BRASIL - FAMILIA VELLOSO DE OLIVEIRA

This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil

BRASIL - FAMILIA VELLOSO DE OLIVEIRA

#1635 | José Alberto Allen | 11 gen 2001 00:38

Há por aí algum genealogita Brasileiro que me saiba dizer
se ainda existem representantes da família Velloso de Oliveira, descendente do Dr. António Rodrigues Velloso de Oliveira, desembargador no Paço, veador da Imperatriz Leopoldina ?

Reply

Direct link:

RE: BRASIL - FAMILIA VELLOSO DE OLIVEIRA

#8770 | José Alberto Allen | 07 set 2001 00:14 | In reply to: #1635

Lanço de novo a pergunta : Há algum genealogista brasileiro que possua informações sobre a família do Desembargador António Rodrigues Velloso de Oliveira, que foi desembargador do Paço e Veador da Imperatriz Leopoldina ? Creio que o "Prémio Judiciário Desembargador Velloso de Oliveira", que faz parte do curriculum de alguns magistrados Brasileiros, está relacionado com este indivíduo. Alguém pode ajudar ?

Reply

Direct link:

RE: BRASIL - FAMILIA VELLOSO DE OLIVEIRA

#8781 | Cau Barata | 07 set 2001 05:04 | In reply to: #8770

CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA BARATA

Rio de Janeiro, 07.09.2001

Caro José Alberto Allen,

Há por aí algum genealogita Brasileiro que me saiba dizer se ainda existem representantes da família Velloso de Oliveira ???

Achei curiosa esta forma de perguntar. Faltou o som dos dedos batendo na porta e, antes que desse a chance de perguntar - Quem é ??? já foi entrando.

Pois bem, há por aqui algum brasileiro, novato neste site, que sabe informar se existe descendentes do Desembargador Velloso de Oliveira, e mais, tambem pode informar alguns dados sobre sua biografia e ascendência.

O Desembargador Antonio Rodrigues Vellozo de Oliveira, nasceu no Brasil, na província de São Paulo, depois do ano de 1750, e faleceu a 11.03.1824, no Rio de Janeiro.

Filho de José Rodrigues Pereira, natural de Portugal, e de Ana de Oliveira Montes, natural de São Paulo.

Neto paterno de Inácio Rodriues Pereira e de Margarida Rodrigues.

Neto materno de Bento Gomes de Oliveira e de Escolástica Veloso - neste casamento ocorreu a união dos dois sobrenomes, originando-se, daí, o ramo Velloso de Oliveira.

Formado em direito pela Universidade de Coimbra, turma de 1773-1779 - tendo se matriculado no curso de Matemática, a 22.10.1773, no de Direito, em 1774, na Faculdade de Filosofia, em 1774, e formando-se em Direito, em 15.05.1779. Foi contemporâneo, entre outros, de Silva Alvarenga, Alexandre Rodrigues Ferreira, José Vieira Couto, José da Silva Lisboa e Francisco de Mello Franco.

Voltando ao Brasil, depoisde estrear-se em funções judiciárias na ilha da Madeira, foi Chanceler da Relação do Maranhão.
Desembargador do Paço. Deputado da Mesa da Consciência e Ordens. Juiz Conservador da nação britânica em todo distritoda Casa da Suplicação do Brasil.

Primeiro deputado da junta da administração da fazenda na capitania do Maranhão, de onde se retirou em 1818 por desavenças que teve com o governador, e desgostoso com as decisões do governo da côrte, a ele contrárias.

Sendo Deputado constituinte brasileiro, pela Província de São Paulo [1822], defendeu com toda energia a idéia de se acabar a escravidão dos africanos.

Foi eleito, a 26.06.1822, para o conselho de procuradores gerais de província, criado pelo Decreto de 16.02.1822.

Era do conselho de Sua Alteza Real e de Sua Magestade D. Pedro I. Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. Comendador da Ordem de Cristo. Um dos mais notáveis estadistas de sua época, e de idéias mais liberais.

Seu retrato em ponto grande se acha em uma das paredes da secretaria da Santa casa de Misericórdia do Maranhão, pelos serviços que aí prestou como provedor.
Autor, entre outros, dos seguintes trabalhos:

1 - Tratado do jogo de voltarête com as leis geraes do jogo. Lisboa, 1794.

2 - Memória sobre o melhoramento da província de São Paulo. Rio de Janeiro, 1822, 143 págs.

3 - Memória sobre a agricultura e colonização do Brasil. Escrita em 1814, porém impressa em 1873.

4 - Divisão eclesiástica do Brasil - Escrita em 1819, porém impressa em 1864.

5 - A Igreja no Brasil. Rio de Janeiro, 1822, 172 págs.

Deixou geração do seu cas. com teresa de tal, natural de Portugal.
Pais de:

1 - o filho, desembargador Henrique Velloso de Oliveira, desembargador aposentado da relação da côrte do Rio de Janeiro.

2 - a filha, Joana Emília Velloso de Oliveira, que deixou geração do seu cas, com o marechal de campo Joaquim Mariano Galvão de Moura Lacerda - cuja biografia e genealogia tratei no verbete da Família Galvão de Moura Lacerda, no Dicionário das Famílias Brasileiras.

3 - a filha, Isabel Velloso de Oliveira, que foi casada com o conselheiro Ernesto Ferreira França, membro do Supremo Tribunal de Justiça -cuja biografia e genealogia tratei no verbete da Família Ferreira França, no Dicionário das Famílias Brasileiras.

4 - a filha, Efigênia Velloso de Oliveira, que foi casada com o conselheiro Dr. Manoel Rodrigues Villares, membro do Supremo Tribunal de Justiça.

5 - o filho José Rodrigues Velloso de Oliveira, que faleceu solteiro, em São Paulo.

Infelizmente, no Dicionário das Famílias Brasileiras, do qual sou autor, juntamente com o Deputado Cunha Bueno, não acrescentamos, ainda, o verbete da Família Velloso de Oliveira, o que deverá ocorrer no Tomo IV, já que o Tomo III, já está por sair, em 5 volumes, para se juntar com os 4 já publicados.

Enfim, me parece que há algum brasileiro por aqui que te pode responder.

Cau Barata

Reply

Direct link:

RE: BRASIL - FAMILIA VELLOSO DE OLIVEIRA

#8795 | José Alberto Allen | 07 set 2001 11:36 | In reply to: #8781

Caro Dr. Carlos Barata
Nem imagina a alegria que me deu respondendo a uma questão que, nestre e noutros foruns, já colocara tantas vezes ! Do Desembargador Velloso de Oliveira só conhecia o que me chegou por tradição familiar : uma vaga notícia das suas funções, muitos elogios ao seu caracter e muitas "estórias" sobre a má fortuna que se terá abatido sobre a sua viúva e alguns descendentes. Se lhe interessar, por e.mail poderei mandar-lhe o que na familia consta sobre estes pontos. Não sei se o Desembargador teve outro casamento anterior. Sei que no Funchal casou com Joana Allen, a 1ª dos 13 descendentes de meu 4º Avô Edward William Allen, ao tempo Consul Inglês no Funchal e figura grada da maçonaria local. Os dados biográficos "Allen" poderá consultar aqui
no GENEA, começando, por exemplo, em http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=20912, que é o ID da Joana. Que graças a si, poderei agora completar ! Receba um abraço de gratidão e diga-me se essa tradição familiar tem para si algum interesse.

Reply

Direct link:

RE: BRASIL - FAMILIA VELLOSO DE OLIVEIRA

#9233 | José Alberto Allen | 16 set 2001 23:22 | In reply to: #8781

Caro Carlos Barata
Como não chegou a mandar-me o seu e.mail, vou transmitir-lhe via forum o que no "LIVRO DA FAMÍLIA ALLEN" consta da família Velloso d'Oliveira. O texto é de 1889 e da autoria de meu tio-bisavô, Dr. Eduardo Augusto Allen:
"Segundo as minhas reminiscências, este Velloso [DESEMBARGADOR ANTÓNIO RODRIGUES VELLOSO D'OLIVEIRA"] acompanhou a família Real Port. pª o Brasil, como "Veador" (ou foi lá depois nomeado veador, mais tarde, da Imperatriz mulhar de D.Pedro) e era muito bem quisto no Paço. Era homem de talento, amigo de melhoramentos, e autor de projectos, mas penso que infeliz pelo lado da fortuna pecuniária. Se bem me recordo, meu pae [JOÃO FRANCISCO ALLEN] contava que se faziam comparações entre elle (Homem de lettras e muito sábio), por um lado, e o José Monteiro de Almeida [CASADO COM ERMELINDA ALLEN E PORTANTO CUNHADO DE VELLOSO DE OLIVEIRA E DE JOÃO FRANCISCO ALLEN], negociante riquíssimo, que edificou o Palacete da Rua da Vitória [ NO PORTO - ACTUAL SEDE DA POLÍCIA JUDICIÁRIA] defronte do Convento de S.Bento e onde hoje [1889] está o Lyceo do Porto. Ambos casados com filhas de meu avô [EDWARD WILLIAM ALLEN], Joanna e Ermelinda. Um um grande calculista, mas pouco abastado, o outro sem cálculos alguns, mas deixando dez milhões de cruzados. Entre os filhos de Velloso, conheci pessoalmente dous, de que aqui vou pôr lembrança: Henrique Velloso d'Oliveira, que vi pela 1ª vez em Paris, quando eu estava no Collegio de Fontenay-aux-Roses. Elle veio visitar-nos (a mim e ao mano Alfredo) [ALFREDO AMSINCK ALLEN, 1º VISCONDE DE VILLAR D'ALLEN] algumas vezes e duma vez trouxe-nos uma bonita - e grandita - harmónica (accordeón). Tinha-se formado em Direito, na Universidade de Coimbra, hospedando-se sempre em casa de meu Pae, de quem era amicissimo (pois fallava d'elle nos termos mais enthusiastucos). No Brasil exercera varios lugares da Magistratura, chegando a ser Desembargador creio que em Pernambuco. Depois, ou por excesso de estudos ou por contrariedades do coração, começou a perder a lucidez da razão e a practicar actos extravagantes (como dizem que fizera indo pedir a mão de uma filha de Luiz Filippe, da Raínha de Hespanha, etc). Em conversas comigo não notei nada de extravagante, apenas grande confiança nos seus projectos de reformas financeiras para o Brasil, que elle em parte meexpunha, e a que eu dava muito apreço por ter eu próprio grande tendência já n'aquella idade (15 annos) para ideais e projectos de melhoramentos públicos e sociaes. Tinha-o visto uma vez em Paris, jantando elle, meu Pae e nós em casa da tia Ermelinda [ALLEN] Monteiro de Allmeida, depois Baroneza da Regaleira, e n'essa occasião tocou também em projectos públicos. Veio ao Porto aí por 1850 ou 1852, mas com o juízo bastante alterado : fallou com o mano Alfredo; e foi para Lisboa. Ignoro o que depois lhe sucedeu, mas creio ter fallecido há bastantes annos.
Isabel (?) (se a memória ma não falha): era outra filha do Velloso, que vi em Paris, casada com o Dr. ernesto Ferreira França (que foi Ministro no Brasil) e penso que estava exercendo em Paris funções diplomáticas n'esta epocha 1840 e 1841. Tinham um filho, Ernesto, que meteram no collegio de Fontenay e de que nós eramos muito amigos. Creio que tem figurado no Brasil mais ou menos recentemente. Tinham uma filha, Gabriella, mais novinha que o irmão, ahi dos seus dez ou onze annos. Morava com elles um irmão do França, que estudava Medicina em Paris. (...)Henrique Velloso estava de mal com elles. Ouvi fallar também a meu Pae de outra filha do Velloso ter casado com um fulano Totta, personagem distincta no Brasil. Deve haver muita descendência de todos estes enlaces no Brasil, pois creio que minha thia Joanna teve muitos filhos, e seria curioso indagá-la. Talvez entre os primos de Lisboa, Ferreira Pinto Basto, se possam obter esclarecimentos. Como a família Velloso, depois da morte do veador, decahio de fortuna, meu Pae durante muitos annos, e enquanto pode mandou-lhe uma mensalidade (creio que 400$00 Rs.) para ajuda da sua instalação [?]; e ainda depois da morte de meu querido Pae, minha tia D.Joanna Velloso escreveu a minha mãe, pedindo-lhe a continuação. Devem estar em casa da Maria Adelaide [ALLEN, IRMÃ DO AUTOR DESTAS NOTAS]a carta da thia e a minuta da resposta que eu redigi, por ordem de minha Mãe, mostrando também que a nossa posição também havia mudado [JOÃO FRANCISCO ALLEN, IRMÃO DE JOANNA, FALECERA, FALIDO, EM 1848], e já não tínhamos meios pª lhe remeter o que pedia. // Parece que este ramo da famª estabelecido no Brasil e desempenhando importantes cargos, nunca contudo diligenciou obter posse das 2 léguas quadradas que o Governo Português lhe cedera em troca da Casa de meu avô [EDWARD WILLIAM ALLEN] no Funchal, que elle trocou com elle [O GOVERNO] pª residência do General Inglês durante a ocupação da ilha da Madeira por causa das Guerras Napoleónicas.
DESCULPE SE ESTE APONTAMENTO FAMILIAR NÃO TIVER INTERESSE NENHUM PARA OS SEUS VERBETES ...
UM ABRAÇO

Reply

Direct link:

RE: BRASIL - FAMILIA VELLOSO DE OLIVEIRA

#9239 | Cau Barata | 17 set 2001 01:19 | In reply to: #9233

Ilustre José Alberto Allen,

sou daqueles que dá o maior valor a meia dúzia de palavras, assim, seu valioso texto, é para mim um manjar.

Certamente, quando do lançamento do Tomo III, para 2003 {para 2002, já estão prontos 5 volumes dedicados as famílias italianas no Brasil), vamos incluir o verbete VELLOSO DE OLIVEIRA, e se nos permitir, com a sua contribuição, e a devida e obrigatória fonte.

Peço-lhe desculpas, no entanto, com relação ao meu e-mail. Comnfesso que não me dei conta de que havia me solicitado o mesmo, o que faço agora:

caubarat@ism.com.br

Um forte abraço, sincero e grato pelos importantes apontamentos enviados,

Cau Barata

Reply

Direct link:

RE: BRASIL - FAMILIA VELLOSO DE OLIVEIRA

#9240 | Cau Barata | 17 set 2001 02:15 | In reply to: #9233

CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA BARATA

Rio de Janeiro, 16.09.2001 - 22:03

Ilustre José Alberto Allen

Segue mais alguns apontamentos genealógicos referente aos Velloso de Oliveira, nas suas raízes, que foge um pouco do seu interessa, na aliança com os Allen, mas que podem ser de algum interesse.

Antiga e importante família estabelecida em São Paulo. A união dosndois sobrenomes teve princípio em Bento Gomes de Oliveira, falecido em 1729, assassinado pelos índios Parexis, em viagem de Cuiabá (Mato Grosso) à São Paulo. Deixou numerosa descendência do seu cas. com Escolástica Velloso, falecida em 1753, filha do capitão Manoel Velloso, natural de São Cláudio de G[...], em Braga, e de Inácia Vieira, fal. em 1745, em São Paulo. Neto paterno de Francisco Velho e de Esperança Domingues.
Pais de:
I-1. Ana de Oliveira Montes, filha única do casal. Deixou geração do seu cas. com o tenente José Rodrigues Pereira, nat. de Portugal, e fal. em 1769, deixando testamento em São Paulo. Filho de Inácio Rodrigues Pereira e de Margarida Rodrigues, de Portugal.
Pais de:

2-1. Joaquim Rodrigues Pereira, que habilitou-se de genere para a carreira sacerdotal

2-2. Capitão José Rodrigues de Oliveira Montes, oficial do Exército. Com geração, por onde corre o sobrenome Velloso de Oliveira, do seu cas. com Teresa Lina Micaela.

2-3. Desembargador Antonio Rodrigues Vellozo de Oliveira, nasceu no Brasil, na província de São Paulo, depois do ano de 1750, e faleceu a 11.03.1824, no Rio de Janeiro.

Deixou geração do seu cas. com Teresa Emília, natural de Portugal = já citada.
Pais de:

3-1 - o filho, desembargador Henrique Velloso de Oliveira, desembargador aposentado da relação da côrte do Rio de Janeiro.

3-2 - a filha, Joana Emília Velloso de Oliveira, que deixou geração do seu cas, com o marechal de campo Joaquim Mariano Galvão de Moura Lacerda - cuja biografia e genealogia tratei no verbete da Família Galvão de Moura Lacerda, no Dicionário das Famílias Brasileiras.

3-3 - a filha, Isabel Velloso de Oliveira, que foi casada com o conselheiro Ernesto Ferreira França, membro do Supremo Tribunal de Justiça -cuja biografia e genealogia tratei no verbete da Família Ferreira França, no Dicionário das Famílias Brasileiras.

3-4 - a filha, Efigênia Velloso de Oliveira, que foi casada com o conselheiro Dr. Manoel Rodrigues Villares, membro do Supremo Tribunal de Justiça.

3-5 - o filho José Rodrigues Velloso de Oliveira, que faleceu solteiro, em São Paulo.



2-4. Antonia Maria Rodrigues de Oliveira, casada em 1766, em São Paulo, com Bento Borges de Chaves, nat. de Portugal.

2-5. Maria Joaquina Rodrigues, casada em 1775, em São Paulo, com seu parente o capitão Manoel Francisco de Salles Ribeiro.

2-6. Gertrudes Teresa de Oliveira, casada em 1761, em São Paulo, com o alferes José Pedro Galvão de Moura Lacerda.

2-7. Escolástica Matilde de Oliveira Montes, falecida em 1808, com testamento, estando já viúva. Casada em 1781, em São Paulo, com o guarda-mor Modesto Antonio Coelho Netto, nat. da vila de Loulé, Faro, Algarve. com Bento Borges de Chaves, nat. de Portugal.

2-8. Ana Francisca de Oliveira, casada em 1772, em São Paulo, com seu parente o capitão-mor José Francisco de Salles.

Cau Barata

Reply

Direct link:

RE: BRASIL - FAMILIA VELLOSO DE OLIVEIRA

#9418 | José Alberto Allen | 20 set 2001 01:48 | In reply to: #9240

Caro Dr. Carlos Barata
Voltando ao Desembargador Velloso d'Oliveira, não sei se leu o que A.H. de Oliveira Marques sobre ele escreveu na sua "HISTÓRIA DA MAÇONARIA EM PORTUGAL - VOL i". Mesmo correndo o risco de lhe dizer o que sabe melhor que eu, aqui vai:
Pg 68 - "Na realidade os Maçons dominavam , na época, a Câmara do Funchale mantinham firmemente alguns dos mais importantes cargos da terra, dos quais não consta terem sido demitidos: o Governo Geral até 1798, na mão de D.Diogo Pereira Forjaz Coutinho e dedois membros da Junta Governativa que interinamente lhe sucedeu; a Corregedoria (na mão de António Rodrigues Veloso de Oliveira) [...]
pg 94 - " (As invasões Francesas) No seguimento destas instruções, diversos grupos de portugueses foram ao encontro de Junot para lhe pedir protecção, lhe solicitar favores, etc. Entre eles contavam-se uma deputação dos Governadores nomeados para a Regência do Reino e uma hipotética delegação do Grande Oriente Lusitano, composta por [...] e um desembargador Veloso que somos tentados a identificar com o madeirense António Rodrigues Veloso de Oliveira, desembargador da Relação do Porto, ao tempo em Lisboa."
Pag 137 - " A Loja inglesa do Funchal :Quadro de possíveis membros : 1. Edward William Allen, 54 anos, inglês, Católico, Comerciante".
(nota minha : viria a ser sogro do desmbargador).
Pg 138 - "A quarta Loja do Funchal - Quadro de possíveis membros: 6 - António Rodrigues Veloso de Oliveira, idade 3..., naturalidade S.Paulo, Brasil, estado civil solteiro, Profissão Magistrado"
Pg 273 - "Os Altos Graus: [...] que depois se alargou com a adesão de novos Mestres: o Dr António Rodrigues Veloso de Oliveira (que não aceitou), ao tempo Juiz de Fora no Funchal e depois Corregedor [...]"
Pag 344 , Biografias " António Rodrigues Veloso de Oliveira, natural de S.Paulo, Brasil (Sé), depois de 1750. Faleceu Rio de Janeiro 11.03.1824; Filiação José Rodrigues Pereira, Tenente Coronel e D. Ana de Oliveira Montês; Estado Civil: solteiro em 1792; Casado depois com D.Joana Emília Allen; Quadro profissional : Bacharel em Leis pela Un. Coimbra (1777). Magistrado.Juiz de Fora no Funchal (1784-90). Corregedor na Madeira (1790).Conservador da Conservatória Britânica. Desembargador da Relação do Porto (1800). Estadia em Lisboa (1707-1708)Desembargador da Casa da Suplicação do Rio (1812) Deputado às Cortes Constituintes Brasileiras (1823); Progressão Maçónica: Iniciado (1784-1890); Loja: Funchal; Denunciado 1792-1794. Biografia: ANTT: Inquisição de Lisboa nºs 3757,8614,13975, 16471, 17242, 17305, 17309, 17320, 17502, 17512, 17550, 17552, 17555, 17566, 17567, e 17621;Elucidário Madeirense, II, 188 e III, 10.
Um abraço.

Reply

Direct link:

RE: BRASIL - FAMILIA VELLOSO DE OLIVEIRA

#9432 | Cau Barata | 20 set 2001 12:38 | In reply to: #9418

Rio de Janeiro, 20.09.2001 - 08:15

Amigo Dr. José Roberto Allen,

São estas contribuições que fazem o Dicionário das Famílias tornar-se um trabalho interessante.

Sempre tentei me distanciar dos estudos geneaógicos, no simples encadeiamento de nomes, tornando árida a pesquisa, sem o principal, que é o molho.

O filé mignon está na mesa - ele representa as descobertas magníficas dos nomes de nossos ancestrais, em suas devidas posições parentais dentro de uma árvore genealógica, no entanto, continua cru.

Assim, é necessário colocar o molho, para que realmente o filé torna-se apetitoso.

E e apetitiso para quem ???

Para a Cultura.

Assim, suas contribuições acerca das estórias, biografias e história dos membros das famílias Velloso de Oliveira e Allen, me fascinam, pois tornam os verbetes mais apetitosos e, o fascínio da história de uma família, deixa de pertence somente a própria família, e passa para o domínio de toda uma sociedade.

Grato por fornecer-me alimentos para a Cultura Histórico-Genealógica Luso-Brasileira.

Com relação ao desembargador Henrique Veloso de Oliveira, meio-irmão de alguns Allens, sei que há referências biográficas sobre ele, na obra de Incocêncio Francisco da Silva, Diccionário Bio-Bibliográfico Português - que infelizmente não tenho - nos seguintes volumes:
III, págs. 188, 442
X, pág. 21
XI, pág. 261

Espero que ajude em melhor entender o perfil social dos Velloso de Oliveira, antepassados de alguns Allens.

Cau Barata

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 26 giu 2024, 23:06

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen