Grafias

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Grafias

#361690 | Gustavo Moreira | 21 set 2015 21:19

Prezados colegas,
Tenho visto, em certos livros paroquiais portugueses do século XVIII, o apelido Alvres. Gostaria de saber, neste caso, se ao sugerir a publicação de novas informações ao geneall.net devo grafar Alves ou Álvares. Também já encontrei, algumas vezes, o prenome Maclina (ou Machelina, ou ainda Mechelina), que jamais vi entre nossos contemporâneos. Qual seria a melhor "tradução"? Agradeço desde já pelos esclarecimentos que me possam ser prestados.
Melhores cumprimentos,
Gustavo Moreira- Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

Grafias

#361698 | AntonioGonçalves | 21 set 2015 23:09 | In reply to: #361690

Prezado Gustavo

Aqui vai a minha interpretação:

- Quanto ao Alves/Alvares: Na realidade são uma sequência, primeiro era Alves e gradualmente a maioria das pessoas assumiu o Alvares, embora outras prossigam com o Alves, mas no fundo, é a mesma coisa.

- Quanto 'as Miquelinas', na verdade, os párocos, nos registos, quando os nomes fugiam aos Santos tradicionais, era a confusão, aparecia todo o tipo e formatos de grafia, por vezes, pelo mesmo Padre. Há um nome, que apesar de ser tradicional, era um problema escreve-lo, refiro-me a José, imensa dificuldade e as mais variadas formas de grafia. Enfim, outros tempos outras dificuldades.

Melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

Grafias

#361702 | Gustavo Moreira | 22 set 2015 02:05 | In reply to: #361698

Muito obrigado, Antonio. Tenho tentado organizar no geneall.net, ao longo deste ano, os registros da freguesia de Canelas, em Gaia, e quando for o caso incluirei as Miquelinas com toda convicção!

Reply

Direct link:

Grafias

#361703 | ppb | 22 set 2015 09:17 | In reply to: #361690

Bom dia,

Completando o raciocínio relativo ao Alves/Álvares a noção que tenho é tratar-se de um apelido patronímico em que Álvares designava os filhos de Álvaro, sendo abreviado como Alves.

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Reply

Direct link:

Grafias

#361705 | F.Sarzedas | 22 set 2015 09:37 | In reply to: #361690

Álvares é um apelido de origem patronímica que deriva de Álvaro.

A sua grafia, nomeadamente a partir da abreviatura "Alvz" utilizada em documentos antigos acabou por ser "modernizada" para Alves que se transformou na fórmula mais divulgada, sendo que algumas famílias conservaram a grafia original.
http://geneall.net/pt/familia/56/alvares/

Reply

Direct link:

Grafias

#361706 | Gustavo Moreira | 22 set 2015 10:20 | In reply to: #361690

Caros Pedro Bandola e F. Sarzedas,
Também sou Alves, de uma família que vivia na aldeia de Pinhão Cel, do concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, e emigrou em peso para o Brasil nos primeiros anos do século XX. Eles usavam os apelidos Alves Netto, Guilherme Dias e Rua. Neste caso de Trás-Os-Montes, não há problema, pois os livros apresentam a grafia única Alves; em Canelas, ao contrário, tenho visto os "Alvres", que tanto podem evoluir para Alves quanto para Álvares. Pelo que percebi, quanto mais se recua no tempo, há mais Álvares, mas também não é uma regra absoluta. Seria muito bom, assim, receber uma palavra definitiva dos webmasters.
Cumprimentos a todos.

Reply

Direct link:

Grafias

#361712 | ppb | 22 set 2015 14:54 | In reply to: #361690

Caro Gustavo Moreira,

A resposta anterior de F. Sarzedas é clara e a verificada nos assentos históricos.
Álvares é patronímico, sendo o filho do Álvaro.
Na escrita abreviava-se como Alz e com o tempo veio a derivar em Alves.

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Reply

Direct link:

Grafias

#361746 | Gustavo Moreira | 23 set 2015 00:09 | In reply to: #361712

Agradeço, então, mais uma vez a todos, e continuo a informar Álvares quando encontrar o "Alvres".

Reply

Direct link:

Grafias

#361859 | Gustavo Moreira | 25 set 2015 19:20 | In reply to: #361690

Também tenho visto, em certos baptismos de Gaia, o nome Brizida, que virtualmente inexiste no Brasil. Devo seguir a letra ou informar "Brígida"?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 lug 2024, 21:42

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen