D. Sancho Nunes Barbosa e D. Teresa Afonso
This topic is classified in rooms: Famílias | Genética | Pessoas
D. Sancho Nunes Barbosa e D. Teresa Afonso
Boa tarde,
Caros confrades, eu reparei que na BD do geneall, que D. Teresa Afonso casada com D. Sancho Nunes de Barbosa ou de Celanova, está dada como filha do D. Henrique de Borgonha e de sua mulher D. Teresa de Leão, condes de Portugal. Esta filiação é mencionada e largamente pelos genealogistas mais recentes, porém, é conhecido, que os mesmos copiavam as genealogias uns dos outros. Contudo, este meu reparo, não vem ao encontro desta situação, mas sim, à suposta filiação de D. Teresa.
O conde D. Pedro, menciona no seu titulo dos Celanovas, que D. Teresa é filha bastarda do primeiro rei de Portugal D. Henrique, e consta igualmente, também no seu titulo dos reis de Portugal, com a filiação que refiro. Esta é a única fonte que eu conheco, ou pelo menos conhecia, até à muito pouco tempo, que menconava esta ligação, e a bem da verdade, a mais antiga e próxima da época. O meu pai, tem em sua posse, um manuscrito, com +/- 600 anos, já muito degradado, mas que ainda se consegue ler, e passo a citar:
"[...] o conde Guterre Arias da condessa Ilduara, ouve outros dous, e samados Dom Afonso e dom Nuno de Cella nova, Do ultimo dos quaes naçeo Dom Sancho Nunes de Barboza genro q Foe de rei Dom Afonso Anriques casado com sua filha Dona Taresa Afonso de quem deçem os do appellido de barboza neste Reino. Do que podemos colegir a nobresa dos Barbosas neste Reino e quam antigo e nobre será seu tronco pois deçem de hum genro do prim.ro Rei de portugal q foe Dom Afonso Anriques."
Assim sendo, são estas duas, as fontes as mais antigas (conde D. Pedro e este manuscrito) que são conhecidas, e ambas referem que a mulher de D. Sancho Nunes é a filha bastarda de D. Afonso Henriques com Elvira Gualter, e não sua irmã.
Os melhores cumprimentos,
RMS
Direct link:
RE: D. Sancho Nunes Barbosa e D. Teresa Afonso
Boa tarde!
Fiquei satisfeita ao ler a notícia da filiação. Na verdade, copia-se o que se pesquisa e asssim se vai andando.... As datas são para confrontar, por ex. para verificar as filiações, pois dão a XX um pai que é tio e assim por diante.
Ontem à noite estava a escrever precisamente p. 146 de Alão de Morais "O conde D. Sancho Nunes Barbosa, casou com D. Thereja (Afonso) A.º folha ilegítima do 1.º rei de Portugal -D. Afonso Henriques e de sua amigaD. Elvira Gualtar". Sucedeu-lhe sua filha D. Urraca Sancha que casou com D. Gonçalo de Sousa.... Fiquei até agora a ver Genealogia, Gayo...tudo novamente e pensei: Morais escreveu isto. ..OS BARBOSAS estão complicados para mim, pois comecei na honra de Barbosa, entro na qt.ª de Aveleda, vou a Parada de Todeia-Paredes... e moro em Penafiel. Tudo devido a Migel de Leão Barbosa neto de Marco Barbosa, que até Soveral dá o mm como filho de Marco Barbosa e o filho chama-se apenas Miguel Barbosa. A CONFUSAO vem daí. Mas se Soveral tivesse verificado as datas e a capela da Sr.ª do Monte de 1612, não copiava, mas pensava. Soveral tem mt trabalhos que pesquiso e gosto e admiro-o. Eu a navegar pelo vale do Sousa e pelas terras dos Riba Douro e observando o mesmo Património vejo os erros. Se morasse longe copiava "os CORREIAS" de Manuel Abranches de Soveral e saía tudo errado, em relação a MIGUEL. Agora, com o livro FAMILIA CARNEIRO LEÂO - com origem em Carvalhosa-Pacos de Ferreira, verifica-se que houve investigação, pois as datas foram confirmadas e os três autores (CARLOS BARATA; CARLOS LEAL MACHADO; CARLOS LAPA )pesquisaram e foram a Rans -Penafiel aos registos paroquiais. Assim é que é bom! Gosto! O co-autor Eng.º Carlos Leal tem -me ajudado imenso com documentação e tb comprei o livro. Ele tb é um dos descendentes! Trabalhou tudo muito bem e com registos de casamento, nascimento digitalizados! Que bom...
Mas nós somos assim copiamos. Eu ao copiar tanta bibliografia sobre o mm assunto vejo tanta diversidade... então tenho de pensar e ando no tema há 2 anos...
Como encontrei? Escrevi : GeneAll.net -D, Sancho Nunes Barbosa e apareceu o sit e eu fui logo ver... Obrigada pela parte que me toca
Se souber algo sobre o que leu -bibliografia envie p. f.
Grata por tudo
MariaGestpatrimonium
Direct link:
RE: D. Sancho Nunes Barbosa e D. Teresa Afonso
Bom dia,
Cara confrade MariaGestpatrimonium,
Existe mais fontes, que referem o casamento entre D. Sancho e Dona Teresa Afonso. Apenas referir as duas fontes mais antigas que eu conheço, salvo fonte mais antiga que possa existir.
Nas MEMORIAS PARA A HISTORIA DA PORTUGUAL, QUE COMPREHENDEM O GOVERNO DEL REY D.JOAÕ O I, Volume 2, 1731, pág. 604, de Joseph Soares da Sylva, encontramos:
"casou no Reyno D. Gonçalo a primeira vez com D. Froile, ou Fruela Affonso, filha do Conde D. Affonso de Cellanova, prima co-irmãa de D. Sancho Nunes Barbosa, que foy casado com Tareja Affonso, filha bastarda delRey D. Affonso Henriques"
Veja-mos ainda, em DESCRIPÇAM COROGRAFICA DO REYNO DE PORTUGAL, 1739, pág. 7, de António de Oliveira Freire, em que o autor refere este casamento e passo a mencionar:
"D. Affonso I. que havia naScido em Guimarães a 25. de Julho de 1109. conquistou aos Mouros a famoSa Cidade de Lisboa, e a mayor parte das terras deSte Reyno, SuStentou vigoroSa guerra contra os Reys de Leaõ. CaSou com Mafalda de Saboya filha de Amadeo II. Conde de Moriana, e I. de Saboya, da qual teve D. Henrique, que morreo minino, D. Sancho, que lhe Succedeo, D. João, D. Mafalda mulher de AffonSo II. Rey de Aragaõ, D. Urraca mulher de D. Fernando II. Rey de Leaõ, e foy avó de D. Fernando o Santo Rey de. CaStella, D. TereSa casada com Filippe I. Conde de Flandres, e D. Sancha. Fóra de matrimonio houve D. TereSa mulher de D. Sancho Nunes, e de D. Fernando Martins Senhor de Bragança, D. Urraca mulher de D. Pedro AffonSo Viegas, neto do famoSo Egas Moniz."
Ainda também se encontra, a NOVA HISTORIA DA MILITAR ORDEM DE MALTA, E DOS SENHORES GRÃO-PRIORES DELLA, EM PORTUGAL, Parte I, 1800, pág. 242, de José Anastácio de Figueiredo Ribeiro:
"D. Pedro Fernandes Braganção (alguma vez, appellidado tambem de Ledia) ainda quando se fez a Carta de Doação extrahida acima em o § 79., nos tempos dos Sr. Rei D. Sancho I.; e cazando com D. Frolhe Sanches, filha de D. Sancho Nunes de BarboSa, e de D. Thereza AffonSo, que foi filha do Sr. Rei D. AffonSo Henriques"
Uma outra fonte literária é a REVISTA ISSUE, volume 33, Parte2, 1870, pág. 29, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, onde se pode ler o seguinte excerto:
"O livro antigo diz, que casou com D. Froile Sanches, filha do conde D. Sancho Nunes de Barbosa e de sua mulher D. Theresa Affonso, filha de el-rei D. Affonso Henriques: o que melhor se vê em titulo dos Barbosas"
Por fim, na CHRONICA DE EL-REI D. SANCHO I, 1906, pág. 56, de Rui de Pina:
"Dona Orraca Sanches filha de D. Sancho Nunes, e de Dona Taresa Affonso filha bastarda del-Rei D. Affonso Anriques"
Eu podia, citar mais fontes, porém, considero que não seja necesário, acho que é o suficiente, para ficar bem claro que a mulher de D. Sancho Nunes, era filha bastarda do primeiro rei de Portugal e não sua irmã, tal como refere, as fontes mais antigas.
Os melhores cumprimentos,
RMS
Direct link:
RE: D. Sancho Nunes Barbosa e D. Teresa Afonso
Boa tarde
Fiquei mt satisfeita pela mensagem tão completa que enviou, pois gosto de comparar e não copiar. Assim, estou há 2 anos com o tema Miguel de Lião Barbosa neto de Marcos Barbosa (tabelião em 1496 em Arrifana de Sousa -actualmente Penafiel) e de Inês de Leão (senhora da Qt.ª do Beco em rans-Penafiel). Porque estiu a trabalhar MIGUEl? Fiz o meu estágio no 5.º ano há anos, (Lic em Gestão do Património) na minha capela de Nossa Sr.ª do Rozario do Monte. Tema -Inventariação /catalogação dos bens móveis. Tb foi lá onde casei há mt anos, fica situada na freg de GUILHUFE -PENAFIEL e data de 1612. Estou a pesquisar os Barbosas -honra de Barbosa de Rans e ando em Mem Moniz k a fundou (irmão do aio). Assim tenho percorrido uma e pesquisado mt.
Grata pela informação - gestpatrimoniumarrobahotmailpontocom
Com os meus cumprimentos
GPManoela
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 12 gen 2025, 12:20