Heráldica Correias

This topic is classified in rooms: Heráldica | Títulos

Heráldica Correias

#323158 | BABO | 15 feb 2013 00:41

Muito boa noite
Procuro informações relativamente às representações heráldicas dos Correia (séc. XII a XIV): sua significação e prováveis oscilações.

Cumprimentos

Babo

Reply

Direct link:

RE: Heráldica Correias

#323164 | RCCORREIA | 15 feb 2013 09:31 | In reply to: #323158

Caro Babo

Ao longo dos tempos foram atribuídas armas a várias pessoas de apelido Correia sendo que aquelas a que se refere serão possivelmente as de Paio Correia, senhores de Farelães que pelo seu acto guerreiro na defesa do castelo de Montemor-o-Velho se suspendeu das muralhas por correias no intuito de melhor batalhar os mouros.

Assim recebeu o apelido e as armas que são um escudo de ouro fretado de oito correias de vermelho.

Algumas linhas posteriores receberam outras armas por novas mercês.

Cumprimentos,
RCC

Reply

Direct link:

RE: Heráldica Correias

#323177 | BABO | 15 feb 2013 12:28 | In reply to: #323164

Caro RCC

Qual é a fonte em que sustenta a afirmação. Estou a realizar uma dissertação de mestrado, de tal modo necessito do número de informações que me possa disponibilizar.

Cumprimentos e desde já obrigado pela atenção,

Babo

Reply

Direct link:

RE: Heráldica Correias

#323185 | RCCORREIA | 15 feb 2013 13:30 | In reply to: #323177

Caro Babo

Como depreenderá do meu apelido tenho procurado estudar a origem familiar (há cerca de 15 anos) e são várias as referências que tenho desde os conhecidos nobiliários e livros de linhagens, dicionários, corografias, biografias, monografias, estudos, teses, etc.

Para o período que refere dificilmente terá provas documentais de atribuição da heráldica além de posteriores referências de que as armas usadas ou atribuídas seriam as primitivas da linhagem. Subsiste porém uma importante prova registada na forma de pedra e referida num estudo de Manuel Abranches Soveral e que facilmente encontrará online.

Os primeiros livros que descrevem as armas das famílias (armoriais) em Portugal serão possivelmente do início do século XVI e neles figuram já estas armas.

O livro antigo refere D. Payo Ramiro, fidalgo de Portugal e Rico Homem de D. Afonso III de Navarra e VI de Castela, senhor de Farelães. Deste foi filho Soeiro Pais Correia que foi o primeiro a usar o apelido Correia pelo acto heróico do cerco de Montemor (julgo que erradamente lhe troquei o pai pelo filho noutra mensagem). A informação está por exemplo no título de Correias no Nobiliário das Famílias de Portugal de Manuel Felgueiras Gaio.

Não sei o que procura mais exactamente mas se precisar e eu souber terei todo o prazer em ajudá-lo.

Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Heráldica Correias

#323217 | portingal | 15 feb 2013 20:13 | In reply to: #323158

Prezado(a) Babo,

No que se refere ao significado foi possível fazer com sucesso uma análise aos elementos do escudo das armas dos Correia (que talvez seja mais correcto chamar de antigos). A metodologia foi desenvolvida na minha própria tese de mestrado, disponível no formato pdf em www ponto aquisgranis ponto com.

A proposta de solução que referi oferece os elementos seguintes:

Separação do campo cheio - imanência formal, parofonia toponímica I.
Esmalte do campo - parofonia antroponímica I, parofonia toponímica I.

Separação do fretado - parofonia antroponímica II.
Localização do fretado - complementaridade.
Número de fretes: parofonia hidronímica.
Esmalte do fretado - imanência material.

Verbalização: português arcaico.
Enredo heráldico: bélico.
Citação inspirativa: Livro de Esdras 9:5-7 (?).
Exaustão dos planos semânticos: provavelmente completa com o timbre.

Apreciação média das parofonias: excelente.
Apreciação da adequabilidade dos traços heráldicos: razoável.
Apreciação do enredo heráldico: excelente.

Justificação probabilística: boa.
Justificações históricas do enredo: desconhecidas.

Boa sorte com a tese e cumprimentos,

Carlos da Fonte

Reply

Direct link:

RE: Heráldica Correias

#323227 | BABO | 15 feb 2013 22:19 | In reply to: #323217

Muito obrigado, Carlos e Rui, pela preciosa ajuda que me estão a dar

Um grande abraço

Duarte de Babo

Reply

Direct link:

RE: Heráldica Correias

#323278 | RCCORREIA | 16 feb 2013 18:32 | In reply to: #323227

Caro Duarte

Esta é a ligação para o artigo que lhe referi www.soveral.info/mas/Correia.htm

Cumpts,
Rui

Reply

Direct link:

RE: Heráldica Correias

#323407 | RCCORREIA | 18 feb 2013 16:20 | In reply to: #323278

Veja também
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4162391
Rui

Reply

Direct link:

RE: Heráldica Correias

#324857 | BABO | 06 mar 2013 19:03 | In reply to: #323217

Muito obrigado pela preciosa ajuda que me deu Carlos da Fonte e desculpe-me a desculpa a agradecer;

Uma coisa que encontrei, nos últimos dias, foi uma representação heráldica de um dos selos de Paio Peres Correia, enquanto mestre dos Espatários.

O Livro de Esdras é de fácil acesso?

Cumprimentos

Babo

Reply

Direct link:

RE: Heráldica Correias

#324858 | BABO | 06 mar 2013 19:15 | In reply to: #323185

Caro Rui Correia,

O meu objectivo é proceder a uma análise da heráldica da família, ou seja, ver nos escudos de armas as alianças matrimonais que a família foi tendo ao longo dos séculos XII-XIII-XIV. Olhar ao escudo enquanto meio de demonstração de prestigio e de afirmação política da linhagem. Darei também especial atenção à heráldica de Paio Peres Correia, enquanto mestre dos Espatário.

Muito obrigado

Abraço

Babo

Reply

Direct link:

RE: Heráldica Correias

#324883 | portingal | 06 mar 2013 23:15 | In reply to: #324857

Poderá encontrar o texto em latim, certamente o que nos interessa nos tempos medievais aqui:

www.newadvent.org/bible/ezr009.htm

O selo mais antigo que conheço de PPC é o que vem no Estudo da Sigilografia Medieval Portuguesa do Marquês de Abrantes Refere-se a este ou a outro?

Saudações,

Carlos da Fonte

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 01 lug 2024, 14:11

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen