Fundo/coleção com registros de saída de Portugal
This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Pessoas
Caros,
Eu obtive junto ao Arquivo Distrital do Porto a solicitação de passaporte de meu bisavô, mas gostaria de saber a data em que ele saiu de Portugal. Na solicitação do passaporte já havia menção de que ele iria para o Estado do Pará, saindo de Leixões.
Pergunto: existem coleções ou fundos específicos com as entradas em navios ou algum controle registrando a saída de Portugal, nos quais eu possa procurar por essa data?
Saudações!
Jorge Valente
Direct link:
Caro Jorge.
É possível solicitar informações no Arquivo Nacional. No site você pode fazer o pedido de busca de dados do imigrante e, caso seja localizado, solicitar o envio de cópia da documentação.
Cumprimentos.
Lucas Guimarães
Direct link:
Caro Lucas,
Você se refere ao Arquivo Nacional no RJ? Entrei em contato, mas me falaram que só fazem buscas se eu informar com mais precisão a data da viagem. De qualquer forma, como meu bisavô foi para Belém-PA, na década de 10 ou 20, esse registro estaria no Arquivo Público do Pará. Eu pesquisei lá, mas não encontrei nada. Tentarei procurar por alguma informação no Grêmio Literário e Recreativo Português em Belém, mas isso só quando puder ir lá pessoalmente, pois moro em Brasília.
O problema é que não temos disponível pela internet, na maior parte dos arquivos no Brasil, a imagem dos documentos da forma feita pelos Arquivos Distritais, por isso acho que será mais fácil obter essa informação, caso tenha sido registrada, a partir da saída dele de Portugal.
Até mais.
Jorge Augusto
Direct link:
Prezado Jorge.
No caso, você precisa localizar a documentação brasileira, digamos assim, do seu parente?
Att.
Lucas Guimarães
Direct link:
Caro Lucas,
Eu estou a procura da data exata em que meus bisavós vieram para o Brasil. Segundo relatos de família meu bisavô, Albano Pereira Valente, veio primeiro, mais provavelmente na década de 10, alguns anos depois veio minha bisavó, Maria Pereira, provavelmente acompanhada de minha tia-avó que se chamava Anna. Talvez tenha ocorrido um lapso de tempo considerável entre as duas viagens, isto porque durante a 1a Grande Guerra as emissões de passaportes diminuíram bastante, dado o perigo da guerra.
De concreto possuo: 1) o registro de nascimento de meu avô, José Maria Pereira Valente, em 1928, em Belém; 2) os documentos relacionados com a emissão do passaporte de Albano, em 1910, na cidade do Porto; 3) os assentos de casamento e batismo de meus bisavós, nas paróquias de Válega e Silvalde; e 4) a certidão de óbito de Maria, em 1959, em Belém. Não sabemos onde Albano faleceu e foi sepultado, se em Belém ou se eventualmente retornou a Portugal.
Até mais!
Jorge Valente
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 nov 2024, 20:33