Barões e Condes de Tondela - descendentes
This topic is classified in rooms: Famílias
Barões e Condes de Tondela - descendentes
Boa tarde,
Para poder elaborar a árvore da minha mulher, que é natural de Monforte da Beira, comecei a explorar estes registos paroquiais, recém disponibilizados. Tanto quanto algumas memórias vivas me foram transmitindo esta era uma aldeia de gentes humildes, onde existiam, nas redondezas, algumas quintas de gente mais rica e que seriam os maiores empregadores à época. Nunca ouvi que existissem nobres.
Nas minhas pesquisas encontrei um registo que me despertou a atenção porque no índice o próprio nome da criança já figurava com “D.” O registo é do dia 24 de Junho de 1868 e, no seu essencial, diz o seguinte:
Foi baptizada Maria da Conceição
Pais: Bartolomeu d’Aragão Costa Tavares de Vasconcelos e Maria Emília Pereira Rebelo da Fonseca da Camara
Moradores na Freguesia da Aldeia Nova do Cabo, Concelho do Fundão
Avós paternos: Pedro d’Aragão Costa Sá da Victória (Fidalgo cavaleiro da Casa Real) e Matilde Maxima Correia de Lacerda Moura Teles
Avós Maternos: Manuel Luis Pereira Rebelo da Fonseca (do Conselho de S. Majestade, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Comendador da Ordem de N. Senhora da Conceição de Vila Viçosa) e Ana Cândida Ferreira Tomás d’Oliveira da Câmara
Bisavós paternos/avô: Barões de Tondela (2º título) Bartolomeu d’Aragão Costa Tavares e Sá (Comendador Comendador da Ordem de N. Senhora da Conceição de Vila Viçosa e de Cristo) e Maria Joana Roeda da Victória
Bisavós paternos/avó: António Correia de Lacerda Lebrim e Maria Benedita Moura Teles de Sampaio
Bisavós Maternos/avô: Francisco Pereira Rebelo da Fonseca (Desembargador da relação do Porto) e Francisca Tomásia da Fonseca Novais de Carvalho
Bisavós paternos/avó: Manuel José d’Oliveira (Capitão Mor de Vila Velha e Maria Leonarda Torres da Câmara
Padrinhos: o avô materno e N. Senhora da Conceição tocando cm a mão na coroa o tio paterno José d’Aragão da Costa Lacerdada da Victória.
Não sou genealogista e muito menos historiador, mas realmente este registo levantou-me uma série de dúvidas! Porque seria esta criança registada tão longe de casa e logo num local como este? Numa rápida pesquisa que fiz não encontrei referências a este irmão do Conde de Tondela, mesmo aqui no Geneall não aparece. Por sua vez, na parte feminina, surgem-me algumas dúvidas em relação às que constam no registo e as que são referidas na base do Geneall. Teriam existido alguns filhos fora dos casamentos e este pretendia ser um registo escondido?
Bom, deixo isso aos entendidos e estudiosos dos Barões e Condes de Tondela.
Se alguém pretender consultar o registo encontra-se neste link, pag 14 e 15
http://digitarq.adctb.dgarq.gov.pt/viewer?id=1036146
Cumprimentos
José Luís Garcês
Direct link:
RE: Barões e Condes de Tondela - descendentes
Caro José Luís Garcês,
- O 1º barão de Tondela, António Marcelino da Victória casou-se com Catarina Vivência do Couto e tiveram:
- Maria Joana Roeda da Victória, 2ª baronesa de Tondela que casou com Bartolomeu d’Aragão Costa Tavares e Sá e tiveram:
- Pedro d’Aragão Costa Sá da Victória que casou com Matilde Máxima Correia de Lacerda Moura Teles e tiveram:
- Bartolomeu d’Aragão Costa Tavares de Vasconcelos
- José d’Aragão da Costa Lacerda da Victória 1º Conde de Tondela que morreu assassinado por um sobrinho na sua casa de Aldeia Nova do Cabo, Fundão.
Os dois irmãos casaram com duas filhas do casal Manuel Luís Pereira da Fonseca, Bartolomeu com a filha Maria Emilia e José com a Maria Isabel, consta que estas teriam mais dois irmãos, António e Filomena.
Tem aqui o link uma boa "postagem" de João Trigueiros sobre o conde de Tondela onde creio que poderá tirar as suas dúvidas:
http://heraldicagenealogia.blogspot.pt/2011/02/jose-de-aragao-da-costa-lacerda.html
Espero ter ajudado. Os melhores cumprimentos,
Manuel Ferros
Direct link:
RE: Barões e Condes de Tondela - descendentes
Caro Manuel Ferros,
Muito obrigado pela sua resposta. Já havia consultado o blog do João Trigueiros, que está muito completo. A minha dúvida era em relação à BD do Geneall, Ana Pereira Torres é diferente de Ana Cândida Ferreira Tomás d'Oliveira da Câmara... O lugar do baptizado também me continua a intrigar mas talvez até exista uma explicação simples. Uma das famílias importantes da região era proprietária do Monte Barata e o apelido do padre até é Barata.
Apenas fiquei curioso porque depois de consultar tantos registos desta aldeia este "saltou-me aos olhos" e talvez pudesse interessar aos estudiosos destas famílias.
Cumprimentos
José Luís Garcês
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 23 nov 2024, 15:30