Família Araujo

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Eventos | Famílias

Família Araujo

#369058 | Cecilia MT | 06 mag 2016 17:15

Mila, boa tarde!
Estou procurando algum registro de ancestrais do meu avô para compor a árvore genealógica. Meu avô nasceu em 1922 e seu pai nasceu em 1888 aqui no Brasil e no registro de nascimento do meu avô consta "Bráulio Antonio de Araújo" e "Maria da Conceição" como sendo avós paternos. Já tentei localizar em vários sites de Portugal, começando pela Ilha da Madeira e não obtive sucesso algum. Não sei onde ele nasceu só sei que é em Portugal. Meu avô contava que seu avô "Bráulio" tinha feito parte da Guarda Imperial, contratado por Portugal e trabalhando aqui no Brasil. Em algum momento de sua vinda para cá encontrou sua avó em um porto da África sendo vendida como escrava, ele a comprou e se casou com ela. Eu não sei se aqui no Brasil ou em Portugal/África. Já procurei em registros do exército aí de Portugal e não achei também. Se você conseguir me ajudar nesta busca ficarei muito grata. Cecilia

Reply

Direct link:

Família Araujo

#369062 | saintclair | 06 mag 2016 18:17 | In reply to: #369058

-
Os seus Egrégios avós, pelo que escreveu eram da Madeira.
A Maria Conceição, escrava, poderia ter sido comprada naquela
Ilha.
O que pensa sobre o assunto?
Cptºs
Saintclair
-

Reply

Direct link:

Família Araujo

#369070 | ariafdio | 06 mag 2016 20:02 | In reply to: #369058

Alferes do 2.° Batalhão da Força Publica de S. Paulo, Bráulio António de Araújo?

Reply

Direct link:

Família Araujo

#369081 | mila1000 | 06 mag 2016 22:35 | In reply to: #369058

Cecilia,
como o confrade lhe perguntou,se Braulio for o Alferes que procura,o nome dele aparece em várias registas de SP.

Relatório-1896-Secretaria da Justiça e Segurança-ano 1896
-30 dias para Tratamento de saude ao Alferes do 2ºBatalhão Braulio Antonio de araujo-Portaria de 1º de Fevereiro

Não sei onde possa encontrar essa revista,mas,não custa contatar o Arquivo Municipal de São Paulo,pois,também aparece citações de braulio na Revista do Instituto Historico e Geográfico de SP.


Já sabe onde e quando ele faleceu?

Tem alguma informação do casamento dele^Qual o filho mais elho?Nome,data e local do nascimento?

Mila

Reply

Direct link:

Família Araujo

#369171 | Cecilia MT | 09 mag 2016 17:58 | In reply to: #369062

Prezado Cptºs Saintclair

Considero a possibilidade sim da compra ter sido feita na Ilha da Madeira, mas não tenho a menor ideia por onde começaria esta busca. Devido o fato do meu avô, neto do Braulio já ser falecido, temos apenas recordações do que ele contava para minha mãe e para mim também quando criança. Comecei a pouco pela busca desses antepassados e apesar de difícil a busca, estou ficando cada vez mais empolgada e certa de que acharemos estas raízes. Por hora agradeço-lhe pelo interesse e assim que obtiver alguma novidade compartilharei neste fórum. Cecilia

Reply

Direct link:

Família Araujo

#369173 | Cecilia MT | 09 mag 2016 18:05 | In reply to: #369070

Boa tarde!

Após sua postagem, debrucei-me com afinco nas buscas por este batalhão em São Paulo e consegui algumas informações no site do Governo do Estado. Também localizei um livro de 1913 onde conta a história que em 1893 o 2º Batalhão foi deslocado para Cananeia combater a uma revolta e neste livro consta o nome do Bráulio como integrante deste Batalhão. Muito obrigada pela informação. Cecilia

Reply

Direct link:

Família Araujo

#369175 | Cecilia MT | 09 mag 2016 18:30 | In reply to: #369081

Mila, boa tarde!

Estou muito feliz com os avanços, graças à sua informação consegui localizar o relatório de 1896 disponível somente para vistas na Universidade de São Paulo. Vou agendar uma data. Quanto à matéria publicada na revista do Instituto Histórico e Geográfico pesquisei na internet e não está disponível para visualização, vou ver se acho no arquivo público municipal, mas acho que se trata de uma matéria cuja história está contada no livro "A revolta de seis de setembro", onde o 2º batalhão participou com sucesso e o Bráulio consta na relação de militares participantes. Vou continuar pesquisando e vou ver se consigo informações sobre este alferes junto ao Governo de Estado, pois penso que se trate mesmo do meu antepassado por alguns motivos: 1º Este nome não ser muito comum, não sei se é impressão minha mas não se acha este nome com frequência em Portugal; 2º Minha mãe se lembra da história contada pelo seu pai sobre o Bráulio fazer parte da "guarda nacional" ou algo do gênero e 3° Localizei no site familysearch.org o registro de batismo de 1 filho dele aqui em São Paulo no ano de 1888, que é justamente o pai do meu avô, se for preciso vou pedir a 2º via do registro no cartório do Belenzinho.
Agradeço muito sua ajuda. Cecilia

Ah! Gostaria de aproveitar para tirar uma dúvida, existe algum site de Portugal que reúna todas as Províncias para que seja feita em um único local, ou tenho que pesquisar em cada Província, que é o que tenho feito atualmente.

Reply

Direct link:

Família Araujo

#369185 | mila1000 | 09 mag 2016 22:09 | In reply to: #369058

Cecilia,
E no blog que lhe enviei,não conseguiu nada?
Sei que existe a associação dos ex-combatentes de 1932,talvez encontre algo sobre seu familiar.
O Arquivo Municipal deve ter revistas,sei que estão reformulando o arquivo,mas,não sei muita coisa.

O arquivo português é maravilhoso,fácil de consultar,mas,precisa descobrir de onde seu familiar era.
Funciona assim:Distrito (seria o nosso Estado),Concelho/Municipio(nossas cidades),e,freguesias (seriam nossos bairros).Qualquer dificuldade,é só solicitar ajuda .
http://tombo.pt


Passe os dados do familiar que encontrou em 1888 (Belenzinho),tudo que for encontrando,vá informando,pois,as vezes,consegue-se mais informações.

Mila

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 lug 2024, 12:49

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen