Miguel de Sousa de Melo e Alvim

This topic is classified in rooms: Pessoas

Miguel de Sousa de Melo e Alvim

#376280 | Rodrigopmello | 18 dic 2016 03:01

Olá,
Meu nome é Rodrigo Portela de Mello e Alvim, sou brasileiro e sei através das informações do meu pai que somos descentes de Miguel de Sousa de Melo e Alvim, vice-almirante, porém gostaria de saber quem são os seus descendentes até chegar no meu bisavô Carlos Alberto Machado de Mello e Alvim.

Obrigado!

Reply

Direct link:

Miguel de Sousa de Melo e Alvim

#376281 | Rodrigopmello | 18 dic 2016 03:20 | In reply to: #376280

Esqueci de mencionar que Miguel de Sousa, veio para o Brasil no mesmo período que a família Real e não retornou a Portugal.

Reply

Direct link:

Miguel de Sousa de Melo e Alvim

#376288 | saintclair | 18 dic 2016 11:55 | In reply to: #376281

-
http://geneall.net/pt/nome/62703/miguel-de-sousa-melo-e-alvim/
Sc.

Reply

Direct link:

Miguel de Sousa de Melo e Alvim

#376312 | Jorge Resende | 19 dic 2016 11:48 | In reply to: #376280

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_da_Olaia

Jorge Resende

Reply

Direct link:

Miguel de Sousa de Melo e Alvim

#376313 | Jorge Resende | 19 dic 2016 12:01 | In reply to: #376312

http://geneall.net/pt/forum/152655/figueiredos-da-quinta-da-olaia-seica-ourem/

Jorge Resende

Reply

Direct link:

Miguel de Sousa de Melo e Alvim

#376346 | Rodrigopmello | 20 dic 2016 05:45 | In reply to: #376280

Obrigado Jorge!!
Os links que você passou foi bastante interessante, mas o que gostaria de saber era especificamente sobre os descendentes de Miguel de Sousa de Mello e Alvim, pois só faltam remontrar apenas esses meus ascendentes .
Desde já agradeço a sua disposição em ajudar

Reply

Direct link:

Miguel de Sousa de Melo e Alvim

#376355 | F.Sarzedas | 20 dic 2016 19:36 | In reply to: #376280

Caro Rodrigo
Transcrevo abaixo aquilo que vem na base de dados do Geneall referente a Miguel de Sousa Melo e Alvim.
1 - Miguel de Sousa Melo e Alvim nasceu em Ourém, Santarém em 1783 e faleceu no Rio de Janeiro em 1866. Era filho de António de Sousa Melo e Alvim e de Maria Bárbara Inácia Henriques.
Casou com Maria Elisa de Proença e Menezes e tiveram 4 filhos:
2.1 -Miguel Cordeiro da Silva Torres e Alvim, que segue
2.2 - Francisco Cordeiro Torres e Alvim, 1º Barão de Iguatemi. Nasceu em 4-8-1822 (não consta conjuge nem descendência)
2.3 - João de Sousa Melo e Alvim (não consta cônjuge nem descendência)
2.4 – Júlio Henriques de Sousa Mello e Alvim casou em 5-9-1859 na Igreja de Candelária, Rio de Janeiro com Mariana Angélica Marcondes de Montezuma ((não consta descendência)

2 - Miguel Cordeiro da Silva Torres e Alvim casou com Josefa Rodrigues e tiveram:
3- Constança Cordeiro da Silva Torres e Alvim nasceu no Rio de Janeiro em 25-3-1853 e casou uma primeira vez com Henrique Corrêa Moreira e uma segunda vez com José Mendes de Oliveira Castro, 1º Barão de Oliveira Castro. Do primeiro casamento teve:
4 - Henrique Alvim Corrêa nasceu no Rio de Janeiro em 30-1-1876 e faleceu em Bruxelas em 7-6-1910. Casou com Blanche Fernande Barbant e tiveram:
5.1 – Roberto Alvim Corrêa, que segue
5.2 – Eduardo Alvim Corrêa que teve ( de mulher desconhecida) Sérgio Nepumoceno Alvim Corrêa (não consta cônjuge nem descendência)
6 - Roberto Alvim Corrêa nasceu emBruxelas em 1898 e casou com Georgina de Sousa Lopes e tiveram:
6.1 – João Carlos Alvim Corrêa que segue
6.2 – Cecilia Clara Alvim Corrêa (não consta cônjuge nem descendência)
6.3 – Luís Henrique Alvim Corrêa (não consta cônjuge nem descendência)
7 - João Carlos Alvim Corrêa casou com Maria Helena Arnaud Maia Cardoso e tiveram:
7.1 – Lucia Helena Alvim Corrêa (não consta cônjuge nem descendência)
7.2 – Theresa Maria Alvim Corrêa (não consta cônjuge nem descendência)

Reply

Direct link:

Miguel de Sousa de Melo e Alvim

#386286 | Rodrigopmello | 06 nov 2017 18:34 | In reply to: #376355

Bom, consegui remontar a minha árvore genealógica através do livro " Os Nossos Almirantes", editora Impressa Naval.
'... Quem se interessar no estudo de prosapias e linhagens poderá ver que Miguel de Souza Mello e Alvim era neto de Antonio de Souza Mello e Alvim e de Dona Maria Theodora de Souza Gouveia, do morgado de Cadaval; Bisneto de Antonio de Souza de Noronha e Alvim e de D. Maria de Souza Barreiros, da primeira nobreza da villa do Porto de Móz; trineto de João de Souza e Alvim e de sua segunda mulher; quarto neto de Pero de Souza e Alvim e de sua Mulher D. Theophila Menelau; quinto neto de Jorge de Souza e Alvime de sua mulher Francisca de Noronha, da ilustre família desse apellido, da villa de Thomaz, Descendente de D. Afonso, Conde de Gijon e Noronha e de sua mulher, filha natural do Rei D. Fernando; sexto neto de D. SimãoFernandes da Costa, comandatário de S. André de Rendufe e sua mulher Fellipa de Alvim e Souza, remontando a sua Nobreza a mais alta antiguidade e contando no número de seus maiores o CONDESTÁVEL Dom Nuno Alvares Pereira, conde de Ourém casado com D Joanna de Alvim..."

Reply

Direct link:

Miguel de Sousa de Melo e Alvim

#386388 | Geneall | 09 nov 2017 11:22 | In reply to: #386286

Atenção que a linha genealógica aqui reproduzida com alegada base na referida obra ' "Os Nossos Almirantes", editora Impressa Naval ', apresenta vários erros desde início e, nomeadamente, na referência à ascendência Noronha e a D. Nuno Álvares Pereira. Consulte-se a Base de Dados Geneall ( https://geneall.net/pt/antepassados/62703/miguel-de-sousa-melo-e-alvim/ ).

Cumprimentos,

Geneall

Reply

Direct link:

Miguel de Sousa de Melo e Alvim

#415785 | Rodrigopmello | 23 giu 2019 02:39 | In reply to: #386388

Bom... a fonte que fiz referência é de livro biográfico e escrito por um historiador militar de alta patente. Além disso, meu pai sempre falou de D.Nuno o Condestável, ou seja, confirmação através da tradição de geração após geração. Ele só não conseguia provar através de fontes primárias. Mas hoje já consegui reunir todos os documentos que comprovam os laços familiares e importante destacar que a obra ' Nossos Almirantes' é apenas um dos documentos.
Se acaso alguém discordar que me apresente a fonte primária, assim fica mais fácil de chegar a verdade.
rodrigopmello3@gmail.com

Reply

Direct link:

Miguel de Sousa de Melo e Alvim

#439733 | MTL | 04 mar 2022 18:46 | In reply to: #376280

eu sou descendente de João de Souza Melo e Alvim filho de Miguel de Souza Melo e Alvim.
Gostaria de conhecer outros descendentes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 lug 2024, 20:52

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen