Sou Tataraneto de Antônio Furtado de Mendonça..
This topic is classified in rooms: Direito | Famílias | Pessoas
Sou Tataraneto de Antônio Furtado de Mendonça..
Olá, Saudações,
Sou descendente de lado materno de Antônio Furtado de Mendonça, O escrivão que nasceu em Funchal, em 1784 Segundo o Familysearch,org..
Já tenho os registros de casamento dele, e estou pronto para (Se Possível for) dar inicio ao meu requerimento de cidadania Portuguesa.
No entanto preciso saber de alguém aqui, Se é possível que Portugal conceda a cidadania à minha mãe (Por isso preciso de alguém muito bem especializado no Jurídico Português para me responder esta pergunta que acredito ser do interesse de muita gente) que é Trineta de Antônio Furtado de Mendonça e Menezes, que é filho de José Furtado de Mendonça e D. Maria Menezes, Já tenho todas as provas.
Já busquei várias informações em todos os consulados e a embaixada de Portugal no Brasil, mas não consegui respostas muito convenientes para meu problema,
Meu caso se agravou porque minha avó, morreu em 2004, Por isso se ela estivesse viva poderia ser bem mais fácil pois ela pegaria a cidadania por ser Bisneta e iria transmitir a todos os seus descendentes,
Também já procurei um suposto Português chamado Clemente de Assis e Silva, que os registros de uma prima distante minha do Rio de Janeiro diziam ser de Portugal, Mas nada encontrei sobre ele apenas o Registro de Óbito de sua mulher que estava constando no registro desta prima que ela nasceu em Portugal como Clemente, Mas na verdade nasceu em Jaguaribe, Ceará - Brasil segundo o atestado.
No final a informação é esta:
http://www.mytrees.com/ancestry/Portugal/Born-1881/Ta/Tavora-family/Manuela-Tavora-ta001143-20.html
Pessoal, já procurei de tudo, fui nos cartórios pelo site Familysearch.com e não achei nada sobre ele, minha única esperança de conseguir a cidadania é exatamente Antônio Furtado de Mendonça e Menezes.
Isto é.. Se eu conseguir me naturalizar.
Mas se alguém puder também me dizer se consta algum Clemente de Assis e Silva nos registros de Portugal iria ficar muito grato, Já achei um passaporte de Viseu, constando um Clemente Pereira da Silva, Vindo para o Rio de Janeiro, região aonde Clemente e sua mulher vieram a falecer.
Meus Cumprimentos, Pedro.
Direct link:
RE: Sou Tataraneto de Antônio Furtado de Mendonça..
Pessoal alguém por favor pode me ajudar? Quem entende da lei portuguesa poderia me dar uma luz?
ReplyDirect link:
RE: Sou Tataraneto de Antônio Furtado de Mendonça..
Bom dia confrade Pedro , penso que consultando este link , irá definir concretamente o seu grau de parentesco , e a partir daí já
deve ter a ajuda requerida . Por isso ponha mãos na obra e publique a relação correcta com esse seu ancestral .
http://www.weber-ruiz.com/parentesco.html
Saudaçõs genealógicas do Joaquim R.
Direct link:
RE: Sou Tataraneto de Antônio Furtado de Mendonça..
Caro Pedro Pires
Ha nesta base de dados variadissimos topicos sobre adquirir a cidadania portuguesa. Por favor leia alguns deles neste link e seguramnete encontrara' a informacao que necessita: http://www.geneall.net/P/forum.php?search=cidadania&tema=0&pesq_por=subject
Cumprimentos.
Rosario
Direct link:
RE: Sou Tataraneto de Antônio Furtado de Mendonça..
http://www.madeira-edu.pt/ceha/tabid/1279/Default.aspx
ReplyDirect link:
RE: Sou Tataraneto de Antônio Furtado de Mendonça..
Aqui neste tópico encontra muitos dos seus familiares . Portanto veja o que os seus familiares podem disponibilizar .
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=221639
Saudações do Joaquim R.
Direct link:
RE: Sou Tataraneto de Antônio Furtado de Mendonça..
Olá, Obrigado pela resposta de todos,
Acredito que pela linha colateral, Ou seja a Tia de minha mãe que ainda é viva, Não dê para retirar a cidadania..
Alguém poderia me dizer se a Lei Portuguesa concede cidadania a pessoas já mortas? no caso minha avó que faleceu em 2004 a menos de 10 anos?
Se não.. Não existe nenhuma outra forma de me tornar Português fora me Naturalizar?
Bom pelo o que eu sei, Existe um projeto de Lei apresentado ontem pelo PS, a assembleia de Lisboa, A noticia se encontra aqui: http://www.publico.pt/politica/noticia/ps-quer-conceder-naturalizacao-a-descendentes-de-judeus-expulsos-de-portugal-1586999
No meu caso sou descendente de Isaac Cohen, Ou Jácome de Holanda, Um Judeu rico Que teve como filho Arnão de Holanda erroneamente chamado filho de Margarida Van Florentz e Hendrick van Holland cujo são personagens ficticios criados pela Inquisição,
Também Sou descendente de outros Judeus, Branca Dias, e Pantaleão Monteiro, um dos patriarcas dos Bezerras de Menezes no Nordeste.
Mas para que eu fizesse algo melhor, Gostaria de saber se alguém poderia me fornecer mais informações sobre Jácome De Holanda, Ou Isaac Cohem como é chamado num processo da Inquisição de seu filho Diogo Holanda ou Abraão Cohen.
Dependendo de aonde eles vieram, Se vieram da Espanha por exemplo (Antes da Expulsão de 1492) pois Jácome Nasceu em 1480, Eu ainda poderia ter direito a cidadania Espanhola cujo o Governo está facilitando passaportes para pessoas que sejam de linha Sefardita.
Até mais, Pedro.
Direct link:
RE: Sou Tataraneto de Antônio Furtado de Mendonça..
Caro Pedro
Já lhe colocaram os links para algumas mensagens que esclarecem a questão.
No entanto, e simplificando, posso adiantar-lhe que os filhos de portugueses, enquanto são vivos, podem adquirir a nacionalidade portuguesa e podem transmiti-la pela mesma forma aos seus descendentes.
Os netos de portugueses, enquanto estão vivos, podem naturalizar-se portugueses mas não podem transmitir a nacionalidade portuguesa aos seus descendentes.
E acabou aí, os bisnetos de portugueses já não podem naturalizar-se pelo facto de serem bisnetos de portugueses.
Assim sendo, mesmo que a sua avó ainda estivesse viva, não poderia naturalizar-se porque era bisneta de português.
Cumprimentos
Mário César Navarro
Direct link:
RE: Sou Tataraneto de Antônio Furtado de Mendonça..
Olá
Pessoal, Alguém aqui poderia me dizer mais sobre o incidente da explosão em Macau no ano de 1850?
Que uma Fragata Portuguesa comandada por Francisco de Assis e Silva? Cujo só seu filho menino sobreviveu?
O curioso disso tudo é que meu ancestral Triavô se chama Clemente de Assis e Silva, e sua data de nascimento parece corresponder um pouco com a desse incidente se tratando que o menino poderia ser ele.
Mais informações: http://macauantigo.blogspot.com.br/2012/12/o-maior-desastre-naval-ultramarino.html
Será que meu Triavô é filho desse comandante?
Meus Cumprimentos, Pedro.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 15 nov 2024, 02:27