Sá Tinoco em Famalicão
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas
Sá Tinoco em Famalicão
Pelos anos 30 e 40 de 1700 viviam em Castelões, Famalicão o Padre António de Sá Tinoco e Manuel de Sá Tinoco.
No Arquivo Distrital de Braga não existe inquirição de genere do Padre António de Sá Tinoco, apenas o registo de um pedido seu para ensinar em Castelões. No ANTT existe a Diligência de habilitação de António de Sá Tinoco (padre) com a referência PT/TT/TSO-CG/A/008-001/3630 Cota actual Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, António, mç. 121, doc. 2065 mas cuja consulta não tenho possibilidade de fazer.
No ADB encontrei apenas
Luís de Sá Tinoco
Processo 3460 Data 1683-03-27
Naturalidade - BRAGA-SÉ,SANTA MARIA
de onde retirei as seguinte referências:
Filho legítimo de Francisco Ramires, natural de S. João de Rei, termo de Geraz, sangrador, e de Maria de Sá Tinoca, natural de Vila Nova de Famalicão, já defuntos, moradores que foram na Rua Nova de Sousa da cidade de Braga.
Neto paterno de Inácio Ramires e Domingas Antónia, solteira, moradora em Santa Maria de Aveleda, Couto de Vimieiro. Inácio Ramires, morador nos Biscainhos, Braga, tinha uma fazenda em Santa Maria de Aveleda , Domingas Antónia tinha uma outra filha, viúva, a residir em Aveleda.
Neto materno de Domingos Gonçalves e Antónia de Sá, moradores que foram em Vila Nova de Famalicão, lugar da Rua
O meu interesse por estes Sá Tinoco tem a ver com uma Catarina Tinoca que teve um filho natural de Luís Machado de Miranda, António Machado, do lugar da Breia Vermoim. Luís Machado Miranda, que teve outros filhos naturais de outras mães, faleceu em Vermoim em 1695.
Agradeço qualquer informação adicional
Manuela
Direct link:
RE: Sá Tinoco em Famalicão
Sra. Manuela,
Seria este o Capitão Luiz Machado de Miranda Filho de Trocato Machado de Miranda e neto de outro Trocato machado de Miranda que enfrentou uma demanda judicial referente a propriedade da Casa da Vréa (ou Breia)?
Eu procuro informações sobre o Gaspar de Azevedo casado com Isabel Coelha o qual pelos anos de 1630 a 1640 era o proprietário da mesma Casa em Vermoim. Este Gaspar teve uma tia chamada Maria Duarte que veio a falecer em Gavião em 1613.
Mário Joaquim Nogueira de Azevedo
Direct link:
RE: Sá Tinoco em Famalicão
O meu antepassado Luís Machado de Miranda (1620- 1695) e que eu refiro é filho e neto de Torcatos Machado de Miranda mas nunca o vi referido como capitão. Em Vermoim aparece ligado à Quinta da Igreja. Sobre o Gaspar de Azevedo só conheço o que está nos paroquiais de Vermoim e sobre as suas ligações à Quinta da Breia e aos Machados de Miranda só formulei hipóteses que nem vale a pena referir pois não têm nenhum suporte documental, só o Felgueiras Gaio.
ReplyDirect link:
Sá Tinoco em Famalicão
Cara Manuela,
Também eu sou descendente de uma filha natural de Luís Machado da Quinta da Breia com uma Ana Gonçalves, solteira, e que se chamava Maria da Cunha. Segundo Felgueiras Gayo, Luís Machado era descendente de D. Egas Moniz, o aio, da família dos Ribadouros, uma das cinco famílias mais importantes do Douro e Minho.
Cumprimentos,
Helder
Direct link:
Sá Tinoco em Famalicão
Caro MMSA
O Gaspar de Azevedo por si referido, e que o Sr. hipoteticamente liga à Quinta da Breia (baseado no Felgueiras Gayo), foi verdadeiramente o Senhor da Quinta da Breia (também referida de Vreia) em Santa Maria de Vermoim - Vila Nova de Famalicão, e que os registos paroquiais desta freguesia assim confirmam (vide: tombo.pt - Braga - Vila Nova de Famalicão - Vermoim - Legados e Obrigações de Missas – 1626/1626 – imagem 5)
"Por uma escritura que fez o tabelião Pedro de Pina Sequeira na
era de mil e seiscentos e cinquenta e dois anos consta que
Gaspar de Azevedo que Deus tem morador na sua quinta de Breia
hipotecou para fabrica da ermida que nela fez nove medidas
terçadas de centeio e milho como vem a ser cinco que lhe paga
Maria de Araújo, que comprou com sua mulher, e quatro medidas do mesmo
modo, que paga à dita quinta Antónia Moleira da freguesia de Telhado.
Quem possuir a dita Quinta da Breia, ou o direito porque se
vender por morte ou em vida da dita Isabel Coelha tem o-
brigação de dizer uma Missa quotidiana em a dita capela
com forme ao testamento que fez o sobredito Gaspar de Azevedo que
está em poder de Isabel Coelha de Morgade mulher do tes-
tador." [transcrição livre de minha autoria]
Melhores Cumprimentos
Luís Cardoso de Menezes
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 nov 2024, 18:25