Sargento-Mor de Ordenanças Manuel Rodrigues Cardeira, natural da vila do Montijo

This topic is classified in rooms: Cargos | Famílias | Pessoas

Sargento-Mor de Ordenanças Manuel Rodrigues Cardeira, natural da vila do Montijo

#342146 | peninha | 07 feb 2014 19:16

Caros Confrades,

Do Sargento-Mor de Ordenanças Manuel Rodrigues Cardeira, natural da freguesia do Espirito Santo de Aldeia Galega (Montijo), onde foi batizado na Igreja Matriz, filho de António Rodrigues Cardeira (natural da freguesia de S. Miguel da vila de Monsaraz, Bispado de Évora) e de Ana dos Santos (natural da vila do Montijo), e de s.m. D. Eusebia Antónia, natural da vila do Montijo, onde foi baptizada na Igreja Matriz, filha de António Lopes e de Paula Joaquina, houve uma vasta prol. Nomeadamente:

I-Leonardo José Rodrigues Cardeira, também nomeado por Leonardo José Rodrigues, nasceu em 18.9.1771 na vila do Montijo, onde foi baptizado em 9.10.1771, filho de Manuel Rodrigues Cardeira e de Eusebia Antónia, foi padrinho Leonardo de Melo e Lima Falcão, que fez procuração ao Beneficiado Domingos Nunes Pereira, e madrinha D. Maria de Lima e Melo, que fez procuração ao Padre Sebastião Rodrigues, (Setúbal, Montijo, B9, fotograma 340, Etombo); com dispensa papal em 3.º e 2.º grau de consanguinidade, em 20.7.1794 casou com Genoveva Teresa, nasceu na vila do Montijo onde foi baptizada, filha de António Rosa e de Bernardina Rosa, foram testemunhas deste casamento António Pedro da Cunha, e Lourenço Pereira (Assento de casamento de 20.7.1794, Setúbal, Montijo, C7, 36, Etombo); Leonardo José Rodrigues Cardeira foi oficial no Regimento de Milícias de Setúbal, Tenente em 15.08.1805, reformado em 17.12.1808, (“As ordenanças e as milícias em Portugal” de Nuno Borrego, Volume I, editor Guarda-mor, 2006, página 691);

II-Francisco Rodrigues Cardeira, nasceu em 21.4.1782 na vila do Montijo, onde foi baptizado em 28.4.1782, filho de Manuel Rodrigues Cardeira e de Eusebia Antónia, (Setúbal, Montijo, B10, fotograma 193, Etombo); na freguesia da Madalena da cidade de Lisboa, no Oratório das casas de Germano Vicente Ferreira no Largo do Caldas, em 30.4.1807 casou com D. Maria Umbelina Ferreira, natural desta freguesia, filha de Germano Vicente Ferreira e de D. Teodora Umbelina (Lisboa, Madalena, C2, 456, Etombo).

III-Maria Paula do Nascimento Cardeira, nasceu em 24.12.1791 na vila do Montijo, filha de Manuel Rodrigues Cardeira e de Eusebia Antónia, baptizada em 1.1.1792, foi padrinho Lourenço Pereira (Setúbal, Montijo, B11, fotograma 20, Etombo); solteira, na Igreja Matriz da vila do Montijo, em 8.12.1822 casou com Joaquim Romão Mendes Papança, viúvo de D. Maria José Fernandes Mendes, natural e morador na freguesia de Santo António da Aldeia dos Reguengos, no termo de Monsaraz, Arcebispado de Évora. Foram testemunhas deste casamento Joaquim Plácido Galvão Palma, Deputado às Cortes, e Manuel Júlio da Rosa Alpedrinha, Pároco das Vidigueiras, (Assento de casamento de 8.12.1822, Setúbal, Montijo, C7, fotograma 273, Etombo). (Segundo a BD do Geneall, foi baptizado (em Santo António de Reguengos) em 17.8.1790, filho de João Mendes Papança e de Maria Jacinta Cordeiro).

Na espectativa de que este tópico sobra a família do Sargento-Mor de Ordenanças Manuel Rodrigues Cardeira, desperte interesse, nomeadamente aos seus descendentes, fico a aguardar a informação que queiram partilhar.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

Sargento-Mor de Ordenanças Manuel Rodrigues Cardeira, natural da vila do Montijo

#443602 | JoãoGaspar | 11 ott 2022 13:40 | In reply to: #342146

Caro António Pena Monteiro,

Passados anos lá nos vamos cruzando nas nossas ascendências mais que uma vez e também por aqui, neste Forum.

Espero que esta mensagem o encontre bem e aos seus.

Escrevo-lhe porque sou descendente colateral do Sargento Mor Manuel Rodrigues Cardeira, através do seu irmão Luis Rodrigues Cardeira.

Esta ascendência tem sido um desafio, pois contem informação contrária nos paroquiais, a saber:
Manuel e Luis (13.setembro.1760)foram filhos de:
António Rodrigues Cardeira cc Ana dos Santos Pereira Banha, ele diz ser da Vila de Monsaraz e ela de Aldeia Galega do Ribatejo.

António Rodrigues Cardeira, foi filho de:
José Rodrigues Cardeira cc Maria Fernandes
no baptismo do neto Luis Rodrigues Cardeira, consta que o avô era de Mayorga e a avó do Alandroal, sem indicar as freguesias nem bispados.
No baptismo de Tomás , irmão de Luis e Manuel, consta que o José Rodrigues era natural da Vila da Maceira e que Maria Fernandes sua mulher era do Alandroal, bispado de Elvas.
No baptismo de Leonardo José Rodrigues Cardeira, consta que António Rodrigues Cardeira era natural e baptizado na Freg. de São Miguel da Vila de Monsaraz. Ora o Orago não existe.

Por ventura o António conseguiu decifrar esta ascendencia?

Cumprimentos
João Paulo Gaspar

Reply

Direct link:

Sargento-Mor de Ordenanças Manuel Rodrigues Cardeira, natural da vila do Montijo

#443630 | peninha | 12 ott 2022 11:30 | In reply to: #443602

Caro João Gaspar

É um gosto ter notícias suas e constatar que ultrapassamos estes anos difíceis.
Infelizmente, relativamente ao que questiona nada mais tenho para além do apontamento supra.
Esta minha pesquisa era centrada em Germano Vicente Ferreira e s.m. D. Teodora Umbelina.
Com um abraço,
António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 nov 2024, 06:31

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen