Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

This topic is classified in rooms: Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#325260 | hladeiro | 13 mar 2013 01:57

Caros confrades,

Procuro antepassados com o apelido Campos na Covilhã, e Henriques do Azêvo, Pinhel.
A minha pesquisa ainda está muito no início, mas já sei algumas coisas.
O nomes dos meus antepassados ligados à grande família Campos e Henriques são os seguintes:

D. Carolina de Campos (Henriques) casada com Felizardo Henriques.
A D. Carolina de Campos era natural da freguesia de S. Pedro da Covilhã, concelho da Covilhã, o Felizardo Henriques era natural da freguesia do Azêvo, Concelho de Pinhel.
Ambos foram a determinada altura para o Brasil, (não sei porque razão) para o estado do Pará. Tiveram lá 5 filhos, a mais velha chama-se Judith de Campos Henriques (1898-1978) foi casada com Augusto Ladeiro natural da freguesia da Miuzela, inspetor escolar e autor dos mapas de Portugal para o ensino no período da ditadura, o Mário de Campos Henriques (1903-1972) foi proprietário da fábrica têxtil Tebe, e comendador em Barcelos e foi casado com a Generosa de Campos Henriques, Laura de Campos Henriques (1908-1960), Sara de Campos Henriques (1907-1968) e Albertino de Campos Henriques (1905-?). Voltaram todos para Portugal de novo no início para o Azêvo, mas depois espalharam-se por vários sítios. Todos se casaram também em Portugal e tiveram descendência que também já tenho informações de todos os mais recentes. Portanto preciso de andar para trás.

Através do documento do casamento (de 1913) de Judith de Campos Henriques com Augusto Ladeiro percebo que os padrinhos de casamento devem ser também familiares, chamam-se Isilda Elisa da Silva Campos e José Flausino de Almeida Campos, ambos da Covilhã. Também me aparece um nome de uma outra mulher que deve ser a mãe ou irmã de Felizardo Henriques, chama-se Maria Antónia Henriques. Não tenho as idades nem do Felizardo nem da Carolina e também vai ser complicado conseguir os assentos de baptismo do Brasil, pois a única informação que tenho é Estado do Pará, que é enorme!!!

Alguém por ventura estuda estas duas famílias, Campos e Henriques? Agradeço toda e qualquer ajuda.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#325291 | JMSA | 13 mar 2013 16:30 | In reply to: #325260

Boa tarde,
O José Flauzino de Almeida Campos que referiu deverá ser um destes:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=297247

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=297249

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=294709

Todos são parentes entre si e têm as ascendencias bem estudadas. Espero que isto o possa ajudar nas suas pesquisas.
Cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#325294 | hladeiro | 13 mar 2013 17:05 | In reply to: #325291

Boa tarde,

Agradeço as informações, vou já pesquisar...

Cumprimentos
Hladeiro

Reply

Direct link:

RE: Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#325427 | hladeiro | 15 mar 2013 11:53 | In reply to: #325291

Bom dia JMSA

Já pesquisei os 3 José Flauzino de Almeida Campos, e o meu é o da Covilhã. Ele deve efetivamente ser parente da minha Carolina de Campos Henriques, (e quem sabe também do marido, Felizardo Henriques) mas vou ter que conseguir os assento de baptismo para perceber quem foram os pais e os avós.

O problema que tenho é que como ela (Carolina de Campos Henriques da Covilhã) e o marido (Felizardo Henriques do Azevo, Pinhel) foram para o Brasil e tiveram lá os filhos (no Pará) eu não consigo nenhum assento de baptismo dos filhos, uma das filhas é a minha bisavó.

Não sei bem que cálculo devo fazer para o nascimento de Carolina Campos Henriques. Também não sei onde casaram nem quando. Até podem ter casado no Brasil. Eu vivo em Lisboa.
Vou ter que arranjar maneira de ir aos arquivos da Guarda e de Castelo Branco, para fazer pesquisas. Sem datas certas não lhes consigo pedir nada.

Mais uma vez muito obrigada pela ajuda.
Cumprimentos

Helena Ladeiro

Reply

Direct link:

RE: Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#325430 | f4b2 | 15 mar 2013 12:23 | In reply to: #325427

Cara Helena Ladeiro

Deixo-lhe estas notas que retirei do Anuário de Portugal de 1909,cito:

- FELIZARDO HENRIQUES - Lavrador e Agricultor,Negociante de Vinhos em Azêvo(Pinhel),1909

- ALBANO JOSÉ de CAMPOS - Negociante de Vinhos em Azêvo(Pinhel),1909

Vou verificar na Covilhã se existe alguma referência?

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#325435 | hladeiro | 15 mar 2013 13:11 | In reply to: #325430

Caro João Barroca,

Muito obrigado pela informação que acabou de me dar. Pode ser esse o Felizardo Henriques que procuro.
Eu tenho o registo de casamento da minha bisavó filha dele (Judith de Campos Henriques + Augusto Ladeiro) realizado em Pinhel em 1911, e lá diz que ele era proprietário.

Portanto em 1911 já tinha voltado do Brasil e era proprietário (muito provavelmente como diz no anuário, Lavrador e Agricultor, Negociante de Vinhos em Azêvo(Pinhel), em 1909.

O outro senhor que refere ALBANO JOSÉ de CAMPOS - Negociante de Vinhos em Azêvo(Pinhel),1909, é possível que seja da família da minha trisavó, mulher do Felizardo, Carolina de Campos (Henriques por parte do marido).

A Carolina de Campos era natural de São Pedro da Covilhã.

Quando temos poucos elementos e se vive longe dos arquivos é difícil procurar. Parece que ando à procura de uma agulha num palheiro.

Eu tenho uma informação que ainda não referi que pode ser importante. O meu tio, já falecido, ia a uns jantares (encontros) na Covilhã, que ele dizia serem da nossa família. Eram uns encontros de confraternização de uma grande família, que pelos vistos nós fazemos parte, eu julgo que sejam os Campos (e também os Henriques). Ele até dizia que individualmente se tinham que levantar e dizer a sua ascendência, eu era pequena e achava aquilo estranhissimo. O meu pai (irmão do meu tio), também se lembra em pequeno de ter ouvido que os avós iam a uns encontros na Covilhã todos os anos. Devem ser os mesmos encontros, mas o meu pai nunca foi destas coisas e nunca foi com o irmão, portanto não sabe mais nada. Vou ver se descubro alguma coisa acerca disto.

Cumprimentos

Helena Ladeiro

Reply

Direct link:

RE: Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#325440 | f4b2 | 15 mar 2013 14:03 | In reply to: #325435

Cara Helena Ladeiro

Anotei mais este nome,cito Anuário de Portugal de 1909:

- LUIS CAMPOS HENRIQUES - Productor de Azeite,Cereais e Cortiça em Pinhel,1909

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#325443 | hladeiro | 15 mar 2013 14:40 | In reply to: #325440

Caro João Barroca,

Mais uma vez obrigada. Esse senhor também pode ser familiar. Vou ter mesmo que ir aos arquivos distritais daquela zona.

Já consegui descobrir onde estiveram e o que faziam no Brasil os meus Trisavós (o Felizardo Henriques e a Carolina de Campos Henriques). Tinham terras (fazenda) na zona de Belém do Pará.

Foi onde a minha bisavó Judith de Campos Henriques nasceu. Belém do Pará.

Os tais jantares na Covilhã, também já descobri. Eram jantares de confraternização da grande família Campos.

Já sei qual é a família mas não sei onde entronca a minha trisavó [Carolina de Campos (Henriques)]. A família é a mesma da cantora Eugénia de Melo e Castro (Geninha de Melo e Castro), que pelos vistos fiquei a saber ser uma prima minha (não sei em que grau).

Vou continuar as pesquisas.

cumprimentos,

H.L.

Reply

Direct link:

RE: Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#326855 | hladeiro | 08 apr 2013 00:49 | In reply to: #325291

Caro primo:

Depois das suas preciosas informações, que me levaram a pedir documentos a Pinhel e Covilhã, deparei-me com uma árvore genealógica gigantesca, super complexa com inúmeros casamentos entre primos e primas e tios com sobrinhas.
Para quem vivia no escuro em relação aos seus antepassados, esta foi uma descoberta iluminada.

Numa conversa do fórum de 2003 que acabei de ler, apercebi-me que a sua 4ª avó é a Leonor Belizanda Benevenuta da Silva Campos Melo, pois bem, é a minha 5ª avó:

A minha bisavó Judith de Campos Henriques (Ladeiro) é filha de Carolina de Campos (Henriques), (Almeida Campos, apelidos de solteira), que por sua vez é filha de Francisco Joaquim de Almeida Campos + Maria Adelaide de Almeida Campos (sobrinha).
Como já percebeu, sendo o Francisco Joaquim de Almeida Campos filho de Leonor Belizanda Benevenuta da Silva Campos Melo, eu sou efetivamente sua parente.

A minha bisavó Judith de Campos Henriques (Ladeiro) foi casada com uma pessoa muito interessante que talvez desconheça, Augusto Ladeiro. Posso enviar-lhe uma tese de mestrado que encontrei sobre ele.

O resto por ali a cima já o primo sabe. Estou muito curiosa de saber qual é o seu ramo, os seus 4º avôs, 3º e 2º. Será que me pode dizer?

Por outro lado também percebi através do mesmo tópico de 2003, que o "Lopo Romeiro" conduziria até ao sec. XV, alguém lhe diz várias vezes "fale ao Dr. Marques da Gama do ANTT. Está a perder informações preciosas de Romeiros e Almeidas", conseguiu esta informações?
Existe algum ou mais livros que me possa aconselhar sobre esta enorme família. Gostava muito de ler sobre os contextos, casas, vidas etc.

O pai da Maria Adelaide de Almeida Campos, o José Flausino de Almeida Campos, vem no Geneall como senhor da Casa de Pinhel, que quer isso dizer? que casa é essa? Desculpe a minha ignorância.

Eu não sou genealogista, as minhas investigações são num campo completamente diferente, o Design. Mas é muito interessante perceber a nossa identidade, dá-nos uma perspetiva muito diferente da vida. Ficamos com um enquadramento mais sólido da nossa curta experiência de vida. É muito interessante o vosso trabalho, muito obrigada.

Dulce Helena Amorim de Campos Ladeiro (este é o meu nome todo)

Reply

Direct link:

RE: Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#326884 | Antonio_S | 08 apr 2013 17:54 | In reply to: #326855

Transmito as informações que possuo sobre FAMÍLIA ALMEIDA CAMPOS de COVILHÃ:
Artur de Almeida Campos, falecido há poucos (4,5...) anos foi o maior industrial de hotelaria da Covilhã e dos distritos de Castelo Branco. Será difícil encontrar hoje nesta região, um profissional de hotelaria que, ele ou alguém da sua família, não tenha trabalhado numa das inúmeras unidades das Organizações Almeida Campos.
Certamente com falhas de memória, cito as que recordo no distrito de Castelo Branco: Café-Restaurante MONTALTO (Covilhã), NEVEHOTEL (Covilhã), restaurante SOLAR (Covilhã), a ESTALAGEM O PASTOR (Covilhã), café A BRASILEIRA (Covilhã), café CENTRAL (Covilhã), hotel e restaurante SOLNEVE (Covilhã), café CINE (Fundão), ESTALAGEM DA NEVE (Fundão)

... pausa para verificar se o programa aceita o "user" e a "password" que tenho registadas. Posteriormente poderei fornecer mais informações sobre este nome de família.

Reply

Direct link:

RE: Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#326889 | hladeiro | 08 apr 2013 18:14 | In reply to: #326884

Incrível!!!!

O Artur de Almeida Campos era filho de quem, só para eu conseguir perceber onde é que ele se situa na árvore genealógica?

Muito obrigada pelas informações, fico a aguardar mais. A minha curiosidade não tem fim. Vou ter que ir à Covilhã.

Reply

Direct link:

RE: Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#326893 | Antonio_S | 08 apr 2013 18:35 | In reply to: #326884

... continuação da mensagem interrompida:
... ESTALAGEM S.JORGE (Alpedrinha), café AVIS (Castelo Branco), café MONTENEVE (Guarda); também a exploração da maior parte dos bares de apoio às salas de espectáculo da região.

Artur Almeida Campos, que julgo ter nascido algures numa povoação das margens do Rio Alva, dizia por vezes, que fora buscar o nome "Montalto" que deu ao primeiro café-restaurante da Covilhã, situado no piso térreo do novo edifício construído (anos 50's) para Teatro Cine da Covilhã na Praça do Município, ao nome de uma "capelinha" que existia na sua terra natal. O MONTALTO foi durante décadas, a sala de visitas da Covilhã e lugar de encontro de diversos grupos sociais da pequena e média burguesia da cidade. Hoje, naquele local, está uma dependência bancária do grupo a que pertenceu o Banco Português do Atlântico, e é actualmente o BPI.

Almeida Campos casou duas vezes na Covilhã. A primeira esposa que morreu precocemente, era filha de um grande comerciante, armazenista e também proprietário de uma pequeno café, onde se reuniam operários têxteis -, João Leitão de seu nome. Deste casamento resultaram dois filhos (um de cada sexo), dos quais um deles, o homem, creio que ainda vive em Angola, andando actualmente pelos 70 anos. Num segundo casamento, casou com uma senhora de nome de família "Nepomuceno". Tiveram uns seis filhos, todos eles fazendo carreira profissional na área da hotelaria. Julgo que são todos vivos.

Sei mais, mas não quero ser monótono. Se a pessoa que está a dirigir esta pesquisa genealógica tiver algum interesse naquilo que sei, fico à disposição. Por este "site", ou directamente através de antoniojpsoares@gmail.com

Reply

Direct link:

RE: família Almeida Campos da Covilhã

#326985 | JMSA | 09 apr 2013 23:07 | In reply to: #326855

Boa noite,
Fico contente que as minhas informações a tenham ajudado a evoluir nas suas pesquisas. Realmente temos este parentesco, através da nossa antepassada Leonor Belizanda em comum, mas diria que é apenas um entre muitos porque que quem descende desta família Campos de Foz Côa é várias vezes parente.
A minha bisavó paterna era:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=184414
e pela sua árvore de costados poderá ver que dos seus 4 avós, 3 eram Campos (!) e mesmo o único avô que não era, era parente por outros costados dos restantes...
Aconselho-a a dar uma vista de olhos a estes tópicos que aqui abri:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=274544
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=171137
Aqui encontrará muita da informação que tive graças à generosa contribuição de muitos confrades, a maior parte deles também nossos parentes.
Quanto aos Romeiro e Almeidas toda a informação que tive já consta aqui no Geneall.
Em relação aos livros onde constam informações, são:
. Solares e Casas Nobres do Concelho de Pinhel
. Beira Alta, vol LX, nº 3 e 4 - ano 2000
. Beira Alta, vol LXI, nº 3 e 4 - ano 2001
Também existe um manuscrito da autoria do grande genealogista José de Campos e Sousa, outro parente, com informação muito detalhada com o título de "Notícias dos Campos" que há uns anos o Confrade Conde tinha em seu poder e até colocava a hipótese de o vender. Para mim este é o melhor trabalho que existe sobre esta família.
Melhores cumprimentos
JMSA
P.S.: Aqui no Geneall mantenho o anonimato mas se quiser pode pedir ao moderador o meu email.

Reply

Direct link:

RE: família Almeida Campos da Covilhã

#326987 | JMSA | 09 apr 2013 23:15 | In reply to: #326855

Apenas mais uma pequena nota:
Neste momento se quiser já pode acrescentar o seu ramo à grande teia familiar que já consta aqui no Geneall mas nunca utilize os apelidos dos maridos, em genealogia é uma regra.
JMSA

Reply

Direct link:

RE: família Almeida Campos da Covilhã

#327024 | hladeiro | 10 apr 2013 16:19 | In reply to: #326985

Boa tarde,

muito obrigada pelas suas informações, vou pesquisar tudo o que me forneceu. Já consegui perceber onde é que o seu nome consta. O resto da árvore vou levar algum tempo a digerir, principalmente por causa dos casamentos entre parentes, o que torna a árvore mais confusa mas também mais fascinante.
Queria agradecer o fantástico trabalho levado a cabo por si e pelos seus colegas (nossos parentes!) pois é notável.

Vou ver isto tudo, e depois voltamos a comunicar (através do seu email)
Melhores cumprimentos

Helena

Reply

Direct link:

Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#363618 | Mhach2015 | 19 nov 2015 14:26 | In reply to: #325260

Boa tarde. Reconheço todos os nomes, que são da minha família. Ainda tenho casa no Azevo.
Se quiser trocar informações, contacte.
Helena Henriques

Reply

Direct link:

Procuro família Campos da Covilhã e Henriques do Azêvo, Pinhel

#428076 | didbor | 16 ott 2020 21:06 | In reply to: #325260

Caros pesquisadores da freguesia do Azevo,
Alguém conhece (ou ouviu falar) da Quinta de Santo António, no Azevo?
Deparei-me com um antepassado morador nessa quinta, que não consigo localizar...
Obrigado
Didier Borrego

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 lug 2024, 12:36

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen