Familia Sapucaia

This topic is classified in rooms: Famílias

Familia Sapucaia

#315259 | Jaimeband | 13 ott 2012 03:56

Prezados Senhores,

Gostaria de saber se existiu em Portugal e suas colonias (exceto Brasil),e mesmo em Espanha,alguma familia com o apelido de SAPUCAIA. Faço parte desta familia que aqui no Brasil começou na Bahia,mais precisamente em Cachoeira.
Já alcancei meu trisavô João Vicente Sapucaia,que teve um filho de mesmo nome e um neto de mesmo nome nascido em 1828 (médico formado na Faculdade de Medicina da Bahia em 1847).
Será que o pai deste médico adotou este apelido??? certamente por volta de 1800,portanto antes da independencia e do final da inquisição em 1821.Será que eram judeus ou cristãos-novos?

Reply

Direct link:

RE: Familia Sapucaia

#315280 | portingal | 13 ott 2012 16:39 | In reply to: #315259

Prezado jaimeband,

Como Sapucaia é uma palavra de origem tupi o mais provável é que tenha sido adoptada logo depois da independência brasileira e acrescentada ao sobrenome para vincarem o seu fervor patriótico, tal como se terá dado com António José Tupinambá da FMB em 1853. Isso não impede que possam ter emigrado para Portugal mais tarde o que não me consta. O que tenho é um JVS na FMB e uma referência a Pilar AL.

Saudações,

Carlos da Fonte

Reply

Direct link:

RE: Familia Sapucaia

#315291 | Jaimeband | 13 ott 2012 20:44 | In reply to: #315280

Prezado Sr. Carlos da Fonte,
Obrigado pelas informações.
Sapucaia alem de ser de origem tupy,é nome de uma árvore abundante na mata atlantica brasileira.
Corrigindo e detalhando mais as informações anteriores que lhe dei sobre João Vicente Sapucaia (o segundo do nome):
Nascimento: 23/07/1828 ,Naturalidade: Conceição-Provincia da Bahia (Trata-se do hoje municipio de Conceição de Feira,que pertencia à época a Comarca de Cachoeira,Diplomado na FMB em 1854.
Filho de Jõao Vicente Sapucaia e de D. Alexandrina Angelica Sapucaia (meus trisavós).
Como podes ver o apelido já havia sido adotado antes da independencia do Brasil.
Este JVS foi o primeiro médico do hospital D.Pedro II na vila de Feira de Santana em 1865,inaugurado por D.Pedro II (o nosso) cerca de 3 anos antes em visita a Comarca de cachoeira. Foi convocado para a Guerra do Paraguay em 1869 e retornando a cachoeira sua cidade natal.
Acredito que o registro de JVS que tens trata-se da mesma pessoa.Por acaso tens mais informações sobre este JVS????
Pelas minhas pesquisas alguns de seus descendente passaram ao Pará e Maranhão.
Tambem sabemos que existe uma numerosa familia Sapucaia em Alagoas,serão anteriores a estes de Cachoeira?
Por favor me informe deste seu registro sobre Pilar AL. (Suponho que o AL. seja Alagoas).

Saudações,
Jaime Sapucaia Bandeira

Reply

Direct link:

Certidão de Baptismo de alguns Apelidos Brasileiros

#315309 | portingal | 14 ott 2012 11:00 | In reply to: #315291

Prezado Jaime Sapucaia,

Poderá obter todos estes dados na Internet:

Veja lá esta notícia da Gazeta do Rio de 22 de Outubro de 1822, p. 636:

"Artigos d' Officio ...
Senhor - por vezes a Provincia, a que temos a fortuna de pertencer ... protestar perante V. M. I. que Pernambuco igual em sentimentos a todas as demais Provincias do Brasil ... Rio de Janeiro 14 de Outubro de 1822 ... o 2º Tenente de Artilharia André José Campos Tupinambá, empregado no Thesouro Publico; o Padre Antonio Gomez de Mello Sapucaia; José Vicente Ferreira Papagaio ... "

e mais esta da Gazeta Pernambucana de 27 de Novembro de 1822

... O Padre Jose Vicente Ferreira natural da Provincia das Alagoas Bispado de Pernambuco, avisa ao Publico que a sua firma serà reconhecida de agora em diante por Jose Vicente Ferreira Papagaio.

O Padre Antonio Francisco Bastos, natural de Pernambuco acrecentou outro sobrenome aos que ja tinha, e por isso serà conhecido de hoje em diante por Antonio Francisco Bastos Camarão.

O Padre Antonio Gomes de Mello, da Provincia de Alagoas, Bispado de Pernambuco, querendo imitar honradamente a seus Patricios, e possuido de igual patriotismo, roga aos Snrs. Tabeliães, e ao Respeitável Publico que o conheção por Antonio Gomes de Mello Sapucáia.

Manoel Alexandre Taveira, Segundo Tenente de Artilheria ligeira da Provincia de Pernambuco, destacado a bordo do Brigue Escuna Maria Zeferina fundiada nesta Corte, se compras muito cõ os improperios, e ridiculos epithetos, que alguns Deputados na Luzitania dão aos Brasileiros; mas como a virtude brilha tanto mais, quanto he detestada pelos adversarios, toma hum novo sobrenome, que parecerá aos Portagalenses injurioso para nòs, e porisso jurando a INDEPENDENCIA desta pequenina Colonia do Brasil, do grande Reino das noventa leguas, e preferindo a morte à escravidam e Despotismo, roga aos verdadeiros Patriotas do Imperio Brasiliano o reconheção de hoje em diante por Manoel Alexandre Taveira Caneludo.

Evaristo Texeira de Sousa, previne ao Publico, que nam serà mas (sic) a sua firma Teixeira de Sousa: mas sim Evaristo Jose Gabiroga.

... Martinho Caetano Pegado ... Martinho Caetano Pegado Jacarandá ...
... José António de Caldas ... José António de Caldas Malagueta ...
... Manuel de Sousa Caldas ... Manuel de Sousa Caldas Caninana
... João Evangelista Leal ... (João Evangelista Leal) Piriquito
... Bento Januario de Lima ... Bento Januario de Lima Camará
... Francisco Pereira de Burgos ... Francisco Arueira de Burgo ... "


e ainda este trecho da História de Sergipe referente a 1823, nota 243, p. 202

"Por diversas vezes Daltro envia representações contra ele ao Imperador ... os princípios (sic) membros moravam em Laranjeiras e eram: O capitão-mor Silvestre Gonçalves Barroso Boticudo, capitão Borges Pau da Moda, Bernardinho José Pau Brasil, e seus filhos, Fidélis José Sapucaia, Filisberto de tal, Dionízio Jacaré, Domingos José Jaquitibá, e seu pai Bento Gaspar ... "

A referência que tenho a Pilar - Alagoas está solta das outras, ou seja só sei que houve (ou há) Sapucaias a residirem lá.

Bom Domingo,

Carlos da Fonte

Reply

Direct link:

Familia Sapucaia

#449028 | renatestrela | 18 lug 2023 09:02 | In reply to: #315309

Ola a todos,

Eu sou descente da familia Sapucaia de Amargosa. Nas minhas pesquisas, eu consegui chegar ate o meu tetravo Manoel Francisco Sapucaia, nascido aproximadamente em 1820. Estou buscando informacoes sobre o pai dele.

O unico Sapucaia que encontrei nos registros paroquias da Bahia no FamilySearch, com data anterior ao do seu nascimento, foi Joao Vicente Sapucaia, casado com Alexandrina Angelica do Nascimento. O seu nome antes da Indepencia (1822) era Joao Vicente Ferreira.

Encontrei os seguintes registros de batismo dos seus filhos:

Cachoeira, paroquia Nossa Senhora do Rosario

1815 - Guilhermina
1820 - Antonio
1828 - Manoel

Alguem teria mais informacoes sobre Joao Vicente e saberia se Manoel Francisco era o seu filho?

Obrigada,
Renata

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 lug 2024, 06:28

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen