Casa Senhorial Charrisca

This topic is classified in rooms: Regiões

Casa Senhorial Charrisca

#365087 | mauro_esteves | 14 gen 2016 03:46

Senhores,

Meu nome é Mauro Esteves, resido no Brasil, estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Novo Hamburgo.

Sou pesquisador e genealogista e a mais de 17 anos estou realizando um trabalho de pesquisa histórica e genealógica sobre minha família. Procuro também contribuir com o trabalho de outros colegas genealogistas, sempre compartilhando informações através dos grupos de troca de informações que participo.

Utilizo como base de consultas o Family Search, Torre do Tombo e MyHeritage. E, agora pretendo ampliar com as magníficas ferramentas do Geneall. Em Portugal, minhas pesquisas concentram-se em Britelo, Arnoia, Canedo de Basto, Pena (Santana) e Alcabideche.

Sobre o assunto em tela, tem origem numa pista que encontrei no processo de inquisição de genere, do Padre João Affonseca, pelo que apresento o seguinte extrato:

João de Afonseca, Pasta 56, Proc 1241, de 7.7.1685, Tuiando, S. João Baptista de Arnoia, Celorico de Basto

a) Filho de Antonio de Afonseca, Tuiando e Comba João, bressa, ambos de Arnoia

b) Neto paterno de Lourenço Nunes, da casa Charrisca (tinha apenas dois moradores) e Catherina de Afonseca, viuva, Canedo (casados 15.06.1615 em Arnoia).

c) Neto materno de João Gonçalves, taipa e Maria Martins, Tural da bouça, moradores bouça, Arnoia

Testemunhas:
- Pedro Carvalho, rego, Canedo, 50 anos
[ouviu dizer que um Pedro Gonçalves, deixou fazenda a filha Domingas Nunes, viuva, que por sua vez a deixou ao filho Andre Carvalho (isto respeitando ao conhecimento sobre Lourenço Nunes]

Em diversas pequisas nada encontrei sobre a casa Charrisca. Estou rastreando os livros eclesiásticos de Canedo de Basto e encontrei diversos registros de pessoas da Charrisca, e que em sua maioria parecem pertencer a mesma família.

Agradeço antecipadamente quaisquer informações sobre a casa Charrisca, ou sobre as pessoas (acendentes e/ou descendentes) acima citadas.

Sds,

Mauro Esteves.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 01 lug 2024, 00:42

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen