Famílias Ribeiro Osório e Faria em Felgueiras
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões
Famílias Ribeiro Osório e Faria em Felgueiras
vejo que há alguns tópicos sobre famílias (São-Payo, Martins,) de Felgueiras, queria acrescentar aqui uma que muito me interessa: os Ribeiro e Osório (tenho nomes de Unhão, Sousa e Torrados), sobretudo até (não posteriores) ao séc XVIII. Algum confrade que disponha de informação sobre estas famílias?
ReplyDirect link:
Famílias Ribeiro Osório e Faria em Felgueiras - Francisco Ribeiro Osório e um estranho averbamento
O ramo familiar que tenho desta região passa por Catarina Osório de Faria (*1729, S. Vicente de Sousa), casada em Sousa a 28/11/1754 com Custódio Pinto da Silva, era filha de de Manuel de Faria Vasconcelos e Maria Ribeiro Osório (n. 30/4/1701 em Sousa).
Os pais casaram a 28 jul 1720 em Sousa, Felgueiras, sendo neta paterna de Jerónimo Martins e Maria de Faria Vasconcelos (de Unhão) e materna do segundo casamento de Francisco Ribeiro Osório com Luisa Ribeiro (havia casado antes com Maria de São Payo, filha de Miguel de São Payo, a 1672 em Idães, de quem teve descendência).
a) No assento de casamento de Francisco Ribeiro Osório aparece como filho de Lourenço Ribeiro (abreviado, sem "Osório" e sem nome da mulher); será o mesmo Lourenço Ribeiro (osório) que casa com e Maria Fonseca Seixas? Alguém que tenha informação sobre membros destas famílias ou das que com elas se cruzam (Sampaio, Miranda ou Coutinho..), membros mais proeminentes? Há um Francisco Ribeiro Osório com inquirição de genere a 1683 em Lousada - terá alguma ligação com o meu homónimo avoengo?
b) Por outro lado, em vários assentos que dizem respeito a esta minha avoenga, ou seus ascendentes, aparece uma nota na margem que diz qualquer coisa como "passei certião [ilegivel] de Catarina Osória e Custódio Pinto [o seu marido] a 7 dezembro de 1777, com [nao percebo mas creio que será "com primeira averbação"?] - inclusive no casamento dos avós maternos (Francisco RO e Luisa Ribeiro), e até no baptismo de um tio (cf Manuel nascido a 28 Jul 1696 em Sousa, Felgueiras)... Por que haveria uma nota de 1777 de estar em assentos tão anteriores e fará essa "certidão" parte de algum documento consultável? Algum confrade que me possa ajudar a deslindar o significado desse averbamento?
agradecido
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 25 dic 2024, 16:30