Barroca e Sao Martinho Fundao

This topic is classified in rooms: Regiões

Barroca e Sao Martinho Fundao

#318162 | ggomes | 26 nov 2012 11:11

caro Confrades,

Tenho imformaçoes sobre ramos meus de Sao Martinho (Barroca Fundao).

tenho um Jose Miguel casado com Antonia Bernarda (nasceram cerca de 1845) sao de Adurao pais de MAnuel Miguel

tambem Joaquim dos Santos casado com MAria de Rosario (nasceram cerca de 1845) de Sao MArtinho tambem pais de Anna de Jesus (o Anna Cabeças)

otro ramo de Sao Martinho : Manuel Motta casado com Felicia Maria ((nasceram cerca de 1845) tiveram MAria Motta

Se algun tiver informacoes sobre estes casais ?

Obrigado.

Cumprimentos
Germain

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#318224 | ggomes | 27 nov 2012 09:43 | In reply to: #318162

Algun sabe se a camara do Fundao pode dar certidoes de nascimentos de 1925, porque nao responde os mails ....

Obrigado

Germain

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#318270 | Sérgio R | 27 nov 2012 20:42 | In reply to: #318224

Caro Germain,

para pedir uma certidão de nascimento de menos de 100 anos tem que se dirigir à Conservatoria do Registo Civil do Fundão:

Conservatória do Registo Civil do Fundão
Praça Município
Fundão
6230-338 FUNDÃO
Telefone: 275 753 156
Fax: 275 751 879

Para certidões de mais de 100 anos tem que se dirigir ao Arquivo Distrital de Castelo Branco:

Arquivo Distrital de Castelo Branco
Casa dos Mota
Praça de Camões
6000-116 CASTELO BRANCO

Tel.: +351 272 001 400/272 001 405
Fax: +351 272 339 129
E-mail Geral: mail@adctb.dgarq.gov.pt

Saiba que o Adurão é uma lugar da freguesia de Dornelas (conc. de Pampilhosa da Serra, dist. de Coimbra) e felizmente os arquivos do distrito de Coimbra estão online, aqui vai o endereço:

http://193.137.201.198/pesquisa/default.aspx?page=basicSearch&searchMode=bs

Boa sorte nas suas pesquisas.

Cptos.

Sérgio

PS o sr esta na França?

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#318294 | ggomes | 28 nov 2012 08:17 | In reply to: #318270

Caro Sergio,

Obrigado para essas informaçoes, vo entao escrever para Conservatoria do registro do Fundao, porque nao respondem os messagens electronicos, esperando que minha pedida sera boa ...

Voce sabe se pode comprar microfilmes ?

Tenho um ramo (Rodrigues de Alpedrinha que nao chego a apanhar ... e minha mae nao sabe muito sobre ele).

Obrigado
Cumprimentos
Germain

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#318302 | f4b2 | 28 nov 2012 13:41 | In reply to: #318294

Caro Germain

Chamo a atenção para a direcção da Conservatória do Registo Civil,cuja direcção é:


- Conservatória do Registo Civil do Fundão
Avenida Dr. Alfredo Mendes Gil
Palácio da Justiça
6230-287 - Fundão

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#318321 | jaferro | 28 nov 2012 18:37 | In reply to: #318294

Caro Confrade,

As informações dadas pelo confrade Sérgio estão correctas. Mas, de acordo com sua resposta à última questão colocada pelo confrade poderá ser interessante proceder ao pedido via net através do portal do cidadão, na opção certidão on-line:

https://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online/HP?JS=true

NOTA: as certidões pedidas via on-line são caras, a rondar os 16 euros. Antes de pedir, veja como funciona. Já utilizei o serviço e não tive problemas.

Para certidões anteriores, isto é, com mais de 100 anos a única hipótese, como o confrade Sérgio referiu, é o Arquivo Distrital de Castelo Branco.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#318323 | f4b2 | 28 nov 2012 19:17 | In reply to: #318321

Caro José Fernandes Rodriguez

As informações do confrade Sérgio estão correctas á excepção do Registo Civil que mudou do edificio da Câmara Municipal para o edificio do Palácio da Justiça.
A nova direcção que enviei,é a correcta.


Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#318324 | jaferro | 28 nov 2012 19:56 | In reply to: #318323

Caro Confrade João Barroca,

Obrigado pela correcção, pois a minha frase poderia levar o confrade ao engano sobre a morada do destinatário.

Uma curiosidade: desde 1971 que a Câmara do Fundão tinha aprovado dar a uma artéria do Fundão o nome do Dr. Alfredo Mendes Gil. Tardou, mas por fim se realizou o tributo a este ilustre silvarense.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#318423 | ggomes | 30 nov 2012 12:39 | In reply to: #318324

Caro confrades,

Muito obrigado pelas voças respostas.
Vo entao enviar coreio para la.

este lado da minha famillia e un grande misterio .... minha mae nao sabe nada e tia dela tambem nao.....

escalhar vo la encontrar o que quero.

Cumprimentos.

Germain

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#319311 | ggomes | 18 dic 2012 11:15 | In reply to: #318162

Caro confrades,

Se algum tiver informacoes sobre estes casais

um Miguel Joao casado com Maria Margarida (naturais de Sao Martinho Barroca) cerca de 1800
O
Joao Dias (Sao Martinho Barroca) casado com Maria Bernarda (Adurao) cerca de 1800
o
Manuel Dias (Sao Martinho Barroca) casado com Anna Marques (Dornellas) cerca de 1785 sao pais de Joao Dias
o
Jose Gaspar (Dornellas) casado com Bernarda Maria (Villa ..... Distrito de Coimbra) cerca 1785 sao pais de Maria Bernarda

Obrigado
Cumprimentos

Germain

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#319315 | jaferro | 18 dic 2012 12:04 | In reply to: #319311

Caro Confrade Germain,

Com muita pena, não encontrei na minha BD as pessoas que refere.

Para a época, referente a São Martinho, tenho o casamento em 29.08.1785, em Silvares, do meu 5º tio-avô João Francisco Gaspar, filho de Manuel Gaspar Duarte e de Francisca Simão, de Silvares, com Josefa da Cruz, de São Martinho, filha de Manuel Francisco Silvestre, de São Martinho, e de Josefa da Cruz, de Ourondo, Covilhã. Estes são ainda pais de:

Manuel Francisco Guerra, de São Martinho, que casa em Silvares, em 16.12.1773, com Maria da Cruz, filha de Domingos Gonçalves barbeiro e de Ana Francisca, de Silvares, com dispensa de 4º grau de consanguinidade;
Aleixo Francisco Guerra, de São Martinho, que casa em Janeiro de Baixo, em 29.01.1781, com Catarina Marques, de Porto de Vacas, JB, filha de António Martins, de Porto de Vacas, e de Catarina Marques, de São Martinho.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#319867 | Sérgio R | 29 dic 2012 11:11 | In reply to: #319311

Sr Germain,

também sou descendente do casal João Dias e Maria Bernarda:

- João Dias, natural de Carregal, nascido e batizado a 24/08/1797, morto a 08/06/1850 no Adurão
filho de Manoel Dias (nat de Carregal) e de Anna Marques (nat de Dornelas)
neto paterno de Manoel Dias e de Anna Antunes
neto materno de Manoel Francisco e de Maria Marques

casou aos 26/07/1818 em Dornelas com:

- Maria Bernarda, natural do Adurão, nascida a 19/10/1798, batizada a 28/10/1798, morta a 07/05/1849 no Adurão
filha de Jozé Francisco Gaspar (nat de Adurão) e de Bernarda MAria (nat do Fajão)
neta paterna de Antonio Francisco e de Maria Gaspar
neta materna de Antonio Jozé e de Maria Francisca

Ctos.

Sérgio R

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#320045 | ggomes | 02 gen 2013 20:36 | In reply to: #319867

Caro Confrades,

Bon Ano 2013, que todos cofrades passem un ano doce com saude ...

Muito obrigado pela voças respostas, entao Senhor Sergio somos primos, muito obrigado pela resposta que me deu ... voce tem otras informacoes sobre estes casais ? historia o trabalho, o otras coisas ?.... voce tem otros antepassados ?

Dias es un nome muito usado em Portugal ,
no topico "RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere" voce da os nomes siguintes : Marques, Joam .. sao nomes espagnois ?
(do lado de Anna Marques) ... tambem O Senhor Sapateiro (Castelhano) e espagnol .... se voce tem coisas sobre este ramo ....

Esto muito contento seobre estas informacoes .... e agradeço muito os cofrades .....

Muito Muito obrigado ....
Germain Gomes

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#320050 | ggomes | 02 gen 2013 21:30 | In reply to: #318323

Caro Senhor Barroca,

Eu envio le meus melhores desejos por este ano novo que seja doce com muita saude.

Em primeiro lugar eu não quero o perturbar, menos minha curiosidade me empurra tem que o contatar...Por isso se você tivesse podido ver a pessoa que teria sido capaz saber coisas sobre os rodrigues de Alpedrinha .... os caixinhas .. Eu estou atento tem tudo aquilo que você poderia me trazer ...

Eu devolvo para você porque eu não consigo ter informaçoes novas do registro civil de Fundao .. que nao me responde ...

Com os meus melhores cumprimentos


Germain Gomes

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#320054 | ggomes | 02 gen 2013 22:07 | In reply to: #320050

Caros confrades,

Tenho novos antepassados ... se algum tiver informacoes ...

Anna Dos Santos Cabeças o Anna de Jesus Cabeças (Barroca 1868)

Filha de Joaquim Dos Santos (Cabeças ?) (natural de Alcongosta) e de Maria Do Rosario (SAo MArtinho, Barroca) (naceram cerca de 1840)
netta paterna de Jose Dos Santos e de Jacintha Pinto (ambos de Alcongosta)(naceram cerca de 1820)
e netta materna de Jose Pacheco e de MAttilda Marques (ambos de Sao Martinho, Barroca) (naceram cerca de 1820)

Muito obrigado.

Germain Gomes

Reply

Direct link:

RE: Barroca e Sao Martinho Fundao

#320146 | Sérgio R | 04 gen 2013 10:57 | In reply to: #320045

Sr Germain Gomes,

bom ano para si também.

As informações nos assentos são poucas quanto ao oficio das pessoas. Acho que so os "fildagos" tinham direito a mais pormenores, em geral apareciam o estatudo deles (cavaleiro da ordem X, etc...). Em alguns assentos de obitos podemos ver homens solteiros que eram soldados (muitas vezes na Guerra de Restauração 1640-1662).

Nos assentos que consegui obter o oficio da pessoa aparce a partir da metade do século XIX, antes é raro ter este tipo de informação.

Os nomes que dou são aqueles que ps registos têm: quase sempre respeito a ortografia, quer dizer que as vezes possa haver erros. Muitas "terminações" hoje em "ão" escreviam-se antigamente em "am" (Joam, Sebastiam), etc...

Até agora nunca encontrei algum antepassado espanhol. Na zona rural do Vale do Zêzere era raro os casamentos "ibéricos" mas ja vi alguns, mas ja estavamos no século XIX. Nos concelhos fronteiriços era mais comum as "trocas" entre Portugal e Espanha.

Vou tentar ver se posos lhe dar mais informações. Ja agora o senhor Germain Gomes é oriundo de qual lugar? Por minha parte o meu pai é do Orvalho, concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, mas como pode ver tenho ascendentes em varios concelhos de ambas margens do Zêzere.

Cptos.

Sérgio

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 24 giu 2024, 14:20

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen