D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Para eventuais interessados deixo um apontamento, construído a partir de paroquiais de Felgueiras e Fafe, e dos processos de habilitação a familiar do Santo Ofício de Cristóvão da Maia Coimbra e de Manuel Machado Coelho, abaixo identificados.
Faço notar que a ascendência de D. Madalena Machado Coelho difere da que é proposta em NFP (tt.º de BARROS § N 11 e tt.º de MACHADOS § 72 N 23).
Qualquer achega será benvinda.
António Fevereiro
D. Madalena Machado COELHO nasceu em Aião, Felgueiras, na Quinta de Brolhães. Casou na mesma freguesia a 20.02.1664 com Cristóvão da Maia Coimbra, Sargento-mor e Ouvidor do antigo concelho de Unhão, FSO por carta de 21.05.1678, nascido e baptisado em Santa Eulália de Fafe em 15.06.1640. Faleceu D. Madalena em 2.07.1692 em Felgueiras, freguesia de S. João de Aião.
Cristóvão da Maia COIMBRA e D. Madalena Machado COELHO tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:
António da Maia Machado COIMBRA, casado em Santão, Felgueiras a 22.07.1702, com D. Isabel Luísa de Sousa Lobo Machado, c.g.
D. Margarida, baptizada a 6.07.1666 em Felgueiras, freguesia de S. João de Aião.
D. Joana Coimbra MACHADO, baptizada a 11.07.1668 em Felgueiras, freguesia de S. João de Aião.
D. Madalena Machado Coelho era filha de António Machado COELHO, Senhor da Casa de Brolhães em Aião, Felgueiras, e de D. Joana de AZEVEDO
António Machado Coelho era irmão inteiro de Manuel Machado Coelho, Familiar do Santo Ofício por carta de Fevereiro de 1644, morador em Aldeia Galega.
Neta paterna de Manuel Machado Coelho, natural de Aião, Felgueiras, e de Beatriz Pereira, natural de S. Pedro de Miragaia, Porto.
Neta materna de António da Costa, natural de Mourisca do Vouga, Trofa (Águeda), e de Maria de Azevedo, natural do Porto
Bisneta, respectivamente, de:
António Coelho, que nasceu na Quinta de Brolhães, Aião, Felgueiras, senhor da Quinta de Sub Paço, no mesmo concelho, e de Maria Vieira (pais de Manuel Machado Coelho)
Manuel Fernandes PEREIRA, natural do Porto, freguesia de S. Pedro de Miragaia. "Contratador de galeões e tido por homem nobre" (tal como é referido por várias testemunhas na diligência para o Santo Ofício de seu neto, Manuel Machado Coelho), e de Maria (ou Catarina, ou Susana) TOMÉ, natural do Porto (pais de Beatriz Pereira)
(Não encontrei notícia dos pais de António da Costa)
Pantaleão GONÇALVES , "O Mercatudo", morador com “N”, sua mulher, em Roriz, Barcelos (pais de Maria de Azevedo)
Direct link:
RE: D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Prezado confrade
Se quiser pode juntar esta, da freguesia de Santão.
Jacinto de Sousa Coelho HFSO Jacinto M1, D19 carta a 30-3-1690
Filho de Jacinto Coelho da Silva e de Maria ……
Neto paterno de Simão Alvares Pacheco e de Maria Lopes Pereira
Neto materno de Manuel Machado Brandão e de Maria Lobo.
Cumprimentos
Al.Cunha
Direct link:
RE: D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Caro confrade,
Agradeço o interesse e a notícia da habilitação a FSO de Jacinto de Sousa Coelho, que desconhecia.
Nos meus apontamentos tenho anotado seus pais, Jacinto Coelho da Silva e Maria de Sousa Lobo, com apenas um filho, de nome António Machado Brandão, tido como senhor do Casal da Quinta, em Santão, casado na mesma freguesia com D. Maria Pinheiro de Carvalhais, de Amarante, em 18.07.1663, com larga descendência tirada dos paroquiais de Santão. Os primeiros filhos foram apadrinhados por um Jacinto Coelho, que deveria ser o tio paterno, agora identificado pelo confrade.
Cumprimentos,
António Fevereiro
Direct link:
RE: D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Prezado confrade António Fevereiro
Há muito tempo que não revia estes dados e a sua informação permite-me completar o nome da mãe de Jacinto de Sousa Coelho.
Nos meus dados tenho que a mulher de António Machado Brandão é Maria Pinheiro de Magalhães e não Maria Pinheiro de Carvalhais.
Possivelmente erro meu pois poderia ter trocado o nome com sua nora, mulher de Jacinto Machado Brandão que se chamava Josefa de Magalhães com quem se casou a 1-9-1734. Agradecia sua confirmação.
Também, nos dados que tenho, Jacinto Machado Brandão, filho de António Machado Brandão e de Maria Pinheiro de Magalhães teria nascido em Santão a 1-8-1687 o que não é incompatível com a data de casamento dos pais que indicou (18-07-1663) mas será menos normal. Agradecia a confirmação da data.
Cumprimentos
Al.Cunha
Direct link:
RE: D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Caro confrade Al.Cunha,
Confirmo que a mulher de AMB é a que nomeei e também confirmo a data de baptismo de seu filho Jacinto:
Maria Pinheiro de Carvalhais, nascida em S. Veríssimo de Amarante a 2.08.1642, e aí baptisada pelo Rev.º. Lourenço Teixeira, abade de S. Martinho de Silvares. Faleceu a 23.03.1717 na Quinta de Santão, Felgueiras.
Casou em Santão a 18.07.1663 (http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538842 , tif 0062, 3º da direita), com António Machado Brandão, falecido a 1.08.1713. Tiveram, pelo menos:
Isabel Luísa de Sousa Lobo Machado, bp. Santão a 8.03.1666, c.c. António da Maia Machado Coimbra, c.g.
Luís, bp. Santão a 27.01.1669
Manuel, bp. Santão a 6.05.1674
Teodósio, bp. Santão 8.02.1677
Josefa, bp. Santão a 2.10.1679, c.c. Pedro da Costa Pereira
Cristóvão, bp. Santão a 2.02.1683
Jacinto Machado Brandão, bp. 1.08.1687 (http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538837, tif 00058, 2º da esquerda)
António de Sousa, falecido em Santão a 15.10.1689
Maria Pinheiro de Carvalhais era filha de Manuel de Basto e de sua mulher Maria Pinheiro, com quem casou a 2.06.1641, em S. Veríssimo de Amarante.
Neta paterna de Filipe de Basto e de Paula Dias, e materna de Pero Dias Pinheiro e de Francisca de Carvalhais.
Cumprimentos,
António Fevereiro
Direct link:
RE: D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Prezado confrade António Fevereiro
Obrigado pelos dados fornecidos.
Cumprimentos
Al.Cunha
Direct link:
D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Caro António Fevereiro,
Há uns tempos escrevi um livro genealógico sobre esta família, que já vem estudada nos "Pachecos -subsídios para a sua genealogia".
Gostava de partilhar informação consigo.
Cumprimentos, ALM
Direct link:
D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Caro Afonso LM,
Fico com curiosidade para conhecer o seu livro e agradeço o interesse.
O meu contacto é: fevereiro arroba gmail ponto com
Cumprimentos,
António Fevereiro
Direct link:
D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Caro confrade António Fevereiro,
O NFP no tt.º de MACHADOS §72 N23 é confuso e está errado, pois refere que:
«ANTÓNIO COELHO MACHADO fº. de Lopo Machado N22 casou com Joana de Azevedo ou em
Rocas com Isabel Teixeira filha de António Vieira Sr. da quinta de Lamas e Maria Rebelo»
Ora a verdade é que esse António se chamava ANTÓNIO MACHADO COELHO era irmão do Licenciado João Coelho Machado sendo ambos filhos de João Coelho Machado (+16.02.1633 Sta. Senhorinha de Basto, Cabeceiras de Basto) e de sua mulher D. Isabel Quinteira Henriques (+15.04.1638 Sta. Senhorinha de Basto, Cabeceiras de Basto), casal referido por Alão de Morais na Pedatura Lusitana, Tomo III, Vol. I, pág. 236 (tt.º Machados de Basto).
Esse ANTÓNIO MACHADO COELHO foi Capitão-mor de Cabeceiras de Basto, Proprietário dos Ofícios de Contador, Inquiridor e Distribuidor do concelho de Cabeceiras de Basto e Almoxarife da Vila de Beja, terá nascido em Santiago da Faia, Cabeceiras de Basto e +31.05.1668 em Rossas, Vieira do Minho, local onde casou a 30.07.1639 com Isabel Ferreira Rabelo, filha de António Vieira (+21.08.1628 Rossas) e de sua mulher D. Maria Rebelo, casal referido no NFP no tt.º de MEIRAS §3 entre os filhos de DOMINGOS FERNANDES CARDOSO N8.
Esse António Vieira era irmão de Catarina Ferreira Osório sendo ambos filhos de João Fernandes Vieira, Sr. da Qta. da Lama em Rossas e de sua mulher Isabel Ferreira Osório. Esses irmãos casaram por troca com Maria Rabelo e João Leite Rabelo respectivamente, também irmãos e filhos de Domingos Fernandes Cardoso acima referido e de sua 2ª mulher Margarida Leite Rabelo (NFP no tt.º de LEITES §27 N10).
Como sendo filhos do casal ANTÓNIO MACHADO COELHO e D. Isabel Ferreira Rabelo, tenho documentados os seguintes:
1 - António Machado Coelho (mencionado por Alão de Morais), Proprietário dos Ofícios de Contador, Inquiridor e Distribuidor do concelho de Cabeceiras de Basto, Carta passada em 09.02.1669 (FONTE: Registo Geral de Mercês, Chancelaria de D. Afonso VI, liv.9, fl.346 - Microfilme 7004) que casou em Rossas a 28.03.1677 com D. Mónica Vieira da Silva (bp. 02.08.1657 Mosteiro, Vieira do Minho +07.04.1706 Rossas, Vieira do Minho), referida no NFP no tt.º de VIEIRAS §123 N16, com descendência na qual me incluo.
2 - Mariana Ferreira ou Mariana Machado de Madureira, que casou em Rossas a 13.09.1671 com André Rebelo Vieira, Sr. da Qta. de São Pedro, em Rossas, com descendência na qual novamente me incluo.
3 - João, baptizado em Rossas a 29.05.1640 (Penso que este João terá morrido menor, pois em 1649 é baptizado um irmão seu com o mesmo nome)
4 - Rodrigo Machado Coelho ou Rodrigo Coelho de Madureira (mencionado por Alão de Morais), baptizado em Rossas a 15.04.1642. Leitura de Bacharéis; Habilitações; Data: 1675; Maço: 2; Número: 16. Onde dizem ser pessoa nobre, cristão velho, natural de Basto e assistente em Roças (antiga grafia). Bacharel formado na Faculdade dos Sagrados Cânones, livro dos graduados do ano de 1667, fls. 668?, com a nota de Suficiente. Inquirição: Arco de Baúlhe a 14.11.1675. Filho e neto dos aqui referidos. (Segundo Felgueiras Gaio foi Juiz de Fora de Elvas e/ou Mértola)
5 - P.e João Machado Coelho (mencionado por Alão de Morais), baptizado em Rossas a 23.12.1649, fez Inquirição de Génere datada de 18.12.1688, ADB, processo: 1909.
Face ao acima exposto, conclui-se que os pais de D. Madalena Machado Coelho (que julgo ser aqui no Geneall esta http://geneall.net/pt/nome/241092/madalena-machado/) por si referida na mensagem inicial, como sendo correctamente filha de António Machado Coelho, Senhor da Casa de Brolhães em Aião, Felgueiras, e de D. Joana de Azevedo, não pode ser a referida erradamente pelo Felgueiras Gaio no tt.º de MACHADOS §72 N23 (erro que o Geneall repete) como sendo filha do casal ANTÓNIO MACHADO COELHO e D. Isabel Ferreira Rabelo.
No tt.º de MACHADOS §72 N23, são referidos seis filhos como sendo de ANTÓNIO MACHADO COELHO (o que é díspar do que diz Alão de Morais na Pedatura Lusitana, pois este autor só menciona três filhos), sendo negado pela leitura do Microfilme 7004 do Registo Geral de Mercês, Chancelaria de D. Afonso VI, liv.9, fl.346, onde a sua viúva Isabel Ferreira Rabelo, menciona que o marido deixou quatro filhos quando morreu em 1668, o que vem confirmar o erro de Gaio ao misturar a prole de dois indivíduos homónimos. Aliás o próprio Felgueiras Gaio no tt.º de MACHADOS §105 N23 contradiz o que afirma nesse §72 N23 e confirma os quatro filhos de ANTÓNIO MACHADO COELHO.
Penso que assim fica tudo devidamente esclarecido, só resta esperar que os progenitores de Madalena Machado Coelho (que julgo ser aqui no Geneall esta http://geneall.net/pt/nome/241092/madalena-machado/) sejam corrigidos pelos que o caro confrade indicou na mensagem de abertura.
Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães
Direct link:
D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Caro confrade João Peixoto de Magalhães,
Na verdade Felgueiras Gayo teve dúvidas quanto à mulher de António Machado Coelho. Deveria querer referir-se ao “seu” António Coelho Machado, mas depois dá-lhe a descendência que eu atribuo ao casamento do “meu” António Machado Coelho com Joana de Azevedo, embora eu apenas tenha identificado nos paroquiais a Madalena (http://geneall.net/pt/nome/241092/madalena-machado/), seu irmão Cipriano Machado (que FG diz ser abade junto a Viseu), e Maria Ana.
Agradeço o seu apontamento, que esclarece o erro em NFP.
Com os melhores cumprimentos,
António Fevereiro
Direct link:
D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Caros João Peixoto de Magalhães e Antônio Fevereiro
Creio ter Antônio Machado Coelho (casado com Mônica Vieira da Silva em Rossas, 1677), falecido em 5/03/1717 no lugar da Lama, Rossas. O registro aparece na imagem 13 CE em https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-389S-GG?i=12&cc=1913410
Ficou por herdeiro seu filho Rodrigo Machado, que não é meu antepassado (que seria sua irmã, Isabel Maria Machado Coelho).
Jorge Sampaio
Direct link:
D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Caros...
Voltando a este assunto, pois Antônio Machado Coelho é meu antepassado, e vendo as contradições levantadas, peço que vejam os seguintes registros.
Casamento de Antônio Coelho Machado (Antônio Sr.) e Isabel Ferreira Rebelo:
(Rossas, 30.7.1639, Imagem 237 IE&SD, https://www.familysearch.org/tree/person/details/L6PH-9MM)
Aos trinta dias do mês de Julho do ano de mil seiscentos e trinta e nove anos recebi eu, o padre Baltazar de Carvalho, cura nesta igreja do Salvador de Rossas a Antônio Machado Coelho natural da Freguesia de São Tiago de Faia com Isabel Ferreira filha de Antônio Vieira da Lama e de sua mulher Maria Rebela. Testemunhas que foram presentes o senhor Manoel de Lima de Abreu abade, e João Coelho irmão dele...(*) e João Rebelo ... de Basto, e Cristóvão Leitão. Baltazar de Carvalho
(*) Irmão de Antônio, o padre João Coelho de Araújo (aparece como 23 do N22)
Este registro não informa os nomes dos pais de Antônio (Sr.), mas este foi casado com Isabel Fereira (não Teixeira, como no Gaio, Mas veja-se os nomes de seus pais e compare-se com o NFP)
Nascimento de João (2o do nome), filho de Antônio (Sr.) e Isabel Ferreira:
(Rossas, 23.12.1649, Imagem 226 CD, https://www.familysearch.org/tree/person/sources/GCZP-W66)
Aos vinte e tres dias do mês de Dezembro do ano de mil seiscentos e quarenta e nove anos batizei eu, o padre Baltazar de Carvalho, por mandado de Constantino de Abreu, cura nesta igreja, a João filho de Antônio Machado da Lama, e de sua mulher Isabel Ferreira. Foi padrinho o padre Jacinto Cristóvão. Baltazar de Carvalho
Este Registro informa que este João, que viria a ser o Padre João Machado Coelho, é filho de Antônio (Sr.) e de Isabel Ferreira.
Não se encontra o Registro de batismo de Antônio (Jr. , morto em 1717), que seria filho de Antônio (Sr.) e Isabel Ferreira e, portanto, Irmão do padre João Machado Coelho, mas acha-se o registro de casamento deste Antônio (Jr) com Mônica Vieira:
(Rossas, 28.3.1677, Imagem 288 SR, https://www.familysearch.org/tree/person/details/L6NV-6Q7)
Aos vinte e oito dias do mês de março do ano de mil seicentos e setenta e sete se receberam Antônio Machado filho de Antônio Machado Coelho e de sua mulher Isabel Ferreira do lugar da Lama com Mônica da Silva filha do licenciado Pedro Vieira da Rocha e de sua mulher Madalena Vieira. Foram testemunhas o padre João Machado(*) e o padre João Vieira, era ut supra. Pedro Gomes de Abreu
(*) João Machado Coelho, irmão de Antônio (Jr.)
Isto demonstra que Antônio Machado Coelho (Sr) foi casado com Isabel Ferreira, filha de Antônio Vieira da Quinta de Lamas e Maria Rabela, e que tiveram, entre outros, os irmãos Antônio Machado Coelho (Jr.) e o padre João Machado Coelho. Isso, entretanto, não impede que Antônio tenha se casado com Joana de Azevedo, ou então, que quem casou com Joana tenha sido um homônimo. Assim, como saber de quem Lopo (ou João) Machado Coelho e Catarina Rabelo, são pais?
Para isso, vamos à IG do padre João Machado Coelho:
(18.12.1688, https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9C2-49M7?from=lynx1UIV8&treeref=GCZP-W66&wc=SSVC-KXL%3A363117701%2C363683001%2C363690901%2C363691201&cc=2125025)
Na imagem 2 SD, assim como em várias outras que segem, aparecem o justificante, seus pais, e seus avós, onde se lê:
(Justificante) ... o Padre João Machado Coelho da freguesia do Salvador de Roças, filho legítimo de Antônio Machado Coelho e de sua mulher Isabel Ferreira Rebela da mesma freguesia, neto pela parte paterna de João Coelho Machado e de sua mulher Isabel Quinteira da freguesia de Santiago de Faia, concelho de Basto, e pela parte materna de Antônio Vieira e sua mulher Maria Rabela, também da freguesia de Rossas
Conclui-se, então, que Antônio Machado Coelho (Sr) (NFP, Tit. dos Machados, §72, N23) é filho de João (ou Lopo) Machado Coelho, (N22 do mesmo) e de Isabel Quinteira, e que Antônio (Sr.) casou-se com Isabel Ferreira filha de Antônio Vieira e Maria Rebela, e foram pais de Antônio (Jr) e do padre João Machado Coelho (24 sob o N23).
Portanto, Joana de Azevedo, mencionada em N23, ou foi também esposa de Antônio (Sr.), que faria de seus filhos netos de João Machado Coelho, ou ela foi casada com um homônimo Antônio Machado Coelho (ou mesmo Antônio Coelho Machado) e, neste caso, seus filhos não seriam netos de João Machado Coelho. Cabe a quem interessar, achar o casamento de Joana de Azevedo com este Antônio (Sr.), ou seus descendentes deveriam evitar extender a ascendência por João Machado Coelho e Catarina Rebelo.
Há portanto duas opções
Joana Azevedo foi, também, casada com Antônio Machado Coelho (N23), este que certamente foi casado com Isabel Ferreira, ou
Joana Azevedo não foi casada com Antônio Machado Coelho (N23)
Direct link:
D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Os links estão incorretos. Usar os seguintes:
O casamento de Antônio Coelho Machado (Sr.) com Isabel Ferreira Rebelo:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-SK9Z-XD?from=lynx1UIV8&i=236&cc=1913410
Nascimento de João Machado Coelho:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-SK98-S7?from=lynx1UIV8&treeref=GCZP-W66&i=225&cc=1913410
Casamento de Antônio Machado Coelho (Jr.) e Mônica Vieira:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-SK9C-17?from=lynx1UIV8&i=287&cc=1913410
Direct link:
D. Madalena Machado Coelho, da Casa de Brolhães, Aião, Felgueiras, séc. XVII
Caro confrade,
Da freguesia de São João de Aião, Felgueiras, tem informações sobre a Casa ou Quinta de Milhões?
Lá moraram Magalhães com ascendência de Aveleda e Fregim.
E da vizinha freguesia de Santa Maria de Airães? a Casa de Babais?
Terá vivido Maria de Miranda, possivelmente com ligação aos Machado de Miranda da Quinta do Bacelo.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 24 nov 2024, 01:16