D. José António de Noronha

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Títulos

D. José António de Noronha

#340032 | peninha | 27 dic 2013 10:00

Caros Confrades,

Procuro ajuda na indentificação de D. José António de Noronha, nomeadamente, saber qual a sua ascendência.

Por certo, tenho que era fidalgo, capitão do exército, cavaleiro da Ordem de S. Bento de Avis, condecorado com a medalha da cruz da campanha 15 e, por volta de 1846, morador na calçada da marquesa de Abrantes, n.º 49, na freguesia de Santos-o-Velho, da cidade de Lisboa.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: D. José António de Noronha

#340195 | peninha | 31 dic 2013 13:53 | In reply to: #340032

Renovo o tópico

Reply

Direct link:

RE: D. José António de Noronha

#340206 | LCM | 31 dic 2013 18:00 | In reply to: #340195

Caro António Pena Monteiro,

Num trabalho que publiquei em 199 sobre uns Costa Freire, de Lisboa, escrevi o que segue:

VI - JACINTO ALBERTO DA COSTA FREIRE, n. em Lisboa, Conceição Nova, a 18-3-1842 . Proprietário e comerciante, foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Cristo por decreto de 19-9-1878. A 6 de Novembro desse mesmo ano «(...) em consideração a posição social que felismente occupa, suplica a Vossa Magestade de conceder-lhe o foro de Fidalgo Cavalleiro, e conjuntamente o fôro de Moço Fidalgo da Casa Real, com exercicio no Paço (...)», acrescentando ao processo as certidões do seu baptismo, de concessão da Ordem de Cristo, do foro de Cavaleiro Fidalgo e do hábito de Cristo de seu avô Manuel Cipriano . Foi funcionário dos Caminhos de Ferro, emprego que lhe arranjou o cunhado António de Sousa e Vasconcelos, por se encontrar em dificuldades.
Na carta da Mordomia-Mor para o Mordomo-Mor participando o requerimento de Jacinto e integrada no citado processo, diz ser casado com a filha de D. José António de Noronha que desconheço quem seja, não tendo encontrado nenhuma notícia sobre ele em qualquer trabalho genealógico. Seria provavelmente do ramo de seu cunhado D. António Maria (vd. n.º VI, § 5 - Noronha), os Noronha Ribeiro Soares Castilho, ramo segundo dos Condes dos Arcos. Em 1878 morava na Rua dos Capelistas, n.º 76. C.g., que terá decaido socialmente, s.m.n..

Já depois daquela data encontrei o casamento dele, a 18.8.1863, mas com uma tal D. D. Domitilia Amília de Azevedo Faria. Terá esta morrido e a tal filha de D. José António seria a 2.ª mulher?

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: D. José António de Noronha

#340210 | LCM | 31 dic 2013 19:12 | In reply to: #340032

Caro António Pena Monteiro

A sua pergunta fez reacender a minha curiosidade e fui procurar o óbito na freguesia de Santos-o-Velho. E encontrei:

T.T., Reg. Par., Lisboa, Santos-o-Velho, O.-16, fl. 234-234v (imagens 1221 e 1222 da digitalização on-line deste livro)
A 27 de Janeiro de 1861, às 4h da manhã, na casa n.º 7 da trav. Nova do Caes do Tojo desta freguesia, morreu com todos os sacramentos o Exmo. Senhor Dom José António de Noronha, natural de Lisboa, de 68 anos completos, solteiro, filho reconhecido do Exmo. Senhor D. José Francisco de Noronha e de mãe incógnita, paroquiano desta freguesia, major reformado exército, neto paterno do Exmo. e Ilmo. D. José Maria de Noronha, ignora-se tudo o mais; foi sepultado "d caixão à cova" no cemitério dos Prazeres.

Terá portanto nascido em 1793, filho de D. José Francisco de Noronha e de mãe incógnita, neto de D. José Maria de Noronha. Mas continuamos sem saber quem são estes... Mantenho a desconfiança que serão do ramo que referi mas não sei como.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: D. José António de Noronha

#340228 | peninha | 01 gen 2014 16:00 | In reply to: #340210

Caro Lourenço Correia de Matos

Muito lhe agradeço a atenção, interesse e informação.

D. José António de Noronha foi um dos testamenteiros de Eusébio da Silva Cardoso (faleceu em 12.4.1846; Lx., Sé, O12, fotograma 635) e legatário deste no prazo de livre nomeação que compunha o casal da Perna Seca, no concelho de Ulme, proveniente da extinta Casa das Rainhas.

Muito recentemente, encontrei o casamento de D. Maria Teresa de Carvalho Vieira, nasceu em 11 de Abril de 1830 na freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa, onde foi baptizada na Igreja de S. Nicolau em 17 de Outubro de 1830, filha de Francisco José Vieira e de D. Ana Cândida de Carvalho (Lisboa, S. Nicolau, B5, 117, Etombo), em 30 de Novembro de 1849 na Igreja de Santa Maria Maior da Sé Patriarcal de Lisboa, com Emídio José Xavier Machado, 2.º Tenente de Artilharia, solteiro, natural da freguesia de Santa Engrácia da cidade de Lisboa, filho de António Xavier Machado e de D. Joana Ubalda, morador na freguesia da Sé (Lisboa, Sé, C17, 520, Etombo).

Quiçá, também me possa ajudar com alguma informação, ainda que remota, conducente à identificação dos locais de casamento dos dois filhos de José Maria Eugénio de Almeida, assim identificados na B. D. do Geneal, Eugénio Maria de Almeida, nasceu em 25.2.1858, e Joaquim Maria Eugénio de Almeida, nasceu em 9.1.1861.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: D. José António de Noronha

#340232 | LCM | 01 gen 2014 17:06 | In reply to: #340228

Caro António Pena Monteiro

Nada sei das pessoas que refere que, tanto quanto percebo, nada têm com o "nosso" D. José António de Noronha.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: D. José António de Noronha

#340236 | peninha | 01 gen 2014 18:33 | In reply to: #340232

Caro Lourenço Correia de Matos

Que eu saiba, nada têm com o "nosso" D. José António de Noronha.

D. Ana Cândida de Carvalho é sobrinha de Eusébio da Silva Cardoso, e muito recentemente, através de um assento de casamento dei conta desta filha, porquanto Emídio José Xavier Machado, seu marido, foi testemunha do casamento em 14.9.1853, em Tancos, de um seu irmão.

Há dois irmãos de D. Ana Cândida de Carvalho sobre os quais praticamente nada sei. Um deles, Vicente José de Carvalho, nasceu em 10 de Outubro de 1802 e estimo que terá falecido entre 1828 e 1846. O outro, Manuel José de Carvalho nasceu em Novembro de 1799 e em 1846 era vivo.

É muito provável que algum deles tenha ido para o Alentejo.

Quanto ao perguntado, a minha expectativa era a de que já tivesse pesquisado alguém deste ramo da família de José Maria Eugénio de Almeida.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 06 lug 2024, 10:07

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen