Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

This topic is classified in rooms: Cargos | Famílias | Genética | Património | Pessoas

Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322896 | manuelrpbarroso | 11 feb 2013 23:03

Caros confrades,
Segundo sempre ouvi nas histórias que o meu avô contava, o avô dele era bastardo d'El-Rei Dom Luiz, isto pois o meu trisavô se chamava Manuel Henriques Lopes de Bragança, natural de Vila Viçosa, e conseguiu ascender na carreira militar com enorme facilidade. Segundo o meu trisavô, num dos seus diários, a mãe, uma criada do Paço Ducal, casada com o ferrador dos cavalos d'El-Rei, teve-o duma relação extra-conjugal com El-Rei. Nos seus diários, o meu trisavô dizia ainda que a mãe, foi ganhando o respeito das senhoras da sociedade de Vila Viçosa, e que os irmãos se levantavam quando ele entrava numa sala, ou ia para a mesa. Este meu trisavô nasceu por volta de 1860-65. Gostava de saber se isto é verdade, se é possível que o meu trisavô seja mesmo descendente d'El-Rei.
Agradecido,
Manuel Barroso

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322898 | evieira | 11 feb 2013 23:21 | In reply to: #322896

Caro Manuel Barroso,

O primeiro passo será certamente encontrar o assento de baptismo de seu trisavô. Por acaso sabe a sua data de nascimento e o nome da mãe?
Se colocar aqui esses dados eu ou outro confrade possa ajudar.

Cps.

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322899 | manuelrpbarroso | 11 feb 2013 23:31 | In reply to: #322898

Caro evieira,
Precisamente por não saber a data (certa) do nascimento do meu trisavô, nem o nome da sua mãe (sabendo apenas que morreu quando ele tinha 18 anos) é que não consigo encontrar o assento do seu baptismo.
Agradecido,
Manuel Barroso

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322900 | NISGM | 11 feb 2013 23:38 | In reply to: #322899

Caro Manuel Barroso,

Mas já fez a pesquisa documental? Pediu as certidões de nascimento, casamento e morte do seu avô e os respectivos assentos do bisavô? Nenhum dos documentos indica o nome da tetravó?

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322901 | Truta59 | 11 feb 2013 23:45 | In reply to: #322899

Caro Manuel Barroso

Só por curiosidade reparei que no Geneall existe registado um Manuel Henriques Lopes Bragança, não será o mesmo?

vidé: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=507793

Com os melhores cumprimentos

Arnaldo Silva

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322915 | dvl | 12 feb 2013 02:16 | In reply to: #322899

Boa noite,

Se o seu trisavô foi militar deve ter um processo em seu nome no Arquivo Histórico Militar, em Santa Apolónia.

Cmpts,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322922 | A. Luciano | 12 feb 2013 10:45 | In reply to: #322896

Bom dia,

Sem me querer pronunciar sobre o possível mérito da tradição familiar que mencionou, apenas o alerto para que os bons conselhos - genealogicamente falando - que lhe têm dado, seja a investigação pelos arquivos paroquiais seja pelo Arquivo Histórico Militar, são inaptas para o que pretende.
Nessa época a presunção de que um filho de mãe casada era filho do marido era iniludível. Nem o rei nem sequer o Papa podiam legitimar com diferente pai um filho de mãe casada. Assim os registos que irá encontrar dirão isso mesmo.
A sua dúvida apenas poderá ser removida por análise genética que me parece fácil embora seja sempre algo onerosa. Se, como diz, apenas o seu trisavô seria filho do rei e tinha irmãos os cromossomas Y na descendência de um e dos outros serão diferentes. Assim, poderia começar por comparar um descendente por linha varonil do seu trisavô - no limite ele próprio se sabe onde está sepultado e tiver possibilidade de suportar o difícil processo de autorização - com um descendente de algum dos irmãos, idem, idem.
Mesmo na inexistência de descendentes varonis, e dado o relativo pouco afastamento temporal, creio que podia sempre ter respostas mesmo com descendentes com uma quebra de varonia. Sobre isso há frequentadores deste fórum que muito melhor o poderão esclarecer.
Na minha opinião ou, se quiser, na minha sensibilidade, só depois de ter a certeza que o seu trisavô teve diferente pai dos irmãos, avançaria para a fase seguinte, esta mais complicada pois não lhe será fácil - pelo que julgo saber - obter autorização para testar um membro da Família Real de ramo hoje extinto.

A. Luciano

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322923 | NISGM | 12 feb 2013 10:50 | In reply to: #322922

Caro A. Luciano,

Note que o confrade Manuel Barroso desconhece a data de nascimento do trisavô e o nome da mãe deste. Pelo menos para chegar aí tem trabalho que fazer. O resto (principal pretensão do tópico) é como diz.

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322931 | HRC1947 | 12 feb 2013 13:41 | In reply to: #322923

Caro Manuel Barroso;
Talvez fosse interessante vc. analisar a sugestão do Confrade
Arnaldo Silva!
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=504732
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=504731
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=507794
---
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=310448
Saudações Genealógicas.
Ana
.

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322956 | manuelrpbarroso | 12 feb 2013 20:33 | In reply to: #322901

Caro Arnaldo Silva,
Esse Manuel Henriques Lopes de Bragança, que aparece aqui registado é o mesmo.
Agradecido,
Manuel Barroso

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322960 | manuelrpbarroso | 12 feb 2013 20:39 | In reply to: #322900

Caro Nuno de M.
Nas certidões de nascimento, casamento e morte de meu avô não aparece nenhuma referência a quem seriam os seus bisavós, apenas os avós. É me impossível saber onde se encontra o registo de nascimento da minha bisavó, pois nasceu em Goa, em 1909, e no seu registo de casamento e morte apenas aparece o nome dos pais.
Agradecido,
Manuel Barroso

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322963 | manuelrpbarroso | 12 feb 2013 20:44 | In reply to: #322915

Caro Duarte Vilardebó Loureiro,
Como vivo no Alentejo, e nas minhas idas à capital não tenho tido muito tempo, ainda não fui ao Arquivo Histórico Militar, mas espero que numa próxima vez me seja possível lá ir.
Agradecido,
Manuel Barroso

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322965 | manuelrpbarroso | 12 feb 2013 20:56 | In reply to: #322922

Caro A.Luciano,
Falando com a minha avó, "descobri" que o meu trisavô nasceu antes da mãe se casar. Só depois dele ter nascido é que a mãe casou com o ferreiro da cavalariça d'El-Rei, em Vila Viçosa, e tiveram mais filhos. Apenas com a análise genética, como diz, é que seria possível termos a certeza se o meu trisavô era efectivamente filho d'El-Rei, e esta seria apenas tentada se soubesse-mos se teve pai ou não no registo de baptismo.
Agradecido,
Manuel Barroso

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322967 | NISGM | 12 feb 2013 21:08 | In reply to: #322960

Caro Manuel Barroso,

Já se sabe que nas certidões de nascimento não aparecem nomes de bisavôs, mas somente os avôs.

É essa a regra quer nas certidões de nascimento do registo civil, quer nos assentos de baptismo. Mas para retroceder aos seus bisavós, tem de consultar as certidões de nascimentos dos seus pais que - em princípio - terão já dados sobre os pais deles (os seus avós) e os avós deles (os seus bisavós).

Só cruzando esses elementos todos (nascimentos, casamentos e mortes de várias gerações) todos consegue ir montando a genealogia. Achando nos assentos de uns o que não achou nos assentos de outros. Vale sempre a pena mexer nos documentos de tios e primos nos mais variados graus.

Não domino a cena goesa, mas não será o primeiro a fazer investigações em Goa. Se não foram transferidos para a metrópole, os arquivos paroquiais devem andar por lá. A opção de consultar o processo individual do referido oficial no Arquivo Histórico Militar em Santa Apolónia será útil, pois muitas vezes (dependendo da época) tem identificacão dos filhos do militar, bem como a filiação.

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322970 | NISGM | 12 feb 2013 21:14 | In reply to: #322965

Caro Manuel Barroso,

Não deve descurar que mesmo tendo pai no registo de baptismo (e o rei não era de certeza), isso não impede que o pai verdadeiro fosse outro (designadamente D. Luís, sabe-se lá). Mas lá está o que diz o confrade A. Luciano: isso só com prova genética (e, e... ).

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322971 | manuelrpbarroso | 12 feb 2013 21:16 | In reply to: #322967

Caro Nuno de M.
Acontece que todos os filhos do meu trisavô nasceram na Índia Portuguesa, daí eu não ter nenhuma informação sobre os avós da minha bisavó e irmãos. Pelo que apurei, os registos paroquiais de Goa, extraviaram-se, o que dificulta imenso a pesquisa. Penso que nesses registos dos militares esteja também a sua filiação, que é o que me interessa.
Agradecido,
Manuel Barroso

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322972 | manuelrpbarroso | 12 feb 2013 21:21 | In reply to: #322970

Caro Nuno de M.
Certamente que El-Rei não se iria assentar como pai do filho de uma das criadas do Paço, mas o que me diz a minha avó é que quando o meu trisavô nasceu a mãe ainda não era casada, pelo que no assento de baptismo deve constar como filho ilegítimo de... ou filho natural de...

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#322975 | LPinho | 12 feb 2013 22:06 | In reply to: #322972

Caro Manuel Barroso:

A única forma de resolver o seu problema é obter uma amostra de ADN de um descendente por varonia do seu trisavô e conseguir que a comparem com o ADN de um descendente por linha varonil do rei D. Luís, o que deve ser legalmente muito complicado. Esta solução esclareceria as coisas em definitivo.

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#324790 | ab2012 | 05 mar 2013 23:09 | In reply to: #322975

Caro Manuel Barroso,

Infelizmente os descendentes do Rei D. Luís extingaram-se com o desaparecimento do Rei D. Manuel II. No entanto existe, provavelmente, uma madeixa de cabelo de D. Luís no Palácio da Ajuda. Infelizmente não será fácil obter um cabelo, mas talvez o Duque de Loulé, descendente de uma tia-bisavó de D. Luís, lhe forneça o ADN.

Cordialmente,

António Brás

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#324795 | A. Luciano | 05 mar 2013 23:51 | In reply to: #324790

Há dezenas de príncipes Saxe-Coburgo-Gotha com o mesmo cromossoma Y de D. Luís.

A. Luciano

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#324796 | HRC1947 | 05 mar 2013 23:55 | In reply to: #324795

.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_Saxe-Coburgo-Gota
-
HRC

Reply

Direct link:

RE: Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#324841 | NISGM | 06 mar 2013 15:12 | In reply to: #322972

Caro Manuel Barroso,

O mais certo é que conste como filho de pai incógnito, a fórmula mais recorrente nestes casos.

Atentamente,
nuno de m.

Reply

Direct link:

Descendente d'El-Rei Dom Luiz, por linha bastarda

#427946 | goncarui | 12 ott 2020 15:05 | In reply to: #322896

Consta que meu avô materno João Maria Jonet era filho bastardo de D. Luís I, participou nas campanhas em África do General Roçadas, colocou vários padrões naquele Continente em nome de D. Luís I. Terminou a carreira militar como Capitão e foi adido militar em Moçambique, depois de ter sido secretário do Governador do Distrito de Tete.
Rui Gonçalves

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 giu 2024, 01:44

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen