Famílias de Beijós

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Famílias de Beijós

#364653 | cardosodoamaral | 28 dic 2015 10:32

Caros (as) Confrades ou Confreiras

De Beijós temos:

- Domingos Dias, O Velho, provavelmente nascido nos finais do séc XVI e sua presumível mulher Catarina Simões, dos quais nada sei, somente que eram do dito lugar;

- Filho do anterior, Domingos Dias, O moço, casado com Ana Gonçalves, ambos de Beijós, dos quais nada sei, porque não encontro os assentos de nascimento nem de casamento. Devem ter casado antes de 1631, porque seu filho Manuel Simões nasceu a 12-3-1631 e fora casado com Maria de Figueiredo a 26-11-1651;

Gostaríamos de saber se há alguma informação complementar a estas.


- António de ou do Loureiro, casado a 11-1-1685 (imagem 76 do livro 1 Mistos de Beijós, retirado do link www.tombo.pt) com Filipa Cardoso, ambos de Beijós. Ele filho se não estou errado de Francisco Loureiro e Maria de Carvalho (mas carece de melhor opinião, apesar de a já feito através de um amigo) e ela que nasceu no ano de 1654, filha de Pedro Dias com Filipa Cardoza. Pedro Dias terá nascido a 18-2-1649, mas sem certezas, sendo filho de António Dias e Isabel Antunes que devem ter nascido nos princípios do séc. XVII. A data de nascimento da filha e do pai distam apenas por quinze anos. Poderá haver aqui algum erro de parentesco.

Gostaríamos de saber se há mais alguma informação sobre estes.

- E finalmente, Isabel Figueiredo nascida a 21-2-1642 em Beijós. Foi casada com Simão Gonçalves (filho e neto dos acima citados Domingos Dias e ...). Esta teve como pais Manuel de Figueiredo e Isabel Francisco, dos quais nada temos e gostaríamos de saber se podíamos ir mais além.

Grato por tudo

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#364757 | cardosodoamaral | 01 gen 2016 20:30 | In reply to: #364653

Renovo tópico na esperança de encontrar alguém que estude Beijós.

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#364783 | JPCBLA | 04 gen 2016 10:19 | In reply to: #364653

Caro Confrade,

eu estudo Beijós, nomeadamente Famílias como "Amaral", "Rodrigues", "Gomes", "Loureiro" e "Gonçalves". Mas ainda só vou no final do século XVIII.

Se me quiser contactar, use o meu e-mail "jpcblamaralarrobagmailpontocom".

Meus melhores cumprimentos,

Pedro Carvalho

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#364784 | natercia7 | 04 gen 2016 10:50 | In reply to: #364653

Bom dia ...e bon Ano, confrade.

Por favor, pode dizer-me onde fica Beijòs ? Que lindo nome ! Cumprimentos Natércia

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#364806 | Peixeira | 05 gen 2016 00:15 | In reply to: #364784

Claro que é um nome bonito! No entanto, parece que a origem etimológica é bastante básica - pode ver acrescentando zj3jgag em tinyurl.

Bom ano.

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#364814 | cardosodoamaral | 05 gen 2016 07:01 | In reply to: #364783

Caro Confrade

De momento não lhe posso dar uma resposta, mas farei logo que possa para o seu mail.

Adianto-lhe, no entanto, que estudo entre outros os apelidos como por exemplo Dias (em dois costados que me parecem distintos), Figueiredo e Loureiro.

Grato pela resposta

Cordiais cumprimentos

Bom ano

Adelino Cardoso do Amaral

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#364827 | JPCBLA | 05 gen 2016 17:10 | In reply to: #364814

Aguardarei!

Obrigado! Melhores cumprimentos,

Pedro Carvalho

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#364902 | cardosodoamaral | 07 gen 2016 22:55 | In reply to: #364827

Caro Confrade Pedro Carvalho

Já enviei para o seu mail aquilo que possuo dos Loureiro de Beijós.

Cordiais cumprimentos

Adelino

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454131 | DaSilvaMonteiro | 29 mag 2024 17:28 | In reply to: #364653

Estimados,

Sou descendente de António de Loureiro e de Filipa Cardozo e gostaria de saber se alguém já estabeleceu uma ligação com o Morgado de Loureiro. Deixo aqui a mensagem em esperança de acordar este tópico.

Melhores cumprimentos,
Vicente Sebastião

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454140 | Peixeira | 30 mag 2024 12:13 | In reply to: #454131

Caro Vicente

António descende de Violante do Loureiro, uma das mulheres que teve filhos do Pe. João Nunes da Costa, descendente dos Costa da Lajeosa. Não tenho mais informações desta Violante.

No entanto, tenho interesse em toda a descendência do casal António & Filipa (meus 8.ºs avós), pelo que agradeço informação sobre a sua ligação.

Saudações
C Peixeira Marques

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454141 | Peixeira | 30 mag 2024 12:18 | In reply to: #454140

Verifico agora que o Adelino colocou acima neste tópico filiação errada do António. Ele foi bap. em 2-10-1664 em Beijós, sendo filho de Manuel Antunes da Fonte e de Maria de Loureiro.

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454143 | DaSilvaMonteiro | 30 mag 2024 21:24 | In reply to: #454141

Estimado Peixeira,

O Peixeira é primo do meu pai e eu que também somos descendentes de Antonio e Filipa. Perguntei a minha familia e fiz umas pesquisas e já tenho as informações relevantes. O pai da minha avó paterna, o meu bisavõ Albano nasceu em tábua, embora o avô dele fosse António Loureiro VI.

António Loureiro VII que nasceu em 1836 mudou-se de Viseu para Coimbra.

Na wikipedia diz que o ultimo representante do Morgado foi Manuel Casimiro Madeira Telles que nasceu em Coimbra em 1872 e apesar de não ser por via direta, é pelo ramo de Vouzela. Parece que foram todos para Coimbra.

No Geneall a ancestralidade de Manuel Casimiro Madeira Telles:

João Anes de Loureiro * c. 1343
Luis Anes de Loureiro, o velho *
Luis Anes de Loureiro * c. 1425
Genebra de Figueiredo * c. 1460
Gaspar Loureiro * c. 1500
Manuel Loureiro de Mesquita
Nuno de Barros de Loureiro
Luis Loureiro de Albuquerque
Nuno de Barros do Loureiro bp 25.07.1634
Manuel de Barros Loureiro
Nuno de Barros do Loureiro
Manuel do Loureiro Castelo Branco de Nápoles e Queirós bp 27.12.1744
Maria Rita de Loureiro Cardoso
Nuno de Barros Telles do Loureiro Cardoso
Maria Rita de Loureiro Cardoso
Manuel Casimiro Madeira Telles

Este Ramo tem descendência mas não vou adicionar porque está tudo disponível no Geneall.

Ora então como é que eu sou Loureiro?

Luis Anes de Loureiro, o velho ( aqui a ligação, enquanto o meu ramo segue por Isabel o Ramo principal segue pelo irmão mais velho de Isabel, Luis)

Isabel de Figueiredo, senhora de Cadaval casada com João Lourenço senhor de Cadaval

Catarina de Figueiredo casada com Rodrigo Pitta

Isabel de Figueiredo casada com Francisco Lopes

Belchior de Figueiredo casado com Mór de Siqueira

Cristovão do Loureiro casado com Filipa Coelho

Cristovão de Loureiro II casado com Leonor

João de Loureiro casado com Maria Luís

Maria de Loureiro casada com Manoel Antunes

Antonio Loureiro I casado com FILIPA CARDOSO

Antonio Loureiro II casado com Maria da Cruz

Antonio Loureiro III casado com Eufemia Gomes

Antonio Loureiro IV casado com Maria da Costa

Antonio Loureiro V casado com Rosália Maria

Antonio Loureiro VI casado com Maria Maximina

Antonio de Loureiro VII casado com Joaquina de Jesus

Justina

Albano

Avó

Pai

Vicente

Muito interessante tudo.

melhores cumprimentos,
Vicente

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454155 | Peixeira | 31 mag 2024 17:07 | In reply to: #454143

Caro Vicente

O seu Antonio Loureiro III é meu 6.º avô. Quanto ao Antonio Loureiro IV (n. Beijós 1757), está a dar-me informação nova, porque a única que tenho é que casou com Vitória Gomes em Beijós em 15-10-1775. Não sabia do casamento que refere.

P.f. contacte peixeiramarques no gmail
Além da descendência do IV, gostaria de saber como chegou à ascendência da Maria do Loureiro.

Saudações
CPM

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454156 | Peixeira | 31 mag 2024 19:29 | In reply to: #454143

Creio que detetei um erro... o seu António Loureiro IV não é António, mas sim José :)
Esse José casou com Maria da Costa em 1762.
O filho deste casal António Loureiro da Costa casou com Rosália Maria de Faíl, certo?

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454159 | DaSilvaMonteiro | 01 giu 2024 01:17 | In reply to: #454156

António de Loureiro VII casado com Joaquina de Jesus — Não está no Geneall, mas tenho os documentos paroquiais de Coimbra que mencionam até a geração dos avós, que estão indicados como António Loureiro (IV) e Rosália Maria de Fail, do concelho e diocese de Viseu. A partir dessa informação, encontrei um ramo no Geneall que confirmei ser o mesmo a partir do óbito e casamento da Rosália. Foi o seguinte:

https://geneall.net/en/name/3094127/antonio-loureiro-da-costa/

No Geneall, a linhagem acaba na geração de Maria de Loureiro casada com Manoel Antunes, o que me deixou um pouco perplexo. No entanto, rapidamente encontrei fontes no FamilySearch indicando que Maria de Loureiro foi filha de João de Loureiro e Maria da Costa. Isso permitiu que eu conseguisse conectar as duas partes.
Pode haver erros pelo caminho se o Geneall estiver errado. Se me diz que o meu António Loureiro IV é um José Loureiro então tenho de remediar e ver o que muda na árvore. A familia é igual? Normalmente o Geneall pede provas antes de adicionar pessoas a base de dados, por isso não questionei mas se me diz que está mal então tem que se ver o que se passa. Maria morreu em 1840 certo? Será que havia um, filho António Loureiro e estamos os dois certos? O link/informação no Geneall parece indicar isso.

P.S.
Sabe me dizer qual é a situação deste casal : Isabel de Figueiredo, senhora de Cadaval casada com João Lourenço senhor de Cadaval.

Não aparece nada sobre o homen, familia 0 . Embora ele está realmente mencionado logo na primeira página dos Loureiros VII de Felgueiras Gaio. Tenho dúvidas que fosse mesmo senhor de Cadaval. É algum erro?

melhores cumprimentos,
Vicente

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454162 | Peixeira | 01 giu 2024 10:47 | In reply to: #454159

Olá Vicente
Em primeiro lugar, não pode acreditar em tudo o que vê neste site – há por aí muita invenção, além de erros grosseiros. A ligação entre António Loureiro da Costa e Maria de Loureiro está correta (foi adicionada pelo primo Adelino, nick cardosodoamaral, que iniciou este tópico). Quanto a esta Maria de Loureiro, que tem filhos documentados em Beijós entre 1660 e 1673, tendo falecido em 1711, não tenho NENHUMA indicação de que possa ser filha do casal que refere. Pode partilhar os dados que sustentam essa filiação?

A Maria que refere como falecida em 1840 é a mãe de António Loureiro da Costa? Esta faleceu em 1815 com 70 anos.

O marido da Rosália Maria é o tal António Loureiro da Costa, está correto. O seu pai é que está errado, é José, natural de Santar (António do Loureiro e Eufémia Gomes moraram em Santar e mudaram-se para Beijós, tendo filhos em ambas as localidades) e casado com Maria da Costa em 1762 em Beijós. Se fizer o favor de partilhar as datas dos paroquiais que tem, eu posso verificar e acrescentar à minha base das famílias de Beijós.
Obrigado.

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454164 | cardosodoamaral | 01 giu 2024 11:52 | In reply to: #364653

Caros confrades e primos

O primo Carlos (Peixeira) está correto quanto a António iv ser José
Na minha página do Geneall está mal, mas já pedi para alterarem
Descendo dos Antónios de Loureiro e de Rosália Maria, também de Fail
O meu saudoso Pai era de Faíl e avoengos paternos e maternos
Grato por partilharem boas novas
Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral
cardododoamaralarrobagmailpontocom

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454165 | Peixeira | 01 giu 2024 16:03 | In reply to: #454162

Caro Vicente

Isto foi o que eu consegui 'encaixar' na minha base com pesquisa feita hoje à hora da sesta:

1. António de Loureiro da Costa n. Beijós fevereiro de 1763, casou em Faíl com Rosália (ou Rosária) Maria. Tiveram, pelo menos:
João Cardoso de Loureiro, n. 1792
António de Loureiro, que segue
Maria Custódia
Francisco Cardoso de Loureiro, n. 1810

2. António de Loureiro n. Faíl c. 1802, assentou praça no RI 11 em 24-2-1822, sendo ainda militar em 1836. Casou em Covas (data???) com Maria Máxima, e tiveram, pelo menos:

3. António Loureiro n. Covas 25-9-1836 casou com Joaquina de Jesus (em Covas?) (data???) e tiveram, pelo menos:

4. Justina (sobrenome?) n. Covas 5-5-1869 casou com alguém em… e tiveram, pelo menos:

5. Albano (agradeço informação, se puder partilhar)

Saudações.

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454169 | sousa45 | 01 giu 2024 23:44 | In reply to: #364653

Caros confrades,

Também tenho antepassados com os apelidos Costa e Loureiro, de Beijós e dos Pardieiros…

Alguns dos confrades sabe a filiação do Padre Manuel da Costa (Homem), da Lajeosa, que foi pai do Manuel da Costa cc Ana de Figueiredo, de Beijós?

Cumprimentos

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454170 | Peixeira | 02 giu 2024 00:46 | In reply to: #454169

Posso enviar-lhe por email...

Reply

Direct link:

Famílias de Beijós

#454194 | DaSilvaMonteiro | 03 giu 2024 20:39 | In reply to: #454165

Estimado Peixeira,

Justina de Jesus, mãe do Albano, (casada com Antonio de Sousa) nasceu a 5 de maio de 1869 e morreu a 5 maio 1943 com o id G5NC-2KB. Teve dois filhos:

O meu bisavô Albano ?-1967 GPN2-K4K e uma filha Irene 1898-1976.

Albano de Sousa casou com Maria Joaquina Ferreira. Eram primos em 1º grau. Tiveram a minha avó. Somos de Oeiras. O Albano foi o que saiu de Tábua. O avó dele o que saiu de Viseu.

Enquanto a mãe de Albano era a Justina de Jesus, a mãe da Maria Joaquina Ferreira era a Felismina Augusta. Eram ambos netos maternos de Antonio de Loureiro, filhos de duas irmãs. Podemos dizer que o ADN Loureiro ficou reforçado...

Em questão a relação entre Antonio Loureiro I ser filho de Maria de Loureiro, vi no familysearch a ligação já de 2014 por um utilizador Ramiro Loureiro. Achei que fosse familia e que soubesse algo. Não questionei na altura mas realmente tem que se ver isso melhor. https://www.familysearch.org/tree/person/sources/LC6P-K46

melhores cumprimentos,
Vicente

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 giu 2024, 21:44

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen