Francisco Xavier de Távora (pedido de informação)

This topic is classified in rooms: Brasil | Famílias | Pessoas | Títulos

Francisco Xavier de Távora (pedido de informação)

#350133 | nunomiguelmiranda | 12 set 2014 09:55

Algum dos exmos. srs e sras. deste tão útil e francamente divertido fórum terá alguma informação sobre o casamento de Francisco Xavier de Távora, filho do 2º marquês de Távora, António Luis de Távora?

Segundo este website (http://www.arqnet.pt/dicionario/tavorafranciscox.html) nasceu a 13.IV.1687. "Serviu nas campanhas da Guerra de Sucessão de Espanha em vários pontos, tendo sido nomeado mestre de campo general e governador do Rio de Janeiro em 1713. Foi com o cargo de governador honorífico, substituindo António de Albuquerque. Assinalou o seu governo, cuidando da fortificação da cidade, para evitar a renovação do assalto de Duguay-Trouin. Foi ele que fortificou a ilha das Cobras, e mandou construir o forte da Lage. Retirando se para a Europa em 1716, enlouqueceu, falecendo pouco tempo depois."

Tenho a informação (cuja origem desconheço) de que casou a 18.III.1708 com Ana (ou Joana?) Lima e Noronha. Teve como filho desse casamento António Luiz de Távora (1709-1755), que casou com Maria Luisa Carneiro de Menezes e Vasconcellos e daí por diante já se torna possível fazer a ligação ao ramo da minha família.

As referências que consultei descrevem a ascendência e descendência do 2º marquês de Távora, mas para minha pena, não deste seu filho Francisco Xavier. Se alguém tiver alguma informação sobre o seu casamento, ficaria muito grato.

Atenciosamente,
Nuno Miranda
(nuno.miranda@pulpzone.com)

Reply

Direct link:

Francisco Xavier de Távora (pedido de informação)

#350340 | nunomiguelmiranda | 17 set 2014 22:46 | In reply to: #350133

Um "bump" para o topo da lista, talvez algum confrade tenha alguma informação.
Melhores cumprimentos,
Nuno Miranda

Reply

Direct link:

Francisco Xavier de Távora (pedido de informação)

#351424 | InáVerlangieri | 20 ott 2014 12:34 | In reply to: #350133

Caro Nuno Miranda,

De acordo com este site, Francisco Xavier de Távora casou-se em 18.03.1708 com Ana de Lima e Noronha.

Ver neste site: http://geneall.net/pt/nome/392562/francisco-xavier-de-tavora/ e links seguintes.

Abraço da
Iná Verlangieri

Reply

Direct link:

Francisco Xavier de Távora (pedido de informação)

#351450 | nunomiguelmiranda | 21 ott 2014 11:17 | In reply to: #350133

Cara Iná,
Agradeço muito a sua atenção, mas como membro do Geneall já conhecia bem estes dados. O que procuro é um local de casamento, baptismo ou morte, pois queria (com sorte!) encontrar os respectivos assentos.
Os melhors cumprimentos,
Nuno

Reply

Direct link:

Francisco Xavier de Távora

#351476 | RCCORREIA | 22 ott 2014 11:35 | In reply to: #350133

Caro Nuno

Sendo importante a informação que está neste sítio quanto a datas, a ausência de referência aos locais e às fontes em que se basearam essas datas não facilita a sua pesquisa.

As indicações dispersas apontam para que os acontecimentos (nascimento, casamento e óbito) do citado tenham ocorrido todos em Portugal.

Em 25.08.1712 (PT/TT/RGM/C/0005/45022) recebe uma Comenda da Ordem de Cristo (S. Pedro de Folgozinho).

Quanto ao nascimento haverá fortes probabilidades que tenha ocorrido na capital na qual a família tinha várias casas (pelo menos nas paróquias de S. Vicente de Fora, Santos-o-Velho e Nossa Senhora de Fátima). Haverá outras hipóteses a explorar (vendo por exemplo os locais de nascimento dos irmãos Lisboa, Chaves,...) caso estas se mostrarem infrutíferas.

Para o casamento com Ana (ou Joana como vem noutros) de Noronha haverá forte possibilidade desse ocorrer na terra da noiva, que por falta de indicação também desconheço.

O local do óbito (e a data - no Geneall vem 1723 mas na HGCRP vem 1753) pode ser ainda mais complicado pois sabendo que FXT estaria diminuido de suas capacidades mentais poderia não estar numa das casas da família, o que abre um leque ainda maior de potenciais locais.

Acresce a tudo isto que sendo um Távora pouco deles se disse ou escreveu nos tempos seguintes pelos motivos que todos sabemos.

Conte com a nossa atenção para caso consigamos mais alguma pista o avisar aqui.

Cumpts,
Rui Correia

Reply

Direct link:

Francisco Xavier de Távora (informação)

#351514 | RCCORREIA | 23 ott 2014 01:10 | In reply to: #350133

Após a morte do irmão mais velho (António) em 1721, FXT torna-se sucessor da casa mas não dos títulos que vão para a sobrinha, depois casada com o primo, Conde de Alvor. Ao que vi terão havido algumas quezilias relativas à sucessão.

Atendendo a que em 1725 D. João V reconhece a FXT direitos sobre Tendais, que antes fora de seus antepassados, a data do seu óbito cf aqui está deve estar equivocada. Assim pode a mesma ser 1753 cf diz António de Sousa (e não 1723).

Em que paróquia ficaria à data o Palácio Távora-Galveias? Era uma das casas da família. E como nas outras duas paróquias de Lisboa onde tinham solar (Santos e SVF) não achei o óbito nas datas 16.05.1723 e 16.05.1753 há que procurar na outra.

RCC

Reply

Direct link:

Francisco Xavier de Távora (pedido de informação)

#351515 | RCCORREIA | 23 ott 2014 01:12 | In reply to: #350133

A paróquia é S. Sebastião.

Reply

Direct link:

Francisco Xavier de Távora (pedido de informação)

#351522 | RCCORREIA | 23 ott 2014 09:39 | In reply to: #350133

Sabe-se que a família tinha pelo menos três casas em Lisboa
Em Santos-o-Velho - Palácio de Santos (actual Embaixada de França)
Em S. Vicente de Fora - Solar dos Távoras (nas traseiras da Estação de Santa Apolónia)
Em S. Sebastião da Pedreira (ao Campo Pequeno)- Palácio Távora (casa de campo) - depois Palácio Távora-Galveias, onde funciona hoje uma biblioteca municipal

Fiz uma pesquisa aos óbitos nestas paróquias para as datas 16.05.1723, 16.05.1737 e 16.05.1753 todas sem sucesso.

RCC

Reply

Direct link:

Francisco Xavier de Távora (pedido de informação)

#351542 | nunomiguelmiranda | 24 ott 2014 09:48 | In reply to: #350133

Caro confrade Rui,
Li agora as suas mensagens e não imagina como lhe estou grato. Com estes dados talvez já consiga apanhar o fio à meada e confirmar a ligação que procuro: entre FXT e Maria José de Jesus de Távora Lancastre de Noronha e Vasconcelos (06.10.1810 - 1870), minha quadravó.

Todos os dados que possuo entre estes dois têm origem no Geneall (http://geneall.net/en/name/2249871/maria-jose-de-jesus-de-tavora-lancastre-de-noronha-e-vasconcelos/) e na página familiar de António Pedro de Távora Miranda Costa Quintas, meu primo em 3º grau (estas coisas são algo confusas, é filho de uma filha de um irmão da minha avó...) que esté aqui (http://pagfam.geneall.net/12587/pessoas.php?id=1181672). Tenho tentado contactar este primo, sem sucesso, por isso continuo as minhas pesquisas como posso.

A grande dificuldade reside no facto de dispor das datas, mas não dos locais. Desta quadravó encontrei os assentos de baptismo e de casamento. A data de nascimento no Geneall (6.10.1810) é de uns dias antes do assento baptismo que encontrei (14.10.1810), o que sugere que os dados introduzidos no Geneal têm origem familiar.

É aqui que a coisa se complica.

Segundo o Geneall e a página familiar, os seus pais são:
José Joaquim Xavier Maria de Távora Lancastre de Noronha e Vasconcelos * 30.05.1787
Margarida Leitão Aboim de Aguiar e Cordes * 05.09.1791 † 16.06.1824

Encontrei este casamento: José Joaquim de Vasconcellos e Margarida Joaquina de Gouveia e Vasconcellos e depois os respectivos assentos de baptismo e segui-os até onde pude, seis gerações depois. Mas a data de nascimento de Margarida não bate certo com o Geneall (n. 2-7-1789, bp. 10-8-1789).

Na ausência de local no Geneall, não posso procurar as datas de 1791 e 1824.

Parece-me demasiada coincidência todos os primeiros nomes baterem certo, mas os apelidos apenas em parte. Quais serão as probabilidades de outro Joaquim Tomás de Araújo casar com outra Maria José de Vasconcelos, cujos pais são um José Joaquim de Vasconcelos e uma Margarida?

Tento, então, em vez de subir... descer. É aí que entra o nosso FXT. Pela árvore abaixo talvez consiga chegar-lhes.

Vejo aqui duas possibilidades:

1. Os dados do Geneall e da página familiar estão enganados. Algures um antepassado meu decidiu que queria ter uma ligação familiar aos Távoras e "fabricou-a". É improvável, pois lembro-me de em casa da minha avó havia muitas tralhas da família que a minha avó me mostrava, era eu pequeno, tentando interessar-me pela genealogia familiar. Recordo-me de haver imensa papelada e até de um anel com os brasões. Para minha tristeza, tudo isto se perdeu. O meu bisavó usava os apelidos todos (José Joaquim Tomás de Castro e Távora de Vasconcellos de Araújo de Miranda) e penso que não teria necessidade de os inventar. A minha avó nasceu em 1908 e contava-me que, dado o clima anti-monárquico da época, o meu bisavô chamou-lhe apenas Maria Emília de Araújo Miranda. O meu tio-avô Eduardo (n. 1905) já ficou com a litania dos apelidos todos, pois os tempos ainda eram outros.

2. Os meus dados estão enganados e é uma grande coincidência haver dois Joaquim Tomás que casaram com duas Marias Josés, batendos os nomes dos seus pais todos certos, com a constante dos Araújos e dos Vasconcelos como apelido. Sou de letras, mas as probabilidades contra parecem-me gigantescas :)

Peço desde já desculpa por toda esta confusão. Isto com toda a probabilidade não tem interesse nenhum para os outros confrades. Vou então pegar nas informações que o Rui gentilmente ofereceu e tentar desatar este nó górdio!

Os melhores cumprimentos,
Nuno

Reply

Direct link:

Francisco Xavier de Távora (pedido de informação)

#351548 | RCCORREIA | 24 ott 2014 14:15 | In reply to: #350133

Caro Nuno

Vejamos se o consigo ajudar mais.

1. Haverá que tentar procurar os registos de FXT em Mirandela (infelizmente não me parecem estar online).

2. E também talvez ver (TT) a habilitação para o SO em 1728 de António Luis Taveira (que podendo ser o filho de FXT terá seguramente dados relevantes).

3. Os Aboim Leitão Aguiar Cordes devem ser pesquisados em Almodovar e Beja.

4. Possivelmente os dados do Geneall basearam-se na páginas do sobrinho-neto da sua avó mas quer as suas páginas quer as outras não referem fontes nem lugares.

5. FXT é dito nascer em 13.04.1687 (ACS, Hist. Gen. Casa Real Port. - Tomo X pág 221) mas era vivo em 1725 quando a sua sobrinha Marquesa intenta junto do Rei obter os bens familiares para o seu filho varão.

6. Podendo ocorrer coincidências não será muito provável que estas sejam suscessivas. Tem alguma indicação que a Mararida Cordes e Margarida Joaquina sejam a mesma? Pode ser uma segunda esposa com a coincidência do primeiro nome?

Diga-nos mais em concreto o que sabe e o que procura (se preferir fazê-lo por e-mail pode pedir ao moderador o meu)

Cumpts,
Rui

Reply

Direct link:

Francisco Xavier de Távora (pedido de informação)

#351550 | nunomiguelmiranda | 24 ott 2014 15:23 | In reply to: #350133

Caro Rui,
Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Aqui estão alguns dados concretos. Do meu bisavô Joaquim Tomás tenho datas mas não locais, pelo que ainda não encontrei o assento. "Apanhei" o casamento da minha trisavó e foi daí que parti.

Encontrará aqui dois PDF com os dados que tenho, incluindo fontes. Rogo tenha em conta que é um "work in progress" e que contém muitas lacunas! :)

http://nunomiranda.com/images/Ancestors%20of%20%20Joaquim%20Tom%C3%A1s%20Castro%20e%20T%C3%A1vora%20de%20Vasconcellos%20de%20Ara%C3%BAjo%20de%20Miranda%20Joaquim%20Jos%C3%A9%20Tom%C3%A1s.pdf

E aqui a árvore, que talvez torne mais f+acil visualizar o puzzle: http://nunomiranda.com/images/Tree%20-%20Ascendencia%20de%20Joaquim%20Tomas%20de%20Castro%20e%20Tavora%20de%20Vasconcellos%20de%20Araujo%20de%20Miranda%20-%20I.pdf

Então:

João Maria de Miranda (n.4.5.1831) + Maria Emília de Vasconcellos e Araújo (n. 14.4.1836, bp. 3.5.1836) Casaram-se a 3.5.1862 na Sé. Os nomes no Geneal e na página familiar são João Maria de Melo Veloso Barreto de Miranda Henriques e Maria Emília de Castro e Távora Lancastre de Vasconcellos e Araújo, e as datas de Maria Emília batem certo. Assumi que os assentos não trariam os nomes completos, mas que seriam as mesmas pessoas.

Sendo o mesmo João Maria, coincidem pelos assentos o nome do seu pai (João Maria), do avô (José Maria) e bisavô (Manuel), todos de apelido Miranda. O bisavó é Manuel Luis nos meus assentos e Manuel Inácio Xavier no Geneall. São também Miranda Henriques no Geneall, mas o meu pai diz que será provavelmente engano. Do lado feminino, a mãe é Maria Joaquina da Conceição nos meus assentos e Maria da Conceição Ferreira Gomes no Geneall. Mais uma vez coincide a Maria e a Conceição. Seus pais são António Joaquim e Maria Teresa, mas o Geneal chama-lhes Ferreira e Ferreira Gomes e no assento que encontrei não há apelidos. Os assentos segui-os cuidadosamente, correspondendo as freguesias de baptismo.

Sendo a mesma Maria Emília, coincidem os nomes próprios do pai e da mãe, Joaquim Tomás e Maria José, Araújo pelo pai e Vasconcelos pela mãe, mas não se vislumbram Távoras e Lancastres por nenhum dos assentos da ascendência da mãe.

Nos pais de Maria Emília surge então a grande divergência.

Pelo Geneall:
José Joaquim Xavier Maria de Távora Lancastre de Noronha e Vasconcelos (n. 30.05.1787) +
Margarida Leitão Aboim de Aguiar e Cordes (n. 05.09.1791, f. 16.06.1824)

Pelos assentos:
José Joaquim de Vasconcellos (não tenho datas, bp. em Loures) + Margarida Joaquina de Gouveia e Vasconcellos (bp. 20.7.1789, São Tomé, Lisboa)

Nos pais de José Joaquim diverge completamente, como poderá ver pelo PDF e sobre os de Margarida o Geneall nada diz. Chegaria ao FXT pela ascendência paterna de José Joaquim.

Penso ter aqui um belo puzzle para as próximas décadas... Entretanto vou pesquisar o FXT e tentar "descer", talvez tenha mais sorte.

Mais uma vez extremamente grato por toda a atenção!
Cumprimentos,
Nuno




Reply

Direct link:

Francisco Xavier de Távora (pedido de informação)

#351552 | nunomiguelmiranda | 24 ott 2014 15:26 | In reply to: #350133

Peço perdão, mas o link correcto para o primeiro é este: http://nunomiranda.com/images/Ancestors%20of%20%20Joaquim%20Tomas%20Castro%20e%20Tavora%20de%20Vasconcellos%20de%20Araujo%20de%20Miranda%20Joaquim%20Jose%20Tomas.pdf
Os acentos do nome dão erro.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 lug 2024, 20:13

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen