Ajuda - Descobrir concelho e freguesia do meu bisavô, de Viseu

This topic is classified in rooms: Pessoas

Ajuda - Descobrir concelho e freguesia do meu bisavô, de Viseu

#374563 | rafaelacostarp | 20 ott 2016 14:41

Olá, prezados membros.

Me chamo Rafaela, tenho 26 anos e sou brasileira. Meus bisavós paternos são portugueses. Ela, batizada em Fornos de Maceira Dao, Mangualde - Viseu. De acordo com informações obtidas pelo CEPESE, saiu de Portugal rumo ao Brasil em 1918.

Dele não sabemos praticamente nada, pois após o nascimento de minha vó, o mesmo abandonou a família. Esta semana consegui junto ao Arquivo Nacional brasileiro diversos documentos do serviço de estrangeiros e do departamento nacional de imigração.

Seu nome é Manoel Rodrigues, filho de José Rodrigues Lages e Maria Emilia Gabriella. Nasceu em setembro de 1892 ou 1894 (nos papeis do serviço de estrangeiros consta 92 mas em sua certidão de casamento consta 94). Provavelmente é de Viseu, pois isso está assinalado em um dos documentos do registro de estrangeiros e é apenas isso que possuo sobre ele.

Tentei realizar uma busca pelo Arquivo Distrital de Viseu mas a Sra. Maria das Dores me informou que não fazem buscas sem todas as informações.

Acontece que para transcrever o casamento dele e dar início ao processo de obtenção da nacionalidade para a minha família, preciso do seu registo de batismo.

Eu venho de um forum brasileiro sobre nacionalidade portuguesa e uma das usuárias me aconselhou pedir a ajuda de vocês para tentar descobrir.

Abaixo, seguem todos os documentos que obtive junto ao Arquivo Nacional:

https://drive.google.com/drive/folders/0B8IToSZLnex5eFBjRTBzWWlUbFk?usp=sharing


Agradeço desde já pela atenção.

Reply

Direct link:

Ajuda - Descobrir concelho e freguesia do meu bisavô, de Viseu

#374572 | RM3 | 20 ott 2016 19:31 | In reply to: #374563

Olá Rafaela

pode consultar o arquivo diretamente na net em "http://digitarq.advis.arquivos.pt/". Convém saber a freguesia pois são ao todo 25, sendo que um delas é mesmo Viseu. Se calhar começava por aí.
Em "pesquisa avançada" introduz o código PT/ADVIS/PRQ/PVIS que a leva diretamente para os registos paroquiais. Em "título" pode escrever Viseu. A partir daqui aprecem todas as freguesias. Vai ter de ter o trabalho de pesquisar a Rafaela mas só assim lá chega. Sugiro que comece pelas últimas de Viseu oriental ou Ocidental. Como já sabe a data vai ser mais fácil.

Ao sorte
Rui M

Reply

Direct link:

Ajuda - Descobrir concelho e freguesia do meu bisavô, de Viseu

#374573 | saintclair | 20 ott 2016 19:44 | In reply to: #374563

-
Sugiro que escreva ao Arquivo Distrital Viseu e solicite uma fotocópia do assento nascimento
de;
Manuel Rodrigues
Nasceu em 12 Setembro de 1892
Filho de; José Rodrigues Lagem e de
Maria Emilia Gabriella
Freguesia de; Fornos Maceira Dão
Concelho de Mangualde
Distrito de Viseu
--------
Pode acontecer que este Manuel Rodrigues seja da mesma localidade da sua bisavó, que
não sabemos o nome! ....?...
Boa sorte
Sc.

Reply

Direct link:

Ajuda - Descobrir concelho e freguesia do meu bisavô, de Viseu

#374574 | saintclair | 20 ott 2016 19:58 | In reply to: #374573

-
Registos Paroquiais da Freguesia Fornos Maceira Dão;
http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1057506
Sc.

Reply

Direct link:

Ajuda - Descobrir concelho e freguesia do meu bisavô, de Viseu

#374577 | mila1000 | 20 ott 2016 23:51 | In reply to: #374563

Rafaela,
Nos documentos do AN existe uma certidão de casamento de Manuel,já procurou saber em que circunscrição o livro se encontra??
Quanto à chegada de Manuel,procurou junto ao AN se existe algum navio nas datas informadas?Na decada de 40 ele pede a lista de chegada de 31/03/1911 vapor Elisiário.Em outro documento diz que chegou em 13/5/1913 vapor Deseado,mas,esse navio chegou em 15/05/1913,e,consta uma criança que veio com Laurinda Rodriguez.Também consta um David Lage,mas,nada que leve ao seu bisavõ.

Quais os dados que realmente possui de Manuel e da esposa Rosalina?
Já possui óbito??
Já verificou cada informação nos documentos do AN?

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda - Descobrir concelho e freguesia do meu bisavô, de Viseu

#374578 | rafaelacostarp | 21 ott 2016 00:00 | In reply to: #374572

É o caminho mais difícil, de fato Rui. Mas estou abrindo livro por livro. Estou começando pelas 18 freguesias do Concelho de Mangualde, de onde veio também minha bisa. Obrigada pela resposta.

Reply

Direct link:

Ajuda - Descobrir concelho e freguesia do meu bisavô, de Viseu

#374579 | rafaelacostarp | 21 ott 2016 00:05 | In reply to: #374573

Oi, Saintclair, obrigada pela sugestão. Também pensei nisso. Mas estou olhando os arquivos digitalizados antes, para garantir. O pessoal do Arq. Distrital de Viseu não parece estar muito disposto a ficar realizando muitas buscas e, meu receio é que se depois eu tiver outra pista e quiser consultar, eles impliquem.

Reply

Direct link:

Ajuda - Descobrir concelho e freguesia do meu bisavô, de Viseu

#374580 | rafaelacostarp | 21 ott 2016 00:19 | In reply to: #374577

Oi Mila. Agradeço pela atenção. Sim, eu fui em busca dela. Descobri que estava na 5 Circunscrição do Rio de Janeiro. Inclusive fui até lá, levando o registo de batismo da minha bisavó Rosalina, casada com Manoel, para solicitar uma retificação em sua data de nascimento.

Eis a certidão de casamento em inteiro teor:

https://drive.google.com/file/d/0B8IToSZLnex5Q2ZOcGtVQmxQZ1U/view?usp=sharing

Eu não consegui acessar esses documentos com a relação de vapores desde que o site do AN foi atualizado para a nova versão. Para falar a verdade, até encontrei hoje um navio chamado Deseado que desembarcou aqui no porto do Rio mas na década de 30 e não constavam portugueses nele. Poderia me explicar, por favor, como achou essa informação do Deseado que aportou no dia 15/05/1913?

Os documentos do AN sobre meu bisavô me deixaram bastante confusa. Primeiro, porque vejo uma divergência de informações e datas. Segundo, porque em alguns casos, tenho dificuldade para entender a letra. Não havia entendido que o nome do outro suposto vapor era Eliziario, por exemplo (obrigada por me dizer isso).

E com relação a este último vapor, ele solicitou certidão de desembarque que não foi localizada pelas autoridades brasileiras à época. É possível que ele tenha vindo de forma clandestina, não acha?

Talvez na certidão de desembarque, se é que ela exista, ele possa ter informado sua procedência em Portugal. Eu já não sei mais a onde recorrer para ter pistas de seu Concelho ou Freguesia.

Com relação a certidão de óbito, não a possuo. Mas você acha que é possível que nela conste alguma informação mais precisa?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 06 lug 2024, 16:46

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen