Família FAGUNDES: Navegador João Alvares Fagundes

This topic is classified in rooms: Famílias

Família FAGUNDES: Navegador João Alvares Fagundes

#1623 | ecferreira | 10 gen 2001 22:25

Procuro dados sobre o navegador João Alvares Fagundes, descobridor da Terra Nova em 1520, natural de Viana do Castelo.
Possuo vários antepassados de apelido Fagundes desse concelho (de Castelo de Neiva) até 1690 de gostaria de saber se há relaçãocom o referido navegador.

Eugénio Ferreira
ecferreira@deb.uminho.pt

Reply

Direct link:

RE: Família FAGUNDES: Navegador João Alvares Fagundes

#1646 | NISGM | 11 gen 2001 14:02 | In reply to: #1623

embora me arrisque a estar a ensinar o credo ao Papa, de acordo aqui com a página (em famílias portuguesas):
Fagundes é um
"Patronímico de pouco uso, é possível a existência de várias famílias a tê-lo adoptado por apelido. "
este apelido deverá ter sido dado a alguém cujo pai se chamasse, salvo erro, facundo (?).
será o mesmo mecanismo que fez com que existissem tantos Rodrigues espalhados pelo país. Quem tivesse um pai Rodrigo ficava com o Rodrigues no nome (veja-se também afonso henriques filho de henrique).
embora o nome não seja tão comum quanto isso pode ser que se relacionem.
Ou continua a ver paroquiais até encontrar o João Alvares Fagundes (o que se pode tornar, atendendo à época, complicado)ou encontra publicações ou documentos que comprove que os seus Fagundes são parentes daquele. Serem do mesmo concelho não implica, à partida e tão linearmente, que sejam os mesmos.

Reply

Direct link:

RE: Família FAGUNDES: Navegador João Alvares Fagundes

#1657 | Vasco Jácome | 11 gen 2001 20:00 | In reply to: #1623

Caro Eugénio Ferreira

Os Fagundes estão no Felgueiras Gayo (vol. V, Pág. 95 das edições “Carvalhos de Basto”), mas talvez isto não seja novidade para si.
Quais os últimos antepassados que conhece? A partir desses, eventualmente, pode verificar se entroncam na família do navegador.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Família FAGUNDES: Navegador João Alvares Fagundes

#1666 | ecferreira | 12 gen 2001 11:12 | In reply to: #1657

Caro Vasco Jácome,

Agradeço a informação sobre a referência bibliográfica em questão que não é do meu conhecimento. Confesso que não sou um entendido em genealogia... Uma pesquisa neste forum permitiu-me concluir que se trata da obra:
Nobiliário das Famílias de Portugal
Felgueiras Gayo
Carvalhos de Basto, 2ª Edição
Braga, 1989

Apesar de se tratar de uma editora de Braga e após pesquisa nas várias Bibliotecas de Universidade do Minho (sou docente da UM) não me foi possível localizar o referido livro!

Seria abusar de si pedir-lhe uma fotocópia da página 95 que menciona?

Tenciono continuar a minha pesquisa do Fagundes no AD de Viana do Castelo...

Cumprimentos,

Eugénio

Reply

Direct link:

RE: Família FAGUNDES: Navegador João Alvares Fagundes

#1671 | Vasco Jácome | 12 gen 2001 20:12 | In reply to: #1666

Caro Eugénio Ferreira

O Nobiliário está na Biblioteca Pública (http://www.bpb.uminho.pt) até parece que nas 3 edições. Por exemplo:

Título: Nobiliário de famílias de Portugal
Menção de Responsabilidade: GAIO, Felgueiras, 1750-1831
Publicação: Braga, Carvalhos de Basto, 1989-1990
Descrição Física 12 v. ; fac-simil. 26 cm
Assunto Familias nobres portuguesas
CDU: 929.52(469)
Cota:
BPBUM 89172 (5º vol.)(5º v.)
BPBUM 89461 (6º vol.)(6º v.)
BPBUM 90357 (7º vol.)(7º v.)
BPBUM 90358 (8º vol.)(8º v.)
BPBUM 91988 (9º vol.)(9º v.)
BPBUM 93013 (10º vol.)(10º v.)
BPBUM 92242 (11º vol.)(11º v.)

Pelo menos aqui há uns anos atrás, estava mesmo na estante que separa a zona de leitura do resto do Salão Medieval. Como esta obra é básica para a genealogia recomendo-lhe que a consulte. De qualquer modo, se não o puder fazer, eu envio-lhe imagens scanerizadas.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Família FAGUNDES: Navegador João Alvares Fagundes

#1674 | MAS | 12 gen 2001 23:04 | In reply to: #1623

Para os Fagundes de Viana ver «Fagundes e a descoberta do Canadá», Porto 1989, de Pedro de Magalhães e Manuel Artur Norton, que corrige muita coisa do Felgueiras

Reply

Direct link:

RE: Família FAGUNDES: Navegador João Alvares Fagun

#116839 | a14843 | 18 apr 2006 23:17 | In reply to: #1674

Caro EcFerreira,
Gostaria de saber se a sua pesquisa obteve resultados.
Visto que eu tambem tenho ascendencia Fagundes em Castelo do Neiva.
Sem mais assunto aguardo resposta.

daVenda.

Reply

Direct link:

RE: Família FAGUNDES: Navegador João Alvares Fagundes

#116850 | falconete | 19 apr 2006 01:23 | In reply to: #1674

Há uma edição de 2000, editada pela viúva do saudoso Dr. Pedro de Magalhães Abreu Coutinho, D. Maria Filomena Reynolds Abreu Coutinho, onde aparece apenas como autor o seu marido, contendo uma explicação para este facto.
A Casa de Cortegaça na freguesia de Subportela, Viana do Castelo, actualmente propriedade dos herdeiros do referido autor, que era tio do nosso confrade João Abreu Coutinho, é uma das casas deste ramo de Fagundes conforme se poderá ver pelas armas primitivas existentes na fachada da Casa.
Talvez o confrade João Abreu Coutinho, queira intervir neste tópico e enriquecê-lo.

Cumprimentos

José Aníbal Marinho Gomes

Reply

Direct link:

RE: Família FAGUNDES: Navegador João Alvares Fagundes

#116852 | falconete | 19 apr 2006 01:31 | In reply to: #1623

A referida publicação do Dr. Pedro Abreu Coutinho, existe na sala de consulta do Arquivo Distrital de Viana do Castelo.

José Aníbal Marinho Gomes

Reply

Direct link:

Família FAGUNDES: Navegador João Alvares Fagundes

#432492 | DouglasSassi1999 | 03 apr 2021 16:36 | In reply to: #116852

olá Bom dia, sera que alguém tem foto desse livro? eu descendo dos fagundes tbm e eu estou atrás do livro Fagundes e a descoberta do Canadá por conta dele solucionar os problemas da linhagem pelo que eu vi aqui tem no arquivo de viana do castelo mas eu não sei bem como encontrar ele pra pedir foto no arquivo de viana se alguém puder me ajudar eu agradeço!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 apr 2024, 16:43

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen