Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama

#310000 | MMSA | 11 lug 2012 15:41

Caros confrades
Procuro informações sobre os antepassados de Maria de Azevedo da Gama, filha de Rafael da Gama (não consigo perceber qual a freguesia de naturalidade no registo de casamento ) que casou em Mesão Frio, Santa Cristina em 16.6.1712. Eu penso (mas não passa de um palpite) que ela é aparentada com a mulher de Diogo Guedes Osório, que consta da base de dados do Geneall, Ana Maria Pimenta.
Diogo Guedes Osório foi padrinho da segunda filha do casal Manuel Pinto/Maria de Azevedo, minha antepassada directa, e uma sua filha ilegítima casou com o filho mais velho do mesmo casal. Deixo a ligação para o registo de casamento, na esperança de alguém conseguir decifrar a naturalidade de Rafael da Gama
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMSF04-002-044#
Grata pela ajuda que puderem dar
Cumprimentos
Manuela

Reply

Direct link:

RE: Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama

#310002 | tmacedo | 11 lug 2012 16:44 | In reply to: #310000

Cara Manuela [MMSA],

"... Rafael da Gama da frg.a de de [sic] vetorzilo [?] do Arcebispado de Braga...".

Será Ventozelo, freguesia do concelho de Mogadouro? Será que Ventozelo pertenceria ao arcebispado de Braga ?

Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama

#310003 | tmacedo | 11 lug 2012 16:47 | In reply to: #310002

Ventozelo, freguesia do concelho do Mogadouro, pertenceria certamente ao bispado de Miranda desde a sua criação no século XVI.

Reply

Direct link:

RE: Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama

#310014 | MMSA | 11 lug 2012 19:28 | In reply to: #310003

O link apenas remete para o livro, a imagem é a 144. Como a decifração do nome da freguesia me pareceu de leitura complicada , acrescentei a possível ligação familiar, na esperança de alguém conhecer a família referida no geneall.
Obrigada, confrade António Taveira.

Reply

Direct link:

RE: Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama

#310021 | tmacedo | 11 lug 2012 22:01 | In reply to: #310014

Cara Manuela [MMSA],

Acha, e acha muito bem, que deverà haver parentesco entre Rafael da Gama e Ana Maria Pimenta. Esta deverá ser antepassada dos morgados "Borges" de Cidadelhe, em Mesão Frio, que no final do século XVIII assinavam "Borges Barreto da Gama e Castro". Tenho a impressão que os ascendentes Gama da casa de Cidadelhe eram da Beira Alta.

Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama

#310028 | MMSA | 11 lug 2012 22:41 | In reply to: #310021

Seguindo a sua pista, julgo ter encontrado a ligação entre os morgados "Borges" de Cidadelhe e o casal Domingos Guedes Osório/Ana Maria Pimenta. Uma das filhas , Guiomar Felizarda de Mendonça, casa com Francisco Borges de Gouveia. Do Rafael da Gama, nem rasto no tit. dos Gamas em Felgueiras Gaio. Mas como este liga a mãe da Ana Maria Pimenta, da sua graça Rosa Maria da Gama e Castro, ao tit dos Costas, vou ver se encontro algo por esse lado.
Grata, cumprimentos
Manuela Alves

Reply

Direct link:

RE: Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama

#310029 | tmacedo | 11 lug 2012 22:59 | In reply to: #310028

Cara Manuela Alves,

Oa ascendentes dos possuidores da casa de Cidadelhe no século XVIII usavam ainda, e também, os apelidos Gouveia, Cerqueira, Vale e Frias.

Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama

#310065 | MMSA | 12 lug 2012 14:12 | In reply to: #310029

O casamento de Diogo Guedes Osório com Ana Maria Pimenta realizou-se em Viana do Castelo ( tit. Azevedos §67 N26 tomo 3 imagem 145 do Felgueiras Gaio on line) com Ana Maria Pimenta, filha de António Pimenta Calheiros e D. Rosa Maria de Castro e Gama Barreto, no tít "Costas" § 117 N9 (infelizmente a imagem 383 do tomo 12 onde se encontra este § e N está truncada e, por isso, não posso prosseguir na busca).
Mas isto parece indicar que o Rafael da Gama que procuro, pai da minha antepassada, será efectivamente do Arcebispado de Braga. A freguesia pode ser Monserrate, Viana do Castelo?
Cumprimentos
Manuela Alves

Reply

Direct link:

RE: Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama

#310082 | Samuel C O Castro | 12 lug 2012 19:12 | In reply to: #310028

Prezada Manuela Alves,

Não sei se será de seu interesse, mas indico-lhe este link:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=195884&fview=e .

Quanto ao ramo da Rosa Maria da Gama e Castro, tenho interesse na ascendência Castro dela, que julgo deverá vir da Mariana Bezerra, aqui no Geneall em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=226000 .

Desejo-lhe boa sorte na buscas. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama

#310083 | MMSA | 12 lug 2012 19:28 | In reply to: #310082

Caro confrade Samuel Castro
Muito obrigada pela sua sugestão, Quando a recebi, estava precisamente a analisar esse tópico, muito rico em informações , embora sem nenhuma referência a Rafael da Gama, pai da minha Maria de Azevedo da Gama casada em Mesão Frio em 1712, e que deve ser parente próxima de Ana Maria Pimenta. Como é relativamente antigo, mantenho a esperança que algum estudioso dessa família tenha sabido mais coisas, entretanto
Aproveito o ensejo para lhe perguntar se tem informações sobre a família Meireles de Moura e Castro que aparece aí referida e que sei ter ligações ao Brasil O meu cunhado é filho do falecido Augusto Mário Meireles de Moura e Castro, que julgo natural do Porto, e ficou muito interessado quando lhe contei essa referência, pois sabe muito pouco sobre os seus antepassados.
Na expectativa de notícias, os meus melhores cumprimentos
Manuela Alves

Reply

Direct link:

RE: Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama

#310085 | Samuel C O Castro | 12 lug 2012 20:22 | In reply to: #310083

Prezada Manuela Alves,

Quanto a família Meireles de Moura e Castro, no tópico que indiquei, o amigo Miguel Brandão Pimenta, depois da mensagem de 28.10.2008, enviou-me alguns dados, que poderei disponibilizar-lhe, para isso estou solicitando ao Geneall seu contato de e-mail.

Nesses dados, confirma o que tem de ascendência e descendência que está aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1147626 . Cujo Castro mais antigo é o Gonçalo de Castro, do lugar do Telhado, Refojos de Basto, que infelizmente ainda não consegui entroncar em minha base.

No Google, procurando por estes triplos apelidos, acha-se alguns links, dentre eles este aqui em http://arquivo.cm-gaia.pt/units-of-description/documents/70995/.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Leitura Vetorinho.

#310130 | mtt | 13 lug 2012 18:28 | In reply to: #310000

Cara Manuela
A minha leitura é Vetorinho.
Procurando validar o exótico vocábulo encontrei, aqui no GeneAll, duas ou três ocorrências de abadessas de Vetorinho, e na TTonLine um João Pinto Pereira que obteve um alvará referente à Administração da Comenda de Stº André de Vetorinho.
O primeiro Vetorinho corresponde a Vitorino das Donas (orago o Divino Salvador); o segundo corresponde a Vitorino dos Piães (orago Santo André), freguesia em cujo site existe uma resenha histórica onde se explica que o topónimo Vitorino teve por formas arcaicas Voitorinho e Vitorinho:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resenha histórica
Quanto ao topónimo principal, Vitorino (de significação omitológica), deve considerar-se muito remoto. Vem pelo menos do século IX para o X, Vulturinus; e, ao longo dos tempos, acaba por desenvolver-se para Voitorinho e Vitorinho. A forma actual, Vitorino, representa uma pseudo-correcção de origem erudita de Vitorinho, tomado por alteração popular ao nome pessoal Vitorino (que logo, para se diferençar, se passou a escrever Victorino).
O determinativo “dos Piães”, que primitivamente não existia, pois só depois do século XIII ou XIV aparece, tem três vias possíveis de explicação. A primeira: Piães seria forma nasalada de “piais” (‘piaes, derivado de “pias”), e, por isso, alusão à arqueologia (“pias” ou túmulos abertos na rocha). Outra: Piães proviria do genitivo Pela gionis (de Pelagiu). Ambas parecem hipóteses a rejeitar. A última, e historicamente aceitável: Piães seria a alteração de “peões”, sendo esta a classe de vilões herdadores não cavaleiros da Idade Média. Assim se fazia a distinção entre o “das donas” (as monjas, filhas de algo, do seu mosteiro) e o outro, “dos peões”, pelos muitos vilões desta classe popular.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4242115 existe imagem de um manuscrito onde se encontra a grafia Vitorinho das Donas.
Ambas as freguesias fazem parte do Concelho de Ponte de Lima, o que confirma a afiliação ao arcebispado de Braga, ficando apenas em dúvida se o Vetorinho do assento era o dos Piães ou o das Donas.
Cumprimentos,
Manuel Cravo.

Reply

Direct link:

RE: Leitura Vetorinho.

#310134 | MMSA | 13 lug 2012 19:44 | In reply to: #310130

Caro confrade
Preciosa a sua informação, muito para além do esclarecimento factual o que muito me interessou e agradou. Fico-lhe muito grata pela magnífica "lição" que me proporcionou.
A identificação com Vitorino, seja das Donas ou de Piães é perfeitamente consentânea com outros dados que fui recolhendo sobre a família a que julgo estar ligado Rafael da Gama. Pena é não estarem disponíveis on line os registos paroquiais do concelho de Ponte de Lima. Resta ter esperança que algum confrade conhecer das famílias desta região possa acrescentar pistas para a minha pesquisa agora mais circunscrita, graças à sua ajuda.
Melhores cumprimentos
Manuela Alves

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 06 lug 2024, 02:01

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen