Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327126 | hpinto | 12 apr 2013 15:21

Inicio este tópico na esperança de que haja confrades conhecedores da freguesia de São Silvestre da Lousã e me saibam responder ao seguinte:
- Existem livros de registo dos enterramentos no cemitério da Lousã, anteriores a 1920? (Em telefonema para a Câmara Municipal informaram-me de que são depositários dos livros que anteriormente estavam na Junta de Freguesia, mas as datas são posteriores). E se sim, onde se encontram ou como consultá-los?
- No cemitério da Lousã existem lápides ou campas datadas do fim do séc. XIX e início do XX?
- Onde fica o antigo lugar de Vinhas desta freguesia? (Pesquisei nas fontes habituais, mas só encontrei Vinhas na vizinha freguesia de Vilarinho e Vinhas em Miranda do Corvo).
Muito obrigada por qualquer ajuda.
Helena

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327130 | PAIVAMANSO | 12 apr 2013 15:45 | In reply to: #327126

Cara Helena
A esperança é uma das alavancas mais importantes das nossas vidas. Não podemos deixar morrer a esperança, a nossa e a dos outros. Desde 31 de Dezembro último que quase perdi a esperança. Também por isso tinha deixado de vir tentar ajudar mais alguém aqui neste Fórum, mas ontem tive uma excelente notícia, e a esperança voltou à minha vida. Por isso aqui estou, para lhe dizer que conte comigo, caso queira que eu tente ajudar a encontrar o que a Helena procura.
Cumprimentos
Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327133 | HRC1947 | 12 apr 2013 15:53 | In reply to: #327130

Caro Jorge;

Estava a ler a mensagem de pedido ajuda ,e ocorreu-me que seria o Confrade a pessoa indicada para este
caso.! ....
Quando dei conta, já aqui estava o Jorge Santos, com toda a sua simpatia...
Bem-vindo Confrade ao nosso convívio, gostamos de o ter por cá.
Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327134 | hpinto | 12 apr 2013 16:04 | In reply to: #327130

Caro Jorge Santos, muito obrigada pela disponibilidade.
Não quero de maneira nenhuma abusar do seu tempo. Mas se já souber responder a alguma das minhas questões poupar-me-ia o meu!
Helena

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327135 | PAIVAMANSO | 12 apr 2013 16:14 | In reply to: #327133

Cara Amiga Ana Simões Quando fiz esta mensagem de oferta de tentativa de ajuda à Helena, estava a pensar nas incansáveis ajudas que a Ana Simões me deu, nos últimos 3 meses, em tantos emails cheios de palavras amigas e de esperança. Aqui lhe agradeço publicamente. Pelo menos por enquanto, parece que os meus problemas de saúde não são tão graves como pareciam ser. Essa foi a excelente notícia que recebi ontem. Agora é tempo de eu voltar e tentar contribuir para ajudar mais alguém, ainda que com ajudas pequenas, insignificantes.
Agradecido
Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327138 | PAIVAMANSO | 12 apr 2013 16:48 | In reply to: #327135

Cara Helena
Vivo em Miranda do Corvo, a cerca de 15 minutos, de carro, da Lousã. Já andei a "investigar" a Família Lambert, que durante várias gerações viveu na Freguesia de S. Silvestre, junto da famosa Fábrica de Papel do Prado, na Lousã. Por isso a Ana Simões disse que talvez fosse eu uma das pessoas indicadas para tentar ajudar a Helena.
Sugiro que nos diga os nomes, as datas, os parentescos e o que mais souber sobre as Pessoas que a Helena procura.

Quanto aos Livros dos Registos, ás pesquisas de Jazigos ou Campas nos Cemitérios, saber onde são essas Aldeias e talvez encontrar as casas onde viveram, irei procurar e caso encontre lhe darei conhecimento e algumas fotografias.
Cumprimentos
Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327143 | HRC1947 | 12 apr 2013 17:47 | In reply to: #327135

-
Caro Jorge Santos;
Como diz, é tempo de dar liberdade à imaginação no sentido de entre - ajuda neste Forum.
A esperança felizmente ainda continua a ser um objectivo, vamos seguir em frente.
Fico feliz pelas suas boas notícias.
Quanto aos mails; Caro Jorge, isso não foi nada de especial, bondade a sua. Eu é que agradeço.
Esperamos aqui por si.
Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327155 | PAIVAMANSO | 12 apr 2013 19:27 | In reply to: #327134

Cara Helena
Já em tempos estive na Câmara Municipal de Miranda do Corvo, a pesquisar nos Livros dos enterramentos, agora não me lembro das datas extremas que lá estão disponíveis á consulta, mas isso não me preocupa, porque existem outras fontes, outros Livros e ainda o Cemitério da Lousã e outros, onde se pode investigar nos Jazigos e Campas.

Precisamos é de nomes, parentescos, datas, lugares, por isso lhe sugeri que diga o que sabe....... e o que não sabe, mas quer saber. O que lhe estou a dizer é que, caso queira, irei lá pesquisar para si. Eu não sabia onde fica o lugar de Vinhas, mas telefonei há poucos minutos para a GNR da Lousã que me informou;

O lugar de Vinhas, fica do outro lado da Lousã, na estrada que vai do Campo de Futebol para o Lugar do Fiscal. Vinhas, fica um pouco mais à frente.

Caso queira, irei lá pesquisar e tirar fotografias. Atenção; Se a Helena prefere tratar pessoalmente, tudo bem. Só me estou a oferecer para lá ir, porque me parece que a Helena, vive muito longe e a minha ajuda lhe pode ser útil.
Cumprimentos
Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327172 | hpinto | 12 apr 2013 23:02 | In reply to: #327155

Caro Jorge Santos:
Agradeço imenso a sua disponibilidade. Realmente moro a 450 Km da Lousã e é-me mesmo difícil lá ir. Ou, decidindo ir, rentabilizar essa deslocação, com o pouco que sei.

Relativamente ao lugar de Vinhas que me indica: penso que se trata da travessa das Vinhas que segundo o site do Código Postal pertence à localidade de Sarnadinha, freguesia de Vilarinho. Eu já a tinha encontrado, mas descartei-a por não pertencer a São Silvestre. Mas é possível que tenha anteriormente pertencido, já que as duas freguesias são contíguas. Ou então o lugar de Vinhas da Lousã desapareceu, engolido pela expansão urbana das últimas décadas.

Quanto ao resto: trata.se de descendentes de um casal que emigrou da Lousã para os Estados Unidos no início do século XX. Querem agora visitar a terra onde os seus antepassados viveram e morreram, e pediram para encontrar o mais exactamente possível esses locais, bem como para fotografar lápides ou campas, se as houver. Os lugares em causa são Vinhas e Vale de Nogueira (este localizei facilmente). Vou agora organizar a informação de que disponho sobre nomes, datas, etc. e voltarei aqui.

Mais uma vez, obrigada!
Helena

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327206 | PAIVAMANSO | 13 apr 2013 14:32 | In reply to: #327172

Cara Helena
Vou ficar á espera de nomes, datas, parentescos, lugares, os vestígios das histórias de vida dessas pessoas. Com o pouco que resta na memória das pessoas, tentaremos fazer uma "investigação" que nos permita descobrir o essencial do que se pretende saber. Naturalmente irei pedir a ajuda da Ana Simões, embora para mim seja um risco, porque Ela costuma ser mais eficaz do que eu.
Cumprimentos
Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327564 | PAIVAMANSO | 18 apr 2013 01:09 | In reply to: #327172

Cara Helena
Está tudo bem consigo ?
Já não dá notícias há 6 dias.
Diga alguns nomes, com datas, lugares onde moravam, naturalidades, que quer ver investigados perto da Lousã.
Cumprimentos
Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327667 | hpinto | 19 apr 2013 14:02 | In reply to: #327564

Prezadíssimo confrade Jorge Santos,
cá estou a passar-lhe o que sei. Esperei por mais informação para lhe dar o melhor ponto de partida possível, e entretanto passou-se uma semana!

A família de emigrantes é a seguinte:
1. Francisco dos Santos. Nasceu em 1904, ainda em Portugal mas não na Lousã nem em Vilarinho, pois o respectivo registo não foi encontrado na Conservatória, filho de Francisco e Emília, adiante identificados com os números 2 e 3. Faleceu em 1957 em Fall River, no Massachusetts, Estados Unidos.
2. Francisco Alves dos Santos. Nasceu em 1873 no lugar de Vinhas, Lousã, filho de António e Mariana, adiante identificados com os números 4 e 5. Nasceu em Vinhas mas morava no lugar de Cabanões, freguesia de Vilarinho, quando em 1902 casou com Emília, na Lousã. Faleceu em 1927 em Fall River.
3. Emília da Piedade. Nasceu em 1883 no lugar de Vale de Maceira, Lousã, filha de João e Lusitana, adiante identificados com os números 6 e 7. Faleceu em 1951 em Fall River.

Descendentes desta família procuram agora informação sobre os antepassados, a saber:
4. António Francisco. Nasceu em 1819 no lugar de Vale de Nogueira, Lousã, filho de José Francisco Novo e Ana Maria. Era viúvo de Ana de Jesus Mendes quando em 1868 se casou com Mariana de Jesus, na Lousã.
5. Mariana de Jesus. Nasceu em 1828 em Cabanões, Vilarinho, filha de António Jacinto e Brígida Maria.
6. João Coelho. Nasceu em 1836 em Vale de Maceira, filho de José Coelho Duarte e Rosa do Espírito Santo. Casou com Lusitana em 1863, na Lousã.
7. Lusitana Maria (ou Lusitana de Jesus, em alguns assentos). Nasceu cerca de 1845 no Casal dos Rios, Lousã, filha de João Soares e Joaquina Maria.

Vi e revi os livros de óbitos on-line da Lousã, que vão até ao ano de 1901, e não encontrei o óbito de nenhum destes quatro. Deduzo que os números 6 e 7 tenham falecido na Lousã, depois dessa data.
Quando iniciei este tópico ainda pensava que os números 4 e 5 tinham vivido sempre nas Vinhas. Mas entretanto recebi cópia do casamento do filho Francisco, em que se diz que ele morava nos Cabanões (a terra da sua mãe Mariana). Portanto podem ter mudado para lá e lá ter falecido. Ainda não verifiquei os óbitos de Vilarinho.

Acha que será possível encontrar informação sobre os 4 óbitos em livros de enterramentos? Há alguns na Câmara Municipal, mas só cobrem datas posteriores a 1920. É possível que esta data esteja errada, já que não me pareceu que houvesse qualquer tipo de índice. A funcionária com quem falei por telefone ia abrindo os livros e dizendo: «olhe, este é de 1936... este é de 1920»...

Perguntei se sabiam de parentes que não tivessem emigrado. Eventualmente poderíamos localizar descendentes que soubessem mais qualquer coisa. Mas até agora não me souberam responder.

Muito obrigada por qualquer ajuda!

Helena

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327685 | PAIVAMANSO | 19 apr 2013 20:05 | In reply to: #327667

Cara Helena
Meti esses dados todos numa página de árvore de costados e temos então nessa página ;
Francisco dos Santos nascido em 1904, os Pais, os quatro Avós e os oito Bisavós dele. Só lá faltam os dezasseis Trisavós.

A Helena pretende encontrar os assentos dos Óbitos destes quatro Avós. Quer saber se existem descendentes vivos. Gostaria de ter fotos de; Vinhas, Vale de Nogueira, Cabanões, Vale Maceira ,Vilarinho, Lousã, e fotos de eventuais Campas com lápide, de alguns destes Avós e Bisavós, ou colaterais deles.

Na minha modesta opinião, em primeiro lugar, é preciso encontrar e ler os assentos de Casamento de :

António Francisco, com Mariana de Jesus em 1868, talvez em Vilarinho. Queremos saber se Eles tiveram outros Filhos além de Francisco Alves dos Santos nascido em Vinhas a 1873.

João Coelho, com Lusitânia Maria (ou de Jesus) em 1863 talvez na Lousã. Queremos saber se Eles tiveram outros Filhos, além de Emília da Piedade nascida em Casal dos Rios c. 1845.

Diga se souber, as Datas Completas e as Freguesias onde se realizaram esses dois Casamentos e se tiver fotocópias desses assentos, informe os dados que lá estão.

Após termos a certeza das datas destes dois Casamentos e as Freguesias onde se realizaram, podemos ir á procura de todos os Filhos Deles, nos Livros de Batismos, ou seja ;

Considerando que Francisco Alves dos Santos e a sua esposa Emília da Piedade mais o Filho deles Francisco dos Santos nascido em 1904 emigraram para os EUA e aí faleceram, em Fall River......

Devemos pesquisar eventuais Irmãos e Irmãs de Francisco Alves dos Santos e também os eventuais Irmãos e Irmãs de Emília da Piedade, que não tendo emigrado, casassem e morassem na Lousã, ou lá perto, gerando Filhos cujas descendências tenham chegado até aos nossos dias.

Também é provável que António Francisco, Mariana de Jesus, João Coelho e Lusitânia Maria (ou de Jesus), tivessem Irmãos que deixassem descendência que tenha chegado até hoje.
Seria necessário encontrar o Casamento de José Francisco Novo com Ana Maria, o Casamento de António Jacinto com Brígida Maria, o Casamento de José Coelho Duarte com Rosa do Espirito Santo, o Casamento de João Soares com Joaquina Maria e procurar todos os Filhos Deles nos respetivos Livros de Batismos posteriores ás datas dos Casamentos. Mas isso eu não conseguiria fazer, não passo de um aprendiz, um amador. Se quiser ir tão profundamente nessa árvore, sugiro que fale com o Dr. Pedro França que é um dos melhores investigadores no AUC e aqui no Fórum.

Telefonei para a Câmara Municipal da Lousã e já marquei uma consulta aos Livros dos Enterramentos do Cemitério da Lousã. Telefonei para a Junta de Freguesia de Vilarinho e marquei consulta idêntica nos Livros dos enterramentos do Cemitério de Vilarinho.
Com isso tentaremos saber se João Coelho e Lusitânia Maria faleceram e foram sepultados na Lousã e se António Francisco e Mariana de Jesus faleceram e foram sepultados em Vilarinho, mas é claro que procurarei os quatro nomes em ambos os Cemitérios.

Por agora é tudo, mas peço que leia e releia com atenção esta mensagem e por favor responda o melhor e mais completo que puder, dando mais informações se as tiver, de modo a poder facilitar a ajuda que lhe quero dar.

Cumprimentos
Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327698 | hpinto | 19 apr 2013 23:17 | In reply to: #327685

Calma, Jorge Santos, não é preciso tanta coisa! Eu já tenho cópia dos assentos de casamento dos pais e dos avós, que, como disse anteriormente, se realizaram na Lousã. Também tenho datas de nascimento, casamento e óbito de bisavós, e até de alguns trisavós e quartos avós! Tudo isso é pesquisável nos assentos paroquiais. A informação que aqui pus foi a que achei relevante para que o Jorge conseguisse qualquer coisa acerca dos óbitos dos 4 avós, pois eu não consigo fazê-lo sem ir à Lousã.

Ignoro se o Francisco e a Emília tiveram mais filhos. Possivelmente emigraram com o filho Francisco ainda pequeno, que pode ter nascido em Lisboa antes de embarcarem (a data de nascimento dele foi-me dada com muita precisão: 2 de Maio de 1904; mas o assento não foi encontrado na Lousã nem em Vilarinho) e tiveram outros filhos já nos Estados Unidos. Também podem ter tido irmãos que tenham ficado na Lousã, dos quais haja descendência. Mas não nos vamos pôr a procurá-los sem que os interessados confirmem ou desmintam estas minhas especulações!

Eventuais familiares poderiam ajudar a localizar mais exactamente os lugares onde os avós viveram, porque o máximo que se consegue arranjar é o nome da aldeia. Também saberiam qualquer coisa sobre campas ou lápides dos avós, que até podem ter sido removidas se ninguém cuidou delas. Mas se os interessados não souberem se há ou não há familiares, paciência! Eles brevemente virão de visita a Portugal e poderão procurar e encontrar o que quiserem «in loco».

Por tudo isso, Jorge, não vale a pena fotografar as aldeias nem recuar para além dos avós (até porque a coisa começa a complicar-se, com ramificações para Serpins, Penela, etc.!). Só mesmo saber se existe algum rasto dos avós em cemitérios e livros de enterramentos!

Muito obrigada pelo interesse e disponibilidade!

Helena.

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327705 | PAIVAMANSO | 20 apr 2013 01:22 | In reply to: #327698

Cara Helena
Quando fiz a folha de costados com base nos dados que aqui deixou, percebi que alguém havia estudado essa árvore e talvez tivesse mais dados, mais assentos de Batismo, Casamento e Óbito em seu poder, peças fundamentais para descobrir o que a Helena disse que quer saber; onde faleceram e onde estão sepultados os 4 Avós de Francisco dos Santos e se houver campas deles com lápides ir tirar fotografias......... e se existem descendentes vivos dessa família.
Confirma-se então que a Helena tem em seu poder vários assentos de Batismo Casamento e Óbito e, doutros familiares, não tem os assentos mas sabe as datas e talvez as freguesias e isso é meio caminho andado para obter as cópias desses assentos. O que lhe digo é que se a Helena quiser a minha ajuda informe por favor o teor dos textos completos dos assentos de Casamento desses 8 Avós, e do Casamento de Francisco Alves dos Santos com Emília da Piedade porque a partir dos dados Completos que estão nesses assentos será mais fácil encontrar o que a Helena quer saber
Eu não questionei se Francisco Alves dos Santos e Emília da Piedade tiveram mais Filhos, mas sim, que para encontrar descendentes desta Família, vivos, é preciso saber se Francisco Alves dos Santos e ou Emília da Piedade tiveram Irmãos.
Quando eu disse que queria ir ler os assentos dos Casamentos desses quatro Avós, é porque muitas das vezes as pessoas que pedem ajuda, indicam datas e lugares, freguesias de naturalidades ou de Casamento, que pensam estarem certas, mas por vezes estão erradas e a Helena ainda não tinha dito que tem cópias desses assentos. Mas além disso é fundamental ler com muita atenção esses assentos, para extrair todas as informações importantes.
Resumindo; A Helena tem consigo a chave mestra do início desta investigação, que são esses 5 assentos de Casamento.

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#327712 | PAIVAMANSO | 20 apr 2013 02:34 | In reply to: #327705

Cara Helena
Peço desculpa, a mensagem foi incompleta, algo correu mal, nem deu tempo para explicar que eu não queria pesquisar os Trisavós.
Mas esses 5 assentos de Casamento a que me referi, terão os dados que permitem deduzir onde eles viviam, as freguesias onde se deve pesquisar os assentos dos Óbitos dos 4 Avós e por consequência ir fotografar esses lugares e falar com os moradores mais idosos, mostrar-lhes as fotocópias dos assentos de Batismo, Casamento e Óbito, dar a ler às pessoas, os nomes, os graus de parentesco, as datas, os lugares que constam nesses assentos, para as pessoas terem menos receio de dizerem o que sabem. Creio ser esta a maneira correta de agir para que os próprios eventuais descendentes, não tenham medo de se assumir como tal.
Cumprimentos
Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#337755 | hpinto | 07 nov 2013 16:23 | In reply to: #327705

Caro Jorge Santos:
Mantem-se a sua disponibilidade para me ajudar nesta questão?
Obrigada,
Helena

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#337759 | PAIVAMANSO | 07 nov 2013 16:57 | In reply to: #337755

Cara Helena
Não viro as costas a ninguém, quero tentar ajudar, mas não sei se conseguirei ser-lhe útil. Deixei de ajudar no fórum para poder investigar os meus ascendentes com mais profundidade e dedicar-me ainda mais á divulgação da Obra do Historiador Belisário Pimenta, mas confesso, que continuo a dar ajudas por email e a ficar sem tempo para as minhas “prioridades”. Não me entenda mal, eu tento ajudar porque gosto, Não faço isto por favor, mas sim por prazer. O que estou a tentar dizer-lhe é que pode contar comigo, mas não sei se vou conseguir dar-lhe uma ajuda relevante, porque ando sempre a ajudar várias pessoas e assim é tudo mais difícil. Resumindo, fico á sua espera, mas não espere muito de mim.
Cumprimentos
Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#337776 | hpinto | 07 nov 2013 21:56 | In reply to: #337759

Ok, Jorge,
se e quando puder ou tiver tempo envie-me um mail para helena_pinto@netcabo.pt. Responder-lhe-ei explicando os desenvolvimentos que o assunto teve entretanto.
Muito obrigada
Helena

Reply

Direct link:

RE: Cemitério da Lousã, distrito de Coimbra

#337892 | PAIVAMANSO | 10 nov 2013 00:38 | In reply to: #337776

Cara Helena
Desculpe por só há minutos lhe ter enviado a resposta por email. Creio que o seu endereço tem um erro no final, que retifiquei.
Vou aguardar pela sua resposta, por email, ou de novo aqui no Fórum.
Cumprimentos
Jorge Santos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 lug 2024, 22:12

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen