Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317229 | rmbb55 | 14 nov 2012 15:29

Caros Confrades:

Em agosto passado inscrevi-me no Fórum e lancei um apelo para que me ajudassem a encontrar antepassados das famílias Bonito e Branco de Arcozelo da Serra, Vila Cortez, distrito da Guarda. Nessa altura não dispunha de dados suficientes para explicitar melhor a ajuda que pretendia obter. Contudo, saliento o contributo valiosíssimo da Confreira Maria David, que fez o favor de me guiar nos caminhos da genealogia. Assim e a conselho seu, solicitei assentos de nascimento/batismo e óbito junto do Arquivo Distrital da Guarda e junto dos Registos de Gouveia. Pude então recuar até aos meus bisavós e trisavós, no entanto não possuo datas, disponho apenas dos respetivos nomes.

Gostaria de ir muito mais além e aqui necessito novamente de ajuda. Pelas leituras que tenho feito no Fórum, pude concluir que alguns Confrades se têm especializado no estudo das Famílias Beirãs. Dirijo-me a todos os Confrades, àqueles que conseguiram adquirir a preciosa obra "Raízes da Beira" de E. Osório; àqueles que têm acesso aos microfilmes da região de Gouveia ou que estão na posse de outra documentação no sentido de me ajudarem a localizar os meus ancestrais de Arcozelo da Serra e Cativelos. Passo a especificar: alguém me ajuda a localizar o ano de nascimento e de óbito dos meus bisavós paternos e maternos?

José Branco Junior - agricultor - Arcozelo da Serra
Maria do Nascimento - Arcozelo
António de Almeida Barreiros - Cativelos
Emília Gomes - Cativelos
José Bonito - Arcozelo
Maria Coelho ou Coelha - Arcozelo
Manuel de Amaral Brites - sapateiro - Arcozelo
Ana de Abrantes Costa - Cativelos

Renovo o pedido para os meus trisavós maternos:

Manuel Higino
Maria Bonito
Ana Coelho ou Coelha
José de Amaral Brites
Teresa Boino
Manuel da Costa
Ana de Abrantes

Extremamente grata por toda a ajuda que me possam prestar, subscrevo-me com toda a consideração

Rosa Branco

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317299 | f4b2 | 15 nov 2012 20:06 | In reply to: #317229

Cara Rosa Branco

Deixo-lhe estes nomes,espero que ajudem,que retirei do Anuário de Portugal de 1909,cito:

- JOSÉ BRANCO JÚNIOR - Lavrador ou Agricultor em Arcozello(Gouveia)

- JOAQUIM BONITO - Lavrador ou Agricultor em Arcozello

- ANTÓNIO do AMARAL BRITES - Alfaiate em Arcozello

- JOSÉ BONITO FIGUEIREDO - Negociante e Encarregado do Correio de Arcozello

- ANTÓNIO BONITO FIGUEIREDO - Negociante em Arcozello

- ANTÓNIO da COSTA - Pároco de Arcozello

- JOSÉ AUGUSTO GOMES - Negociante em Arcozello

Deixo-lhe também estes nomes do mesmo ano de 1909 de Cativellos,cito:

- MANOEL de ALMEIDA GOMES - Commerciante,Barbeiro e Dentista,Encarregado do Correio de Cativellos

- ANTÓNIO GOMES COELHO - Carpinteiro

- ANTÓNIO FERREIRA COELHO Carpinteiro e Commerciante

- ANTÓNIO D'ABRANTES COELHO - Carruagens de Aluguer

- JOSÉ D'ABRANTES COELHO - Fábrica de Queijos,Lavrador ou Agricultor,Carruagens de Aluguer

- JOSÉ D'ALMEIDA COELHO - Lavrador ou Agricultor

- MANOEL D'ALMEIDA - Lavrador ou Agricultor

- EMILIA COELHO - Padeira

- ANTÓNIO da COSTA - Sapateiro

- FRANCISCO da COSTA - Sapateiro

- MANOEL GOMES - Professor em Villa Franca da Serra

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317311 | roz | 15 nov 2012 21:57 | In reply to: #317229

Cara Rosa Branco

Sem nos dar alguma data 'e impossivel darmos-lhe uma ajuda. Diz que nao tem datas para os seus bsavos e trisavos mas deve ter pelo menos datas para os seus pais e avos. Assim conte para cada geracao, aproximadamente, 25 a 30 anos e entao procure uns 3 anos antes e uns 3 anos depois da data a que chegou pelo calculo. Eu sugeria que escrevesse aqui exactamente aquilo que tem para melhor podermos lhe dar um exemplo mais preciso.

Os assentos paroquiais de Arcozelo e de Cativelos ainda nao estao acessiveis on-line mas de vez em quando va' vendo nos seguintes links se ja os puseram.

http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/results?t=paroquia+cativelos

http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/results?t=paroquia+arcozelo

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317328 | graça58 | 16 nov 2012 08:47 | In reply to: #317299

Caro João Barrocas
No Anuário de Portugal em 1909 na freguesia de Vinhó, Concelho de Gouveia haverá alguém com o apelido de Teixeira?
Muito obrigada
Graça Teixeira

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317338 | f4b2 | 16 nov 2012 13:26 | In reply to: #317328

Cara Graça Teixeira

Sim! No Anuário consta este nome,cito:

- FELICIDADE de ALMEIDA TEIXEIRA - Professora em Vinhó(Gouveia),1909

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317341 | graça58 | 16 nov 2012 16:57 | In reply to: #317338

Boa tarde
Muito obrigada pela sua rápida resposta.
Como é que poderei obter uma cópia, pois a pessoa em causa é minha avó.
Graça teixeira

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317355 | rmbb55 | 16 nov 2012 19:47 | In reply to: #317299

Caro João Barroca

Estou-lhe imensamente agradecida pela sua mensagem e por todos os nomes que me forneceu a partir do Anuário de Portugal de 1909.

Cumprimentos

Rosa Branco

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317362 | rmbb55 | 16 nov 2012 20:43 | In reply to: #317311

Cara Rosário

Muito obrigada pela sua mensagem e pelas informações fornecidas.
Tenho a sensação de que não sei expressar devidamente as minhas dúvidas nem tão pouco solicitar a ajuda de que necessito. Vou tentar apresentar-lhe sucintamente os dados de que disponho sobre os meus familiares.

Lado paterno:
- Pai - António Gonçalves Branco Gomes - n. 27/6/1924 em Arcozelo - m. 10/3/1998 na Guarda
- Avô - Manuel Gonçalves Branco - n. 10/2/1892 em Arcozelo - m. 16/7/1934 em Arcozelo
- Avó - Maria do Carmo Gomes - n. 1/7/1897 em Cativelos - m. 22/12/1974 em Arcozelo
- Bisavô - José Branco Júnior - Arcozelo
- Bisavó - Maria do Nascimento - Arcozelo
- Bisavô - António de Almeida Barreiros - Cativelos
- Bisavó - Emília Gomes - Cativelos

Lado materno:
- Mãe - Maria de Lourdes Abrantes - n. 30/8/1922 em Arcozelo - m. 24/11/2011 em Arcozelo
- Avô - Joaquim Bonito - n. 29/12/1857 em Arcozelo - m. 30/9/1923 em Arcozelo
- Avó - Luciana de Abrantes - n. 17/1/1892 em Arcozelo - m. 14/11/1978 em Arcozelo
- Bisavô - José Bonito - Arcozelo
- Bisavó - Maria Coelho - Arcozelo
- Bisavô - Manuel de Amaral Brites
- Bisavó - Ana de Abrantes Costa - Cativelos
- Trisavô - Manuel Higino
- Trisavó - Maria Bonito
- Trisavó - Ana Coelho
- Trisavô - José de Amaral Brites
- Trisavó - Teresa Boino
- Trisavô - Manuel da Costa
- Trisavó - Ana de Abrantes

Face aos dados apresentados e visto não dispor de livros ou de publicações de âmbito genealógico, que caminhos me aconselha a seguir para tentar ir mais longe na pesquisa das minhas origens?

Grata pela atenção.
Cumprimentos

Rosa Branco

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317363 | f4b2 | 16 nov 2012 21:24 | In reply to: #317355

Cara Rosa Branco

Deixo-lhe mais estes nomes,cito Anuário de Portugal de 1909:

- EMILIA AUGUSTA GOMES - Professora em Folgosinho(Gouveia),1909

- MARIA UMBELINA COELHO - Lavrador ou Agricultor em Folgosinho,1909

- FRANCISCO BONITO - Commerciante em Villa Cortez da Serra(Gouveia),1909

- JOAQUIM BONITO de FIGUEIREDO - Commerciante em Villa cortez da Serra,1909

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317424 | roz | 18 nov 2012 13:01 | In reply to: #317362

Cara Rosa Branco

A menos que outra pessoa ja tivesse feito estas pesquisas e tivesse montado a "arvore" na internet, tera' de ser a Rosa a faze-las! Ja procurou aqui na base de dados do GeneAll se aparece algum dos seus familiares? Se nao, tera' mesmo de pesquisar os paroquiais para os encontrar.
De momento, conforme ja' lhe disse, as paroquias que lhe interessam ainda nao estao on-line por isso ou tem de esperar ate estarem acessiveis ou so indo ao Arquivo Distrital da Guarda para as pessoas nascidas ate' 1860 ou 'a Torre do Tombo em Lisboa para os anteriores a essa data. Pode tambem visitar os Centros de Historia da Familia dos Mormons se houver algum proximo de onde mora. Ai' podera' encomendar os filmes, sera' avisada quando chegarem e depois tera' 3 meses para os pesquisar. A pesquisa 'e feita la' mesmo no centro e nao importa se quer datas anteriores ou posteriores a 1860.

Nao sei onde vive mas no seguinte link podera' procurar pelo Centro mais proximo de si. https://www.familysearch.org/locations

Outra possibiliadade 'e pedir ao arquivo para lhe fazer as buscas mas fica-lhe bem mais caro!

Agora umas indicacoes em como procurar. Tomemos como exemplo o seu avo Manuel Goncalves Branco. Para recuar necessita saber quando os pais dele se casaram / nasceram. Se eles eram casados e' mais facil porque ai' lhe dirao os nomes dos pais deles. Ora sabe que o seu avo Manuel nasceu em 1892 por isso, em principio, os seus bisavos casaram antes de essa data (mas nem sempre, 'e claro), se souber se o Manuel teve irmaos mais velhos isso tambem ajuda a calcular melhor a possivel data do casamento de Jose' Branco Jr. com Maria do Nascimento. Se Manuel era o mais velho entao comeca a procurar de 1892 para tras. Uma vez encontrado o casamento de Jose e M.a do Nascimento procure os nascimentos deles. Da data do casamento calcule menos 16 anos para a senhora e menos 18 para ele e va recuando ate os encontrar. Em media uma geracao sao 25 anos mas ha quem tenha filhos mais cedo ou mais tarde e por isso eu pessoalmente comeco a contar a partir de 16 e 18 anos.

Espero nao a ter confundido com tanta explicacao e se necessitar qualquer esclarecimento 'e so perguntar.
Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317425 | rmbb55 | 18 nov 2012 14:04 | In reply to: #317363

Caro João Barroca

Muito obrigada pelos dados que me disponibilizou.

Saudações genealógicas

Rosa Branco

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317448 | rmbb55 | 18 nov 2012 20:00 | In reply to: #317424

Cara Rosário

Começo por lhe agradecer os prestimosos esclarecimentos que me forneceu com tanta gentileza.
Inscrevi-me no Geneall Plus a fim de poder aceder a todos os conteúdos mas, infelizmente, encontrei apenas uma referência a um tio materno, já falecido e ao seu casamento.
Vou ter de ir à Torre do Tombo, em breve, em virtude de estar firmemente decidida em descobrir de onde venho e quais são as minhas raízes. Poderei, então, aplicar os ensinamentos que amavelmente me prestou.

Extremamente grata pela disponibilidade demonstrada.
Saudações genealógicas

Rosa Branco

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317463 | roz | 19 nov 2012 09:26 | In reply to: #317448

Cara Rosa

Nada tem a agradecer. Queria so chamar a atencao de que na TT so existem os assentos mais antigos : http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/results?t=paroquia+arcozelo

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/details?id=3643135

Para ja necessita ver primeiro na Guarda. Se lhes der datas aproximadas eles nao levarao muito tempo a procurar e entao a pesquisa sera' gratis. Por uma copia nao autenticada so se paga 1 euro ou euro e meio por lauda o que nao fica tao caro. Peça lhes 2 ou 3 casamentos no maximo de cada vez que 'e para nao ultrapassar os minutos gratis de pesquisa a que tem direito (creio que sao 15 ou 30 minutos mas nao estou certa).
So' quando chegar a datas antes de 1860 'e que encontrara' os registos na Torre do Tombo.

Boas pesquisas.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#317471 | rmbb55 | 19 nov 2012 12:12 | In reply to: #317463

Cara Rosário

Renovo os meus agradecimentos no que se refere aos esclarecimentos que, mais uma vez, teve a amabilidade de me prestar. Vou segui-los à risca para obter os resultados que pretendo.
Ontem mesmo procedi à pesquisa dos Centros do Family Search existentes na margem sul e deparei-me com um, muito perto de minha casa, pelo que irei, afinal, começar as minhas buscas por aí. A TT ficará para mais tarde.

Cumprimentos

Rosa Branco

Reply

Direct link:

RE: Famílias Bonito e Branco - Arcozelo da Serra/Cativelos - Gouveia

#318495 | f4b2 | 01 dic 2012 15:26 | In reply to: #317471

Cara Rosa Branco

Ao pesquisar Angola reparei neste nome,cito Anuário de Portugal de 1908:

- ANTÓNIO BONITO - Estaleiros em Luanda,1908

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 24 giu 2024, 14:36

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen