Livros Paroquiais - Credibilidade
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas
Livros Paroquiais - Credibilidade
Prezados confrades, para conhecimento. A quem interessar.
Freguesia de Santa Eulália de Margaride, Mistos 2, Baptismos, fl 16 Verso.
Não conseguindo encontrar um assento de baptismo que tinha como certo, calhou ler o
Relatório (não sei qual a correcta leitura e designação) em visitação de 1631.
O padre vigário se informe de seus fregueses pelo rol dos confessados se algum freguês baptizou algum filho des 2 de Agosto de 629 te 26 de Dezembro de 630 que são dezasseis meses em que não há assento mais que um baptizado Vz achando que há mais e que ficou algum por escrever por descuido. O escreva e faça esta diligencia em termo de 12 dias ……. pena de excomunhão maior ….. 3-8-1631
Só depois de ler o relatório da visitação é que verifiquei não haver assentos de baptismo no
período 2-8-1629 a 26-12-1630, período que deveria ter duas dúzias de baptismos, se nos basearmos nos assentos feitos durante os doze meses de 1631. A quantidade de assentos feitos a seguir ao relato da visitação, com datas anteriores à da visitação, é muito reduzida.
Quem estudar o Livro e não estiver com muita atenção pode não reparar no período de 16 meses sem assentos. O mesmo poderá acontecer em muitas outras datas.
Cumprimentos
Al.Cunha
Direct link:
Livros Paroquiais - Credibilidade
Em todas as freguesias à falta de assentos, uns porque o Padre não os fazia logo e depois esquecia-se e por isso havia essas visistas periódicas de inspecção. Outras vezes estão misturados assentos de baptismo, óbito e casamentos mas o livro diz só casamentos por exemplo. Outras vezes arderam ou apanharam chuva ou a humidade deu cabo do papel. Mas são documentos em quem temos de acreditar, pois na maioria dos casos são os únicos que existem.
Cumprimentos
Maria Oom
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 nov 2024, 12:24