Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

This topic is classified in rooms:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#355918 | Tânia Reis | 20 mar 2015 01:50

Olá
A quem puder me dar uma orientação, agradeço.
Tenho o nome do meu avô que era português (ELISEU AUGUSTO DOS REIS) e a data de falecimento dele (1955) aos 82 anos, portanto nascido em 1873 em Portugal, no entanto não sei mais nada, nem a cidade.. Soube que existe um arquivo geral, com registro de mais de 100 anos em Portugal. Alguém saberia me orientar como conseguir esse documento?
É com a mesma finalidade dos demais. Cidadania portuguesa.
Desde já muito agradecida
Tânia Reis

Reply

Direct link:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#355928 | RCCORREIA | 20 mar 2015 09:36 | In reply to: #355918

Olá Tânia

Só com esses dados será bastante dificil porque como deve imaginar não havia registos informáticos e nasciam milhares de pessoas por ano.

Seria bom que encontrasse as certidões de casamento e óbito do seu avô e verificasse nelas se existe uma qualquer referência a algum lugar.

Outra fonte possível será saber a data aproximada da sua emigração para pesquisar o passaporte e o registo de entrada (será no Brasil?).

A última fonte é a família que pode ter uma qualquer memória (história, foto) sobre a origem familiar (Norte? Minho? Trás-os-Montes? Ilhas?)

Se achar mais informação diga que depois se vê a ajuda possível. Só assim é complicado.

Cumprimentos
Rui Correia

Reply

Direct link:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#355934 | MCNN | 20 mar 2015 10:54 | In reply to: #355918

Olá Tânia

Descobri o que parece ser o casamento civil do seu avô, na 6ª Circunscrição do Rio de Janeiro, em 08/07/1905, com Carolina Favraud. Pela idade aparenta ser ele, mas a Tânia decerto poderá confirmar.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-11599-85251-34?cc=1582573

Infelizmente, diz apenas o que já se sabe, ou seja que era português. Ele era filho de Manuel Augusto da Silveira e de Maria Filomena da Glória.

Experimente contactar o cartório e pergunte-lhes se não têm o processo de casamento. Caso o tenham, eventualmente este conterá o seu assento de baptismo em Portugal.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#356041 | Tânia Reis | 23 mar 2015 02:01 | In reply to: #355934

Mário, fiquei até emocionada em receber essa sua resposta. Gostaria de contactá-lo fora daqui no intuito de entender mais um pouco esse processo, é possível? Meu email: taniareis33@yahoo.com.br
De toda maneira já estou imensamente grata e emocionada.
Muito obrigada de coração
Tânia Reis

Reply

Direct link:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu avó.

#356042 | Tânia Reis | 23 mar 2015 02:14 | In reply to: #355928

Obrigada Rui, por enquanto não tenho mais dados. Um amigo aqui no grupo localizou a certidão de casamento mas preciso fazer contato com o cartório para saber se eles têm mais algum dado, o que acho difícil.
De toda maneira muito obrigada pela ajuda.
Tânia Reis

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 05 lug 2024, 01:51

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen