Adelino Martins da Silva / de Almeida emigrado ao Brasil entre 1910 e 1913 filho de Ana da Conceição

This topic is classified in rooms: Brasil | Famílias | Genética | Heráldica | Pessoas

Adelino Martins da Silva / de Almeida emigrado ao Brasil entre 1910 e 1913 filho de Ana da Conceição

#314996 | krt_uk | 09 ott 2012 02:17

Olá, sou bisneto de Adelino Martins da Silva nascido em 1888/89 provavelmente dia 31/01 proveniente da região do Douro (Anadia?).

Meu bisavo deixou Portugal com 22 a 24 anos vindo para o Brasil só onde fez familia muito grande.

Quando saiu de Protugal entre 1910 e 1913, seu pai Adelino Martins de Almeida já era falecido e sua mãe Anna da Conceição ficou em Portugal (provavelmente com 2 filhas Alice e Maria).

Procuro pela minha gente de Portugal. Por favor entre em contato se tiver alguma informação.

Muito obrigado,
Flavio Martins

Reply

Direct link:

Adelino Martins da Silva / de Almeida emigrado ao Brasil entre 1910 e 1913 filho de Ana da Conceição

#314997 | MCNN | 09 ott 2012 09:55 | In reply to: #314996

Bom dia Flávio


Sem se saber com mais detalhe o local de onde era natural o seu bisavô, torna-se difícil ajudá-lo.

Já experimentou procurar o assento de casamento do seu bisavô ? Sabe onde, quando e com quem ele se casou ?

Esse assento de casamento, muito provavelmente, conterá a informação sobre o local onde o seu bisavô nasceu.

Pode igualmente procurar o assento de nascimento e/ou baptismo do seu avô/avó, que eventualmente também poderá conter a informação da naturalidade do seu bisavô.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Adelino Martins da Silva / de Almeida emigrado ao Brasil entre 1910 e 1913 filho de Ana da Conceição

#315007 | krt_uk | 09 ott 2012 12:40 | In reply to: #314997

Olá Mario, muito obrigado por sua resposta.

Já consultei os registros de casamento de meu bisavo e lá consta somente "proveniente da região do Douro", por incrivel que pareça nao consta nem a data de nascimento dele. Ja tentei procurar nos registros de nascimento de meu avo e meus tios-avos mas somente consta que ele era Portugues.

Saudaçoes,
Flavio.

Reply

Direct link:

Adelino Martins da Silva / de Almeida emigrado ao Brasil entre 1910 e 1913 filho de Ana da Conceição

#315142 | MCNN | 11 ott 2012 08:43 | In reply to: #315007

Olá Flávio

Porque razão mencionou na sua primeira mensagem a localidade de Anadia ? Foi algo que leu nalgum lugar ? Trata-se de alguma informação transmitida oralmente na sua família ?

Pergunto isso porque Anadia fica bastante longe do Douro.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Adelino Martins da Silva / de Almeida emigrado ao Brasil entre 1910 e 1913 filho de Ana da Conceição

#315151 | krt_uk | 11 ott 2012 12:59 | In reply to: #315142

Prezado Mario,

Obrigado por sua resposta novamente.

Sim foi uma informaçao dada por meu tio de 87 anos. Pela idade avançada, nao tomei esta informaçao como verdade absoluta mas sim como base para algumas pesquisas nestes locais.

Por ser do Brasil nao conheco muito bem a geopolitica historica de Portugal mas me parece que as regioes mudaram desde 1888, me parece que Anadia fazia parte da antiga "Provincia do Douro". Sera que estou certo?

Mandei um email para o Arquivo Distrital de Aveiro pedindo informacoes e me disseram que Douro estava no Arquivo Distrital do Porto e que eu deveria entrar em contato com eles.

Esta mudança nas provincias e regioes atrapalham ainda mais minhas pesquisas.

Saudaçoes,
Flavio.

Reply

Direct link:

Adelino Martins da Silva / de Almeida emigrado ao Brasil entre 1910 e 1913 filho de Ana da Conceição

#315153 | JJLourenço | 11 ott 2012 13:06 | In reply to: #314996

Caro Flávio,

Diga-me onde seu bisavô, casou? cidade, data e com quem?

JJ Lourenço
lourenco.jj@hotmail.com

Reply

Direct link:

Adelino Martins da Silva / de Almeida emigrado ao Brasil entre 1910 e 1913 filho de Ana da Conceição

#315155 | krt_uk | 11 ott 2012 13:55 | In reply to: #315153

Ola Lourenço,

Ariranha - SP - Brasil
30/08/1912 com Maria Assunta Cercelli

Reply

Direct link:

Adelino Martins da Silva / de Almeida emigrado ao Brasil entre 1910 e 1913 filho de Ana da Conceição

#315157 | MCNN | 11 ott 2012 14:00 | In reply to: #315151

Caro Flávio

O que pode igualmente fazer é solicitar ao Cartório do Registo Civil onde os seus bisavós casaram o desarquivamento do processo de casamento deles.

Muitas vezes o que consta do assento de casamento é uma súmula da informação retirada dos documentos que fazem parte do processo de casamento. Tanto quanto julgo saber, normalmente esses documentos consistem em formulários preenchidos pelos noivos, mas por vezes encontram-se também cópias de assentos de baptismo/nascimento dos noivos nessa documentação). Eventualmente nessa documentação (caso exista) esterá escrito com mais rigor de onde o seu bisavô era natural.

Aliás, e caso conste textualmente do assento de casamento do seu avô a expressão "proveniente da região do Douro", quer-me parecer que quem redigiu o assento não conseguiu perceber muito bem de onde o seu bisavô era natural.

Eventualmente a paróquia onde o seu bisavô nasceu contém a palavra "Douro" no nome (e há várias nessas condições). Mas, claro está, isso é apenas especulação da minha parte.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Adelino Martins da Silva / de Almeida emigrado ao Brasil entre 1910 e 1913 filho de Ana da Conceição

#315161 | krt_uk | 11 ott 2012 15:09 | In reply to: #315157

Prezadoo Mario,

Na verdade nao pedi maiores informacoes fora as que constam no livro de registros. Foi uma boa ideia pedir pelo processo todo, vou ligar no cartorio e ver se existe esta possibilidade. Espero que naquela epoca eles eram bem organizados para que encontre desta forma que vc propos.

Desculpe meu erro mas o que esta escrito exatamente é "natural da Provincia do Douro" e nao "proveniente do Douro".

Muito obrigado.

Reply

Direct link:

Adelino Martins da Silva / de Almeida emigrado ao Brasil entre 1910 e 1913 filho de Ana da Conceição

#390465 | saintclair | 28 mar 2018 18:50 | In reply to: #314996

-
É verdade que a zona de Anadia em 1888 pertencia à Provincia do Douro.
Actualmente pertence à Provincia da Beira Litoral.
http://audaces.blogs.sapo.pt/2585.html
Para vc. conseguir saber dos seus egrégios avós, tem que utilizar o método tradicional e
não "teste Y-DNA", que no seu caso não vai servir para encontrar a antiga família.
Esses resultados que lhe deram só servem em " teoria" e com eficácia muito reduzida.
Sc.

Reply

Direct link:

Adelino Martins da Silva / de Almeida emigrado ao Brasil entre 1910 e 1913 filho de Ana da Conceição

#390476 | Jorge Resende | 29 mar 2018 01:01 | In reply to: #314996

https://tombo.pt/f/and07 Os livros de Moita. Entre 1880 e 1892 nada surgiu de acordo com o desejado. Na verdade existem muitos Adelinos, mas não filho de Ana. Com melhores olhos e mais paciência pode ver os livros de batismos de Moita da Vila de Anadia.

A data que indica é que deve estar errada.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 mag 2024, 14:07

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen