registo passaportes

This topic is classified in rooms: Arquivos

registo passaportes

#317480 | josevaz51 | 19 nov 2012 15:27

Gostaria de saber onde ficam os registos de passaportes emitidos pelas embaixadas portuguesas aos seus cidadãos emigrantes.
Procuro o do meu avô, emitido por volta de 1939 pela embaixada no Rio de janeiro. No atual consulado me informaram quer tudo foi remetido para a capital.

Reply

Direct link:

RE: registo passaportes

#317488 | PAIVAMANSO | 19 nov 2012 18:46 | In reply to: #317480

Caro José Vaz, não vou poder ajudar, mas, sugiro que o Senhor esclareça melhor o seu pedido de ajuda. Correndo o risco de dizer asneira (sou apenas um aprendiz) não percebi se estamos a falar de Cidadãos Portugueses que emigraram para o Brasil, e nesse Caso os Passaportes emitidos naqueles tempos recuados, foram passados pelos Governos Civis e agora os Livros dos Registos desses Passaportes estão guardados nos respectivos Arquivos Distritais. Isto é o que me oferece dizer após ler o seu primeiro parágrafo mas depois lendo o segundo creio que se esteja a referir a um Cidadão Português, (neste caso o seu Avô), residente no Brasil, que entretanto teria pedido um Passaporte para viajar para outro País !? Creio que será de seu interesse explicar mais detalhadamente este assunto, para que alguém que saiba resolver, o possa vir ajudar. Já agora, qual era o Nome completo desse seu Avô e de onde ele era natural? Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: registo passaportes

#317489 | PAIVAMANSO | 19 nov 2012 18:54 | In reply to: #317480

Caro José Vaz, não vou poder ajudar, mas, sugiro que o Senhor esclareça melhor o seu pedido de ajuda. Correndo o risco de dizer asneira (sou apenas um aprendiz) não percebi se estamos a falar de Cidadãos Portugueses que emigraram para o Brasil, e nesse Caso os Passaportes emitidos naqueles tempos recuados, foram passados pelos Governos Civis e agora os Livros dos Registos desses Passaportes estão guardados nos respectivos Arquivos Distritais. Isto é o que me oferece dizer após ler o seu primeiro parágrafo mas depois lendo o segundo creio que se esteja a referir a um Cidadão Português, (neste caso o seu Avô), residente no Brasil, que entretanto teria pedido um Passaporte para viajar para outro País !? Creio que será de seu interesse explicar mais detalhadamente este assunto, para que alguém que saiba resolver, o possa vir ajudar. Já agora, qual era o Nome completo desse seu Avô e de onde ele era natural? Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: registo passaportes

#317492 | josevaz51 | 19 nov 2012 19:05 | In reply to: #317488

Esclarecendo: Meu avô veio muito jovem para o Brasil, da região de Braga, aos 10 anos de idade acompanhando um tio (em torno de 1904, tendo nascido em 1894). Não possuia um passaporte proprio. Já adulto, com uns 35 anos, tirou um passaporte na embaixada para poder retornar a seu país e visitar seus familiares. O nome completo dele era Antonio Vaz de Souza. Grato

Reply

Direct link:

RE: registo passaportes

#317508 | PAIVAMANSO | 19 nov 2012 21:37 | In reply to: #317492

Caro José Vaz, sugiro que diga o que mais sabe desse Tio, Nome completo, Idade provável quando foi para o Brasil, Nomes dos Pais desse Tio e também desse Seu Avô. Esse Tio era solteiro, ou se era Casado levou a Esposa com Ele ? Compreendo que provavelmente não sabe nada desses dados, mas por vezes as pessoas que pedem ajuda sabem isto ou aquilo mas não dizem logo, e isso não ajuda. Tem certeza que o Seu Avô que viajou com 10 anos de idade não levava Passaporte ? Pode até ser mas ..... diga algo mais sobre um e outro, se souber. Temos aqui a possibilidade de procurar nas listas de passageiros dos navios, a viagem dos dois para o Brasil cerca do ano 1904, depois a viagem do Tio do Rio de Janeiro para Portugal e se Ele voltou para o Brasil é mais uma viagem que talvez possa ser investigada. Pessoalmente nem sei encontrar os Livros dessas listas de Passageiros dos Navios, nem os Livros dos Passaportes de Braga. Também não me atrevo a pedir a quem sabe ..... mas tenho esperança que alguém muito mais competente do que eu, venha em seu auxílio, se for possível. Não tem aí nenhuma pista, nenhuma dica, que nos diga de onde seriam Naturais esse seu Tio e esse Seu Avô ? Nenhuma carta antiga, nenhuma foto com algo relevante escrito? Nenhuma foto tirada em Portugal, com um carimbo do nome do estúdio fotográfico ? Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 06 lug 2024, 11:44

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen