem, por falta de livros nos Concelhos e freguesias mais próximas e ainda por falta de filiação nos registos. Além daquele casal temos outros ascendentes desta época que podemos considerar a primeira geração, de quem descendem BÁRBARA GUERREIRO e JOANA BATISTA, que entram na família na 2ª e 3ª geração, respectivamente.
==== 1ª G E R A Ç Ã O
1º Ramo de Família
DOMINGOS GUERREIRO, natural de Casével -Castro Verde, filho de Manuel Guerreiro e de Bárbara Guerreiro, também nat. de Casével. Casou em Casével em 8.1.1699 com SEBASTIANA MIDEIRA, nat. de Casével e filha de Manuel Mendes e de Maria Mideira, nats. de Casével.Tiveram os seguintes filhos:
======== 1ª BÁRBARA GUERREIRO, nasc. em Casével aos 12.2.1700. Casou com José Pexeiro. Fal. em Aljustrel
aos 8.5.1737.
__________________________________________________________________________________________________________________
2º Ramo de Família
ANTÓNIO MARTINS, nat. de Alcaria Ruíva-Mértola. Casou em Quintos-Beja com MARIA do MONTE, nat. de Albernoa. Tiveram os seguintes filhos:
======= 1º- ILDEFONSO GOMES, nasc. em Quintos aos 3.2.1701 e faleceu em Albernoa aos 15-2-1182. Casou
em Albernoa, aos 4.9.1733, com CATARINA DO NASCIMENTO, filha de Amaro Guerreiro e de Maria
Pombeira, nat. de Albernoa.
======= 2º- ANTÓNIO, Nasc. em Albernoa aos 22.11.1702.
======= 3º- DIONÍSIO MARTINS, nasc. 7.9.1705. Casou c/Maria Mestra, nat. de Vaqueiros-Alcoutim. Tive
ram 10 filhos na freguesia da Trindade.
__________________________________________________________________________________________________________________
3º Ramo de Família
AMARO GUERREIRO, natural de Albernoa . Filho de MANUEL AMARO e de LEONOR MESTRA, nats de Albernoa. Casou em Albernoa aos 25.3.1699, com MARIA POMBEIRA, filha de Simão Ramos e de Maria Pombeira, naturais de Albernoa. Tiveram os seguintes filhos:
=======1º MARIA POMBEIRA, nsac em Albernoa aos 14.10.1700. Casou em Albernoa aos 29.5.1719 com Manuel
de Matos, nat. de Albernoa.
=======2º- LEONOR POMBEIRA, nasc. em Albernoa aos 12.3.1702. Fal. em Albernoa aos 9.11.1782
=======3º- JOSÉ, nasc em Albernoa aos 8.1.1705. Fal. em Albernoa aos 10.10.1707.
=======4ºCATARINA, nasc em Albernoa aos 7.8.1707. Fal. em Albernoa aos 14.8.1707.
=======5º- CATARINA do NASCIMENTO, nasc. em Albernoa aos 6.1.1709. Casou em Albernoa aos 4.9.1733 com
ILDEFONSO GOMES , nat. de Albernoa.
=======6º- ANTÓNIA, nasc em Albernoa aos 3.3.1711.
=======7º- DOMINGOS, nasc. em Albernoa aos 21.12.1711. Fal. em Albernoa aos 18.10.1712.
=======8ºJOSÉ, nasc. em Albernoa aos 7.2.1716. Fal em Albernoa aos 18.1.1717.
=======9º- TERESA, nasc. em Albernoa aos 144.1718. Fal. em Albernoa aos 8.12.1718
======10º- MIGUEL GUERREIRO, nasc. em Albernoa aos 12.11.1719. Fal em Albernoa aos 21.7.1737.
__________________________________________________________________________________________________________________
4 º Ramo de família
DOMINGOS DIAS, naturalidade desc. e ISABEL PEXEIRO, nat. de Ferreira do Alentejo, viviam em Aljustrel nos finais do Sec. XVII. (não foi possível encontrar o seu casamento em Aljustrel nem nas Paróquias vizinhas), onde tiveram os seguintes filhos:
=======1º- JÚLIA, nasc. em Aljustrel aos 1.12.1697
=======2º- JOSÉ PEXEIRO, nasc. em Aljustrel aos 29-9.1699. Casou em Aljustrel aos 29.1.1731 com BÁRBARA GUR
REIRO, nat. do extinto concelho de Casével, filha de Domingos Guerreiro e de Sebastiana Mideira, nats.
Casével.Enviovou em Aljustrel aos 8.5.1737. Casou em 2º Casamento , em Albernoa, com Maria Martins
aos 5.6.1740. Não houve filhos deste casamento. Do 1º Cas. houve 4 filhos.
=======3º- MARIA nasc. em Aljustrel aos 1.1.1702.
=======4º- ANTÓNIO PEXEIRO, nasc. em Aljustrel aos 8.2.1707. Casou em Aljustrel aos 7.3.1733 com Maria Coelho
, nat. de Santana da Serra -Ourique, filha de Domingos Vaz e de Maria de Jesus, nats. de Santana da
Serra. Enviovou em Aljustrel aos 27.8.1734. Casou em Albernoa, em 2º Cas. aos 13.2.1736 com CATA
RINA MESTRA, filha de José Soeiro e de Isabel Luisa, todos naturais da Trindade,Não houve filhos do 1º
cas.. Do 2º cas. Tiveram dois filhos .
=======1º-ANTÓNIO PEXEIRO,, nasc. em Albernoa aos 24.11.1737. Fal. em Albernoa aos 23.9.1738.
=======2º-JOSÉ PEXEIRo nasceu em Albernoa. Casou em Santa Vitória - Beja aos 30.8.1772 com Feliciana de Jesus
nat. de Aljustrel, filha de António Martins, nat. S. Bernabé-Almodôvar e Bárbara Mestra, nat. de
Santa Bárbara-C. Verde.
Nota: São destas quatro famílias que descende a família Peixeiro de Albernoa.
Verde.
Direct link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
2º G E R A Ç Â O da família PEIXEIRO
JOSÉ PIXEIRO, (2º filho de Domingos Dias e ISABEL PIXEIRO ) casou em Aljustrel com BÁRBARA GUERREIRO em 29.1.1731, tiveram os seguintes filhos :
===== 1º- MARIA, nasc. em Aljustrel aos 13.11.1731. Fal. em Aljustrel aos 21.5.1732.
===== 2º- MANUEL PIXEIRO, Fal em Aljustrel aos 18.2.1733.
===== 3º- ILDEFONSO PIXEIRO, Nasc. em Aljustrel aos 14.10.1734. Fal. em Albernoa aos 18.12.1799. Casou em
Albernoa aos 15.2.1756 com JOANA BATISTA, filha de Ildefonso Gomes e de Catarina do Nascimento. Neta
paterna de António Martins (Fialho) , nat. de Alcaria Ruíva e de Maria do Monte, nat. de Albernoa. Neta ma
terna de Amaro Guerrreiro e de Maria Pombeira. todos naturais de Albernoa. Deste casamento nasceram sete
filhos, mas só 6º e o 7º , na ordem de filiação, foram encontrados os seus baptismos. Os primeiros 5 fil
hos foram identificados pelos seus respectivos casamentos e pelos baptismos dos seus filhos e netos .
Dos sete filhos, só António utilizou o apelido Pixeiro, que deu continuidade ao apelido Pixeiro. Os outros f filhos utilizaram o apelido Gomes ,do avô materno . Os filhos foram os seguintes:
=========== 1º-JOAQUINA MARIA. Faleceu solteira em Albernoa aos 3.1.1820. Não teve descendência.
=========== 2º-LUÍSA MARIA, Nasc. em Albernoa. Faleceu em Albernoa em 1825. Casou com José Guerreiro, nat. nat de Ervidel. filho de António Guerreiro e de Luisa da Conceição. Tiveram 5 filhos
filho de António Guerreiro e de Luísa da Conceição, naturais de Ervidel. Tiveram 5 filhos. T
3º-JOAQUIM JOSÉ (PIXEIRO). Casou na Freguesia da Trindade aos 6.2.1791 com JOAQUINA
MARIA, nat. de S. João dos Caldeireiros-Mértola, filha de António José nat. também de S. João e de
Maria da Palma, nat. de Giões-Alcoutim. Tiveram os seguintes filhos:
========== ====1º - MARIA, nasc. na Trindade aos 3.2.1793.
2º - CUSTÓDIA MARIA, nasc. na Trindade aos 10.9.1794. Casou na Trindade aos 8.2.1814 com J João Manuel, filho de Jerónimo Bogado e de Maria Joaquina, nat. de Castro Verde.
3º - FRANCISCA ANTONIA, nasc. na Trindade aos 7.2.1796. Casou na Trindade aos 4.10.1813
José Rodrigues, filho de Miguel Rodrigues e de Marai Guerreiro, todos nats. da Trindade.
4º - MARCELINA, nasc. na Trindade aos 24.2.1798.
5º - JACINTA, nasc. na Trindade aos 2.4.1800.
========= 6º - FRANCISCO, nasc. na Trindade aos 1.11.1802. Fal. na Trindade aos 8.9.1803
7º - JOANA. NASC. na Trindade. Fal. na Trindade aos 6.3.1805.
4º-MANUEL GOMES, Nat. de Albernoa. Fal. em Albernoa aos 11.5.1806.Casou na Trindade com NARCISA JACINTA
, nat. da Trindade, filha de Romão Dias, nat. da Trindade e de Ana Jacinta, nat. da Salvada. Tiveram os seguintes filhos:
========= 1º - MARIA, nasc. na Trindade aos 26.12.1797. Fal. na Trindade aos 19.7.1798.
2º - JACINTO GOMES, nasc. na Trindade aos 5.5.1799. Casou na Trindade aos 12.1.1817 com MARIA GES
TRUDES, filha de António Guerreiro e de Gestrudes Teresa, nat. de Albernoa.
========= 3º - GESTRUDES, nasc. na Trindade aos 17.1.1802. Fal. na Trindade aos 20.12.1802.
4º - JOSÉ, nasc. na Trindade aos 9.1.1804. Fal. na Trindade aos 2.8.1804.
5º - GESTRUDES da CONCEIÇÃO, nasc. na Trindade aos 23.12.1805. Casou na Trindade aos 19.5.1824
com MANUEL ANTÓNIO, nat. da Trindade, filho de Noutel Rodrigues, nat. da Trindade e de Antónia do
Nascimento, nat. de Albernoa.
5º - ANTONIO PIXEIRO, nasc. em Albernoa.Faleceu em Albernoa em 1850. Foi o único filho de Ildefonso Pixeiro que utilizou este apelido . Casou em Albernoa aos 10.6.1810 com Silvestra de Jesus, natural de Entradas, filha de Ignácio Martins nat. de S. Marcos de Ataboeira e de Eleutéria de Jesus, nat. de Entradas. Tiveram 6 filhos, a que se fará referencia na geração seguinte.
6º - JOSÉ GOMES, nasc. em Albernoa aos 28.3.1770 e faleceu na Trindade aos 17.3.1819. Casou na Paróquia de S. João Batista-Beja aos 6.1.1801 com ESPERANÇA de MORAIS, nat. de Santiago-Beja, filha de Antónia Jacinta , nat. da Trindade e de pai incógnito. Tiveram 7 filhos e 50 netos.
7º - ANTÓNIA. nasc. em Albernoa aos 30.6.1776.
C O N T I N U A
Direct link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
2º G E R A Ç Â O da família PEIXEIRO
JOSÉ PIXEIRO, (2º filho de Domingos Dias e ISABEL PIXEIRO ) casou em Aljustrel com BÁRBARA GUERREIRO em 29.1.1731, tiveram os seguintes filhos :
===== 1º- MARIA, nasc. em Aljustrel aos 13.11.1731. Fal. em Aljustrel aos 21.5.1732.
===== 2º- MANUEL PIXEIRO, Fal em Aljustrel aos 18.2.1733.
===== 3º- ILDEFONSO PIXEIRO, Nasc. em Aljustrel aos 14.10.1734. Fal. em Albernoa aos 18.12.1799. Casou em
Albernoa aos 15.2.1756 com JOANA BATISTA, filha de Ildefonso Gomes e de Catarina do Nascimento. Neta
paterna de António Martins (Fialho) , nat. de Alcaria Ruíva e de Maria do Monte, nat. de Albernoa. Neta ma
terna de Amaro Guerrreiro e de Maria Pombeira. todos naturais de Albernoa. Deste casamento nasceram sete
filhos, mas só 6º e o 7º , na ordem de filiação, foram encontrados os seus baptismos. Os primeiros 5 fil
hos foram identificados pelos seus respectivos casamentos e pelos baptismos dos seus filhos e netos .
Dos sete filhos, só António utilizou o apelido Pixeiro, que deu continuidade ao apelido Pixeiro. Os outros f filhos utilizaram o apelido Gomes ,do avô materno . Os filhos foram os seguintes:
=========== 1º-JOAQUINA MARIA. Faleceu solteira em Albernoa aos 3.1.1820. Não teve descendência.
=========== 2º-LUÍSA MARIA, Nasc. em Albernoa. Faleceu em Albernoa em 1825. Casou com José Guerreiro, nat. nat de Ervidel. filho de António Guerreiro e de Luisa da Conceição. Tiveram 5 filhos
filho de António Guerreiro e de Luísa da Conceição, naturais de Ervidel. Tiveram 5 filhos. T
3º-JOAQUIM JOSÉ (PIXEIRO). Casou na Freguesia da Trindade aos 6.2.1791 com JOAQUINA
MARIA, nat. de S. João dos Caldeireiros-Mértola, filha de António José nat. também de S. João e de
Maria da Palma, nat. de Giões-Alcoutim. Tiveram os seguintes filhos:
========== ====1º - MARIA, nasc. na Trindade aos 3.2.1793.
2º - CUSTÓDIA MARIA, nasc. na Trindade aos 10.9.1794. Casou na Trindade aos 8.2.1814 com J João Manuel, filho de Jerónimo Bogado e de Maria Joaquina, nat. de Castro Verde.
3º - FRANCISCA ANTONIA, nasc. na Trindade aos 7.2.1796. Casou na Trindade aos 4.10.1813
José Rodrigues, filho de Miguel Rodrigues e de Marai Guerreiro, todos nats. da Trindade.
4º - MARCELINA, nasc. na Trindade aos 24.2.1798.
5º - JACINTA, nasc. na Trindade aos 2.4.1800.
========= 6º - FRANCISCO, nasc. na Trindade aos 1.11.1802. Fal. na Trindade aos 8.9.1803
7º - JOANA. NASC. na Trindade. Fal. na Trindade aos 6.3.1805.
4º-MANUEL GOMES, Nat. de Albernoa. Fal. em Albernoa aos 11.5.1806.Casou na Trindade com NARCISA JACINTA
, nat. da Trindade, filha de Romão Dias, nat. da Trindade e de Ana Jacinta, nat. da Salvada. Tiveram os seguintes filhos:
========= 1º - MARIA, nasc. na Trindade aos 26.12.1797. Fal. na Trindade aos 19.7.1798.
2º - JACINTO GOMES, nasc. na Trindade aos 5.5.1799. Casou na Trindade aos 12.1.1817 com MARIA GES
TRUDES, filha de António Guerreiro e de Gestrudes Teresa, nat. de Albernoa.
========= 3º - GESTRUDES, nasc. na Trindade aos 17.1.1802. Fal. na Trindade aos 20.12.1802.
4º - JOSÉ, nasc. na Trindade aos 9.1.1804. Fal. na Trindade aos 2.8.1804.
5º - GESTRUDES da CONCEIÇÃO, nasc. na Trindade aos 23.12.1805. Casou na Trindade aos 19.5.1824
com MANUEL ANTÓNIO, nat. da Trindade, filho de Noutel Rodrigues, nat. da Trindade e de Antónia do
Nascimento, nat. de Albernoa.
5º - ANTONIO PIXEIRO, nasc. em Albernoa.Faleceu em Albernoa em 1850. Foi o único filho de Ildefonso Pixeiro que utilizou este apelido . Casou em Albernoa aos 10.6.1810 com Silvestra de Jesus, natural de Entradas, filha de Ignácio Martins nat. de S. Marcos de Ataboeira e de Eleutéria de Jesus, nat. de Entradas. Tiveram 6 filhos, a que se fará referencia na geração seguinte.
6º - JOSÉ GOMES, nasc. em Albernoa aos 28.3.1770 e faleceu na Trindade aos 17.3.1819. Casou na Paróquia de S. João Batista-Beja aos 6.1.1801 com ESPERANÇA de MORAIS, nat. de Santiago-Beja, filha de Antónia Jacinta , nat. da Trindade e de pai incógnito. Tiveram 7 filhos e 50 netos.
7º - ANTÓNIA. nasc. em Albernoa aos 30.6.1776.
C O N T I N U A
Direct link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
A mensagem anterior, (de 2.4.2o12) está imcompleta e foi substituída pela de 16.4.2014 18.4.2014. A mensagem de 2.4.2012 aparece repetida, mas sei como foi possível.
ReplyDirect link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
3ª G E R A Ç ÂO
..... Das 3 filhas de ILDEFONSO PIXEIRO/PEIXEIRO e de JOANA BATISTA, só a Luisa Maria constituiu família. Casou c/ José Guerreiro, nat. de Ervidel e tiveram 5 filhos, dos quais só foi encontrado o falecimento do mais velho, ainda criança.
A Joaquina Maria, faleceu em 1820, solteira. A Antónia, que foi o 7º filho, não foi encontrado casamento nem o faleci
mento.
..... O JOAQUIM JOSÉ (PEIXEIRO), só no casamento duma filha utilizou o apelido Peixeiro. Casou com Joaquina Maria, nat. de S. João dos Caldeireiros-Mértola aos 8.2.1814, na Trindade e tiveram os seguintes filhos:
.......... MARIA, nasc. na Trindade aos 3.2.1793.
.......... CUSTÓDIA MARIA, nasc. na Trindade aos 10.9.1794. Casou na Trindade aos 8.2.1814 com João Manuel, filho
.......... de Jerónimo Bogado e de Maria Joaquina, naturais de Castro Verde.
.......... FRANCISCA ANTÓNIA, nasc. na Trindade aos 7.2.1796. Casou na Trindade aos 4.10.1813 com José Rodrigues e
.......... Maria Guerreiro, naturais de Trindade-Beja.
.......... MARCELINA, Nasc. na Trindade aos 24.2.1798.
.......... JACINTA, nasc-. na Trindade aos 2.4.1800.
.......... FRANCISCO, nasc. na Trindade aos 1.11.1802. Fal. aos 8.9.1803.
.......... JOANA, Só foi encontrado o falecimento , na Trindade, aos 6.3.1805.
.....MANUEL GOMES, nasc. em Albernoa. Faleceu na Trindade aos 11.5.1806. Casou com Narcisa Jacinta, filha de Romão Dias, nat. da Trindade e de Ana Jacinta, nat. da Salvada. Tiveram os seguintes filhos:
.......... MARIA, nasc. na Trindade aos 26.12.1797. Fal. na Trindade aos 19.7.1798.
.......... JACINTO GOMES, nasc. na Trindade aos 5.5.1799. Casou na Trindade aos 12.1.1817 com Maia Gestrudes, filha
.......... de António Guerreiro e de Gestrudes Teresa, naturais de Albernoa. Tiveram os seguintes filhos:
............... Jacinta da Conceição, nasc. na Trindade aos 15.12.1818. Casou na Trindade aos 30.1.1842 com António Ma
............... nuel, filho de António Martins e de Mariana Teresa, nat. da Trindade.
............... Manuel, nasc. em Albernoa aos 7.12.1821. Faleceu em criança.
............... José, nasc. em Albernoa aos 2.2.1823.
............... Manuel Jacinto Gomes , nasc. em Albernoa aos 13.1.1825. Casou com Teresa de Jesus, filha de António Mar
............... tins e de Mariana Martins. Tiveram os seguintes 4 filhos: Maria Teresa, que casou com Joaquim António
............... , nat. de Santa. C. do Louredo ; Ventura, nasc. 3.2.69, em Albernoa.; Augusto, nasc. em Albernoa aos
............... 15.1.1860 ; José, nasc. aos 11.1.1866. ; Joaquim Fontaínhas, nasc. em Albernoa em 5.10.1871.
............... N O T A : Este filho de Jacinto Gomes, viveu no Monte das Fontaínhas onde seria feitor ou rendeiro. Daí terá
............... originado o apelido Fontaínhas ?
............... António Jacinto, nasc. em Albernoa no ano de 1834. Casou em Albernoa aos 7.10.1859 com Maria José, fll.
............... de José António e de Joana Teresa, nats. de Albernoa. (Tiveram 2 filhos , Francisco e Encarnação). 2º casa
............... em Albernoa com Serafina da Conceição aos 19.10.1871, filha de António Mestre e de Albertina da Conceição
............... (Tiveram 4 filhos: Isidro, em 1875, Maria em 1877, José em 1879 e outro José 1m 1
.......... GESTRUDES, nasc. na Trindade aos 17.1.1802 e faleceu na Trindade aos 20.12.1802.
.......... JOSÉ, nasc. na Trindade aos 9.1.1804 onde fal. aos 2.8.1804.
.......... GESTRUDES DA CONCEIÇÃO, nasc. na trindade aos 23.12.1805. Casou na Trindade aos 19.5.1824 com Manu
.......... el António, filho de Noutel Rodrigues, nat. da Trindade e Antónia do Nascimento, nat. de Albernoa. Tiveram 7 fil
.......... hos.
..... ANTÓNIO PIXEIRO/PEIXEIRO, nasc. em Albernoa em data desconhecida, por extravio dos livros. Casou em Albernoa aos 10.6.1810 com SILVESTRA de JESUS, nasc. aos 28.11.1790 na vila de Entradas, filha de Ignácio Martins , nat. de S. Marcos de Ataboeira e de Eleutéria de Jesus, natural da vila de Entradas. Neta paterna de João Martins e de Apolónia Rita, naturais de S. Marcos de Ataboeira-Castro Verde. Tiveram os seguintes filhos:
.......... 1º MANUEL PEIXEIRO, nasc. em Albernoa aos 1.7.1813. Faleceu em Albernoa aos 12.1.1879. Casou em Albernoa
.......... aos 22.1.1834 com MARIA JOSEFA, filha de João Filipe e de Josefa Teresa, naturais de Ervidel-Aljustrel. Tive
.......... ram três filhos: João falecido em Albernoa aos 31.6.1838 e José, falecido na mesma localidade aos 13.11.
.......... 1857 e Maria Augusta que casou em Albernoa aos 2.5.1854, filha de José Maria e de Maria Mestra, naturais
.......... da Trindade-Beja.Este casal tiveram os seguintes filhos:
............... 1º TERESA,nasc. em Albernoa aos 17.3.1861. Terá fal em criança.
............... 2º TERESA, nasc. em Albernoa aos 18.6.1863.
............... 3º GESTRUDES AUGUSTA, nasc. em Albernoa aos 8.11.1866. Fal. em Albernoa aos 30.11.1955. Casou em Al
............... Januário José, nat. de Albernoa, filho de Caetano José e de Constança Maria, nat. de Albernoa.
............... 4º ANTÓNIO LOURENÇO, nasc. em Albernoa aos 6.9.1869 e fal. também em Albernoa aos 23.3.1954. Casou
............... com Antónia dos Remédios, em Albernoa, aos 2.9.1891, filha de Domingos António e de Bárbara dos Re
............... médios.
............... 5º MARIA JOSEFA, nasc. em Albernoa aos14.7.1872. Casou em Albernoa aos 7.11.1894 com Caetano José
............... Patrocínio, filho de Caetano José e Constança Maria, nats. de Albernoa.
................ VITÓRIA, nasc. aos 22.11.1874.
..........Manuel Peixeiro enviuvou e voltou a casar desta vez com Candida Maria, nat. de Aljustrel, filha de pais incógnitos.
..........Deste casamento tiveram os seguintes filhos:
............... 1º JOSÉ PEIXEIRO, nasc em Albernoa em 1845. Casou com Maria Teresa, filha de André Raposo e de Teresa
............... da Conceição, naturais de Albernoa. Tiveram 5 filhos.
............... 2º MARIANO PEIXEIRO, nasc. em Albernoa aos em 1855. Casou com Mariana Vitória de quem enviuvou em
............... 3.10.1883. Voltou a casar em Albernoa aos 26.3.884 com Maria dos Prazeres, filha de Manuel dos Santos
............... e de Francisca Antónia, nats. de Albernoa. Tiveram 4 filhos: Manuel Peixeiro casou c/ Alice das Dores; Ma
............... riana ; Francisca casou c/António Porfírio ; António Peixeiro (O ti" Santarém) que casou c/ Olívia Teresa
............... Pratas e Mariano, que fal. em criança.,
............... AUGUSTO, nasc. em Albernoa onde faleceu em criança aos 25.4.1856
............... FELIZARDA CANDIDA, nasc. em Albernoa em 1858. Casou aos 23.4.1890 com João David, viuvo Maria An
............... tónia, nat. da Salvada.
............... MANUEL PEIXEIRO, nasc. em Albernoa aos 5.11.1862. Casou aos 11.3.1886 com Joana das Dores, nat. de
............... S. Manços, filha de Joaquim Pratas e Maria Antónia. Tiveram : Maria Cândida que casou com Manuel Ve
............... nâncio Soares, filho de Venâncio Soares , nat. de C. Verde e de Maria Guerreiro. ; Joaquim Peixeiro que
............... nasc. em Albernoa aos 3.3.1889 e fal em 15.9.1958. Casou com Carma de Assunção, filha de António
............... Baltazar, nat. de S.Marcos de Ataboeira e de Maria Teresa, nat. de Albernoa. ;Cândida Maria das Dores
............... que nasc. em Albernoa aos 8.12.1891. Casou com Joaquim Maria Ribeiro , nat de Carrazêda de Ancães.
............... Deodato, nasc. aos 1.4.1894. Fal. aos 24.7.1897.
............... Enviuvou de Joana das Dores , em Albernoa aos 11.9.1895. Casou com Mariana Catarina , em
............... Albernoa aos 4.10.1899, filha de Joaquim do Rosário e de Maria Cecília. Tiveram vários filhos entre eles
............... Carolina Moura (ou Peixeiro ?) que casou com Silvério António em 14.11.1928 e João Moura (Peixeiro)
............... nasc. em Albernoa em 13.11.1910. Casoucom Vitória Francisca Lopes. NOTA: Mariana Catarina também
............... conhecida por Mariana Colica.
.......... 2º MARIA SILVESTRA, nasc. em Albernoa aos30.3.1815. Fal. 18.10.1854 em Albernoa. Casou em Albernoa aos
.......... 31.8.1838 com João José Beja. filho de João José e de Brásia Joaquina, nats. de Beja. Tiveram 2 filhos. Vi
.......... tória Maria Beja, em Albernoa no ano de 1846 e Inácio Maria no mesmo ano. (seriam gêmeos ?). Vitória Ma
.......... ria casou com José Luís, filho de António George e de Antónia Maria.
.......... Inácio Maria casou com Maria do Nascimento, filha de Manuel António e Vitória Francisca, nat. de Santa Vitó
.......... ria.
...........3º-VITÓRIA PEIXEIRO, nasc. em Albernoa aos 5.12.1817 e fa. em 28.1.1822.
...........4º- JOSÉ PEIXEIRO, nasc. em Albernoa aos 21.12.1820 e fal. em Albernoa aos 8.2.1895. Casou com Gestru
............ des da Conceição em Albernoa, filha de Romão José e de Thomázia Joaquina, nats. de Albernoa.Tive
............ ram os seguintes filhos:
.................... 1º ANTÓNIO PEIXEIRO, nasc. em Albernoa aos 17.1.1842 e fal. aos 9.2.1861.
.................... 2º ANDRÉ, fal em Albernoa aos 9.10.1844.
............... .... 3º MARIA, fal. em Albernoa aos 15.8.1846.
............... .... 4º MARIA, fal. em Albernoa aos 12.10.1848.
.................... 5º MARIA GESTRUDES, nasc. em Albernoa no ano de 1849. Casou com António Martinho, em Albernoa .
18.9.1865. Ele filho de Francisco Martinho e Narcisa da Silva, nats. da Salvada. Tiveram 9 filho
............... .. N O T A. Descendem deste casal,, Gestrudes Martinho, António Estevão, etc.
.................... 6º FELIZARDA, nasc. em Alberna aos 3.2.1852.
................ ... 7º JOAQUIM PEIXEIRO (SÉRIO), nasc. em Albernoa aos 16.1.1853. Casou com Palmira da Conceição filha de
................. António de Brito, nat. de Alcaria Ruiva e de Bárbara Antónia. Enviuvou aos 9.11.1890. Tiveram 4 filhos
................ mas só terão sido baptizados três.( Um terá fal. em criança.) 1º António Joaquim Peixeiro, nasc aos 4.8
................ 1881 e fal em 28.9.1953.- 2º Gestudes da Conceição, nasc. aos 8.2.1884. Casou com Hilário Manuel filho
................ de Manuel Hilário e de Maria Augusta. - 3º José Joaquim Peixeiro, nasc. aos 15.3.1888 e fal. aos 9.8.
................ 1945. Teve 2º casamento aos 12.7.1893 com Francisca Guerreiro (ou Maria), nat de Entradas, viúva de
................ Joaquim António. Tiveram 3 filhos. 1ºAntónio , nasc. em Albernoa aos 4.8.1895 e faleceu em Santa Vi
................ tória aos 18.11.1968. - 2º Maria, nasc. em Albernoa aos 3.3.1901 e fal. em Beja aos 15.6.1991. Casou
................ com Alberto Silva. 3º- Joaquim Peixeiro, nasc. em Albernoa aos 25.12.1904 e fal. em Aljustrel aos 4.8
................ 1944.
..................8º-FELIZARDA GESTRUDES, nasc. em Albernoa aos 16.1.1853. Casou com António Maria, nat. da Salvada, a
................... 22.2.1878. Era filho de José Lampreia e de Maria Luisa, nats. da Salvada. Tiveram 7 filhos.
...... 5º filho de Ant. Peixeiro e Silvestra de Jesus: ANTÓNIO PEIXEIRO, nasc. em Albernoa aos 27.4.1825 e fal em .
...... 14.10.1825.
...... 6º- IGNÁCIO PEIXEIRO,nasc. em Albernoa aos 7.12.1828. Casou c/ Maria Gestrudes, nat. de Entradas.
..... .
..........
Direct link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
Aditamento à mensagem de 2.5.2014.
Manuel Peixeiro, nascido em 1.7.1813, casou com Maria Josefa e tiveram 3 filhos. Dois faleceram em cianças e Au
gusta Maria, casou com Manuel Lourenço, natural da Trindade.
Direct link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
Caro confrade (ou Primo???)
Eu sou Peixeiro dos da Covilhã e sempre ouvi dizer a meu Pai que os Peixeiros eram todos da mesma família .Por acaso sabe se algum dos seus veio para aqui, ou terá sido algum daqui (ou de outro lado) que terá ido para aí 1 filho e outro filho para aqui ?
Os 1ºs que conheço da minha família , são nascidos aqui mais ou menos em 1744 e são JOSÉ DA CRUZ HOSPITALEIRO casado com ANA FRANCISCA tiveram 2 filhos 1 José nascido em 19//1/1785 e 1 JOÃO PAULO PEIXEIRO que nasceu em 30/8/1800 e que casou em 29/5/1893 com MARIA DELFINA que são os meus 4º Avós
Estes nomes dizem-lhe algo? É que não sendo um nome corrente , deve ser certo que somos da mesma família !
Cumprimentos
M.Campos Peixeiro
Direct link:
RE: Família Peixeiro em Albernoa
Caro confrade
Como o meu Distrito está quase todo digitalizado tenho tido possibilidade de pesquisar e verifico que o apelido Pixeiro/Pexeiro/Peixeiro são a mesma família. São muito antigos e, de Vila Nova de Milfontes até Mértola, encontramos Peixeiros. A maior incidência é na zona do chamado Campo Branco (Concelhos de Aljustel, Castro Verde e Almodôvar). Eram normalmente grandes proprietários e rendeiros mas, talvez por o apelido ser pouco pomposo, o apelido foi desaparecendo. ´Também se diz que eram judeus e com inclinação para o comércio, é possível que tenham ido para o centro onde havia mais fábricas. Em Casével, Messejana, Panoias , Ferreira do Alentejo e Aljustrel havia mais Peixeiros no século dezasseis do que há hoje. O meu 5º avô José Pixeiro ( nasc. em Aljustrel em 1699) veio para Albernoa e aqui criou uma grande família de Peixeiros. Dos nomes que fala na mensagem, só o Cruz é que aparece em Aljustrel.
Direct link:
Família Peixeiro em Albernoa
Continuação da 3ª Geração da família Peixeiro em Alberno
O 6º filho de Ildefonso Pixeiro/Peixeiro e de Joana Batista, não utilizou o apelido Pixeiro mas sim o Gomes do avô Ildefonso Gomes. Nasceu em 28.3.1770 na freguesia de Albernoa e faleceu na Trindade aos 17.3.1819. Casou em 6.1.1801 na igreja de S. João-Beja com Esperança de Morais, nascida em Sam Tiago-Beja em 1785, filha de Antónia Jacinta, viúva, e de pai incógnito. Tiveram deste casamento os 7 filhos abaixo indicados:
.......1º - MATILDE DA ROSA, nascida na Trindade aos 14.7.1801. Casou na Trindade c/ Francisco Rodri
.......gues (Martins), filho de Manuel Rodrigues, nat. de Salvador-Beja e de Ana Maria nat. de Santa Cruz-Al
.......modôvar. Tiveram três filhos. Joaquim que nasceu aos 30.101826 e fal. aos 6.10.1830. Patrocínia de
.......Jesus que nasceu aos 25.12.1823 na Trindade. Casou com André Cavaco, filho de pais incógnitos,
.......na Igreja de Santiago-Beja. O outro filho não consta nos livros mas terá existido porque o Joaquim é o
.......3º filho.
.......2º - SILVÉRIO, nasceu na Trindade aos 23.10.1803 fal. aos 3.7.1806 na fregusia da Trindade (Herdade
.......da Marzalona)
.......3º - ANTÓNIO ESPERANÇA, nasceu na Trindade aos 27.2.1806 e fal. na Trindade aos 20.1.1867. Ca
......sou na Trindade aos 23.8.1829 com Maria Teresa, filha de Manuel Mestre e de Mariana Teresa, naturais
......da Trindade. Tiveram os seguintes filhos: -- CLAUDINA, nasceu na Trindade aos 18.7.1830 e fal. aos 18.
.......9.1831. -- ANGELINA TERESA, nasceu na Trindade aos 8.12.1833 e fal. aos 1.12.1859. Tinha casado
.......em 31.8.1859 com João Gonçalves, filho José Agostinho e de Joaquina Maria, naturais da Trindade. Ti
.......veram um filho (António) no dia 6.12.1859 que fal. aos 15.3.1862, na Trindade. -- ALBERTINA TERESA
.......que nasceu na Trindade aos 3.8.1843. Casou na Trindade aos 6.1.1873 com José Raposo, filho de Antó
.......nio Raposo nat. da Trindade e de Maria Thomásia nat. de Albernoa. Tiveram os seguintes filhos : - Ma
.......ria, que fal. aos 30.10.1873;;;;;; -António Raposo, nascido em 19.11.1876 e falecido em Albernoa aos
.......29.7.1952. Casou com Francisca Maria ( a tia Chica Canelas) aos 27.9.1902.;;;; ~Mariana Teresa (a tia
.......Mariana Albertina) que nasceu em Albernoa aos .12.1880. Casou com António Franco ( o tio Cascalhei
.......ro) filho de José da Rosa , nat. de Albernoa e de Maria Paula Cascalheira, nat. de S. Marcos de Ataboei
.......ra-C. Verde. Albertina Teresa casou 2º vez ,com António Paulo, viúvo que era de Francisca das Dores
.......MARIANA, nasceu na Trindade aos 11.1.1837 e faleceu aos 9.1.1841, na mesma localidade.
.......JUSTO, nasceu na Trindade aos 17.11.1839 onde faleceu aos 20.2.1842
.......JOÃO, Nasceu na Trindade aos 5.6.1844
.......MARIANA TERESA, nasceu na Trindade aos 24.9.1846. Foi mãe solteira de Manuel, que nasceu na
.......Trindade aos 17.12.1882 e que faleceu na Trindade aos 4.10.1965. Casou na Trindade aos 12.12.1894
.......com António Martins.
.......SEBASTIÃO, nasceu na Trindade aos 18.8.1849, onde faleceu em 6.8.1850.
.......FRANCISCA TERESA, nasceu na Trindade aos 21.4.1852. Casou na rindade aos 24.12.1875 com A
.......mândio Gomes, filho José Francisco Frade e de Joana Maria, naturais de S. João-Beja Tiveram os se
.......guintes filhos : MANUEL AMÂNDIO, nasceu na Trindade aos 5.3.1876 e faleceu em S. Sebastião-Setu
.......bal em 25.12.1941 e era casado com Francelina de Jesus, filha de pai incógnito e de Catarina Maria.
.......Este casal tveram uma filha, Carmem, que nasceu em S. Sebastião-Setubal em 11.5.1899 e faleceu em
.......Genebra-Suiça aos 99 anos de idade (28.5.1998). ;;; - MARIANA FRANCICA GOMES, nasceu na Trinda
.......de aos 9.12.1877 e faleceu em Setubal aos 15.4.1973. Casou aos 14.8.1898, em Setubal, com Corino
.......dos Santos, filho de pais incógnitos. ;;; - LUIS, nasceu na Trindade aos11.8.1880. ;;;; ALFREDO, nasceu
.......aos 3.9.1882.
.......4 º-MANUEL ESPERANÇA, nasceu na Trindade aos 21-1-1808 faleceu na herdade da Lobata, Freg. da
.......Trindade no dia 24.2.1845. Casou na Trindade aos 6.2.1834 com Joaquina Maria, filha de Silvestre Gon
.......çalves, nat. da Trindade e Bárbara Mestra de S. Marcos de Ataboeira. Tiveram quatro filhos. ;;;- CRISTI
::::::::NA TERESA, nasceu na Trindade aos 19.7.1935. casou na Trindade aos 20.7.1859 com Manuel Gregó
.......rio, nat. da Trindade, filho de Gregório dos Santos e de Luisa da Conceição. Tiveram 7 filhos. ;;;- MARIA
.......Nasceu na Trindade aos 8.7.1860 onde faleceu aos 20.11.1861. ;;; - JOÃO GREGÓRIO nasceu na Trin
.......dade aos 25.12.1862. Casou com Maria Vitória, filha de Francisco Lourenço e de Violante Maria. Tive
.......ram três filhos. . ;;; - JOSÉ, nasceu na Trindade aos 7.5.1865. ;;; - GREGÓRIO dos SANTOS, nasceu
.......na Trindade aos 3.1.1867. Casou com Felicidade Rosa, filha de Maria Rosa e de João Martins, nat. da
.......Trindade. ;;;; - ANTONIO MANUEL, nasceu em Trindade aos 24.10.1869. Casou com Maria JÚlia, filha
.......de Manuel Romão e Mariana Bárbara, naturais da Trindade. ;; - JOSÉ MANUEL. nasceu na Trindade
......aos 27.9.1871 e faleceu na Trindade aos 12.2.1941. Casou com Hermínia Júlia, filha de António Conduto
.......e de Maria Ana. ;;; ANTÓNIO, nasceu na Trindade aos 8.2.1874. ;;; - JOAQUIM MANUEL, nasceu na
.......Trindade aos 16.1.1876. Casou com Maria Bárbara, filha de António Mateus e Rosalina Maria.
.......CUSTÓDIA do SACRAMENTO, nasceu na Trindade aos 4.3.1838. Casou com Torcato Figueira, na Trin
.......dade aos 20.7.1859 . Tiveram : MARIANA, nasc na Trindade aos 1860, onde faleceu aos 28.3.1863. ;;;-
.......JOSÉ MANUEL TORCATO, nasceu na Trindade aos 25.12.1862. Casou com Constança Conceição,fil
.......ha de Manuel António e de Maria Josefa, naturais da Trindade.. ;;; - ANTÓNIO, nasceu na Trindade aos
.......10.12.1865. ;;; - MARIA, nasceu na Trindade aos 7.3.1869. ;;; - ANTÒNIA, nasceu na Trindade aos 14.7
........1872. Faleceu aos 1874.. ;;; FRANCISCO TORCATO,nasceu na Trindade aos 4.4.1875. Casou na Trin
.......dade aos 12.7.1903 com Maria da Silva filha de Manuel da Costa e de Mariana da Silva. ;;; -MANUEL,
.......nasceu na Trindade aos 30.10.1878. ;;; - DOMINGAS, nasceu na Trindade aos 7.11.1883.
.......JOSÉ MANUEL, nasceu na Trindade aos 7.3.1841 faleceu aos 16.11.1869.
.......MARIA JOAQUINA, nasceu aos aos 20.1.1844. Foi mãe de JOSÉ, nascido aos 20.11.1884.
......5 º MARIA DOS REMÉDIOS,nasceu na Trindade aos 21.3.1812. Casou na Trindade no dia 1.4.1833 c/
.......Manuel Vaz, natural da Trindade, filho de Jerónimo Vaz e de Francisca Teresa, naturais da vila de Entra
.......das. Tiveram doze (13) filhos. ;;; 1º- MANUL VAZ, nasceu na Trindade . Casou com Rosária da Conceição
.......em 23.5.1861, na freg. da Trindade, filha de José Sebastião e de Gertrudes Maria. Tiveram : BÁRBARA
.......GERTRUDES, nasceu aos 3.2.1867, na Trindade, onde faleceu aos 20.6.1955. Casou c/Anacleto Afon
.......so, filho de Manuel Afonso de Albernoa e de Rosalina Teresa, nat. de Santa Clara do Louredo. ;;; - JOSÉ
.......nasceu na Trindade aos 27.2.1870.. ;;; - AUGUSTA BÁRBARA, nasceu na Trindade aos 31.10.1875. Ca
.......sou na Trindade aos 24.10.1900 com Joaquim Manuel Fernandes, filho de Manuel Fernandes e de Isa
.......bel Fernandes, nat. da Trindade. ;;; - MANUEL VAZ JUNIOR, nasceu na Trindade aos 29.3.1880. Casou
.......com Francisca Augusta, filha de Jerónimo António e de Bárbara Maria, naturais da Trindade.;;; 2º BÀR
.......BARA GERTRUDES DO SACRAMENTO, nasceu na Trindade em 7.1.1835. Casou com José Matias na
.......Trindade em 3.8.1859, filho de Matias Varela e de Luzia Genoveva.Tiveram 6 filhos. Manuel, 25.11.1860;
.......Claudino, 1.5.1864.;Francisco, 1.4.1866; Maria, 16.3.1868;Manuel, 6.3.1871 e Augusta 6.3.1871. Todos
.......naturais da Trindade. ;;; - 3º MARIANA, nasceu na Trindade aos 7.4.1836. ;;;4ªMATILDE DA ROSA, nas
.......ceu na Trindade aos 25.9.1838. Casou com Joaquim José dos Santos, filho de José Maria dos Santos
.......e Mariana Vitória, naturais de Santa Maria- Beja no dia 4.9.1869. Tiveram: Teresa d Jesus, nasc. na Trin
.......dade aos 1.1.1871 e fal. no dia 31.3.1878.; Amélia, nascida na Trindade aos 8.1.1873 e falecida aos 26
.......8.1873. ; -Adriano José dos Santos, nasc. na Trindade aos 8.12.1874. Casou com Maria Patrocínia aos
.......16.9.1896, filha de Joaquim da Conceição e de Patrocínia Maria. ;;; 5 ª Teresa, nasc. na Trindade aos
....... 24.5.1840 e falecida em 5.11.1840. ;;; 6º JOSÉ MANUEL nasceu aos 16.1.1842, na Trindade. Casou
.......com Bárbara Joaquina, filha de Manuel Pedro e de Ana Maria, naturais da Vidigueira, em 1.5.1874.
....... ;;; 7º DAMIANA, nasceu na Trindade aos 6.3.1844 e faleceu no dia 29.6.1844.;;; - 8º ANTÒNIO. nasceu
.......na Trindade aos 6.3.1844 e faleceu aos 23.6.1848. ;;;- 9º FRANCISCA TERESA, nasceu na Trindade a
.......os 5.7.1846. Casou na Trindade aos 20.2.1876 com Clemente José, nat. da Trindade, filho de Joaquim
.......Vaz e Ignácia Maria. Tiveram : Gertudes nasceu na Trindade aos 30.6.1878.; Maria, nasceu na Trindade
.......aos 16.12.1880 e faleceu em 22.8.1900. ; Amália Francisca, nasceu na Trindade aos 4.2.1884 e faleceu
.......aos 30.10.1961. Casou com Francisco Mateus da Costa aos 4.2.1907, filho de Álvaro Mestre e de Maria
.......Luisa.;;;-10 ª JOAQUINA MARIA, nasceu na trindade aos 21.1.1850. Casou n a Trindade
.......com Manuel Dias, filho de Domingos Dias e de Maria Terra, todos naturais de Santa Clara
.......do Louredo. Casamento celebrado na Trindade aos 18.5.1 ; 1878.. Tiveram cinco filhos. ;;; -
.......11º -LEOCÁDIO, nasceu aos 21.1.1850 e faleceu aos 28 anos na Trindade aos 19.4.1877. . ;;; 12º- AN
.......TÓNIO nascido na Trindade aos 2012.1852. ;;; 13º FRANCISCO MANUEL, nasceu aos 26.3.1856 na
.......Trindade. Casou com Mariana Teresa aos 8.10.1884, na trindade, filha de José Joaquim e de Teresa
.......de Jesus. Tiveram 2 filhos : Teresa aos 22.8.1886, na Trindade e Vitória aos 29.4.1888.
.......6º ´- JOAQUIM ANTONIO DA TRINDADE, nasceu aos 6.2.1814 na Freguesia da Trindade. Casou aos
.......27 anos com Maria José Mestre, de 13 anos de idade, filha de Manuel Mestre ( Feitor ou ´rendeiro da
.......Mingorra ?) e de Prudenciana Joaquina, natural de Alcaria Ruiva. Na juventude, utilizou o nome de Joa
.......quim Esperança, como os irmãos , mas depois passou a Joaquim A. da Trindade, apelido que ainda ho
.......je é utilizado pelos seus descendentes. O casamento foi celebrado na Igreja de S João Batista-Beja no
.......dia 30.3.1827. Tiveram oa seguintes filhos : MARIA EMÍLIA AUGUSTA TRINDADE, nasc. em S. Joao-
.......Beja aos 29.1.1842. Faleceu em Beja aos 23.2.1892.. Casou com Caetano José Ferreira, filho de José
.......Maria Fereira e Domingas Almida Ferreira. naturais de Lisboa. Tiveram dois filhos: Mariana e Emilia.
....... ;;;; - ANTÒNIO JOAQUIM DA TRINDADE, , nasceu em Beja no dia 18.1.1844. Casou com Maria Eugé
.......nia da Conceição da Silva, filha de João António da Silva, nat. de Vila Verde-Gondomar e de Rita Líbia
.......da Silva, nat. de Santiago do Cacém. Tiveram dois filhos . 1º- José Maria Eugénio da Silva Trindade,
....... nascido aos 16.3.1873. Casou com Joana Rosa Aires Gomes. ;;; - 2º Amélia de Jesus Maria José da
.......Silva.Nasceu aos 13.6.1881. Casou com Joaquim Augusto da Silva Braga. ;;; - JOAQUIM ANTÓNIO DA
.......TRINDADE JUNIOR, nasceu em Beja-S. João Batista aos 16.11.1845. Faleceu, solteiro, aos 16.12.1887
.......em Beja, S. João Batista. ;;; - ADRIANO ANTÓNIO DA TRINDADE, nasceu em Beja, S. João Batista
...... aos 25.2.1854. Faleceu (solteiro) em Beja, S. João Batista aos 27.3.1885. ;;; - CAETANO, Nasceu em
.......Beja, S. João Batista aos 26.8.1861.
.......7ª-ANGELINA ANTÓNIA,nasceu na Trindade aos 14.4.1817. Faleceu na Trindade os 19.10.1891.Ca
.......sou naTrindade aos 11.1.1837 com António Mestre, filho de Manuel Mestre e Custódia Maria naturais
.......da Trindade. tiveram os seguintes filhos: ;;; - MARIA ANGELINA, nasceu na Trindad aos 1.11.1837. Fa
.......leceu aos 11.6.1905 no Monte das Courelas. ;;;- JOSE ANTONIO, nasceu na Trindade aos 31.3.1839
.......Casou com Ana Maria, natural de Santa Cruz-Almodôvar, filho deManuel ´António e de Angelina Rosa.
.......CUSTÓDIA, Nasceu na Trindade aos 31.5.1841. ;;;;;; - JOÃO MESTRE, nasceu na Trindade aos 6.6
.......1844. Faleceu na Trindade aos 16.3.1911. Casou com Angelina Maria aos 23.5.1906. ;;;;- FRANCISCO
.......Nasceu na Trindade aos 22.11.1851 e fal.nodia seguinte. ;;; - MANUEL, nasceu na Trindade aos 9.6.
......1856 e faleceu aos 138.1877.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 24 nov 2024, 03:40