Henrique da Cunha até Fruela II

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Famílias

Henrique da Cunha até Fruela II

#313265 | vmo123 | 07 set 2012 07:43

Consta no Vol. V pág. 3 da obra Genealogia Paulistana, título Cunhas Gagos que Henrique da Cunha "...pertencia à ilustre casa dos Cunhas, os quais procedem pela linha reta masculina de el-rei Dom Fruella II, rei de Leão - Astúrias e Galiza no ano de 923." Alguém sabe a ligação entre Henrique da Cunha e Fruela II?

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313270 | RCCORREIA | 07 set 2012 10:36 | In reply to: #313265

Para tal terá que nos dar mais dados sobre esse Henrique.

Poderia ser este http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=249199 ou um seu descendente

Cumpts,
RCC

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313274 | vmo123 | 07 set 2012 14:22 | In reply to: #313270

Bom dia RCCORREIA, o Henrique da Cunha meu antepassado é este http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=53698 casado com Filipa Gago, veio para o Brasil no início do séc. XVI.

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313279 | RCCORREIA | 07 set 2012 17:02 | In reply to: #313274

Muito bem.

Iria na comitiva de Martim Afonso de Sousa. Poderia ainda ser seu parente? Não o achei nos Nobiliários por agora

Cumpts,
RCC

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313284 | vmo123 | 07 set 2012 22:31 | In reply to: #313279

Sim, Henrique da Cunha, meu antepassado direto de 16 gerações partiu com Martim Afonso de Souza para a capitania de São Vicente em 1531.

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313311 | RCCORREIA | 08 set 2012 15:11 | In reply to: #313284

Fiz algumas pesquisas sobre Henrique da Cunha

Sobre o seu achei-o num lado referido ao Porto nascido em 1506 e noutro como oriundo da Galiza, terra donde viria Filipa Gago sua esposa (que seria alguns anos mais nova).

Achei um outro (que pode ser o mesmo) que era Fidalgo da Casa Real na década de 1510-20 que possivelmente foi o que deteve o cargo de contador de Entre Douro e Minho (nessa zona ficava o Senhorio do Prado da família de Martim Afonso) e do qual há vários documentos nos arquivos. De alguma relevância os de 1530 em diante que parecem indicar que estando ausente (para o Brasil?) dava orientações a outros para cumprirem as suas funções.

Achei ainda um outro Henrique em tempos mais recuados (sec XV) que usando o apelido Cunha provinha dos Vasconcelos que passaram a Leão (Valencia de Don Juan) o que justifica por um lado a ligação à casa real leonesa e por outro a presença do nome próprio na família.

Haverá que pesquisar mais ...

Cumpts,
RCC

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313336 | vmo123 | 08 set 2012 23:39 | In reply to: #313311

Boa noite RCCORREIA, agradeço muito a sua pesquisa e interesse em me ajudar, ele devia ser mesmo um fidalgo da casa real pois segundo Silva Leme, ele pertencia a "ilustre Casa dos Cunhas", ficaria muito feliz se me ajudasse a ligar Henrique da Cunha até Fruela II, pois esta genealogia está me tirando o sono. Abraços e muito obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313382 | vmo123 | 10 set 2012 06:28 | In reply to: #313311

Olá RCCORREIA, onde foi que achou sobre esses Henriques da Cunha? Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313395 | RCCORREIA | 10 set 2012 13:49 | In reply to: #313382

Meu caro confrade

Pesquisei nos locais habituais como sejam arquivos e nobiliários e também sites de genealogia.

Quanto a Filipa Gago vi num lado como natural da Galiza nascida cerca de 1534 e noutro como natural de Santos, SP em 1538 parente do capitão António de Oliveira. Em ambos os casos Filipa seria mais nova que o marido o que era perfeitamente normal.

Quanto a Henriques a coisa é mais complicada.

Há na Torre do Tombo muita documentação referida a um Henrique da Cunha, contador de Entre Douro e Minho, o qual recebeu mercê de Fidalgo da Casa Real em 1510/11, o que o fará nascido alguns anos antes.

No site que diz ser Filipa oriunda da Galiza diz que seu marido também vinha dessa região.

Num outro site é dito que o marido de Filipa nasceu no Porto em 1506, o que o colocaria com a idade ideal para ir na armada de Martim Afonso. Seria este filho do Henrique, contador? Ou seria filho dum dos outros capitães Cunha que comandaram navios para D. Manuel I? É isso que precisamente se procura.

Além destas pesquisas tentei perceber a ligação que poderia ter com Martim Afonso de Sousa e averiguar a presença do nome Henrique entre os Cunhas para tentar identificar uma linha que levasse aos reis de Leão, apesar de me parecer que haverá quebras de varonia e poderá não levar a Fruela II mas tudo isso carece mais pesquisa que de momento não posso fazer por falta de tempo. MAs do que for encontrando lhe poderei ir deixando nota aqui.

Cumpts,
Rui C Correia

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313405 | vmo123 | 10 set 2012 17:48 | In reply to: #313395

Olá Rui, muito agradeço sua gentileza em me ajudar na pesquisa, segundo Silva Leme, Filipa Gago era parenta próxima do capitão António de Oliveira, mas não creio nos sites que dizem que ela nasceu por volta de 1534, pois a armada de Martim Afonso de Souza partiu em 1531, acho provável mesmo que Henrique da Cunha, seja filho do Henrique da Cunha contador não é mesmo? Muito obrigado pela ajuda, caso ache mais alguma coisa por favor me informe.

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313406 | RCCORREIA | 10 set 2012 17:54 | In reply to: #313405

Deve admitir que Filipa terá nascido na década de 1530-40 com base na data de nascimento dos filhos.

Certamente não iria com Henrique para o Brasil em 1530. E pode muito bem nem sequer ter sido a sua primeira mulher.

Poderia ir depois como outras que foram enviadas desde Portugal para casar com os fidalgos do rei ou, ter já nascido no Brasil, como está num outro site. Na época e sobretudo nas família mais ilustres os casamentos eram combinados e feitos dentro dos mesmos escalões sociais.

RCC

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313407 | RCCORREIA | 10 set 2012 17:57 | In reply to: #313406

Em muitas famílias nobres os filhos não primogénitos foram os que seguiram os caminhos das novas terras na procura de património e prestígio.

Os bens da família ficavam no primogénito que em geral ficou por perto.


Mas tudo precisa ser provado.

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313408 | vmo123 | 10 set 2012 18:01 | In reply to: #313406

Sim é verdade, analisando a data de nascimento dos seus filhos ela pode sim ter nascido nos anos 1530-40 e ter ido depois que Henrique para o Brasil.

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313409 | vmo123 | 10 set 2012 18:04 | In reply to: #313407

Muito bom esse seu apontamento sobre os filhos mais novos, esse não sabia, muito obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313473 | vmo123 | 11 set 2012 19:46 | In reply to: #313407

Olá Rui,
desculpe incomodá-lo novamente, mas o que você acha sobre as hipóteses:

Seria Henrique da Cunha meu antepassado, o mesmo Henrique da Cunha contador? Seria ele filho do contador? Ou algum outro Henrique da Cunha?

Consta no Geneall que Henrique da Cunha contador era casado com Inês da Mesquita, e tiveram um filho chamado Gaspar da Cunha de Mesquita, seria este o irmão mais velho de Henrique da Cunha?

Creio que Silva Leme se enganou ao dizer que Henrique era descendente em linha reta masculina de Fruela II.

Grato!

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313488 | RCCORREIA | 11 set 2012 23:53 | In reply to: #313473

Caro confrade

Não sei.

O casado com Inês Mesquita e que foi contador-mór de Guimarães é parente do Martim Afonso de Sousa.
Nos nobiliários - por exemplo Felgueiras Gaio - apenas lhe surge um filho (Gaspar) e não há referência a qualquer outro casamento ou ida ao Brasil. Mas nem sempre trazem tudo.

Pois não sabendo no que se baseou Silva Leme será dificil provar que estava certo ou errado.

Rui

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313498 | vmo123 | 12 set 2012 03:15 | In reply to: #313488

Poderia ser um indício a relação de Martim Afonso com Henrique, um parentesco.

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#313506 | RCCORREIA | 12 set 2012 11:43 | In reply to: #313498

Conforme lhe tinha dito Martim Afonso era parente dos Cunhas o que não significa (nem o inverso) que este Henrique contador fosse o que foi com ele ao Brasil até porque este seria possivelmente já de certa idade em 1530.

Reply

Direct link:

RE: Henrique da Cunha até Fruela II

#314338 | vmo123 | 27 set 2012 05:18 | In reply to: #313506

Olá Rui, desculpe incomodá-lo novamente mas descobriu mais alguma coisa sobre Henrique da Cunha? Obrigado.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 01 lug 2024, 16:20

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen