heráldica

This topic is classified in rooms: Heráldica

heráldica

#16277 | vbriteiros | 26 gen 2002 15:22

procuro a definição de "armas torsas" que encontrei a págs.7 da obra "memórias particulares de ignácio josé peixoto - braga século 18.
agradeço desde já qualquer ajuda .
vasco

Reply

Direct link:

RE: heráldica

#16278 | Vasco Jácome | 26 gen 2002 16:51 | In reply to: #16277

Caro Vasco Briteiros

Também não tenho inteira certeza do que isso seja. No entanto, Felgueiras Gayo no I volume, no capítulo “Da Arte de Brazonar os Escudos”, na pg. 27 nas divisões do escudo fala em escudo torseado: “he de duas rayas, q devidem o escudo em tres p.tes iguaes conforme todos os lados: acha-se terceado em facha, em pala, em banda, e em Barra.”

Ou seja, Inácio Peixoto deveria querer dizer que inicialmente D. José de Bragança usava 3 armas no escudo (não sei é quais) e que só depois passou a usar armas plenas (Reais), tal como se pode ver no seu quadro no início das “Memórias”.

Aliás, parece ser esse o sentido da frase: “No principio se denominava D. José de Bragança e as armas do seu escudo erão torsas, depois se [emendarão], deixou o sobrenome e teve armas inteiras”. Sendo certamente “inteiras”, armas plenas. Provavelmente, quereria dizer “terseadas” e não “torsas”.

É esta a minha interpretação.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: heráldica/armas torsas

#16291 | vbriteiros | 26 gen 2002 19:25 | In reply to: #16278

apreciei muito a sua resposta e os argumentos apresentados parecem-me perfeitamente aceitáveis. vou tomar, por isso, essa interpretação como verdadeira até facto em contrário. tentarei descobrir quais as "armas terseadas" que usou.
muito obrigado e melhores cumprimentos
vasco briteiros

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 31 mag 2024, 05:16

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen