Localizar origem da família Gondim

This topic is classified in rooms: Famílias

Localizar origem da família Gondim

#302030 | 230752.mama | 06 apr 2012 21:50

Boa tarde Jorge Gondim e todos os interessados nesta pesquisa,

Meu Avô, José Gondim de Melo, faleceu quando eu era criança e minha Mãe, não sabe exatamente explicar a descendencia dos gondin's da nossa região. Mas pelo que estou obsevando nas mensagens deste forum, percebo que somos todos da mesma origem. Suponho que o meu Tataravô, tenha migrado do Nordeste para Goiás, fixando morada em Corumbaiba, Sul deste estado. Nossa família lá, é bem numerosa. Gostaria muito de formar nossa ávore geneologica, com documentos e relatos que possam serem coodificados e distribuidos para qualquer interessado da familia. Estou iniciando o meu trabalho de pesquisa agora e peço aos amigos e parentes deste forum que contribuam com dados e documentos.

Abraços a todos

Saudações familiares,

Euripedes Francisco da Silva

Reply

Direct link:

RE: Localizar origem da família Gondim /// Silva

#302041 | HRC1947 | 06 apr 2012 22:54 | In reply to: #302030

Caro Confrade;

... Então somos todos da mesma origem?.... Onde houver Familia Silva, está encontrado o mistério?..
Deverá primeiro preparar-se convenientemente, mas devo alertá-lo que pelos elementos que dá, vai
ser muito difícil .
Muita gente; nunca ligou aos " coroas ", agora que a coisa dá..., o " pessoal " desta margem que
procure, para muitos virem fazer compras à Europa !!

http://www.geneall.net/P/forum.php?search=%3A+230752.mama+&tema=0&pesq_por=uid

Cumprimentos
Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Localizar origem da família Gondim /// Silva

#302064 | 230752.mama | 07 apr 2012 00:53 | In reply to: #302041

Olá Ana Simões!

Ainda estou pesquisando o assunto, mas no meu entendimento, se o SILVA tiver a origem direta dos descendentes de Portugal, pertencem a mesma familia. Caso não tenha a ligação direta, é necessário verificar, porque muitos pais acrescentaram o SILVA no nome dos filhos, não por origem de descendencia, mas por simpatia ao sobrenome.

Saudações familiares,

Feliz ´Páscoa!


Euripedes Francisco da Silva

Reply

Direct link:

Localizar origem da família Gondim

#432283 | gondim911 | 26 mar 2021 14:28 | In reply to: #302030

Bom dia!
Sou Fernando José Gondim Peixoto de Araguari.
Sou neto de Misael Ferreira Gondim e bisneto de Antônio Gondim.
Meu bisavô era Conhecido por Antônio MISTROCA.
Tens conhecimento de meus parentes, todos descendentes e conhecidos como MISTROCAS de Corumbaíba, GO?
O que o seu avô, José Gondim, era de Antônio Gondim, o meu BIS?
Tenho um livro que descreve a origem Viking Portuguesa dos GONDIM?
Desde a Última Thule, de Arlindo Gondim.
Meu contato gondim911@gmail.com

Reply

Direct link:

Localizar origem da família Gondim

#449798 | Andreluiz | 02 set 2023 08:28 | In reply to: #302030

Bom dia! Na minha árvore genealógica que está no site da Family Search, tenho muitos antepassados com Nomes Gondim Oliveira. Ex. Bisavó: Isabel Gondim de Oliveira, Trisavó: Maria Gondim de Oliveira, Antônio Gondim de Oliveira. Sou do Estado do Rio Grande do Norte, Cidade de Natal. Tenho também, meu exame de DNA feito na Genera, e provavelmente minha ascendência judaica vai até Branca Dias. Whatsap: (84) 99894-3820

família Gondim - subsídios históricos


O pesquisador que pretende escrever a história das famílias pioneiras no processo de colonização do Oeste Potiguar terá, necessariamente, que manusear vetustos inventários existentes nos cartórios de Apodi, Caraúbas, Portalegre, Martins e Pau dos Ferros.

O genealogista Marcos Filgueira foi o pioneiro neste estudo, tendo percorrido estas cidades às suas expensas, culminando por compilar vultosa pesquisa, obra que recebeu o título de “Velhos Inventários do Oeste Potiguar” – Coleção Mossoroense, Série C. Vol. 740 – 1992. Brilhante trabalho que requer continuidade.

A família Gondim, de Campo Grande, Martins, Caraúbas e Assú, tem origem no pernambucano capitão-comandante Manoel Ignácio D’Oliveira Gondim, natural da freguesia de São Lourenço de Tejucupapo, filho do capitão José Ignácio D’Oliveira Gondim e Dona Plácia Maurícia de Aguiar. Fez testamento em 26 de setembro de 1800, tendo falecido três dias após, em 21/09/1800. Teve como testamenteiros os senhores João Rodrigues Machado, Lourenço da Costa Paiva e o capitão-mor (seu irmão) Joaquim José D’Oliveira Gondim.

Conforme dados encontrados no inventário do ano de 1801, do capitão-comandante Manoel Ignácio (1º Cartório de Apodi) configura-se como inventariante o seu filho João Antônio D’Oliveira Gondim. Casou Manoel Ignácio, em primeiras núpcias, com Dona Maria de Jesus (filha de Manoel de Amorim e Oliveira, que por sua vez era filho do patriarca José Martins de Oliveira e Dona Catharina Gomes D’Amorim), tendo origem a seguinte prole: João Antônio D’Oliveira Gondim, José Ignácio D’Oliveira Gondim (segundo deste nome), Manoel Ignácio D’Oliveira Gondim(segundo deste nome), Simão Pinto Correia (em alguns documentos aparece como Simão Pinto Gondim), Maria de Jesus(segunda deste nome), casada que foi com João Machado; Joana Gomes, casada com Domingos Velho Barreto(tronco dos Gondim e Barreto de Martins-RN); Thereza de Jesus, casada que foi com João Leite; Joana Baptista e Joaquim José D’Oliveira Gondim(segundo deste nome).

Após o falecimento da esposa Maria de Jesus, passou o capitão-comandante a conviver maritalmente com Anna Joaquina da Conceição, moradora em Recife-PE, no bairro da Boa Vista, com quem teve os filhos Anna e Joaquina. Com o casamento do capitão-comandante Manoel Ignácio com Dona Maria de Jesus evidencia-se o interesse na preservação do Latifúndio deste com a imensa área de terras de propriedade do capitão José Martins de Oliveira(avó de sua esposa e inventariado em 1781), dono da maior parte das terras existentes em Portalegre e Martins.

De Simão Pinto Gondim (no inventário de sue pai aparece como Simão Pinto Correia), casado que foi com Dona Joaquina da Silva (do Apodi), surgiram os muitos Gondim que proliferam em Campo Grande, Paraú, Assú, e Caraúbas. Simão e Joaquina foram pais de : Justino de Oliveira Gondim, sepultado na matriz de Campo Grande, das grades acima, a 27.08.1858 e era caso com Rosalina Felícia da Rocha (livro de óbitos da matriz de Campo Grande – fls. 125 – 1828-1862); Joana Maria da Conceição, casada com Domingos Fernandes Pimenta; Sebastião Justino D’Oliveira Gondim, casado com Rita Maria da Conceição, casada que foi com Luis Marinho de Moura (que veio do Ceará), tronco genealógico do historiador Wilson Bezerra de Moura.

De Justino de Oliveira Gondim e Rosalina houve a seguinte descendência: José Justino D’Oliveira Gondim, casado com Sebastiana Maria de Jesus, que por sua vez era pai de Luis Justino D’Oliveira Gondim, que foi casado com Maroca Cabral (fundadores de Paraú-RN) e de Manelermírio, ou seja, Manoel Hermírio Gondim, este genitor de Dona Rita Gondim (conhecida como Duca de Manelermírio), a quem rendo homenagem por vê-la uma matriarca sertaneja, de um zelo sem precedentes na presevação da harmonia e bem-estar dos filhos, dentre os quais o professor Aldo Gondim(da URRN). De Justino Gondim/Rosalina ainda houve: o capitão Simão Justino D’Oliveira Gondim, casado com Maria Fonseca (do Assú); e Anna Joaquina de Jesus, casada que foi com o pernambucano Antônio Marques Leal (1829-1894), filho de português do mesmo nome.

Do casal Anna Joaquina/Antônio Marques Leal tivemos a descendência (filhos): Antônio Justino de Oliveira (1829-1894) e Francisco Justino D’Oliveira Cascudo(Cel. Cascudo – 186301935), casado com Ana da Câmara Pimenta, sendo, portanto, este último casal os genitores do historiador/folclorista Luís da Câmara Cascudo.

Campo Grande tem historiador emérito na pessoa de Zé de Cândida, espécie rara de historiador perpetuante da tradição oral, a quem apelei para que passasse para o caderno todos os dados que dispõe na mente, adquiridos através de narrativas avoengas.

À família Gondim, através deste, a evocação da história buscada em velhos inventários e velhos livros da Paróquia de Campo Grande/RN.

Por Marcos Pinto – historiador a advogado apodiense.

Reply

Direct link:

Localizar origem da família Gondim

#449799 | mariafaia | 02 set 2023 10:17 | In reply to: #302030

O nome provem de Gondim um lugar da aldeia de Cerdal concelho de Valença.
era normal os emigrados deste lugar acrescentarem o local de nascimento ao nome de baptismo pois assim era mais fácil reconhecerem-se em terras estranhas, nomeadamente no Brasil.
Por exemplo um nome comum era José, se o apelido fosse Pereira ou Silva isso levava a podere existir dúzias de nomes iguais, então para diferençar agregavam o nome da terra de origem, no caso vertente Gondim.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 04 giu 2024, 07:14

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen