Pedido de ajuda - Registo de casamento
This topic is classified in rooms: Arquivos | Eventos | Famílias | Genética | Pessoas
Pedido de ajuda - Registo de casamento
Caros amigos,
Gostaria de solicitar se é possível localizar o registo de casamento de minha trisavó.
Nome: Belmira Pereira Cardozo nascida em fevereiro de 1889 em Porto, Gondomar, Jovim.
O casamento ocorreu em Santa Cruz de Jovim, Gondomar, em 14 de fevereiro de 190- (ilegível, provavelmente 1906, 1907 ou 1908)
Filha de: João Pereira Cardozo e Margarida Ferreira da Silva
Casou-se com: Serafim Pereira Cardoso.
Com os melhores cumprimentos.
Direct link:
RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento - Jovim, Gondomar, Porto
Alguém de Gondomar, Jovim ?
ReplyDirect link:
RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento
Bom dia
Aparentemente, os casamentos dessa época de Santa Cruz de Jovim ainda não estão no Arquivo Distrital do Porto (pelo menos isso é o que se conclui pela consulta do site do Arquivo Distrital, que indica só ter registos até 1900), pelo que deverão estar ainda à guarda da Conservatória do Registo Civil de Gondomar.
Deverá pois contactar a referida Conservatória, através de:
email: crc.gondomar@irn.mj.pt
telefone: +351 224 664 680
Diga-lhes o nome dos noivos e ainda a data de casamento, salientando que não tem a certeza absoluta do ano em que casaram. Já agora, estive a olhar para o averbamento que consta do assento de baptismo da sua trisavó, e quer-me parecer que o ano de casamento foi o de 1909. Mas não tenho a certeza absoluta.
Boa sorte
Mário César Navarro
Direct link:
Obrigado MCNN,
Já mandei alguns emails, mas eles nunca respondem...Não consigo pegar o registo de casamento infelizmente.
Agradeceria se alguém que more em Portugal pudesse telefonar rapidamente para saber se eles estão realmente recebendo emails.
Direct link:
Boa tarde
Eu na próxima terça feira passo por uma Loja do Cidadão e trato disso (segunda feira é feriado).
Cumprimentos
Mário César Navarro
Direct link:
Agradeço MUITO a sua gentileza Mário.
Fico no aguardo,
Com os melhores cumprimentos.
Direct link:
Bom dia
Queria que me confirmasse apenas uma coisa.
O nome do seu trisavô era mesmo Serafim Pereira Cardoso ?
Ele era Pereira Cardoso tal como a sua trisavó ? Seriam primos talvez ?
Cumprimentos
Mário César Navarro
Direct link:
Bom dia,
Era sim Serafim Pereira Cardoso.
Os 2 eram Pereira Cardoso sim, não sei se pura coincidência ou primos.
Cumprimentos.
Direct link:
Alguma novidade caro MCNN?
Cumprimentos.
Direct link:
Boa noite
Espero ter notícias para si na próxima quarta feira
Cumprimentos
Mário César Navarro
Direct link:
Olá MCNN,
Os livros estão realmente limpando =( .. o único jeito é esperar ou consultar o livro dos mórmons..
Mas se conseguir alguma coisa me avise..
Obrigado.
Direct link:
Boa noite
Nem calcula como esta sua mensagem foi premonitória ...
Sendo o casamento na primeira década do século XX, em princípio como teria mais de 100 anos deveria estar já à guarda do Arquivo Distrital do Porto.
Mas, como no site do Arquivo Distrital do Porto indica que só têm livros de Jovim até 1900, telefonei para o Arquivo Distrital do Porto a fim de confirmar essa informação.
Acontece que os Arquivos Distritais, de tempos em tempos, recebem novos livros paroquiais provindos das Conservatórias, e por vezes a informação que consta no site não está actualizada.
De qualquer forma, a resposta que tive do Arquivo Distrital do Porto foi peremptória. Eles não tinham mais nenhuns livros de Jovim, pelos que os livros posteriores a 1900 ainda estariam à guarda da Conservatória do Registo Civil de Gondomar.
Tendo por base essa informação, e como resido em Lisboa, desloquei-me tal como lhe referi a uma Loja do Cidadão a fim de solicitar uma cópia do assento de casamento.
Quando hoje lá voltei, deparei-me com a funcionária muito preocupada com a resposta que havia recebido por parte da Conservatória do Registo Civil de Gondomar.
Vou transcrever textualmente a resposta da Conservatória do Registo Civil:
"Informo V. Exª. que nos é de todo impossível fazer a busca nos nossos livros Paroquiais, uma vez que, foram todos enviados para uma Empresa de Conservação e Restauro dos mesmos, e posteriormente serão enviados para o Arquivo Distrital".
Por outras palavras, os livros estão em trânsito entre a Conservatória do Registo Civil de Gondomar e o Arquivo Distrital do Porto. Mas, pelo caminho, estão a "limpar a cara" (tal como premonitoriamente adivinhou), a fim de chegarem em boas condições ao Arquivo Distrital.
Telefonei para a Conservatória do Registo Civil de Gondomar e perguntei-lhes quanto tempo era suposto demorar o restauro dos livros. Disseram-me que o prazo de restauro deve estar em torno de três meses pelo que, atendendo a que eles já enviaram os livros há mês e meio para a tal empresa de Conservação e Restauro, daqui a cerca de mês e meio essa empresa deve enviar os livros para o Arquivo Distrital do Porto.
Em conclusão, lá para Agosto deve contactar o Arquivo Distrital do Porto para saber se os livros já lá chegaram...
Lamento não lhe trazer hoje outro tipo de notícias, mas a situação fala por si ...
Cumprimentos
Mário César Navarro
Direct link:
Muito obrigado mesmo Mário!!
O jeito é esperar, ou alguem com o livro dos mórmons me ajudar!
Agradeço seu tempo!
Direct link:
Boa noite
Acho que a única alternativa será esperar, uma vez que os Mórmons não digitalizaram esses livros, pois estavam ainda na Conservatória do Registo Civil.
Cumprimentos
Mário César Navarro
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 nov 2024, 09:27